Pandemia pode elevar desigualdade social a níveis jamais vistos, diz FMI

Em entrevista, diretora-gerente do fundo monetário diz que os países tem o dever de evitar esse aumento e estabelecer medidas como tributação progressiva

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A tendência de aumento das desigualdades sociais e econômicas após a pandemia da covid-19 é uma das preocupações externadas pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

“Estudos feitos pelo Fundo mostram claramente que todas as epidemias que tivemos nos últimos anos, seja Sars, H1N1, ou Zika, causaram um aumento na desigualdade social que se perpetuou por anos após o fim das crises”, comentou, durante entrevista para o podcast da Oxfam.

Segundo o jornal Correio Braziliense, a representante do FMI declarou que a crise gerada pela covid-19 pode ser maior do que as outras vistas anteriores, uma vez que ela gerou uma saída em massa das crianças das escolas.

“Nos últimos anos nós vimos que a desigualdade entre os países vem se reduzindo, mas internamente já vinha aumentando antes da crise. Isso é ruim porque quando parte da população fica para trás, especialmente em termos de educação, isso acaba gerando perda de produtividade e o país todo sofre”, alertou, ressaltando que é dever dos governos mundiais evitar esse aumento de desigualdade dentro dos países, estabelecendo medidas como tributação progressiva ou cotas mínimas de gastos sociais.

 

Leia Também
MP investiga gestão Covas por suspostas irregularidades em contratos firmados na pandemia
Covid-19 – Balanço de momento: 62 milhões de casos, 1,45 milhão de mortes e 40 milhões de altas, por Felipe A. P. L. Costa
Alemanha se prepara para campanha de vacinação em massa contra Covid-19
Velocidade de propagação da covid-19 aumenta enquanto governo encalha testes
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador