Agricultura Familiar

A superação da fome só é possível com reforma agrária popular, por Silvio Netto

A superação da fome só é possível com reforma agrária popular

por Silvio Netto

No país que mais exporta commodities agrícolas, mais da metade de sua população não se alimenta adequadamente, comem o que estiver disponível e não sabem se terão alimentação garantida nos próximos meses. Entre eles, vinte e oito milhões de brasileiros estão literalmente passando fome.

Ao mesmo tempo em que o Brasil alcançou uma safra recorde de mais de 272 milhões de toneladas de grãos neste ano, o país voltou ao Mapa da Fome, elaborado pela ONU, de onde conseguiu sair em 2014. Isso acontece porque o modelo implementado só privilegia poucos latifundiários e empresas de capital estrangeiro que produzem apenas para a exportação, sustentadas pelo amplo uso de agrotóxicos. Só no governo Bolsonaro, mais de 1350 novas substâncias foram liberadas. Assim, toneladas e toneladas de soja, milho, cana e outras commodities têm como destino o mercado exterior, seja a produção de alimentos, agrocombustíveis ou ração para bovinos, suínos e aves.

Apesar da injustiça do modelo agroexportador, diariamente somos bombardeados por propagandas em todos meios de comunicação anunciando que o “Agro é pop, é tech, é tudo”, com imagens de longos campos verdes, grandes máquinas e números que apresentam o agronegócio como garantidor do superávit na balança comercial. Mas, na prática, quem alimenta o povo brasileiro é a agricultura familiar. Mesmo com uma área pequena, representando 23% do total, ela é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira e por 67% da força de trabalho ocupada na agropecuária.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra faz parte dessa rede, com 400 mil famílias desenvolvendo uma produção sustentável de comida de verdade, livre de venenos, em conexão com a natureza, com respeito a quem produz, e, principalmente, destinada para a mesa das famílias brasileiras. A ocupação de terra é uma das mais importantes ações de combate à fome da história do país.

Somos milhares de militantes, técnicos, educadores, que atuam também através de escolas, cooperativas, associações e agroindústrias.

O movimento defende e constrói a implantação de uma reforma agrária popular, que beneficie o conjunto do povo brasileiro, em harmonia com nossa biodiversidade, para superar o modelo de morte do agronegócio. E a distribuição de terras é a única alternativa para se reverter os problemas do meio ambiente, com plantio de árvores e a preservação das águas.

É a solução para a produção de alimentos, pois só a reforma agrária pode levar o conjunto do povo brasileiro a ter acesso à comida com fartura, em quantidade, mas, especialmente, com qualidade, enfrentando não apenas o problema da escassez, mas também as consequências do consumo dos alimentos contaminados por agrotóxicos.

Nossos Armazéns do Campo estão se espalhando pelo país e distribuindo toneladas da nossa produção. São sinais de que além dos alimentos que produzimos estão chegando a milhões de casas, nossas ideias de um país mais justo e humano estão conquistando os corações e as mentes.

A ocupação de terras é uma ação democrática e constitucional e, no momento em que vivemos, um ato de amor à vida do povo brasileiro.

Silvio Netto é da direção nacional do MST.

Artigo originalmente publicado no jornal O Tempo de Minas Gerais

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Redação

Redação

Recent Posts

Conib visita o presidente de Israel após retaliação do Irã

Formada por líderes da comunidade judaica, a delegação defendeu a pluralidade política interna, mas que…

9 minutos ago

Ataque à embaixada iraniana mostra violação contínua da legislação internacional por Israel

Conflito no Oriente Médio tem se concentrado nos ataques do Irã a Israel, ignorando o…

33 minutos ago

Bomba: Moro, Dallagnol, Hardt e outros tentaram “desviar” bilhões via Lava Jato, aponta relatório da correição

GGN obteve acesso ao relatório que analisa as hipóteses criminais que recaem sobre as ações…

53 minutos ago

Quem são os vereadores presos por suposto envolvimento em esquema de fraudes ligado ao PCC

Segundo MP, quadrilha de políticos e empresários atuava por meio de empresas para fraudar a…

54 minutos ago

Para entender o julgamento de Sergio Moro e Gabriela Hardt no CNJ

Salomão pretende apresentar relatório da correição nos gabinetes da Lava Jato ao CNJ; acompanhe a…

3 horas ago

“Mídia fez Moro de Deus e ele acreditou nesse personagem”, afirma ministro Gilmar Mendes

Ministro do STF contou que aconselhou o senador recentemente, a fim de alertar sobre suas…

3 horas ago