Desmonte do Incra por Bolsonaro ameaça segurança alimentar: ‘vai faltar comida’

Entidade de trabalhadores da agricultura familiar alerta sobre riscos do decreto do governo que altera competências do órgão

“Logo faltará alimento, alimentos de qualidade para sustentar o povo”, alerta coordenador-geral da Contraf

da Rede Brasil Atual

Desmonte do Incra por Bolsonaro ameaça segurança alimentar: ‘vai faltar comida’

São Paulo – Às vésperas do carnaval, na sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou novo decreto que altera a estrutura regimental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A medida 10.252/2020 extingue diversos programas voltados para assentados, quilombolas e comunidades extrativistas e de agricultores familiares, entre eles, o projeto Terra Sol de fomento à agroindustrialização, que privilegia investimentos para mostrar a viabilidade comercial da reforma agrária.

Coordenador-geral da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), Marcos Rochinski, avalia que o decreto é mais um ataque do governo Bolsonaro para desmontar um modelo de desenvolvimento pensado para a soberania alimentar, como fez ao extinguir os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social e os conselhos de participação da sociedade civil. Hoje, mais de 70% dos alimentos que compõem a cesta básica da população do país são provenientes da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária.

“Estão tirando a possibilidade de produção de alimentos de qualidade para colocar na mesa do povo brasileiro. Eu espero que a sociedade se mobilize, porque a continuar desse jeito, logo faltará alimento, alimentos de qualidade para sustentar o povo. Acabar com esse modelo de produção significa que amanhã ou depois o nosso povo terá dificuldade de acesso aos alimentos”, alerta Rochinski em entrevista à jornalista Marilu Cabañas da Rádio Brasil Atual.

O decreto de Bolsonaro altera  profundamente as competências do Incra, também prevendo a extinção do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), uma das maiores políticas públicas de educação em vigência há 20 anos. “Isso significa colocar, obviamente, o nosso país em um retrocesso”, destaca o coordenador-geral da Contraf.

Ouça a entrevista na íntegra

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de lascar.
    Temos um sujeito mentalmente incapaz na presidência, cercado por limítrofes, cujo objetivo é nos devolver á condição de plantation (pelo que lembro das aulas do colégio: monocultura, latifúndio e mão de obra escrava – ou “uberizada”, na novilíngua neoliberal).

    Nunca pensei que veria ao vivo ao retorno da Idade Média, com jumentos que acreditam que a Terra é plana, vacinas são coisas de comunistas e talibãs religiosos têm razão. Que caverna do Inferno que a míRdia porca e o “lúmpen” empresariado gângster sonegador de impostos e direitos nos jogou.

    1. “Idade Média”
      E quem disse que eles são tão avançados assim?
      Em termos de racionalidade, essa turma está muito antes do tempo das cavernas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador