Covid-19: Ministério da Saúde anuncia mudanças na contagem de mortes e novos casos

Jornal GGN – O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, anunciou no final da tarde desta segunda (8) uma mudança na metodologia de contagem de mortes por coronavírus no Brasil.

Durante coletiva de imprensa, a Pasta também atualizou os dados da pandemia: são 15.654 novos casos e 679 óbitos. No total, o País tem 37.134 mortes e 707.412 diagnosticadas com covid-19. Faltam, contudo, dados atualizados de dois estados: Santa Catarina e Alagoas.

Segundo Franco, do começo da pandemia até agora, os estados e municípios têm informado ao Ministério o total de mortes “notificadas” nas últimas 24 horas, e não o total de “ocorrências”. As notificações são uma soma dos óbitos que ocorreram no dia acrescidos dos resultados de testes que estavam represados, mas dizem respeito a mortes que ocorreram dias ou semanas atrás.

Pela nova metodologia, que ainda não foi implementada, o número de mortes diários significará as vidas perdidas nas últimas 24 horas. O Ministério ressalvou que continuará computando à parte as mortes notificadas ao longo do dia em relatórios mais detalhados.

Uma mudança também será feita em relação aos novos casos diários. A ideia é começar a informar a data da manifestação dos primeiros sintomas para cada caso novo.

Nesta segunda (8), o Estadão revelou que a ideia do governo Bolsonaro com as mudanças era desmontar a ideia de que a pandemia no Brasil está fora de controle e que mais de mil pessoas estão morrendo em decorrência de covid-19 diariamente.

De acordo com Franco, usando a data do óbito e a data dos primeiros sintomas como referências, o Ministério poderá “verificar a curva [da pandemia] com sua evolução real.”

Na terça-feira (9), haverá uma reunião com secretários estaduais e municipais de Saúde para afinar o uso da nova plataforma e estabelecer uma data para implementação da nova metodologia de contagem.

Eduardo Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância, afirmou que a ideia é comunicar melhor a evolução da pandemia, e não redimensionar a crise. “A gente não está minimizando nem querendo colocar nenhuma questão relacionada ao número de casos e óbitos. Pelo contrário, a gente quer comunicar da melhor forma possível.”

Os gestores não responderam à imprensa se haverá atualização dos dados que foram divulgados seguindo a metodologia antiga.

Negando apagão ou sonegação dos dados da pandemia, eles afirmaram que o painel do Ministério com os boletins diários só ficou fora do ar para “alguns ajustes técnicos” e que, a partir de agora, eles devem ser liberados à imprensa diariamente, a partir das 18h.

Os boletins vão incluir novamente os dados acumulados, taxa de incidência, taxa de mortalidade por milhão, entre outras informações necessárias às análises e comparações.

Um dos militares na Saúde, que está interinamente sob o comando de Eduardo Pazuello, o general Franco negou que Bolsonaro tenha influenciado a nova metodologia. Ele disse que as mudanças são uma “melhoria” exclusivamente “técnica”.

Há estados que ainda se adaptando à nova plataforma e, por isso, há dados faltando nesta segunda (8).

HIDROXICLOROQUINA E REMDESIVIR

Ao final da coletiva de imprensa, o secretário-executivo do Ministério da Saúde lembrou que a intenção da Pasta é começar a acompanhar mais de perto os casos leves de síndrome respiratória e seu “tratamento medicamentoso precoce”.

Segundo Franco, isso mostrará eventualmente uma redução dos casos graves de coronavírus e uma possível eficácia de drogas como o remdesivir e a hidroxicloroquina – que já foi recomendada ao SUS por meio de um protocolo do Ministério.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Assim, as mortes que ocorrerem antes de confirmados os exames, nunca estarão inclusas no relatorio diário? É isso?

  • Corte marcial com prisão perpétua é pouco para esses maçons milicos ditadores fascistas assassinos lesas-pátria. Como aqui não temos a pena de morte, o certo seria contratar os serviços daqueles países que executam exemplarmente traficantes de cocaína. Já começaríamos com todos dos bóings de Sevilha, sem exceções.

  • O proximo passo dos milicianos será jogar os mortos no mar de aviões militares. Não tem notificação, não tem enterro, não tem morte. Não tem mais pandrmia

  • Um dos grandes desovadores de mortos na calada da noite, é a fascista Folha de São Paulo e seus proprietários, a famíglia "frias". Os sanguinários "frias" são requisitados, e até apresentam-se a ditadores milicos assassinos para realização dos serviços de traslados de corpos dos assassinados. Na ditadura de 1964 utilizavam seus camburões de entrega de jornais no transporte e desova dos defuntos mortos pelos generais por torturas, nas dependências do exército e da polícia civil, com os colaboradores da polícia militar. Talvez já estejam em ação nessa empreitada de desaparecer com mortos também nessa ditadura em curso desde o golpe de 2016.

  • Como antes um moinho produzia 1000 libras de farinha e agora produz 500 kilos, Bozo e seu general da saúde concluem se que a produção diminuiu...
    Não?

    Mudar um critério no meio de uma medição no tempo é o quê?
    Maroto? Burro? Criminoso? ...

  • Nassif: toda cautela é pouca, quando se trata de Corona. O ministro, com a cautela que lhe impõe a caserna, quer exatidão. Agora o defunto tem de, antes de ser enterrado ou cremado, declarar pessoalmente perante um Tabelião que morreu pelo Virus. Se não disser nada é que foi por outras causas (não declarada). Aí sim, pode registrar na "estatística". É o princípio de que "quem cala consente". Você vai ver que com esse eficientíssimo método os números ficarão um beleza...

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago