Esqueçam todos os motivos para afastar Bolsonaro, olhem só a pandemia, por Luis Felipe Miguel

O isolamento social é boicotado todos os dias, por palavras e por ações. Agrava-se deliberadamente a situação dos mais pobres para dar credibilidade ao discurso de que defender a economia é o mais importante.

Esqueçam todos os motivos para afastar Bolsonaro, olhem só a pandemia

por Luis Felipe Miguel

O novo coronavírus começou a se espalhar pelo mundo pela Ásia e pela Europa. Não era difícil prever que chegaria às Américas.

Era hora de se preparar para o que viria: equipar hospitais, garantir suprimentos, adquirir insumos para produção de testes. Mandetta era ministro, mas muito pouco, quase nada, foi feito.

Quando a OMS declarou pandemia, em 11 de março, o Brasil tinha 52 casos confirmados, sendo apenas seis de transmissão local.

Fechamento de fronteiras e monitoramento de viajantes eram as medidas óbvias, mas foram postergadas e, quando adotadas, adotadas de maneira frouxa.

Em relação à Europa Ocidental, nossa crise sanitária está umas quatro semanas “atrasada”. Ou seja, teríamos condições de aprender com a experiência deles.

Não aprendemos. Hoje, já ocupamos o segundo lugar no ranking mundial de mortes diárias pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fizemos, na verdade, o contrário de aprender. Há um esforço para evitar que se adote aqui qualquer medida que a experiência dos outros países recomenda.

Quando o ministro da Saúde demonstrou consciência da gravidade da situação, foi trocado por outro – submisso, desnorteado, insignificante, em suma, alguém que preenchia o requisito fundamental de não ofuscar o “mito”.

O isolamento social é boicotado todos os dias, por palavras e por ações. Agrava-se deliberadamente a situação dos mais pobres para dar credibilidade ao discurso de que defender a economia é o mais importante.

Os laboratórios das forças armadas desperdiçaram recursos produzindo milhões de comprimidos de uma droga que, está sendo provado, é ineficaz.

Primeiro, a doença foi desprezada como desimportante ou incapaz de atingir brasileiros acostumados à insalubridade. Depois, não era preciso preocupação porque a cura milagrosa estava ao alcance da mão.

Agora, é uma fatalidade que vai atingir milhões, mas à qual é inútil resistir. O jeito – para quem der a sorte de não ser atingido – é deixar de lado, ignorar, parar de “carregar um cemitério nas costas”, ficar “mais leve”, como disse a nova filósofa do governo.

Esqueçam as milícias. Esqueçam Queiroz. Esqueçam as rachadinhas. Esqueçam as fake news. Esqueçam o desvirtuamento das funções dos órgãos do Estado. Esqueçam as ameaças de fechamento do Congresso e do Supremo. Esqueçam as tentativas de golpe. Esqueçam os ataques à liberdade de expressão. Esqueçam as quebras do decoro. Esqueçam todas as dezenas de outros motivos para afastar Bolsonaro do cargo.

Olhemos só para a pandemia. Temos um presidente da República que empurra o país para uma mortandade sem paralelo na sua história, debochando de suas vítimas.

O que falta para que se perceba a urgência de derrubá-lo?

Luis Felipe Miguel

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Esqueçam todos os motivos para afastar Bolsonaro, olhem só a pandemia” — Luis Felipe Miguel

    Nassif: essa convocação do LuizFelipe é porreta. Capaz de comover até os Píncaros das AgulhasNegras. Mas, na lição da Caserna, temos que focar um olho no peixe outro no gato. VerdeSauvas e EmpresáriosSonegadores (e outras variantes) estão alertas, vinte e quatro horas por dia se revezando na campana. Só esperando que o Coronavirus faça sua eugenia pro arianos, carpindo 70% de negros (com mais de 4 arrobas), periféricos, ciganos, índios e outras etnias menores e incômodas. Com os 30% restantes vão promover uma rápida multiplicação, com um BolsaFilhos, onde cada espécie parida garante um prêmio anual. Fornicação à vontade. Com direito a PlanoDeSaude no SUS. Essa é a certeza que impede abraçar tão linda e humanitária ação. Como na Bíblia — “vigiai e orai”. Continuemos a vigília, enquanto a massa que vai ao matadouro faz saudação à bala, que tem sempre razão…

  2. O Brasil nas mãos de Bolsonaro decai a cada dia. Mesmo ao lado dele e cada vez mais próximo:

    – Apontada como namorada de filho de Bolsonaro, Luana Dellevedove perde tia para Covid-19
    “Não é gripezinha”, disse a influenciadora apontada como namorada de Jair Renan Bolsonaro
    https://revistaglamour.globo.com/Celebridades/noticia/2020/05/apontada-como-namorada-de-filho-de-bolsonaro-luana-dellevedove-perde-tia-para-covid-19.html

    – Chegou-se ao absurdo de Bolsonaro postar no twitter que a atitude sensata dos governadores em refutar sua medida para colocar as pessoas em risco, é ‘uma afronta ao estado democrático de Direito’.
    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/bolsonaro-ataca-governadores-por-rejeitarem-decreto-pro-coronavirus/

    – A União Europeia montou um fundo de pesquisa e desenvolvimento de vacinas e todos os países poderiam contribuir. O Brasil, nona economia do mundo, não quis participar. Vamos ficar sem vacina por opção.
    https://twitter.com/oatila/status/1260234069083926536

    – Pizzaria do Rio (de rede com 30 lojas) demite e diz que governo pagará rescisão, dizem dispensados.
    Segundo a advogada trabalhista Juliana Bracks, um artigo da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) diz que o governo será responsável pelo pagamento da indenização se a empresa provar que demitiu por força maior, por causa de “ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade”.
    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/12/pizzaria-parme-rio-de-janeiro-demissoes.htm

  3. A sociedade brasileira está hipnotizada pelas bizarrices do playboy do jet-ski de Paranoá.
    A “naturalização do esdrúxulo” nos distrai discutindo detalhes trazidos pela mente alucinada do (des)presidente adolinquente. Por ex:
    Após ser flagrado tentando proteger seus filhotes “zero à esquerda” , declara que estava falando da “segurança” deles. E aí entramos se era isso ou não era isso.
    Ora, ainda que fosse, trazer este assunto pessoal não é agenda para uma reunião de ministros de estado que precisa tratar de interesses de Estado! Ainda que fosse (não é) justificada, seria uma discussão privada com algum auxiliar de direito (ex. segurança). Não todo o corpo ministerial.
    Pelo restante do que se diz da reunião, parece mais a transformação de um convescote de delinquentes milicianos, com assuntos como “prisão do STF” (sic), “prisão de governadores e prefeitos”, etc.
    É uma reunião ministerial (de Estado) ou é uma CONSPIRAÇÂO contra o Estado e seus poderes?!
    TUDO ISSO É MAIS QUE SUFICIENTE PARA QUESTIONAR A RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL (e até parcialmente ministerial). Sem dizer que jáhá outra dezenas de incriminações ao presidente.
    Como já dito, precisamos voltar ao real, pararmos de prestar atenção nestes “malabarismos idióticos”, sob pena de esperarmos que processar este desequilibrado colocado por uma maioria de nós, intoxicada por desinformação, na “sua casa’ presidencial tenha que ser(por ex.) um crime de “assassinato seguido de estupro de menor vulnerável, que seja gravado ao vivo e testemunhado por 3 dúzias de pessoas”.
    O que parece é que se não for algo assim, esse transtornado obsessivo compulsivo continuará nos distraindo com suas múltiplas performances diárias.
    E distraídos afundaremos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador