Febre é uma maneira defeituosa de sinalizar Covid. Especialistas sugerem testes de olfato

Por Sharon Begley

No Stat News

Os espaços de trabalho fazem isso. Bibliotecas públicas recentemente reabertas fazem isso. Alguns restaurantes, bares e lojas de varejo começaram a fazê-lo: usar verificações de temperatura – quase sempre com “termômetros infravermelhos sem contato” – para identificar pessoas que possam ter [o novo coronavírus] e, portanto, espalhar a doença infecciosa.

Infelizmente, as verificações de temperatura podem muito bem se juntar à longa lista de respostas desastradas à pandemia, desde o desastre dos testes até a reviravolta das máscaras pelas autoridades federais.

Como muitas pessoas contagiosas não apresentam sintomas, o uso de verificações de temperatura para capturá-las é como tentar pegar bolas de tênis em uma rede de futebol: muitas delas conseguem passar.

Na terça-feira, um chefe da Administração de Segurança nos Transportes [nos EUA] disse a repórteres: “Sei que converso com nossos profissionais médicos e com os Centros de Controle de Doenças, que as verificações de temperatura não garantem que os passageiros que não têm temperatura elevada também não estejam com Covid-19. O inverso também é verdadeiro: viajantes febris podem não ter a Covid-19.”

Nesse caso, no entanto, um crescente corpo de cientistas sugere uma solução simples: fazer testes de olfato como parte dos exames de rotina.

De todos os sintomas dos da Covid-19, a perda do olfato – também conhecida como anosmia – poderia funcionar particularmente bem como complemento das verificações de temperatura, aumentando significativamente a proporção de pessoas infectadas identificadas pelo rastreamento em aeroportos, locais de trabalho e outros locais públicos.

“Minha impressão é que a anosmia é um sintoma anterior da Covid-19 em relação à febre, e algumas pessoas infectadas podem ter anosmia e nada mais”, disse o médico Andrew Badley, que dirige um laboratório de vírus na Clínica Mayo. “Portanto, é potencialmente um filtro mais sensível para pacientes assintomáticos”.

Em um estudo recente, Badley e colegas descobriram que os pacientes da Covid-19 tinham 27 vezes mais chances de perder o sentido do olfato do que outros. Mas eles eram apenas 2,6 vezes mais propensos a ter febre ou calafrios, sugerindo que anosmia produz um sinal mais claro e, portanto, pode ser uma rede de captura de cobras melhor do que febre.

Não há estudo definitivo sobre o valor preditivo das verificações de temperatura para a Covid-19. Mas há pistas de quando essa estratégia foi usada durante a epidemia de SARS de 2003. Instalados em aeroportos, especialmente na Ásia, os dispositivos ficaram muito aquém do ideal, segundo uma análise. Embora termômetros sem contato sejam bastante precisos se usados ​​corretamente, muitas outras condições (incluindo medicamentos e doenças inflamatórias) podem causar febre. Como resultado, a probabilidade de alguém com febre ter SARS variou de 4% a 65%, dependendo da prevalência subjacente da doença.

A probabilidade de alguém com uma leitura normal de temperatura estar livre de SARS era de pelo menos 86%. Isso sugere que as verificações da febre SARS não deixaram muitas pessoas infectadas. Ao contrário da SARS, infelizmente, a Covid-19 pode ser contagiosa mesmo antes de uma pessoa infectada apresentar febre, o que torna mais provável a ocorrência de casos perdidos.

À medida que os especialistas buscam outras ferramentas de triagem, alguns se concentram nos testes de olfato, o que pode ser tão simples quanto pedir às pessoas para identificarem um perfume específico a partir de um cartão de raspar e cheirar.

Embora não seja um sintoma universal, a perda do olfato é um dos primeiros sinais da Covid-19 devido à maneira como o vírus age. As células de suporte no epitélio olfativo, o tecido que reveste as cavidades nasais, são cobertas com os receptores que o SARS-CoV-2 usa para entrar nas células. Eles são infectados muito cedo no processo da doença, geralmente antes que o corpo tenha montado a resposta imune que causa febre.

“Essas células de suporte secretam moléculas que fecham os neurônios dos receptores olfativos, ou param de funcionar e passam fome, ou de alguma forma deixam de sustentar os neurônios”, disse Danielle Reed, diretora associada do Monell Chemical Senses Center, líder mundial em ciência. de gosto e cheiro. Como resultado, “os [neurônios olfativos] param de funcionar ou morrem”.

Em uma análise de 24 estudos individuais, com dados de 8.438 pacientes Covid-19 confirmados para teste de 13 países, 41% relataram ter perdido o olfato parcial ou completamente, relataram pesquisadores da Mayo Clinic Proceedings. Mas em estudos que usaram medidas objetivas do olfato em vez de simplesmente pedir aos pacientes, a incidência de anosmia foi 2,3 vezes maior.

