Pela terceira vez em cinco anos, África do Sul nega visto ao Dalai Lama

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Paulo F.

Do Diário de Notícias de Lisboa

África do Sul volta a negar visto ao Dalai Lama

Dalai Lama
Dalai LamaFotografia © EPA

O Dalai Lama cancelou uma viagem prevista para outubro à África do Sul, para assistir à gala anual de prémios Nobel da Paz, depois de o Governo sul-africano lhe ter negado um visto, informou hoje o diário Cape Times.

Trata-se da terceira visita em cinco anos que o líder religioso tibetano cancela devido à não-concessão de visto para entrada no país africano, que mantém estreitas relações com a China.

“Para já, o Dalai Lama decidiu cancelar a sua viagem à África do Sul”, disse ao jornal Nangsa Choedon, representante do líder religioso no país africano.

Nangsa Choedon indicou que representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-africano lhe comunicaram na semana passada que não seria concedido visto ao Nobel da Paz em 1989, embora ainda não tenha recebido uma confirmação escrita da decisão.

Porta-vozes do ex-presidente sul-africano Frederik de Klerk e do arcebispo Desmond Tutu, ambos Nobel da Paz, protestaram contra a negação do visto.

A XIV edição da Conferência Mundial de Prémios Nobel da Paz realiza-se de 13 a 15 de outubro na Cidade do Cabo.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Nada a ver. Passaporte é uma

      Nada a ver. Passaporte é uma coisa, visto é outra, só entra em um Pais quem o Pais quiser, pode recusar visto ou entrada no Pais sem dar explicações. E a ONU não emite passaportes, dá uma especie de salvo conduto, conhecido como “passaporte Nansen”” em situações especialissimas e raras para quem não tem mais Estado, o que não dá direito a seu portador de entrar em paises que lhe neguem entrada.

      1. boa tarde, Motta Araujo…

        seus comentários esclarecedores são importantíssimos para o perfeito entendimento

        verdadeira aula em praticamente todos os posts em que aparecem

        valeu, mesmo

        grande abraço

    2. Me engana que eu gosto

      Luta pela paz? Isso é conversinha fiada dos ianques meu amigo, é a beatificação do “inimigo do meu inimigo que vira meu amigo” para desestruturar o inimigo comum (China e seu estado intervencionista que o mercado sonha em domar por completo)…

      Dalai Lama é simplesmente um título, uma patente, uma posição hierárquica perante seu povo, no Tibete. O resto é pura ficção ao pior estilo Discovery e Nat Geo.

  1. Eles estão certos

    Por que a Africa do Sul haveria de apoiar um escravocrata que quer impor um regime teocrático ao Tibet ?

    Com o intuito de provocar a China, dá-se importância a uma figura para lá de abjecta.

    1. Imagina só se um líder de um

      Imagina só se um líder de um país não pudesse entrar em outro país porque o IMPÉRIO não quer? Imagina se o IMPÉRIO em questão fosse os EUA? O que vc diria?

      1. Se houvesse um doente mental

        Se houvesse um doente mental se pretendendo representante do além para dividir o território de qualquer outra nação – qualquer outra! – eu diria a mesma coisa.

  2. Pois faz muito bem! Porque

    Pois faz muito bem! Porque esse Lama é e sempre foi um picareta a serviço das potências ocidentais. Os chineses ocuparam o Tibet após a Revolução de 1949 porque esse país servia como porta de entrada para elementos contra-revolucionários a serviço do imperialismo, notadamente o ianque. Era um flanco aberto que o então jovem regime não podia tolerar. Mais: antes da ocupação o Tibet era governado por uma casta religiosa que impunha a escravidão da população camponesa. Era, resumindo, um Estado teocrático escravista. Nota: Já me antecipando, sei que muita gente aqui vai me condenar por essas afirmações. Porque a mistificação ocidental em torno desse personagem é tamanha que mesmo gente bastante razoável não consegue enxergar. Mas o fato é que não adianta brigar com a história. Até porque ideologia nada tem a ver com a dinâmica histórica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador