Trump está fazendo da América um obstáculo na luta global contra o Covid-19, por Michael H. Fuchs

O manuseio mortal da pandemia pelo presidente ameaça tornar o país mais poderoso do mundo um pária

no The Guardian

Trump está fazendo da América um obstáculo na luta global contra o Covid-19, por Michael H. Fuchs

O tratamento incompetente da pandemia do Covid-19 pelo presidente Donald Trump não está apenas exacerbando a morte e a destruição causadas pelo vírus nos EUA. Também está prejudicando a resposta global à crise, e os custos podem ser ainda mais mortais.

Quando as crises globais ocorrem, a liderança americana é essencial. Seja lançando o Plano de Emergência do Presidente para a Ajuda à Aids (Pepfar) ou organizando esforços para responder ao surto de Ebola de 2014, os EUA desempenharam um papel central no enfrentamento de muitas das mais graves crises de saúde do mundo. A liderança americana está longe de ser perfeita, mas é necessária para enfrentar ameaças de magnitude global.

Essa pandemia é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos perderam mais pessoas para o Covid-19 do que em todos os seus conflitos militares desde o início da guerra do Vietnã. O surto já matou centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, e a crise está apenas começando. À medida que o número de mortos aumenta e o caminho para sair da pandemia permanece incerto, a catástrofe econômica será enorme.

Um esforço global bem-sucedido para derrotar a pandemia exigirá uma resposta americana robusta. Em vez disso, Trump está tornando mais difícil para o mundo lidar com a crise.

Trump parece não reconhecer que a única solução eficaz para a pandemia é combatê-la em todos os lugares. Sem uma vacina administrada universalmente, o vírus poderia continuar a circular de país para país. E, por mais desesperadora que seja a situação nos EUA, outros países podem se sair muito piores. A ONU triplicou recentemente sua avaliação da necessidade imediata de ajuda aos mais vulneráveis ​​e disse que trilhões de dólares em pacotes de resgate seriam necessários para as economias em desenvolvimento. Além do número inimaginável de pessoas que poderiam morrer do vírus, a pandemia poderia causar fomes de “proporções bíblicas”, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos, e um colapso econômico que poderia custar inúmeras vidas a mais.

Enquanto os EUA normalmente lideram os pedidos de assistência aos países em desenvolvimento para ajudá-los a lidar com a pandemia, o governo Trump mal percebe a necessidade desesperada em todo o mundo. Nas crises passadas, os EUA reuniam aliados e parceiros para desenvolver soluções comuns; desta vez, o governo Trump impediu o G20 de agir.

Trump atacou a principal organização internacional dedicada a responder a pandemias. No início do surto, muito antes de Trump alegar que o vírus “desapareceria”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estava soando o alarme e alertando os países a se prepararem. Mas, em vez de trabalhar com a OMS, o governo Trump transformou a organização em um campo de batalha com a China e interrompeu o financiamento dos EUA.

Trump impediu os esforços para ajudar aqueles que poderiam ser devastados pela pandemia. Quando o secretário-geral da ONU pressionou por um cessar-fogo global durante a pandemia – que vários grupos envolvidos em conflitos armados indicaram que apoiariam – os EUA mantiveram seus esforços por causa de brigas com a China usando a OMS. Enquanto isso, o governo Trump continuou a pressionar o Irã e a Venezuela com sanções, apesar da vulnerabilidade de seu povo.

Trump parece ver a corrida por uma vacina como um jogo de soma zero. Em março, ele alardeou: ‘tentei comprar uma empresa alemã que havia feito progressos no desenvolvimento de uma vacina, com a intenção de garantir crédito e acesso aos EUA’. Em 4 de maio, líderes de todo o mundo se reuniram para arrecadar fundos para encontrar uma vacina e tratamentos e abrir caminho para a produção e distribuição em massa. Mas os EUA estavam desaparecidos em ação – não apenas Trump deixou de comparecer, mas os EUA nem sequer enviaram um funcionário ou quaisquer fundos.

Um dos tópicos que atravessa tudo isso é um jogo mortal de culpa EUA-China. Desde que o Partido Comunista Chinês (PCC) respondeu inicialmente ao surto, tentando censurar aqueles que se manifestaram sobre o assunto, muitos nos EUA culpam a China por permitir que a pandemia se espalhasse. Qualquer que seja a culpabilidade que a China mereça, ninguém se beneficia agora de uma disputa entre EUA e China por causa da pandemia à custa dos esforços coletivos para combater a doença. No entanto, é exatamente isso que o governo Trump e o PCC estão fazendo.

O manuseio mortal de Trump da pandemia em casa também ameaça tornar o país mais poderoso do mundo um pária internacional. Com mais casos e mortes do que qualquer outro país, e com um presidente que parece desinteressado em fazer o que é necessário para reabrir com segurança a economia, é improvável que o resto do mundo leve as políticas americanas para lidar com a pandemia com seriedade. Pior ainda, à medida que outros países começam a reabrir suas economias com segurança, os EUA podem se tornar alvo de proibições de viagens, pois a China estava no início da pandemia.

Em momentos de crise global, a América ainda é a nação indispensável. Mas no momento de necessidade de hoje, Trump está fazendo da América um obstáculo ao sucesso.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem poderia imaginar que um dia o EUA imitariam o Brasil e colocariam um ASNO na presidência.
    Bem, eehehe, eles colocaram o asno antes.
    Mas como temos a mania de achar que o que é bom para eles é bom para nós, mostramos para eles como é que se faz e colocamos um ASNO ainda mais ASNO para presidente.
    E ainda por cima com uns quatro aspirantes a ASNO junto.

  2. A China “tentando censurar aqueles que se manifestaram sobre o assunto”? Quais são as evidências disso? A China relatou para a OMS, no final de dezembro, a ocorrência de um surto de pneumonia grave, sem causa conhecida. Em 12 de janeiro eles já tinha identificado e informado a OMS a causa e o sequenciamento genético do vírus. Um médico chinês ter tido a percepção, ainda em dezembro, de que a pneumonia era extremamente contagiosa, antes de maiores estudos, da identificação da causa, seria o motivo dessa desconfiança? O problema é que a ciência, para se diferenciar de opinião pessoal, exige pesquisa, método e isso leva tempo. A China tanto levou a sério o assunto que agiu em um tempo extremamente rápido, dada a complexidade do problema. Qual país do ocidente teria feito isso mais rápido? EEUU, Reino Unido, França, Espanha, Itália? os parentes dos mortos de covid 19 nesses países dirão que não. A Alemanha talvez chegasse perto…É preciso atenção para não sermos usados pela mídia nessa guerra híbrida contra tudo que não seja capitalismo selvagem ou neoliberalismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador