Espanha: o reforço dos Estados, da indústria, da saúde e dos vulneráveis

Mais medidas adotadas pela Espanha para enfrentar a guerra ao coronavirus,

Reforço das finanças dos estados

Cabe às Comunidades Autônomas (os estados) assumir competências em matéria de saúde e higiene. Daí a importância de reforçar seu financiamento nessa área.

O decreto define uma série de providências visando facilitar as transferências de recursos para os estados.

Controle de preços de produtos essenciais

O decreto regulamenta o mecanismo de fixação de preços para produtos necessários à proteção da saúde da população e prever que, quando existe uma situação de saúde excepcional, a fim de proteger a saúde pública.

A Comissão Interministerial de Preços de Medicamentos pode definir a quantidade máxima de venda ao público de medicamentos e outros produtos.

Com isso, o objetivo é permitir uma intervenção temporária no preço de dispositivos médicos não sujeitos a receita médica, bem como outros tipos de produtos necessário para a proteção da saúde da população, para venda ao público.

Apoio às famílias

Em primeiro lugar, o direito básico à alimentação de meninos e meninas em situação vulnerável afetada pelo fechamento de centros educacionais decretado em diferentes áreas do país.

A medida visa evitar situações de privação em consequência da falta de acesso aos serviços de cantinas dos centros educacionais.

O decreto-lei real estabelece as medidas (ajuda financeira ou benefícios diretos distribuição de alimentos) gerenciados pelos serviços sociais de atenção primária em coordenação com as escolas e os respectivos ministérios de educação e serviços sociais das comunidades autónomas, Ceuta e Melilla; y aprova a concessão de suplementos de crédito no orçamento do Ministério da Direitos Sociais e Agenda 2030, no valor total de 25.000.000 euros para financiar o transferências correspondentes para as comunidades autónomas, Ceuta e Melilla, para prosseguir com a implementação das medidas.

Apoio aos trabalhadores

O pessoal enquadrado no regime de mutualismo administrativo que os períodos de isolamento ou contágio como conseqüência do COVID-19 será considerado situação equiparada ao acidente de trabalho para fins de benefício econômico para incapacidade temporária do regime especial de segurança social correspondente.

Turismo

O capítulo III articula medidas de apoio ao setor do turismo, uma linha de financiamento para certas empresas e freelancers considerados especialmente afetados pelo COVID-19.

Foi constatado na crise atual que um dos principais setores econômicos o setor de turismo é o mais afetado, devido a restrições à livre circulação de pessoas que estão se retirando e a menor demanda por serviços turísticos devido à incerteza e o efeito preventivo. Tudo isso está tendo um impacto econômico. importante nas companhias aéreas, no setor de turismo e no varejo.

Em 6 de março, a Organização Mundial de Turismo (OMT) revisou suas perspectivas de chegada internacional de turistas para 2020, colocando-os em -1% a -3%, representando uma perda estimada entre 30.000 e US $ 50 bilhões em receita com o turismo internacional.

Consequentemente, o surgimento do COVID-19 é severo e generalizada ao setor de turismo, que constitui um dos setores-chave (12,3% dos Produto Interno Bruto) de uma potência turística como a Espanha.

Neste decreto-lei real, como uma medida extraordinária, antecipa e estende até os meses de fevereiro a junho de 2020 a aplicação deste bônus em relação aos trabalhadores que podem ser mais afetados pela situação excepcional mencionada em todas as comunidades autônomas.

Apoio financeiro aos autônomos e PME

Para esse fim, evitar possíveis tensões do tesouro que possam ocorrer nesses grupos, propõe-se uma flexibilização dos adiamentos, concedendo durante seis meses, este mecanismo de pagamento de impostos às PME e aos trabalhadores independentes, aplicação, em termos equivalentes a um período de carência de três meses.

Prioridade para a indústria

Por outro lado, a Secretaria-Geral da Indústria e das Pequenas e Médias Empresas da Ministério da Indústria, Turismo e Comércio estabeleceu como objetivo fundamental de política industrial aumentar o peso do setor industrial na economia Espanhol, que representava 14,2% do Produto Interno Bruto em 2019.

Para estimular desenvolvimento industrial, foi aprovado um marco regulatório para o financiamento de investimento para melhorar a competitividade industrial, sustentabilidade, transformação digitais ou que contribuem para a reindustrialização. Esse estímulo assume a forma de apoio projetos financeiros a industriais em diferentes programas regulados por ordens de base respectivas através da concessão de empréstimos de longo prazo.

O surgimento do COVID-19 está afetando a cadeia de valor de setores amplos industrial, especialmente internacionalizado, e está aumentando o custo de produção devido ao maior custo logístico da importação de peças e suprimentos.  Os operadores financeiros recebem medidas de apoio financeiro para poderem compensar, na medida do possível, as reduções em sua renda ordinária e fornecer-se liquidez cumprir suas obrigações.As empresas que receberam apoio investimento financeiro para industrial através de empréstimos da Secretaria-Geral à indústria e às pequenas e médias empresas podem solicitar um adiamento do reembolso.

Melhoria da administração pública

Estabelece o procedimento emergência como mecanismo para agir imediatamente devido a eventos catastróficos, situações que envolvem sérios perigos ou necessidades que afetam a defesa nacional. Este regime excepcional nos contratos públicos

Determina o processamento de emergência para a contratação de todos os tipos de bens ou serviços que a Administração Geral do Estado para a execução de quaisquer medidas para em frente ao COVID-19.

Por outro lado, dado o atual contexto orçamentário da extensão do orçamento, serão flexibilizados os mecanismos de transferência de recursos entre as seções orçamentárias, a fim de poder atender a todos necessidades que surgem, preservando a estabilidade orçamentária.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador