Agricultura Familiar

Gustavo Noronha: ‘É necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-Covid-19’

do CEE Fiocruz

Gustavo Noronha: ‘É necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-Covid-19’

DAIANE BATISTA

“É necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-Covid-19 e pensar uma outra política para o campo”, aponta o professor Gustavo Noronha, economista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em podcast para o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Ele destaca a importância de se assegurar o financiamento público “de forma que possamos construir um modelo de agricultura sustentável, ancorado na reforma agrária, na produção tecnológica, na biotecnologia e na incorporação de algumas inovações da indústria 4.0”.

O economista faz um breve histórico do debate sobre a reforma agrária no Brasil, defendendo a construção de um modelo de agricultura sustentável num futuro pós-pandemia.

Segundo Gustavo, a discussão sobre reforma agrária no país é muito antiga, vem desde José Bonifácio, acompanhando praticamente toda a história do Brasil independente. “Rediscutir a reforma agrária é premente, e de forma concatenada com a discussão de um projeto de desenvolvimento inclusivo, solidário, ambientalmente sustentável e que esteja voltado para a maioria da população e não apenas para a elite”.

Gustavo explica, ainda, que é preciso pensar o papel da agricultura no desenvolvimento, e, a partir daí, pensar a questão agrária no Brasil. “As pessoas pensam em desenvolvimento a partir de um paradigma de Mellor e Johnston [John Williams Mellor economista americano nascido na França, conhecido por seu trabalho no campo do desenvolvimento econômico e agrícola em países do terceiro mundo; Bruce F. Johnston, professor emérito de economia agrícola do Food Research Institute da Universidade de Stanford. Faleceu em fevereiro de 2020], pelo qual a agricultura deveria atender cinco funções – garantia da oferta de alimentos, aumento da renda através do aumento das exportações, liberação de mão de obra para indústria, financiamento da capitalização da economia e aumento da demanda interna”. Mas, para Gustavo, pensar a questão agrária hoje, é pensar segurança alimentar, matriz energética e sustentabilidade ambiental. “Gosto de me orientar pelas liberdades instrumentais de Amartya Sen (Facilidades Econômicas, Segurança Protetora, Oportunidades Sociais, Garantias de Transparência e Liberdade Política), que me faz pensar o papel da agricultura no desenvolvimento acrescentando a elas a sustentabilidade ambiental”, analisa o economista.

Abaixo síntese das funções que deveria ter a agricultura no desenvolvimento:

Fonte: Elaboração Própria a partir dos conceitos expostos em Noronha (2020).

Ele acrescenta a essa lista as fontes de divisas internacionais, garantia da oferta de alimentos, combate à pobreza rural, oferta do alimento sem contaminação e com diversidade nutricional, com informações ao consumidor sobre o uso de agrotóxicos e organismos geneticamente notificados. “Além da questão da sustentabilidade ambiental, da recuperação de áreas degradadas e ações para produção sustentável”, pontua.

Como avalia Gustavo, temos no Brasil uma concentração fundiária muito grande, em que qualquer política econômica sempre foi muito pensada a partir da agricultura, e em que, “com o estatuto da terra implementado pela ditadura, houve uma série de institucionalizações de órgãos públicos para viabilizar as políticas de modernização conservadora,  que acabou vitoriosa. “Assim surgiu o Incra, como vetor fundamental da expansão da fronteira agrícola e da modernização do crédito; a Embrapa na pesquisa, e a  Embrater, com a difusão de conhecimento”,  relata. “Mas, esse modelo ficou em xeque nos anos 80 e o primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária fracassou”, explica.

De acordo com o economista, de lá para cá, dois modelos predominaram no campo disputando terras: o agronegócio, voltado para o mercado externo, e a agricultura familiar, que produz alimentos, principalmente, para o mercado interno. “A agricultura do agronegócio é bastante financeirizada, enquanto a agricultura familiar, não só no Brasil, é muito dependente do Estado”, observa.

Para Gustavo, a Covid-19escancarou aspectos impactantes para agricultura, como as mudanças climáticas, mostrando a urgência de mudar atividades agrícolas que gerem impactos negativos na biodiversidade. “Estudos já mostram que há forte correlação entre o surgimento de novas pandemias e a expansão da área agrícola para áreas a que antes o ser humano não chegava”. E completa: “A segurança alimentar precisa combinar a mudança de valores e consumo também nos centros urbanos e isso coloca desafios tanto para agricultura familiar quanto para agricultura patronal. Se, de um lado, a agricultura familiar tem que ser capaz de produzir cada vez mais, de outro, a agricultura patronal tem que se tornar cada vez mais sustentável”.

Gustavo conclui sua reflexão citando o líder dos Yanomami, Davi Kopenawa:

O povo da mercadoria dorme muito, só sonha com ele mesmo, sonha com carro, casa, roupa, gasolina, tudo!
Seu sonho é consumir, uma relação doentia com a terra, por isso ele mata a floresta que não conhece, mas está viva, daí vem sua beleza.
Se a floresta morre, nós os napês morreremos, os brancos talvez não ouçam seus lamentos, mas ela sente dor como os humanos, suas grandes árvores gêmeas quando caem e ela chora de sofrimento quando é queimada, ela tem um coração e respira, acho que vocês deveriam sonhar.” (Davi Kopenawa, líder dos Yanomami) [Trecho de palestra realizada em maio de 2019, na Universidade Federal Fluminense]

Para saber mais acesse o artigo: Terra, Segurança e Soberania Alimentar, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Covid-19.

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

11 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

12 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

12 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

13 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

15 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

15 horas ago