Uma explicação didática sobre por que o crash dos mercados vai prosseguir, por Luis Nassif

A bolha já estava prestes a estourar, quando aparece o coronavírus, trazendo uma expectativa de queda mais aguda ainda no faturamento das empresas

Há pontos em comum entre a crise de 2008 e a crise atual.

Houve um intenso processo de acumulação de riqueza financeira. Em parte, devido à mudança de paradigmas e à disseminação de empresas tecnológicas. Em parte, devido ao próprio processo de cartelização da economia mundial, dominado pelo capital financeiro. Mas muito, devido ao excesso de liquidez, de dinheiro sobrando no mercado, que beneficiou muito mais as empresas líderes de setor do que seus concorrentes, favorecendo a concentração.

Até  2008, a liquidez era garantida pela simbiose entre aumento do endividamento nos Estados Unidos, financiado pela compra de títulos americanos pela China. Esse movimento dava fôlego para o Tesouro garantir o crédito abundante nos EUA que, por sua vez, ajudava a aumentar a compra de produtos chineses e a produzir bolhas no mercado financeiro.

Foi um movimento que transcendeu o comportamento da economia real, produzindo um valor financeiro das empresas muito vezes superior ao valor real do negócio.

O que é o valor real do negócio? É o valor equivalente ao faturamento esperado da empresa durante um determinado período, trazido a valor presente por uma determinada taxa de juros que o comprador aceita pagar.

Se o comprador quiser uma rentabilidade maior, exigirá um preço menor. Se aceitar uma rentabilidade menor, aceitará pagar um preço maior. É esse mecanismo que provoca uma valorização dos ativos reais sempre que as taxas de juros caem.

 

Depois da crise de 2008, houve outro movimento enorme de liquidez. Os recursos serviram especificamente para resolver inadimplência do setor financeiro e do mercado em geral. Mais uma vez, a economia real caminhava lentamente. Grandes volumes de recursos se acumularam na tesouraria das grandes corporações, sem que resultassem em aumento dos investimentos. Se a riqueza financeira não cria riqueza real, na forma de novos ativos, o resultado óbvio é aumentar o preço dos ativos existentes.

Além disso, o modelo de remuneração dos executivos criou uma enorme armadilha.

  1. Sua remuneração passou a ser participação em resultados e compra preferencial de ações da companhia.
  2. As metas a serem alcançadas incluíam faturamento da companhia mas, principalmente, seu valor de mercado.
    Nesse modelo, as sobras de caixa passaram a ser utilizadas para recompra de ações da própria companhia, com um duplo propósito: de um lado, proporcionavam valorização nos preços das ações, ajudando a cumprir as metas; de outro, permitia aos executivos negociar suas ações no mercado, a preços valorizados.

Mais do que isso, com a liquidez abundante e taxas de juros historicamente baixas, houve um enorme processo de alavancagem (endividamento das empresas) para adquirir ações da própria empresa ou concorrentes.

O resultado objetivo foi a ampliação da concentração e do deslocamento da riqueza financeira em relação à riqueza real. Ou seja, uma bolha disseminada por todos os mercados.

A bolha já estava prestes a estourar, quando aparece o problema coronavirus, trazendo uma expectativa de queda mais aguda ainda no faturamento das empresas. Uma queda na previsão de faturamento provoca uma queda mais que proporcional no valor da companhia.

Explico: pela lógica se a receita de uma empresa cai 30%, seu valor deveria cair 30%. Não é isso que ocorre. O que vou mostrar é que nos modelos de negócios, se o faturamento cai 30%, o lucro cai muito mais e o valor da empresa mais ainda.

Acompanhe o raciocínio (os números foram chutados apenas para descrever o fenômeno da desalavancagem.

Imagine uma empresa com

  • 100 de faturamento,
  • 35 de custo fixo,
  • 35 de custo variável,
  • e lucro de 30.
  • E imagine um preço de mercado correspondendo a 15 vezes seu lucro líquido, ou 450.

Ai, supus uma queda de vendas de 30%.

  • O faturamento cai para 70.
  • Os custos fixos permanecem em 35.
  • Os custos variáveis caem 30% e vão para 24,5.
  • O que sobra – 10,5 – é o novo lucro.
  • Ou seja, o faturamento cai 30% (de 100 para 70), mas o lucro despenca 65% – de 30 para 10,5.

Mais que isso. Houve a quebra da corrente, o furo da bolha e os multiplicadores acabam caindo também, acompanhando a onda de pessimismo do mercado.

Supondo que os multiplicadores de preços caiam de 15 para 8 vezes, o valor da companhia cairá de 450 para 84, uma queda de 81,3%,

Por aí, dá para entender o crash que está derrubando todos os mercados. Desde o começo do ano, a AB Inbev perdeu 50% do seu valor. Outras acompanharam.

Por aí se entende que a queda dos mercados não irá parar. Há muita gordura para queimar, o que levou operadores de todo mundo a pedir o fechamento das bolsas por tempo indeterminado.

 

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FORA DE PAUTA
    E agora Prof.Marcos Nobre o que tem a dizer?Posso adiantar que Bozo não governa mais.Sendo um grande filósofo e acadêmico,o mínimo seria pedir,especialmente a mim e aos seus inúmeros admiradores,sinceras desculpas pela infeliz entrevista que concedeu há 10 dias atrás,desobedecendo as regras elementares da política,dando a reeleição de um psicopata como favas contas,apenas para externar sua preferência partidária.Um conselho bobo:Humildade e caldo de galinha nunca fez mal a seu ninguém.

    1. Quando o Guedes defendeu o AI-5 e disse que se fizesse besteira o dólar chegaria aos 5 reais, se deu um período de 15 semanas. Acontece que com o dólar já passando dos R$ 5,00, não em 15 semanas, mas 15 dias, será que o ministro vai fazer a reforma que falta? Reformar sua poltrona e ir para casa?

  2. Mas tudo isso não é preocupante, pelo menos não para os mercados financeiros. Mais uma vez eles serão socorridos pelos diversos governos nacionais, enquanto as massas pobres e médias cobrem os custos das perdas das elites. Crer que essa crise estabelece um marco e uma luta civilizatórios é uma ilusão, civilização é só uma palavra vazia de sentido no mundo.

    1. Por isso, caro Leandro, a justiça social só é possível com uma guerra de enfrentamento permanente, perene, por ação, ou por ameaça de ocorrer, sempre!

  3. Texugo News

    A Bela, Irônica e Didática Lógica da Vida
    por Horridus Bendegó

    Diálogo

    O Mercado, em pânico, trêmulo como se tivesse Parkinson, grita: Socoooorro, Socoooorro, o vírus… o vírus…

    O Estado, altivo, soberano e tranquilizante como um pai seguro, responde: Calma, calma, que vou decretar estado de calamidade pública!

    aí não precisarei mais obedecer suas exigências de velho caduco e ambicioso, ganancioso que só pensa em si e nos lucros,

    de que tenho que diminuir meu tamanho, gastar menos com saúde, educação, segurança, pesquisa científica, arte e cultura,

    e vou socorrer tudo com o dinheiro público, (que você adora, mas só para o pagamento dos juros que você obtém sobre minha dívida impagável, para consigo) e, além de ajudá-lo a não quebrar-se, vou salvar dignidades e vidas humanas, coisa que você não faz, muito pelo contrário…

    O Mercado: Tá bom, meu pai eterno!

    Afinal, só existo porque você permite-me a existência, diminuindo-se de tamanho e organizando-se de forma a colocar a felicidade das pessoas em minhas mãos, e não na sua..

    Você, como bom pai, sempre se anulou em prol de mim, seu filho.

    O Estado: Sim, meu filho… posso chamá-lo de Brutus?

    Porque sei que assim que a pandemia passar, você voltará a cantar:

    “joga bosta na Geni! Ela é boa pra apanhar, ela é boa de cuspir, ela dá pra qualquer um, maldita Geni”

    e me apunhalará pelas costas!

  4. Agradeço ao PT por ter nos livrado do crash de 2008 e distribuído renda no “boom das comodities”,obrigado pela poupança deixada para nos salvar deste crash atual por isso desejo q o PT foque em si mesmo com humildade, sejam felizes com o seu legado e levem isso às campanhas, não corram tão atrás assim dos eleitores,só os informem dos fatos, nuances, obstáculos vencidos,no Brasil é zica fazer as coisas, não adianta aumentar verba da educação de 20 bilhões para 100 bilhões (bilhões?Sim isso mesmo, bilhões)q sempre vai haver um intelectual professor(psolista e etc…)dizer q tá uma merda, é assim mesmo,cada um defendendo o seu(poder?)e todos perdem,é assim com policiais bolsos e empresários/mídias tucanas, aqui é um fazendo e dez desfazendo,por favor informem as pessoas como as coisas foram conquistadas para q os mbls, faces,yous não façam distorcidamente por vcs isso, agora é hora de apontar os erros deles(os não progressistas/esquerdistas) e cobrá-los como é q fica agora então???

  5. À medida que o sistema estremece, as explicações para a crise vão se aproximando da verdade. Falta um gráfico para determinar até que ponto o tecido social irá suportar o tsunami do capital.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador