Em reunião da ONU, Brasil insiste em necessidade de manter economia

Alvo de críticas pela violação de direitos humanos, país defende suas ações e se cala a respeito das denúncias contra Jair Bolsonaro

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Jornal GGN – Ao invés de propor ações para o combate ao coronavírus, o governo brasileiro preferiu usar uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU para criticar governos que têm se utilizado de barreiras comerciais e restrições para dificultar o acesso a remédios e tratamentos.

Em artigo publicado no portal UOL, o jornalista Jamil Chade explica que os ataques da chancelaria brasileira ocorrem no momento em que o governo de Jair Bolsonaro é alvo de uma avalanche de denúncias de violações de direitos humanos por conta do comportamento do presidente, que tem insistido em minimizar a doença e, violar as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e difundir notícias falsas sobre a situação.

Durante a reunião, porém, a chancelaria se calou a respeito das denúncias e preferiu usar o encontro para defender suas ações, insistir sobre a necessidade de manter a economia e lançar críticas, sem citar os nomes dos países que seriam alvos das críticas.

“Todas as nossas nações estão sendo confrontadas pela tarefa difícil de proteger vidas, garantir direitos humanos e assegurando nossas economias”, disse a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo. “Covid 19 está desafiando os direitos humanos de todos, em todos os lugares”, disse.

O Itamaraty ainda repetiu o mantra do governo Bolsonaro sobre a necessidade de manter a economia. Segundo Maria Nazareth, “os direitos econômicos também estão sendo ameaçados (…) medidas para preservar a economia, apoiar empresas e lidar com emprego estão sendo adotadas em vários países, inclusive no Brasil”, insistiu.

O discurso também foi usado para criticar governos estrangeiros. Segundo a embaixadora, o país se mostra preocupado “com as dificuldades em obter suprimentos essenciais para lutar contra o Covid 19, diante de restrição de exportações e outras medidas”, ressaltando que o acesso a esses bens “vai determinar quem vive e quem morre. Simples assim”.

A reunião realizada nesta quinta-feira serviu para que a Human Rights Watch incluísse o Brasil entre países que tem adotado uma postura de negacionismo sobre o Covid-19, impedindo sua população de ter acesso à informação correta.  Países como EUA, China e Zimbábue também foram citados.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teria o anti-diplomata a coragem de cobrar dos EUA por terem roubado e desviado para venda as mercadorias que outros países (incluso o Brasil) haviam comprado e que os piratas fardados, saquearam de aviões, prejudicando o comércio entre os países, que confiaram em usar a rota dos aeroportos americanos, o outrora país livre?

    #diplomaciairresponsavel
    #diplomaciasuicida
    #defensoresdospiratasmodernos
    #irresponsabilidadeehdefendermilicianosinternoseexternos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador