Não se sai de crise saindo da democracia, diz Fachin

"O enfrentamento dessa crise deve ser um laboratório da democracia, e não, em hipótese alguma, um laboratório de autoritarismo", disse ministro

Da Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (1º) que não se deve “sair da democracia” nem transformar o enfrentamento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus em um “laboratório de autoritarismo”.

“Não deve haver saída da crise com saída da democracia”, disse ministro em palestra online sobre direito e covid-19, organizada pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub),  universidade privada da capital. “É dentro da legalidade constitucional que devemos lidar com essa crise”, acrescentou o ministro.

Para Fachin, assim como um médico segue os protocolos de saúde numa sala de emergência, também a sociedade deve observar os protocolos democráticos para lidar com a situação, “para que o enfrentamento dessa crise seja um laboratório da democracia, e não seja, em hipótese alguma, um laboratório de autoritarismo”.

O ministro frisou que, mesmo sendo necessário conviver com as divergências em uma democracia, “é preciso que tenhamos presente que grades de proteção da legalidade democrática não podem ser suplantadas”.

Ao final, Fachin defendeu tolerância, inclusão e pluralidade como princípios inerentes ao processo democrático, mas ressalvou também ser preciso “que quem demande respeito se respeite. Chamar para si a liberdade de expressão para atentar contra a liberdade da expressão é ser tolerante com os intolerantes”.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo bem, é isso ai. Só gostaria que ele tivesse pensado nas consequências quando “adotou”, junto com a maioria dos seus pares, Moro e o lava-jatismo, esquecendo dos direitos fundamentais do cidadão frente ao processo penal.
    Agora é consertar, quando deveria ter prevenido, ou melhor, impedido.

  2. Quem começou a “sair da democracia” contra LULA, PT e o criminoso golpe contra a Dilma? Quem???
    Quem aceitou o “fora da democracia” do bandido moro??? Quem?
    Saíram da lei e a resposta foi um bolsonaro.
    Agora ajam. Restaurem a democracia e peçam desculpas ao PT, LULA e Dilma.
    Peçam desculpas públicas.

  3. Palavras bonitas…
    mas acredito que o desfecho incriminatório que o Brasil tanto precisa para se livrar desse governo de milicianos virá de fora…………………………………das profundezas anônimas

    verão que muitos, e de várias instituições, já tinham conhecimento do que será revelado

  4. Não mate sua vó a pauladas !!
    Saco cheio destes caras falando o óbvio e fazendo nada.
    Mas o STF , me lembro de seus membros se chamando do pior , de ter capangas de destruir a Justiça , de maluco …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador