Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Vamos falar de feno, por Rui Daher

fardo de feno

na Carta Capital

Estava em dúvida sobre comentar o déficit da Previdência Rural, forte preocupação da equipe econômica – camponeses quando se aposentam custam muito ao País; os comprometimentos do Brasil para frear o aquecimento global; ou o lançamento do Programa Leite Saudável, em agropecuária que nunca foi muito bem em lácteos.

Decidi-me pelo feno na alimentação animal.

Como já escrevi neste espaço, diferente da maioria dos analistas do agronegócio que aborda temas áridos se fazendo mais áridos ainda, eu procuro assuntos econômicos polêmicos e dou aos textos uma levada de crônica, onde misturo política, cultura, história e pitadas de humor. Talvez, prejudique a contextualização, mas é o meu jeito de ser e escrever. Quem me conhece, sabe.

Como ando meio inseguro de que esse estilo seja reconhecido e aceito, achei que o feno poderia agradar mais aos fugidios leitores. Ainda mais depois da foto em primeiríssimo plano que ilustra a coluna anterior.

O feno é um aglomerado de plantas secas, de preferência gramíneas e leguminosas, ceifadas a certo ponto de desidratação, quando ainda não perderam valor proteico. Servem como forragem para bovinos, que não mostram nenhum espanto ao ver aqueles grandes rolos amarelados no lugar de verdejantes pastos.

Nosso abençoado clima permite secagem apenas pela ação do sol e do vento para posterior armazenagem e uso em épocas de escassez. Contrário do hemisfério norte, de intensa antecipação mecanizada. Daí suas vacas receberem tantos subsídios.

Se os leitores já viram secar café em terreiro, caboclos revolvendo continuamente os grãos para melhor expô-los aos elementos naturais, no feno a rodagem se repete. Junta-se o material seco e o formata em grandes fardos. Não deixem que o mofo propicie a presença de fungos.

O feno é boa fonte de vitaminas A e D, cálcio e fósforo. Palatável e de boa digestão (evitemos o termo digestibilidade, pouco didático), não sei se pode ser recomendado a humanos, a alguns pelo menos.

Nutricionistas alternativas poderiam pesquisar seus efeitos. Consta que ajuda na preservação do ciclo visual, substitui a ação solar, pode ser tira-gosto de jiló e alcaçuz, gostoso que é, e usado no trato de refluxo esofágico.

Recomenda-se utilizar plantas novas e as folhas mais verdes, pois assim dessecadas, elas preservam e ampliam os benefícios, inclusive o teor de caroteno, sem chegar, no entanto, ao calibre de uma cenoura.

Os implementos agrícolas usados no Brasil em sua produção são simples. Nada de colheitadeiras, GPS, agricultura de precisão, big data. Ceifadeiras, ancinhos, enfardadeiras, coisas de menos, bastam.

Todas com marcas comerciais no mercado. Há quem venda feno pronto-uso. Evita trabalheiras rurais.

Esta coluna, por enquanto, não fará indicações. Talvez, um dia, possa fazê-lo, dá uma certa grana, mas não seria ético numa publicação assim séria. Ademais, isso o fazem centenas de revistas “rurais” que analisam o agronegócio com total legibilidade.   

A Embrapa (sempre ela) Gado de Leite tem informações adicionais importantes para melhorar a produção de feno. Agradarão sobremaneira suas vacas.

E aí, caríssimos? Gostaram? Texto curto, didático e focado. Para mim também foi mais fácil. Não precisei pesquisar estatísticas em fontes nacionais e estrangeiras, construir intersecções entre valores, projetar tendências, dialogar com o leitorado, como nas colunas anteriores.

Nota: o plantio da nova safra corre solto. Estarei em Andanças até 30/10. Se me quiserem, volto. Neste mês sabático, deixo uma sugestão: leiam na Folha de São Paulo, quinzenalmente, a coluna de Ronaldo Caiado sobre o agronegócio. Nas três primeiras, seu tema foi pedir o impeachment de Dilma. Bom divertimento.

 
 
 
 
 
 
Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem, Rui, deve ter sido escrito a pedidos.

    Prefiro o outro estilo.

    É o seu diferencial.

    Claro, que ficou asséptico e até aos olhos dos leigos acessível, é claro.

    E porque hoje é sexta- feira e não domingo de dominó, vou te dedicar uma “musga”, afinal na faina de labutar é preciso parar e borbulhar. Também.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=IWXiA3fzi8Y%5D

  2. Amigas Anna e Odonir,

    é claro que o texto é uma descarada ironia. Será, como vocês mesmas dizem, mudar um estilo que, além do mais, vem recheado de pesquisa, informação, históricos e experiências pessoais muito valiosas. Para o feno e outros acepipes, remédios, para a agropecuária, de que vocês se dizem leiga, mas não são, há centenas de revistas, analistas, colunistas que escrevem no “estilo digital”, o que você começa a encontrar também nas impressas, embora menos.

    A medida do sucesso de um escrevinhador em publicações eletrônicas é o tal do “f”. Quantos ganhou. Não importa se o cara leu apenas o título ou a linha fina, mecanicamente manda um “efe” e, sorte sua, se mesmo sem ler o texto faz um comentário imbecil. 

    Os editores gostam, pois mais preocupados com o acesso à publicação, que se transforma em venda, comércio, faturamento. Isso, sabendo-se que aqueles que escrevem para sites da internet, ao contrário das impressas, não recebem um “aquele termo que o comandante do navio italiano afundado ouviu”.

    Volto lá, sim. Escrever, seja qualquer o estilo, para mim é uma dádiva.

    Quanto ao Dominó de Botequim, depois do próximo domingo (ou segunda), interrompo pelo mesmo tempo. Dois motivos: muito trabalho nesta época e organizar os vários Dominós já escritos e editar um “Parte 1”, em livreto. Depois, volto com a reabertura e vamos à “Parte 2”. 

  3. Como não entendo nada

    de estilos e outras frescuras da Odonir e da Anna, simplesmente vou enviar p/ um estudante de Agronomia.

    Abraços prôs 3 e bom final de semana.

     

  4. Estilo

    Opa!  Será que só eu não quero nada – como você chamou mesmo? – “didático”, “curto”, “focado”?  E o conteúdo?  E o mote, a provocação para reflexão?  E o diferencial?  

    Tua especialidade não é minha praia Rui; sou um bicho da cidade. Monocultura comigo só mesmo o feijãozinho no pote com algodão úmido, da escolinha, para ver aquela coisinha frágil brotar e crescer. E assim mesmo porque a professorinha pediu como “dever de casa”.

    O teu estilo é, o que o nome diz, teu estilo. Numa forma de bolo passa a ser “tempos modernos”.  E quem quer isso?  Não sei quem são “esses” que vão te querer ou não de volta. Sei que eu quero! Falando mesmo dessas coisas que eu mal entendo. Mas com teu estilo pessoal e intransferível por favor!!

    A propósito, quem cuida do Botequim na tua ausência?  Fernando?   Viu, estou ligada ?

    Abraço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador