Financial Times coloca Bolsonaro ao lado dos piores negacionistas do planeta

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o líder da Bielorrússia Alexander Lukashenko, o governante autocrático do Turquemenistão Gurbanguly Berdymukhamedov e o ditador nicaragüense Daniel Ortega se recusaram a levar o coronavírus a sério.

A ‘Aliança da Avestruz’: os líderes negando a ameaça do coronavírus

Embora a maior parte do mundo tenha tomado medidas drásticas para combater a disseminação do coronavírus , quatro líderes se destacam por suas contínuas negações da ameaça que a pandemia representa.

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, o líder da Bielorrússia Alexander Lukashenko, o governante autocrático do Turquemenistão Gurbanguly Berdymukhamedov e o ditador nicaragüense Daniel Ortega se recusaram a levar o coronavírus a sério.

Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, apelidou-as de “Aliança da Avestruz” – uma referência ao mito de que o grande pássaro enterra a cabeça na areia quando enfrenta perigo.

Além dos riscos à saúde de suas populações, seu negação poderia acarretar custos políticos. A dissidência na Nicarágua está borbulhando, enquanto no Brasil multidões participam de protestos batendo em panelas e gritando “Bolsonaro assassino!” pelas janelas deles.

Presidente Alexander Lukashenko, da Bielorrússia, em um jogo de hóquei no gelo em Minsk no início deste mês © Reuters

Alexander Lukashenko, Bielorrússia

O presidente da Bielorrússia não apenas afirma ser capaz de derrotar o Covid-19, embora tenha um pensamento positivo, mas também a capacidade de viajar no tempo.

“Ninguém vai morrer de coronavírus em nosso país. Eu declaro isso publicamente ”, disse Lukashenko na segunda-feira. Seu ministério da saúde já havia confirmado 29 mortes pelo vírus.

O homem de 65 anos, que governa o antigo estado soviético há 26 anos, descreveu a pandemia global como uma “psicose” e se recusou a impor medidas de distanciamento social a seus 9,5 milhões de habitantes.

Os bielorrussos deveriam jogar hóquei no gelo, dirigir tratores, usar a sauna, beber vodka e cabras de estimação para se proteger do vírus, afirmou Lukashenko. “Se uma pessoa permanecer positiva, ela será saudável”, disse ele.

No fim de semana passado, o time de hóquei no gelo em que ele joga venceu um torneio nacional, diante de uma multidão de espectadores, pela 11ª vez em 13 anos. A Bielorrússia é o único país da Europa onde ainda estão sendo disputadas partidas de futebol, enquanto as igrejas continuam abertas para celebrar a Páscoa ortodoxa neste fim de semana.

Com cerca de 3.000 casos confirmados pelo governo, a Organização Mundial da Saúde disse que a Bielorrússia precisa adotar medidas restritivas para combater o surto.

Mas o líder dos homens fortes disse que medidas de bloqueio esmagariam a economia. “Existem recomendações: não entre na multidão, não se esfregue, não se beije, não se abraça e assim por diante”, disse ele na segunda-feira. “Mas isso terminará, e então veremos quem estava certo e quem não estava!”

Uma projeção de Jair Bolsonaro em um prédio no Rio de Janeiro como parte de protestos diários contra o presidente do Brasil © AFP

Jair Bolsonaro, Brasil

Quando o Brasil se tornou o primeiro país do hemisfério sul a atingir 1.000 mortes por coronavírus no último final de semana, o presidente de extrema-direita saiu para um passeio em desafio ao isolamento social recomendado por seus próprios oficiais de saúde.

“Ninguém vai atrapalhar meu direito de ir e vir”, prometeu Bolsonaro, momentos depois de apertar a mão de uma mulher idosa imediatamente depois de  limpar o nariz  com o pulso. “O vírus está lá fora e teremos que enfrentá-lo, mas como homens, droga, não crianças”, disse o presidente.
Bolsonaro repetidamente minimizou o coronavírus como “histeria” e – ecoando o presidente dos EUA, Donald Trump – elogiou o medicamento antimalárico hidroxicloroquina como uma possível cura , ordenando que laboratórios militares aumentassem a produção.

O presidente brasileiro também tem estado ocupado ocupando as ruas, atraindo multidões em várias ocasiões. O ex-capitão do exército se gabou de que sua habilidade atlética o manterá saudável.

“Devido ao meu histórico como atleta, se eu estivesse infectado pelo vírus, não precisaria me preocupar, não sentiria nada ou, na pior das hipóteses, seria afetado por um pouco de gripe ou resfriado”, disse ele.

Bolsonaro pediu a reabertura de lojas fechadas no país de 211 milhões de pessoas, minando seu ministério da saúde, e criticou os governadores estaduais como “matadores de empregos” por impor quarentenas. Ele isentou as igrejas dos bloqueios.

Um nicaragüense passa por um mural representando o presidente Daniel Ortega na capital Manágua © AFP

Daniel Ortega, Nicarágua

No meio de uma crise global, o presidente autocrático da Nicarágua não era visto há um mês e não fazia declarações públicas sobre o coronavírus – até um discurso televisionado na quarta-feira, no qual ele disse que a pandemia era “um sinal de Deus” para mudar gastos maciços. em bombas atômicas para a saúde.

Embora ele não tenha mencionado o discurso de medidas específicas para combater a crise, ele teria pedido mais de 100 litros de desinfetante para as mãos e 5.000 pares de luvas para a residência presidencial. No início de abril, enquanto países ao redor do mundo estavam trancados, a esposa e vice-presidente de Ortega, Rosario Murillo, instou os 6,5 milhões de habitantes da Nicarágua a ir às ruas para um comício de “Amor no tempo de Covid-19”.

Escolas, lojas e mercados permaneceram abertos. Os professores foram forçados pelo governo a visitar os pais em suas casas para pressioná-los a continuar enviando seus filhos para a escola.

As férias escolares da Páscoa já foram estendidas, mas as partidas de futebol e beisebol estão acontecendo normalmente. A quarentena voluntária está em vigor apenas para quem chega do exterior, e as fronteiras da Nicarágua permanecem abertas.

O ex-revolucionário de 74 anos de idade, que governou o país da América Central por 24 dos últimos 41 anos, foi visto pela última vez em 21 de fevereiro, apesar de ter participado de uma videoconferência com líderes regionais em 12 de março. relata que o presidente, que há muito se acredita estar sofrendo de lúpus, estava doente, em quarentena, em Cuba para tratamento médico ou havia morrido.

A Nicarágua diz que só tem três casos atuais de Covid-19 e  registrou apenas uma morte, e Ortega insistiu que o governo tinha ventiladores e capacidade suficientes para lidar com a crise. Durante a inexplicável espera de quase quatro horas por seu discurso, os canais de televisão transmitiram músicas jying pedindo aos nicaraguenses que lavassem as mãos. O governo também enviou brigadas de saúde de casa em casa para explicar as medidas de higiene. Um relatório interno do governo divulgado na imprensa disse que a Nicarágua estava, no entanto, se preparando para mais de 32.000 casos.

Os médicos dizem que o serviço de saúde está mal preparado. Após os protestos de 2018 contra seu governo, Ortega demitiu pelo menos 400 médicos e profissionais de saúde por expressar dissidência, mas o presidente disse que o governo havia “reconstruído hospitais” que, segundo ele, foram queimados durante esses protestos.

“A melhor arma atômica que a humanidade pode ter é saúde, medicina”, disse ele. “Adotamos uma série de medidas [para lidar com a pandemia]. . . de acordo com nossa realidade e nossa posição econômica e científica. ”

Um dos passeios de bicicleta organizados para o Dia Mundial da Saúde pelo presidente do Turquemenistão © Government of Turkmenistan

Gurbanguly Berdymukhamedov, Turquemenistão

O presidente do Turquemenistão alega ter inventado um método caseiro para manter zero a contagem de casos do Covid-19 do país: queimar a erva yuzarlik, que Berdymukhamedov afirma que pode evitar doenças infecciosas “invisíveis a olho nu”.

As autoridades fumigaram prédios, escritórios, mercados, escolas e cemitérios do governo com a fumaça da erva duas vezes ao dia para afastar o vírus. Embora não haja evidências científicas para apoiar essa medida, os negócios como de costume continuam na ditadura reclusa da Ásia Central, de 6 milhões de pessoas.

As informações sobre o Turquemenistão, escassas na melhor das hipóteses, tornaram-se mais difíceis de encontrar desde que o país fechou suas fronteiras e restringiu as viagens domésticas em março. O Turquemenistão continua insistindo que ninguém no país contraiu o Covid-19, segundo relatos das Crônicas do Turquemenistão, com sede em Viena, alegam que há pelo menos sete casos.

Por várias semanas, o governo e a mídia estatal do Turquemenistão evitaram mencionar o coronavírus pelo nome. A Rádio Azatylk, financiada pelos EUA, informou que a polícia prendeu cidadãos por discutir a pandemia nas ruas.

Depois de reconhecer tardiamente a ameaça do vírus neste mês, Berdymukhamedov exaltou outro método preventivo favorito: “fortalecer os princípios de uma vida saudável” através de feitos públicos de proezas atléticas.

A temporada de futebol do Turquemenistão deve voltar neste fim de semana após um hiato de um mês, enquanto Berdymukhamedov organizou um passeio público de bicicleta pela capital, Ashgabat, para marcar o Dia Mundial da Saúde no início deste mês. Os preparativos para outras grandes celebrações, como o Dia do Cavalo, no final de abril, continuam em andamento.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que permitimos que ditadores continuem no poder? La Boétie em seu “De la servitude volontaire” explica porque uma população inteira se submete aos caprichos e desmandos de uma so pessoa: medo de uns, oportunismo de outros; conveniência e comodismo de outros.

  2. Daniel Ortega não é ditador, pois foi eleito em 2016 com mais de 70% dos votos… Só quem o chama de ditador são jornais yanques!

  3. “Four de Ases”

    A partida chega em sua fase decisiva. De um lado temos o que é, provavelmente, o pior governo da estoria do Brasil e do outro temos um virus que se propaga com facilidade incrivel em relacao a sua alta porcentagem de hospitalizacao.
    Em quem voce apostaria suas fichas?

    O vírus, no mundo todo, tem tido a previsibilidade de um relógio. As unicas variações significativas ocorrem devido as diferenças nos tamanhos dos países e notadamente, nas medidas de mitigação empregadas e na sua aceitação por parte da população afetada.

    No Brasil, as pessoas que diminuem a gravidade da situação, não obstante o drama da Itália, Espanha, e Nova Iorque, se aproveitam da relativa demora qie até agora a transmissão parece ter enfrentado.

    Esquecem que o nosso é um país de dimensões continentais, cujo turismo intra- nacional foi fortemente contraído pela crise econômica dos últimos anos.

    A propagacao do virus nao ė um fenômeno sobrenatural, como parece afirmar Osmar Terra quando diz que “o vírus está em toda parte”. Ela obedece às leis naturais, que são bem conhecidas da ciência epidemiologica e que, portanto, apesar de extremamente rapida, é limitado no tempo e no espaço. Mas, como um mecanismo constante que é, eventualmente atinge seu objetivo de propagação máxima.

    Essas pessoas apostaram contra tudo e contra todos, mas apostaram especiamente, contra um vírus extremamente perigoso, ou alguém em sã consciência pode crer que uma “gripezinha” faria isso com o mundo inteiro?

    Agora, a doenca comeca a fazer em Manaus, o que fez na Itália e em Nova Iorque; comeca a invadir a Rocinha no Rio de Janeiro, cuja densidade populacional aliado a pobreza desenha um prognóstico assustador.

     E, junto com a grande tragédia anunciada, a hora da verdade começa chegar para os loucos desse “governo”.

    Seria pedir demais de Bolsonaro e sua trupe, um estadista e administradores notáveis, mas que pelo menos fossem bons jogadores de pôquer!
    Um bom jogador jamais blefaria contra um adversário desses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador