MedicalXpress: Brasil luta para aprovar vacina contra vírus conforme aumenta a pressão

A maior nação da América Latina, há muito alardeada por seus programas domésticos de desenvolvimento de vacinas, parece estar pelo menos três ou quatro semanas longe de lançar qualquer campanha formal de imunização

Manifestantes seguram as mensagens em português: “Vacina agora!” e “Get out Bolsonaro” para protestar contra o tratamento do coronavírus pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, em uma rodoviária em Brasília, Brasil, quarta-feira, 23 de dezembro de 2020. (AP Photo / Eraldo Peres)

do MedicalXpress

Brasil luta para aprovar vacina contra vírus conforme aumenta a pressão

O Brasil, uma nação orgulhosa de seu papel como líder regional em ciência, tecnologia e medicina, encontra-se atrás de seus vizinhos na corrida global pela imunização contra uma pandemia que já matou quase 200.000 de sua população.

A maior nação da América Latina, há muito alardeada por seus programas domésticos de desenvolvimento de vacinas, parece estar pelo menos três ou quatro semanas longe de lançar qualquer campanha formal de imunização contra COVID-19. Em contraste, Argentina, Chile, México, Costa Rica e outros países da região já começaram a dar vacinas em suas populações.

O governo brasileiro não aprovou uma única vacina e tem tropeçado nas tentativas de adquirir até seringas e agulhas para um esforço de imunização que, a partir do ano novo, ainda não tinha data de lançamento definida.

Enquanto isso, o número de novas infecções por coronavírus no país atingiu um novo recorde em dezembro – com pico de mais de 70.000 casos em 16 de dezembro.

O pára-raios no debate sobre as vacinas no Brasil é o presidente Jair Bolsonaro, que lançou ceticismo sobre todas as vacinas que estão sendo desenvolvidas, mesmo enquanto seu governo negocia para obtê-las. Ele disse que não planeja levar uma injeção e brincou que os efeitos colaterais podem transformar as pessoas em crocodilos ou mulheres barbadas.

Tal conversa deixou a imagem do Brasil no exterior “muito prejudicada”, disse Margareth Dalcolmo, professora de medicina respiratória da Fundação Oswaldo Cruz, também conhecida como Fiocruz, à Associated Press.

“Ninguém está dizendo que Bolsonaro acredita mesmo nisso, mas ele está desacreditando a vacina”, disse Walter Cintra, professor de  em  da Universidade Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. “Quando o governo se comporta assim, perde credibilidade. E são contratos de milhões de dólares.”

Uma das primeiras vacinas no horizonte parece ser uma desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, que fechou contrato com o governo do maior estado do Brasil, São Paulo, para distribuição e produção.

Brasil luta para aprovar vacina contra vírus conforme aumenta a pressão
nesta foto de arquivo de 24 de julho de 2020, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, que está infectado com COVID-19, usa uma máscara protetora enquanto conversa com seus apoiadores durante uma cerimônia de retirada da bandeira brasileira em frente à sua residência oficial no Palácio da Alvorada, em Brasília, Brasil . A nação sul-americana, orgulhosa de seu papel como líder regional em ciência, tecnologia e medicina, está ficando para trás em relação aos seus vizinhos na corrida global pela imunização contra uma pandemia que já matou quase 200.000 pessoas. (AP Photo / Eraldo Peres, Arquivo)

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou planos para começar a distribuição de vacinas em 25 de janeiro se  aprovarem a vacina. Doria é um crítico vocal e provável adversário na eleição presidencial de 2022, e seu anúncio adicionou pressão sobre o governo Bolsonaro para apresentar seu próprio plano federal de imunização.

O presidente inicialmente zombou da vacina chinesa, dizendo que suas origens não inspiram confiança, mas outros estados rapidamente demonstraram interesse em adquiri-la.

Outro concorrente para liberação antecipada em todo o país deve ser a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que poderá estar disponível no início de fevereiro assim que os reguladores a aprovarem, de acordo com o laboratório estadual Fiocruz, que está produzindo no Brasil.

A Fiocruz é um dos maiores laboratórios públicos do Brasil para a produção de vacinas, incluindo sarampo, poliomielite e febre amarela. Contando com tecnologia de ponta e a capacidade da Fiocruz de produzir a baixo preço, o Brasil é o maior fabricante mundial de vacinas contra a febre amarela, exportando milhões de doses para dezenas de países em todo o mundo, segundo informações da Fiocruz.

A Fiocruz informou que espera ter 100 milhões de doses de COVID-19 produzidas no país até o final de julho. Duas doses são necessárias.

O governo também espera um adicional de 42 milhões de doses da parceria global de vacina conhecida como COVAX, sem data definida, e assinou um memorando com a Janssen, uma subsidiária da Johnson & Johnson, para 38 milhões de doses de sua vacina de injeção única quando ela se tornar acessível.

O governo tem lutado para chegar a um acordo para a primeira vacina aprovada globalmente, a vacina Pfizer-BioNTech. A Pfizer reclamou no final de dezembro dos obstáculos regulatórios do Brasil, enquanto Bolsonaro expressou surpresa que as empresas farmacêuticas não mostraram mais ânsia de vender para uma nação de cerca de 210 milhões de pessoas.

As tensões pareceram diminuir em uma reunião entre reguladores e Pfizer em 30 de dezembro, durante a qual as autoridades disseram que simplificariam os protocolos e a Pfizer disse que consideraria solicitar a aprovação para uso emergencial. O governo brasileiro e a Pfizer assinaram anteriormente um memorando de entendimento para 70 milhões de doses, segundo informações do  da  .

Brasil luta para aprovar vacina contra vírus conforme aumenta a pressão
Um manifestante usa uma proteção facial com uma impressão de mão vermelha, imitando sangue, para protestar contra o tratamento do presidente brasileiro Jair Bolsonaro da mortal pandemia de coronavírus em Brasília, Brasil, quarta-feira, 23 de dezembro de 2020. Os manifestantes também pediram o início imediato do COVID-19 vacinações. (AP Photo / Eraldo Peres)

Para Cintra, a professora de gestão de saúde, a confusão sobre a aprovação da vacina COVID-19 é sintomática do manejo caótico da pandemia por este governo, durante a qual Bolsonaro denunciou repetidamente os esforços das autoridades locais para impor regras de distanciamento social e descreveu o vírus como uma “gripezinha”.

“Não se trata da Anvisa (reguladora), nem da regulação excessiva. É do governo federal sabotar sistematicamente o combate à pandemia, ou destruir completamente o sistema de saúde brasileiro”, disse.

Cintra observou que um concurso público para aquisição de mais de 330 milhões de seringas e agulhas para a campanha governamental de vacinação COVID-19 resultou nesta semana em licitações para apenas 8 milhões de unidades dentro da faixa de preço aceitável – menos de 3% do que era necessário.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que manterá a licitação aberta.

“Existe um risco real de ter uma vacina, mas não agulhas e seringas suficientes”, alertou Carlos Eduardo Lula, presidente de um conselho de secretários estaduais de saúde.

O chefe da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, disse ao jornal Valor que mais atrasos no programa de vacinação podem levar a associação a fazer um pedido de impeachment contra Bolsonaro.

Para o professor de física Francisco Ferreira, 55, a esperança de uma vacina em breve está acabando.

“O Brasil está recebendo uma mistura de má-fé e incompetência na questão da  “, disse Ferreira enquanto caminhava pelo aeroporto internacional de São Paulo. “Existem administrações sérias em todo o mundo distribuindo as vacinas, mas este não é o nosso caso.”

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este 1/2 presidente, dessa republiqueta que viramos, realça com a nossa elite do atraso, que só pensa nos seus umbigos, pois não consegue ver além da sua geração… parasitas total!
    Serão lembrados pelas suas escolhas, preconceituosas e rasteiras!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador