Quem sairá vencedor da grande crise: as democracias ou as autocracias?

Ideologias concorrentes, blocos de poder, líderes e sistemas de coesão social estão sendo testados contra o estresse na corte da opinião mundial.

The Guardian

Coronavírus: quem serão vencedores e perdedores na nova ordem mundial?

Clipped from: https://www.theguardian.com/world/2020/apr/11/coronavirus-who-will-be-winners-and-losers-in-new-world-order

Andr à tutto bene , os italianos nos ensinaram a pensar, mas, na verdade, tudo ficará melhor no dia seguinte? Pode parecer prematuro, em meio ao que Emmanuel Macron descreveu como “uma guerra contra um inimigo invisível”, considerar as conseqüências políticas e econômicas de uma paz distante. Poucos tentam uma revisão definitiva de uma peça após as três primeiras cenas.

No entanto, líderes mundiais, diplomatas e analistas geopolíticos sabem que estão vivendo tempos de época e têm um olho no combate diário, o outro no que esta crise vai deixar o mundo. Ideologias concorrentes, blocos de poder, líderes e sistemas de coesão social estão sendo testados contra o estresse na corte da opinião mundial.

Todos na aldeia global já estão começando a tirar lições. Na França, Macron previu que “esse período terá nos ensinado muito. Muitas certezas e convicções serão varridas. Muitas coisas que pensávamos impossíveis estão acontecendo. No dia seguinte ao vencimento, não haverá retorno ao dia anterior, seremos mais fortes moralmente. Vamos desenhar as consequências, todas as consequências. ” Ele prometeu começar com grandes investimentos em saúde. Um grupo Macronist de MPs já começou um Jour d’Apre s website.

Na Alemanha , o ex-ministro das Relações Exteriores do Partido Social Democrata, Sigmar Gabriel, lamentou que “discutimos o estado por 30 anos” e prevê que a próxima geração será menos ingênua em relação à globalização. Na Itália, o ex-primeiro ministro Matteo Renzi pediu uma comissão para o futuro. Em Hong Kong, o grafite diz: “Não pode voltar ao normal, porque o problema era normal em primeiro lugar”. Henry Kissinger, secretário de Estado dos EUA sob Richard Nixon, diz que os governantes devem se preparar agora para fazer a transição para uma ordem mundial pós-coronavírus.

O secretário geral da ONU, António Guterres, disse : “A relação entre as maiores potências nunca foi tão disfuncional. O Covid-19 está mostrando dramaticamente, ou nos juntamos [juntos] … ou podemos ser derrotados. ”

A discussão nos grupos de reflexão globais continua, não sobre cooperação, mas se os chineses ou os EUA emergirão como líderes do mundo pós-coronavírus.

No Reino Unido, o debate foi relativamente insular. A liderança trabalhista cessante procurou brevemente vingança na evidente reabilitação do estado e de sua força de trabalho. A definição de serviço público foi estendida para incluir o motorista da entrega e o humilde dono da loja da esquina. De fato, ser “uma nação de lojistas”, o grande insulto napoleônico, não parece mais tão ruim.

O paralelo óbvio e amplamente traçado tem sido, como tantas vezes na Grã-Bretanha, a segunda guerra mundial. Em The Road to 1945, o relato definitivo de Paul Addison de como a Segunda Guerra Mundial ajudou a virar a Grã-Bretanha para a esquerda, ele cita o diário do jornalista JL Hodson em setembro de 1944: “Não há mais desculpas para desemprego, favelas e subnutrição. Mostramos nesta guerra que os britânicos não se atrapalham. Usando metade da visão, energia e invenção e reunindo o que fizemos nessa guerra, o que podemos fazer? Nós praticamente explodimos o argumento de velhos fogies e Better Notters que disseram que não podemos pagar por isso e não devemos fazer isso. Nossa pesada tributação e racionamento de alimentos alcançou, por algum motivo, um certo nível na nação. ”

Na mesma linha, Boris Johnson foi forçado a libertar o Estado, mas o impacto na Grã-Bretanha parece mais perceptível na sociedade civil do que na política. Os britânicos famosos e distantes não estão mais jogando boliche. A sensação de esforço comunitário, os trabalhadores voluntários da saúde, as batidas britânicas nas portas , tudo isso aumenta a sensação de que o capital social perdido está sendo reformado. Mas ainda não há muita discussão sobre uma nova política. Talvez a nação, exausta pelo Brexit, não consiga lidar com mais introspecção e revolta.

Na Europa , EUA e Ásia, a discussão se ampliou. A vida pública pode estar parada, mas o debate público se acelerou. Tudo está em debate – as trocas entre uma economia destruída e a saúde pública, as virtudes relativas dos sistemas de saúde centralizados ou regionalizados, as fragilidades expostas da globalização, o futuro da UE, o populismo, a vantagem inerente do autoritarismo.

É como se a pandemia se transformasse em uma competição pela liderança global, e serão os países que responderão com mais eficácia à crise que ganharão força. Os diplomatas, operando com embaixadas vazias, estão ocupados defendendo a administração de seus governos pela crise e muitas vezes se ofendem profundamente com as críticas. O orgulho nacional e a saúde estão em jogo. Cada país olha para o vizinho para ver com que rapidez eles “achatam a curva”.

O think tank do Crisis Group, ao avaliar como o vírus mudará permanentemente a política internacional, sugere: “Por enquanto, podemos discernir duas narrativas concorrentes ganhando dinheiro – uma na qual a lição é que os países devem se unir para derrotar melhor o Covid-19, e um em que a lição é que os países precisam se destacar para se protegerem melhor.

“A crise também representa um teste rigoroso das reivindicações concorrentes dos estados liberais e iliberais para gerenciar melhor o sofrimento social extremo. À medida que a pandemia se desenrola, testará não apenas as capacidades operacionais de organizações como a OMS e a ONU, mas também as suposições básicas sobre os valores e as barganhas políticas que os sustentam. ”

Muitos já estão afirmando que o Oriente venceu essa guerra de narrativas concorrentes. O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em um ensaio influente em El País , argumentou que os vencedores são os “estados asiáticos como Japão, Coréia, China, Hong Kong, Taiwan ou Cingapura que têm uma mentalidade autoritária que vem de sua cultura. tradição [do] confucionismo. As pessoas são menos rebeldes e mais obedientes do que na Europa. Eles confiam mais no estado. A vida cotidiana é muito mais organizada. Acima de tudo, para enfrentar o vírus, os asiáticos estão fortemente comprometidos com a vigilância digital. As epidemias na Ásia são combatidas não apenas por virologistas e epidemiologistas, mas também por cientistas da computação e especialistas em big data. ”

Ele prevê: “A China agora poderá vender seu estado policial digital como um modelo de sucesso contra a pandemia. A China exibirá a superioridade de seu sistema com ainda mais orgulho. ” Ele afirma que os eleitores ocidentais, atraídos pela segurança e pela comunidade, podem estar dispostos a sacrificar essas liberdades. Há pouca liberdade em ser obrigado a passar a primavera fechado em seu próprio apartamento .

De fato, a China já está em uma espécie de volta da vitória, acreditando que se reposicionou habilmente do culpado para o salvador do mundo. Uma nova geração de jovens diplomatas chineses assertivos foi às mídias sociais para afirmar a superioridade de seu país. Michel Duclos, ex-embaixador da França no Instituto Montaigne, acusou a China de “tentar descaradamente capitalizar a” vitória do país contra o vírus “para promover seu sistema político. O tipo de guerra fria não declarada que vinha se formando há algum tempo mostra sua verdadeira face sob a luz dura do Covid-19. ”

O teórico das relações internacionais de Harvard, Stephen Walt, acredita que a China pode ter sucesso. Oferecendo uma primeira olhada na revista Foreign Policy , ele sugere: “O coronavírus acelerará a mudança de poder e influência de oeste para leste. A Coréia do Sul e Cingapura mostraram a melhor resposta e a China conseguiu bem após os erros iniciais. A resposta dos governos na Europa e nos EUA tem sido muito cética e provavelmente enfraquecerá o poder da marca ocidental. ”

Muitos da esquerda européia, como o filósofo esloveno Slavoj Žižek, também temem um contágio autoritário, prevendo no oeste “uma nova barbárie com rosto humano – medidas de sobrevivência implacáveis impostas com pesar e até simpatia, mas legitimadas por opiniões de especialistas”.

Por outro lado, Shivshankar Menon, professor visitante da Universidade Ashoka na Índia, diz: “A experiência até agora mostra que os autoritários ou populistas não são melhores para lidar com a pandemia. De fato, os países que responderam cedo e com sucesso, como Coréia e Taiwan, foram democracias – não aqueles dirigidos por líderes populistas ou autoritários. ”

Francis Fukuyama concorda: “A principal linha divisória na resposta eficaz a crises não colocará autocracias de um lado e democracias do outro. O determinante crucial no desempenho não será o tipo de regime, mas a capacidade do estado e, acima de tudo, a confiança no governo. ” Ele elogiou a Alemanha e a Coréia do Sul .

De fato, a Coréia do Sul está se vendendo como o poder democrático, em contraste com a China, que melhor lidou com a crise. Sua imprensa nacional está cheia de artigos sobre como a Alemanha está seguindo o modelo sul-coreano de testes em massa .

Mas a Coréia do Sul, uma economia orientada para a exportação, também enfrenta dificuldades de longo prazo se a pandemia forçar o oeste, como prevê o professor Joseph Stiglitz, a uma reavaliação total da cadeia de suprimentos global. Ele argumenta que a pandemia revelou os inconvenientes de concentrar a produção de suprimentos médicos. Como resultado, as importações na hora certa diminuirão e a produção de bens de origem doméstica aumentará. A Coréia do Sul pode ganhar elogios, mas perde mercados.

O perdedor no momento, além de Steve Bannon, que defendeu a “desconstrução do estado administrativo”, corre o risco de ser a UE.

Alguns dos críticos mais contundentes da Europa foram os pró-europeus. Nicole Gnesotto, vice-presidente do think tank do Instituto Jacques Delors, diz: “A falta de preparativos da UE, sua impotência e timidez são impressionantes. Obviamente, a saúde não faz parte de sua competência, mas não deixa de ter meios ou responsabilidades. ” O primeiro instinto foi fechar fronteiras, acumular equipamentos e reunir respostas nacionais. Em tempos de escassez, emergiu que cada pessoa era por si mesma, e a Itália se sentia mais abandonada a si mesma.

Mas a disputa se expandiu para uma batalha feia entre o norte e o sul da Europa pela emissão de dívida comum ou pelas condições que poderiam ser definidas para qualquer crédito emitido pelo fundo de resgate da zona do euro. Os holandeses e alemães suspeitam que a Itália esteja usando a crise na Lombardia para renomear o conceito rejeitado de eurobonds, no qual o norte financia as dívidas do imprudente sul. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, está pressionando a questão, dizendo ao bloco “ele tem um compromisso com a história”. Se a UE falhar, pode desmoronar, ele alertou.

O primeiro-ministro português, António Costa, falou sobre comentários “repugnantes” e “mesquinhos” do ministro holandês Wopke Hoekstra, enquanto o ministro das Relações Exteriores espanhol, Arancha González, se perguntou se os holandeses entendiam que “uma cabana de primeira classe não o protegeria”. quando todo o navio afundar ”.

O ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta tem criticado a resistência holandesa em ajudar a Itália, dizendo à imprensa holandesa que a visão italiana da Holanda foi seriamente prejudicada: “Não ajudou um dia depois que as autoridades aduaneiras alemãs pararam uma enorme quantidade de máscaras na fronteira, caminhões russos carregando suprimentos de socorro passavam pelas ruas de Roma e milhões de máscaras foram enviadas da China. Matteo Salvini está esperando por esse tipo de ação da Holanda e da Alemanha para que ele possa dizer: veja, não temos utilidade para a União Europeia. ”

A posição da UE não é irrecuperável. A agenda de fechamento de Salvini ainda não encontrou seu fundamento, uma vez que a popularidade de Conte não faz do primeiro ministro um alvo fácil. Conte se tornou o líder mais popular da história da república italiana. Políticos alemães individuais, como Marian Wendt, também desfizeram parte dos danos ao organizar um grupo de italianos que seriam transportados de Bérgamo para Colônia para tratamento.

Mas com o número de mortos aumentando em toda a Europa e a crise apenas começando a penetrar na África, o discurso da UE até agora foi dominado por uma briga pouco educativa e altamente técnica sobre como financiar o resgate econômico da UE.

O principal consolo da Europa é olhar para o outro lado do Atlântico e assistir ao caos diário que é a conferência de imprensa noturna de Donald Trump – o lembrete diário de que pessoas racionais podem planejar qualquer coisa, exceto um presidente irracional. Nathalie Tocci, consultora de Josep Borrell, chefe de relações exteriores da UE, se pergunta se, assim como a crise de Suez em 1956 simbolizava a decadência final do poder global do Reino Unido, o coronavírus poderia marcar o “momento de Suez” para os EUA.

O próprio Borrell insiste que a UE está se recuperando depois de um começo difícil e que a cooperação está sendo vencida. Escrevendo no Project Syndicate , ele afirma: “Após uma primeira fase de decisões nacionais divergentes, estamos agora entrando em uma fase de convergência na qual a UE está no centro do palco. O mundo inicialmente enfrentou a crise de maneira descoordenada, com muitos países ignorando os sinais de alerta e seguindo em frente. Agora está claro que a única maneira de sair disso é juntos. ”

Ele pode estar certo, mas no momento as balanças estão equilibradas. Ainda existe um mundo a ser conquistado.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O grande vencedor será o já vitorioso capital financeiro, que será credor de toda a humanidade.

    The winner will take all.

    Time waits for nobody
    (Freddie Mercury)

    Time waits for nobody
    Time waits for nobody
    We all must plan our hopes together
    Or we’ll have no more future at all
    Time waits for nobody

    We might as well be deaf and dumb and blind
    I know that sounds unkind
    But it seems to me
    We’ve not listened to
    Or spoken about it at all
    The fact that time was running out for us all

    Time waits for nobody
    Time waits for no one

    We’ve got to build this world together
    Or we’ll have no more future at all
    Because time
    It waits for nobody
    Nobody
    You don’t need me to tell you what’s gone wrong
    You know what’s going on
    And it seems to me we’ve not cared enough
    Or confided in each other at all
    It seems like we’ve all got our backs against the wall

    Time waits for nobody
    Time waits for no one

    We’ve got to trust one another
    Or we’d have no more future at all
    Because time
    Waits for nobody
    Waits for nobody
    Time waits for no one

    Best to be friends with one another
    Or we’d have no more future at all
    Time waits for nobody
    For nobody, nobody, nobody
    For no one

  2. O que o The Guardian (antigamente um jornal de centro esquerda, mas isso há muito tempo, a exemplo do Le Monde) chama de democracias são regimes oligárquicos “que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares” (cito a wiki; mas talvez seja uma definição demasiadamente abrangente). Há muito a se discutir (e isso tem sido feito, é claro) sobre a relação ou adequação desse conceito para pensar a “nova ordem mundial”, a qual vem colapsando na última década (bem antes da epidemia).
    “Disputar a narrativa” é marca dos artigos desse tipo de jornal: transpõem para a situação atual o conflito do século (China, Rússia, etc. vs. EUA, UE, etc). Como disse certa vez o Boaventura de Souza Santos, se não entendermos esse conflito, nada compreendemos.

  3. Até quando esperar?
    (Plebe Rude)

    Não é nossa culpa
    Nascemos já com uma bênção
    Mas isso não é desculpa
    Pela má distribuição

    Com tanta riqueza por aí, onde é que está
    Cadê sua fração?

    Até quando esperar?

    E cadê a esmola que nós damos
    Sem perceber que aquele abençoado
    Poderia ter sido você
    Com tanta riqueza por aí, onde é que está
    Cadê sua fração

    Até quando esperar a plebe ajoelhar
    Esperando a ajuda de Deus?

    Posso vigiar teu carro
    Te pedir trocados
    Engraxar seus sapatos

    Sei
    Não é nossa culpa
    Nascemos já com uma bênção
    Mas isso não é desculpa
    Pela má distribuição

    Com tanta riqueza por aí, onde é que está
    Cadê sua fração
    Até quando esperar
    A plebe ajoelhar
    Esperando a ajuda do divino Deu$?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador