Uma estratégia para vencer a guerra sanitária; Nassif entrevista Tereza Campello

Ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Dilma, economista fala sobre como base de dados federal poderia ser aproveitada no combate ao coronavírus

Tereza Campello, economista, pesquisadora associada na Universidade de Nottingham e ex-ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome nos governos Dilma Rousseff. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – Ministra do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome nos governos Dilma Rousseff, a economista Tereza Campello explica que a atual base de dados que o governo federal possui em mãos é fundamental para que se trace uma estratégia eficiente para o combate ao coronavírus junto à população pobre.

“O Sistema Único de Saúde tem uma base de suas informações muito eficiente – a gente sabe, no caso do Cadastro Único, onde está a população pobre, os endereços do Bolsa Família estão todos atualizados. A gente poderia, por exemplo, tentar acessar essas famílias com informações”.

Morando atualmente na Inglaterra, onde atua como pesquisadora associada na Universidade de Nottingham em projetos na área de segurança alimentar, Tereza ressalta que o Brasil está perdendo grandes oportunidades no que se refere ao gerenciamento da crise. “Ele perdeu tempo, que talvez seja a coisa mais preciosa que temos hoje (…) A gente tem erros e acertos dos outros que a gente poderia ter aprendido, e não aprendemos nada. Quem aprendeu foram os nossos cientistas (…) mas o governo ignorou tudo isso”.

A pesquisadora diz que o país poderia estar contratando os médicos com antecedência, e agora eles vão chegar “com a tragédia já instalada, faltando luvas, faltando coisas básicas para a rede SUS que a gente poderia estar se preparando, pois a gente já sabia que essa nuvem de gafanhotos estava se aproximando, então nós não nos preparamos com relação a isso”.

Confira abaixo a íntegra da entrevista do jornalista Luis Nassif com Tereza Campello:

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tereza Campello é um orgulho para qualquer verdadeiro governo decente! Grande técnica, inteligente, brilhante! Claro que não poderia estar nesse desgoverno!

  2. FORA DE PAUTA
    Algum problema com o Blog,com Nassif?O Blog não está atualizado desde 23/03.Meio apreensivo.Alô Da.Lourdes,câmbio.Dê notícias,Nassif é fundamental.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador