Nova York tem 5% dos casos Covid-19 em todo o mundo

O crescimento se deve, em parte, à rápida expansão dos testes, mas também ao crescimento acelerado do vírus em toda a cidade

The Guardian

Os casos confirmados de coronavírus aumentaram acentuadamente em Nova York, já que o governador do estado, Andrew Cuomo, e o prefeito Bill de Blasio, pediram assistência urgente e melhor do governo federal. A cidade tem mais de 15.000 casos confirmados a partir da tarde de domingo, contra 4.812 desde sábado.

O crescimento se deve, em parte, à rápida expansão dos testes, mas também ao crescimento acelerado do vírus em toda a cidade.

Os casos de coronavírus nos EUA aumentaram para mais de 30.000. Houve 390 mortes relatadas nos EUA, sendo o estado de Nova York o mais atingido pelo país, com 114 mortes.

Na noite de domingo, a cidade enfrentou o fechamento depois que Cuomo, na sexta-feira, ordenou o fechamento de todos os negócios não essenciais do estado . Com exceção dos serviços essenciais, agora todos os nova-iorquinos devem ficar dentro de casa a partir das 20h de domingo. No domingo, o estado de Nova York representava metade dos 30.000 casos do país em todo o país.

O governador do estado, Cuomo, e o prefeito de Nova York, de Blasio, pressionaram a Casa Branca no domingo para fornecer urgentemente assistência federal a suprimentos médicos desesperadamente necessários.

“Se o presidente não agir, morrerão pessoas que poderiam ter vivido de outra forma”, disse Blasio à NBC. “Se não conseguirmos mais ventiladores nos próximos 10 dias, as pessoas vão morrer e não precisam morrer”, acrescentou, falando à CNN.

Em resposta, Donald Trump, em sua entrevista coletiva de domingo na Casa Branca, prometeu ajuda adicional para o estado de Nova York (juntamente com outros estados atingidos pela Califórnia e Washington), incluindo a ativação da guarda nacional para ajudar a fornecer 1.000 camas adicionais e máscaras faciais extras “em 48 horas ”.

No início do dia, Cuomo, falando da capital do estado, Albany, havia mirado moradores de Nova York que ignoravam a distância social em parques e ruas e exigiu que a cidade apresentasse um plano em 24 horas para reduzir ” densidade ”em espaços públicos.

“Não sei o que estou dizendo que as pessoas não entendem”, disse Cuomo, chamando o comportamento de alguns nova-iorquinos de “insensível” e “arrogante”. Ele sugeriu que as autoridades da cidade pudessem fechar algumas ruas para trafegar para dar aos moradores mais espaço ao ar livre.

Cuomo também anunciou planos para instalar hospitais temporários em três subúrbios da cidade de Nova York. ele também disse que um dos maiores centros de convenções da cidade, o Jacob Javits Center, em Manhattan, seria o local de um hospital temporário.

Cuomo também havia solicitado ao governo federal a aquisição de suprimentos médicos, para que os estados não precisem competir entre si. “O tempo importa, os minutos contam, e isso é literalmente uma questão de vida ou morte”, disse ele na entrevista coletiva de domingo.

Ele pediu a Trump para promulgar a Lei de Produção de Defesa, que obrigaria as empresas a fazer suprimentos médicos essenciais, como máscaras. Até agora, Trump resistiu aos pedidos, dizendo que as empresas estavam agindo para produzir suprimentos.

Cuomo havia dito anteriormente que o governo está “literalmente vasculhando o mundo à procura de suprimentos médicos”.

“Identificamos 2m máscaras N95, que são máscaras de alta proteção”, disse ele. “Um milhão de máscaras não nos leva a atravessar a crise, mas dará uma contribuição significativa e significativa à questão das máscaras da cidade de Nova York.”

Trump respondeu aos críticos sobre a resposta, twittando no domingo que eles não deveriam “culpar o governo federal por suas próprias deficiências”.

Ele acrescentou: “Estamos lá para apoiá-lo se você falhar e sempre será!”

O prefeito de Blasio, no domingo, descreveu o desafio que a cidade enfrenta: “Estamos agora em Nova York, o epicentro dessa crise nos Estados Unidos da América. Não estou feliz em lhe dizer isso. Você não está feliz em ouvir isso.

“O pior está por vir. Abril será muito pior que março. E temo que maio possa ser pior que abril.

Enquanto isso, em Washington DC, negociadores do Congresso e da Casa Branca estão em negociações no fim de semana sobre um pacote de resgate econômico de mais de US $ 1 milhão, promovido por Donald Trump , com esperanças de uma votação final na segunda-feira.

A esperança de um acordo para estimular a economia americana em conflito parecia sombria até a tarde de domingo, no entanto, conforme a AP noticiou que “líderes republicanos e democratas no Congresso disseram que ainda não havia acordo depois de uma reunião de uma hora no Capitólio dos EUA”.

O senador Rand Paul, de Kentucky, revelou que havia testado positivo para coronavírus, o primeiro membro do Senado a fazê-lo.

Também na cidade de Nova York, pelo menos 38 pessoas já deram positivo no notório complexo de Rikers Island e nas instalações próximas. Segundo o conselho que supervisiona o sistema prisional da cidade, mais da metade dos novos casos são homens encarcerados.

On-line, voluntários, incluindo pequenas empresas, costureiras domésticas e até o estilista Christian Siriano responderam ao chamado de Cuomo para produzir máscaras para os profissionais de saúde. Em Michigan, a equipe de um hospital de Detroit começou a criar máscaras caseiras para os trabalhadores.

Os profissionais de saúde de Oklahoma City a Minneapolis buscaram doações de equipamentos de proteção. Os hospitais rurais ficaram particularmente tensos, pois as pessoas cada vez mais sentiam a pandemia se aproximando.

Os sites de teste drive-thru continuam a surgir para acesso mais rápido e seguro às pessoas em risco. Mas, assim como o restante da resposta à pandemia nos EUA, o sistema foi marcado por inconsistências, atrasos e escassez.

Muitas pessoas relataram horas ou dias de espera para um teste após comunicar os sintomas a seus médicos, levando a um aumento de ligações de especialistas em saúde para Trump recorrer à guarda nacional dos EUA para ajudar na criação de locais de teste móveis em todo o país.

Mas mais de uma semana depois que Trump prometeu que estados e lojas de varejo, como Walmart e CVS, abririam centros de teste drive-thru, poucos sites estão em funcionamento e ainda não estão abertos ao público em geral.

As solicitações para o aumento dos testes móveis ocorrem à medida que mais estados adotam restrições mais rígidas sobre os residentes para coibir reuniões públicas e promover o distanciamento social.

As autoridades de Washington esperam fazer um acordo de resgate para firmar uma nação completamente abalada pela pandemia de coronavírus. O pacote econômico poderia fornecer quase US $ 2 trilhões para estimular a economia americana através de cheques de pagamento para cidadãos e pequenas empresas e fundos para hospitais.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Algo que foi colocado na live de ontem à noite do prof. Átila Iamarino, é que ele mostrou que devido ao número de casos até aqui, já conseguiram identificar um padrão no curso da doença em número de dias. Isto ajuda a entender e prever possíveis cenários. Quando temos um número de casos hoje, na verdade ele é como um retrato da situação identificada há cerca de uma semana atrás, sem considerar os números de casos não testados/notificados que se multiplicam (lembrando-se de que inicialmente os testes estavam sendo cobrado em alto valor e muitos não fizeram – no Brasil em SP vi que estavam cobrando entre 150 e 250, os laboratórios inviabilizando para a maior parte da população). Prof. Átila explicou também como o isolamento social é preponderante ao evitar um elevado número de infecções ao mesmo tempo, evitando o estrangulamento das UTIs com respiradores. O tempo de tratamento médio tem sido de até 3 semanas e durante o período o respirador é 100% ocupado pelo paciente. Este é um dos fatores do aumento abrupto de mortes no caso da Itália. Como não houve a supressão de indivíduos (isolamento) logo no começo, a epidemia se alastrou em um nível que fez com que, em pouco tempo os leitos/respiradores ficassem ocupados. Infelizmente é possível que a situação na Espanha em mais uns dias leve aos mesmo dramas e aqui nas Américas, EUA e Brasil venham a ter números de casos muito altos. Ouso dizer que nos EUA será mais dramático quanto ao número total e no Brasil, com relação aos dramas, já que por exemplo em um pequeno domicílio em uma comunidade, onde morem 7 pessoas, um pegou os demais logo estarão com o vírus e a vizinhança em seguida. A imagem do link abaixo é uma foto do mapa para o dia de hoje nos EUA, mas representa a infestação do país na semana passada, talvez uma semana após a comitiva presidencial ter estado por lá. Só alguém com muita sorte para não pegar. Como nos EUA não está havendo a supressão em muitos estados, vemos que o vírus vai afetando em praticamente todo o território.

    https://i.ibb.co/CMWCRBD/EUA-em-23-03.png

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador