Demanda mundial por respirador é 10 vezes maior que volume disponível

Do Bloomberg

O crescente número de pacientes gravemente doentes com o coronavírus está alimentando a demanda de ventiladores pelo menos dez vezes o que está disponível em hospitais em todo o mundo, disse o principal fabricante de dispositivos médicos da China.

A Shenzhen Mindray Bio-Medical Electronics Co. , juntamente com outros fabricantes chineses de ventiladores, viu os pedidos no exterior aumentarem, à medida que os países disputam mais máquinas usadas em unidades de terapia intensiva. Em casos graves, a disponibilidade de um ventilador para ajudar um paciente do Covid-19 a respirar pode determinar se ele vive ou morre. “A demanda é várias vezes maior que as ordens que podemos receber, mas nossa capacidade atual já é várias vezes maior do que costumava ser”, disse Li Wenmei, secretário do conselho da empresa em entrevista à Bloomberg na Quarta-feira.

À medida que o número global de mortes pelo coronavírus ultrapassa 18.000, médicos de Milão a Nova York procuram desesperadamente ventiladores. Os hospitais que normalmente possuem apenas algumas das máquinas agora enfrentam a necessidade de um por paciente crítico. Enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, deu o aval para fabricantes de automóveis como a Tesla Inc. para tentar fabricar ventiladores para compensar o déficit, os dispositivos complexos não são tão facilmente produzidos como outros suprimentos médicos, como máscaras cirúrgicas ou desinfetantes.

No geral, nos EUA, a Sociedade de Medicina Intensiva estima que 960.000 pacientes precisariam de suporte de ventilação devido ao Covid-19, mas o país só possui cerca de 200.000 dessas máquinas. Na Itália, o país com maior número de mortes devido à pandemia, uma grave escassez de ventiladores obrigou os médicos a triar pacientes.

A Mindray, que fabrica até 3.000 ventiladores por mês, agora está tentando adiar a entrega de pedidos a clientes domésticos, a fim de enviar produtos para compradores estrangeiros em necessidade mais urgente primeiro, disse Li. Os novos casos de infecções por coronavírus na China diminuíram e seu povo está retomando o trabalho e a vida normal, mesmo quando a epidemia se acelera globalmente.

A produção de monitores de pacientes, que acompanha os sinais vitais daqueles em estado crítico, também aumentou três vezes desde o ano passado, disse Li. A Mindray agora faz 30.000 monitores por mês.

Os ventiladores bombeiam oxigênio para os pulmões e removem o dióxido de carbono do corpo. Muitos pacientes infligidos pelo novo coronavírus precisam da máquina porque seu nível de oxigênio no sangue cai vertiginosamente – uma condição chamada hipoxemia – que pode causar danos aos órgãos e ser potencialmente fatal.

Redação

Redação

View Comments

  • Certamente ja deverá ter sido tentado, mas além de incrementar a produção do respirador completo, não seria possivel que as empresas desenvolvessem uma espécie de adaptador que possibilitasse atender a dois pacientes por vez?
    Estes acessórios, que já acompanhariam os novos respiradores, tb seriam fornecidos à parte para uso nos respiradores ja existentes na rede hospitalar.

  • Felizmente, conforme descrito em post mais a frente, mascaras de mergulho adaptadas auxiliam no suprimento da damanda.

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

9 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

10 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

11 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

11 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

11 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

12 horas ago