Uma análise de 47 estudos da Monell constatou que quase 80% dos pacientes do Covid-19 perderam o sentido do olfato conforme determinado pelos testes de arranhões e cheiros, disse Reed. Mas apenas cerca de 50% incluem isso nos sintomas auto-relatados. Em outras palavras, as pessoas não percebem que perderam parcial ou completamente o olfato. Isso pode ser porque eles estão sofrendo outros sintomas mais graves e por isso não percebem esse, ou porque o cheiro não é algo em que eles se concentram.

Em um estudo recente de 1.480 pacientes liderados pela otorrinolaringologista Carol Yan da UC San Diego Health, alguém com anosmia tinha “mais de 10 vezes mais chances de ter Covid-19 do que outras causas de infecção”, disse ela. Ela disse que a inflamação nasal de cerca de 200 gripes, resfriados e outros vírus pode causar, mas especialmente durante o verão, quando essas infecções são bastante raras, aumenta a chance de anosmia ser o resultado do Covid-19.

“Anosmia era bastante específico para Covid-19”, disse ela.

A febre, ao contrário, tem muitas causas possíveis. Portanto, as verificações de temperatura sinalizam mais pessoas como potencialmente infectadas pelo Covid-19 do que os testes de cheiro. A probabilidade de anosmia indicar Covid-19, chamada valor preditivo positivo de um teste, aumenta à medida que a prevalência de Covid-19 aumenta, como ocorre em muitas áreas dos EUA.

Uma questão-chave não respondida é o “valor preditivo negativo” de um teste de olfato: se alguém tem um olfato normal, a chance de ele estar infectado e provavelmente contagioso. Como pelo menos algumas pessoas infectadas com SARS-CoV-2 terão um olfato normal, especialmente no início, até mesmo especialistas que acreditam que a triagem de anosmia pode ser amplamente benéfica – “Espero que seja usada como uma medida de triagem para o vírus em todo o mundo ”, disse Yan – diga que deve ser adicionado a verificações de febre ou outras ferramentas de triagem, mas não deve substituí-las.

“Há valor na avaliação da triagem de anosmia como uma maneira de identificar os espalhadores assintomáticos”, disse Badley, pesquisador da Clínica Mayo.

A UC San Diego Health está fazendo isso. Ele pergunta sobre a perda de olfato (e paladar) quando examina visitantes e funcionários antes de permitir que eles entrem em seus prédios.

Como muitas pessoas desconhecem sua anosmia, o teste seria ainda melhor do que perguntar, disse Reed.

O teste padrão-ouro é o Teste de Identificação de Cheiro da Universidade da Pensilvânia, chamado UPSIT. Ele usa 40 aromas microencapsulados – incluindo picles de endro, aguarrás, banana, sabão, alcaçuz e cedro – liberados arranhando com um lápis. O participante do teste tem quatro opções de respostas para cada uma, e tudo leva de 10 a 15 minutos.

Um teste de triagem para anosmia no contexto da Covid-19 poderia ser muito mais simples, dizem os especialistas, especialmente porque a ideia é identificar se os indivíduos podem cheirar ou não, em vez de discriminar diferentes aromas.

“Vejo várias maneiras práticas de fazer com que as pessoas verifiquem seu olfato como uma rotina quando entram em áreas públicas”, disse Reed. Os consultórios médicos poderiam “pedir às pessoas que cheiram um cartão de raspar e cheirar e escolher o odor correto dentre quatro opções. Para locais de trabalho e escolas, uma maneira é pedir às pessoas que ‘parem e cheiram as rosas’ quando entram nos edifícios e relatam reduções abruptas nas classificações de intensidade de odor. ”

Para evitar o viés cultural (nem todo mundo sabe o que cheira a chiclete ou grama), um teste para anosmia no Covid-19 pode ter uma quantidade padrão de álcool fenil-etílico (que cheira a rosas) em um cotonete ou palito e fazer com que as pessoas cheirem, disse Reed. Um segundo bastão poderia ter menos, testando o olfato diminuído. Uma terceira vareta pode estar em branco, para identificar pessoas que afirmam falsamente que podem sentir o cheiro.

Redação

Redação

View Comments

    • Caro Edivaldo,
      A recomendação de um teste de triagem deve levar várias questões em consideração.
      O custo benefício é apenas uma delas.
      A matéria original saiu no StatNews. Pude ler o trabalho dos cientistas, em um repositório e ainda não publicado em revista arbitrada por pares. Eles escrevem: “ of 318 out of 77,167 patients, or 0.4%, precludes it from being a standalone predictor of infection. Alternatively, fever/chills also have an increased signal in the COVIDpos compared to the COVIDneg cohort (2.6-fold amplification; p-value = 3.6E-169) while appearing in 10,171 out of 77,167 patients (13.2%).”
      O cheiro estava em 0,4% da amostra e a febre em 13,2%.
      Quanto custa o teste? Diz que o padrão leva 15 minutos!
      Vale a pena?

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

13 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

14 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

14 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

15 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

16 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

16 horas ago