Coronavírus: vírus chegou ao Brasil em janeiro

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que primeira hospitalização por Covid-19 ocorreu na quarta semana do ano; paciente faleceu em Minas Gerais

Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil (via fotospublicas.com)

Jornal GGN – A primeira morte por Covid-19 no Brasil ocorreu ao final de janeiro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira. Até então, o primeiro caso oficialmente conhecido tinha sido confirmado no fim de fevereiro.

Inicialmente, a pasta declarou apenas que era um caso confirmado hospitalizado e, depois, comunicou que se tratava de uma mulher de 75 anos que morreu em Minas Gerais.

O Ministério declarou que está efetuando uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave. O processo efetua a análise de amostras de semanas anteriores, onde foi encontrado um caso de 23 de janeiro – segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson de Oliveira, a vítima contraiu o vírus em outro país.

Segundo Oliveira, o mesmo ocorreu no caso da epidemia de zika, em 2015 e 2016 – ou seja, uma investigação retroativa descobriu casos mais antigos do que os eram conhecidos inicialmente.

Desde o começo do ano, houve 23.999 hospitalizações por SRAG. Delas, houve confirmação de Covid-19 em 1.587, o equivalente a 6,6% do total. Fora o caso de janeiro, todos os demais são a partir da oitava semana, ou seja, já no fim de fevereiro. As informações são do jornal O Globo.

Leia Também
Coronavírus: OMS volta a ressaltar importância de lockdown e testes
“Se não redobrar os esforços, vamos ter problemas de EPI”, diz Mandetta

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Artistas de renome em isolamento social, entram na campanha contra o vírus da brutalidade humana representado pelo presidente que não manda mais:

    VÍDEO: Roger Waters toca sua canção “Ratos” em homenagem a Bolsonaro e Trump
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-roger-waters-toca-sua-cancao-ratos-em-homenagem-a-bolsonaro-e-trump/

    VÍDEO: Madonna apoia brasileiros e mostra panelaço nas redes sociais
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-madonna-apoia-brasileiros-e-mostra-panelaco-nas-redes-sociais/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador