Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Verdade em negociação, por Rui Daher

Álvaro Dias

Por Rui Daher

na CartaCapital

Se ainda não é golpe, ardil já é. Temos uma camarilha política, judicial e midiática exímia em negociar a verdade nacional e se encantar com a opinião mundial quando ela serve a seus interesses. Quando não, retumba: “Imbecis 54 milhões de eleitores, cá estamos para salvar vocês. Gringos não entendem nada de Brasil”.

Fora os atores da pantomima mambembe, regiamente pagos pela Federação de Corporações, muitos se espantam com toques e tiques patéticos do amigo do pato amarelo, vice-presidente inexpressivo, instrumento do governo até que a ambição o mandasse trair. Junte-se aí o presidente da Câmara, corrupto comprovado na Suíça e paraísos fiscais; o do Senado, que renunciou para não ser cassado, depois de acusado por amante abandonada; tribunais e grupos policiais aparelhados na direção de vítimas marcadas; e folhas e telas cotidianas mais partidárias do que jornalísticas.

De pior, resta a elite econômica que deseja Estado para usar e lucrar, e mesmo consciente da verdade prioriza preconceitos e afasta desafetos. Anotem e me cobrem no futuro: em breve, Lula será considerado inelegível para 2018. O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, já pôs o pé na estrada para a grande final.

O verde Álvaro Dias

Outros palhaços enfeitam o circo antidemocrático. O senador Álvaro Dias, por exemplo. Lembram? Tucano do Paraná, estado agrícola, deixou o PSDB e se filiou ao Partido Verde (PV). Alvíssaras! Usaria ele seus recuperados cabelos e a fala empolada para as causas ambientais? Ou, murchando minha bola, estaria apenas se habilitando a disputar a presidência, longe de Aécio, Serra e Geraldo.

Pois bem, o verde Álvaro foi um dos capitães da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, que fez aprovar a substituição do termo agrotóxicos por fitossanitários, na lei da produção rural no Brasil, para alinhar a expressão com a utilizada nos países que integram o bloco sul-americano.

Mentira, engodo, oportunismo a favor da bancada ruralista, sócia dos interesses de grupos multinacionais fabricantes de “venenos”, como caboclos, campesinos e sertanejos se referem aos agrotóxicos. Entenderão fitossanitários para aplica-los de forma correta?

Em países de língua espanhola, usa-se pesticidas; em francês e inglês, pesticides, só mudando a pronúncia; em alemão, pestizides. Estes os termos comumente usados. Se é para adequação terminológica, substituam agrotóxicos por PESTICIDAS, sim, de peste, sejam eles fungos, bactérias, lagartas, ácaros, o siri e o cacete apud João Bosco e Aldir Blanc. Pronto, homogenizou-se. Ah, “humanos sanitários” de jeito nenhum.

Ruralistas frustrados

Os Berrantes Caiados, devem ter-se frustrado. Se opunham ao anúncio do Plano Safra 2016/17. O governo, prevendo a contração de crédito que virá para o ajuste fiscal, através dos ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), convenceram a legítima e única presidente, Dilma Rousseff, a assiná-lo garantindo recursos nos moldes que vinham sendo estabelecidos em governos petistas. Serão liberados R$ 202,88 bilhões em linha de financiamento destinada aos médios e grandes produtores, 8% superior ao da safra passada. Os juros foram ajustados para 8,5% a 12,7% ao ano. Nos últimos cinco anos, a oferta de crédito agrícola avançou 89%. Para a agricultura familiar serão destinados mais R$ 30 bilhões a taxas de juros mais baixos.

Não são mesmo curiosos esses senhores que cuidam da parte suja do agronegócio? Os mesmos que destituem um governo que só os fez mais ricos. Pois saibam, as alegações para o impeachment vêm de ação para garantir o Plano Safra passada. Dinheiro para vocês, pois, a partir de ministérios e instituições financeiras. Além disso, as obrigações junto aos bancos oficiais relativas a 2015 foram integralmente quitadas. Chupem Berrantes Caiados!

Enquanto na China…

Finalizo com uma internacional. Perceberam o frenesi de economistas brasileiros ao torcerem pelo declínio do antigo Império do Meio? Bobos, seguem os norte-americanos sem entender que eles têm motivos para tanto. Pelo contrário, deveríamos torcer para que, cada vez mais, a China nos proporcione equilíbrio diante das potências ocidentais, sobretudo em agronegócios. Ou pensam que a hegemonia dos EUA, como produtores e exportadores de commodities agropecuárias, nos é benéfica e não concorrencial?

Foi-se a Syngenta, suíça, cobiçada pela norte-americana Monsanto; no Brasil, os chineses acabam de comprar 57% da FIAGRIL do Mato Grosso (logística, insumos e grãos) e o fosfato da Copebrás (Anglo American).

Deixo a pergunta, como sempre singela: acham que aonde a China chegou em ativos planetários, voltará atrás somente para não azarar a hegemonia dos EUA e a sabujice brasileira? Sua economia é, sim, de mercado, centralmente planejada. Por isso, dá certo. Não adianta a zica. Aguentem.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto tempo vai durar…

    Na era da internet, é meu primeiro golpe e acompanhei EM TEMPO REAL A QUEDA MORAL DO JUDICIÁRIO, DO MP E PF, A DO LEGISLATIVO JÁ ERA ESPERADO!

    POR QUANTO TEMPO MANTERÃO AS APARÊNCIAS?

    Sabemos os nomes com vídeo e fotos de todos e se forçar poderemos descobrir até seus financiadores!

    Será necessário CONSTRUIR UM MEMORIAL DO GOLPE!

    QUANTO MAIS INFORMAÇÕES TIVERMOS E DEPENDENDO DA CAPACIDADE DE COMPARTILHAR OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS ANTES, DURANTE E DEPOIS DO GOLPE COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, MENOR VAI SER O TEMPO DE DURAÇÃO DESTA DITADURA. E ESTA DITADURA NÃO SERÁ NECESSÁRIO UMA “ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA”, POR QUE NÃO SERÁ CONTRA AS FORÇAS ARMADAS QUE LUTAREMOS – TODOS PODERÃO SER PRESOS, MELHORANDO JULGADOS!

    Com estas informações distribuidas ao povo, NÃO PRECISAREMOS DE GUERRILHEIROS, nem de guerrilhas – naquela época NÃO HAVIA INTERNET E O POVO SABIA DAS COISAS NO BOCA A BOCA – NUNCA PELA GRANDE MÍDIA –  A ÚNICA DA ÉPOCA – o povo nunca sabia nada, eram apenas usados!

    INFORMAÇÃO É NOSSA ARMA, quanto mais rápidos neste gatilho MELHOR!

    LUTAMOS CONTRA UM BANDO DE RICOS, APOIADOS POR MEMBROS DA JUSTIÇA QUE ACREDITAM EM DIREITO DIVINO AOS MAIS RICOS QUE SE JULGAM DONOS DO BRASIL, QUE FOGEM DOS IMPOSTOS DE BILHÕES SONEGADOS E DA JUSTIÇA. QUEREM O BRASIL PARA SAIR DO VERMELHO, PARA USAR, VENDER OU ALUGAR, inclusive com a fome de seu povo!

    O tempo de duração desta ditadura, pasmem, não depende deles – DEPENDE DE NÓS!

  2. Esses “senhores” da parte

    Esses “senhores” da parte suja do agronegócio fizeram o trabalho igualmente sujo para o império que destitui e destroi governos.e certamente tiveram a sua recompensa nessa empreita. 

    Triste, muito triste. Um país tão rico com uma elite tão vil. 

     Minha angústia é tamanha que nem consigo chorar.

    É muita sordidez. Muitos, muitos bandidos.

    Minha atenção neste momento está voltada para o meu conterrâneo, o Lula.

    Torço, rezo para que ele não caia nas garras dessas feras.

    Ele precisa ser preservado. Tomara que tenham pensado nisso.

    1. Jaíde,

      pensamos todos estamos, mas a maior vilania será sua prisão e inelegibilidade. Alguém que fez mais pelo Brasil, desde Getúlio. Abraço.

  3. confesso que jamais admirei

    confesso que jamais admirei tanto esse grito de  alerta dado pelo marco….

    unidade na resistencia e muita informação, denúncias contra o infame golpe…

    é isso aí…

  4. mais um artigo-denúncia do

    mais um artigo-denúncia do rui, excelente como sempre…. 

    a verdade negociada por esse infame conluio golpista

    transformou-se na maior mentira da história política brasileira….

    é a mentira das negociatas, das vilanias, dos vilipendios e o escambau

    que se queira nomear esse  golpe, pois faltam adjetivos para clasificar tamanho absurdo… 

    1. Tento ser resistente,

      como você, mas a próxima insanidade vilã será a prisão de Lula, alguém que deveria ser indicado ao Nobel. Abraço.

  5. Há um tempo atrás nossos

    Há um tempo atrás nossos produtores de laranja conheceram de perto o protecionismo do irmão do norte. Tinha gente famosa na produção, virou notícia nacional.

    Nesses tempos atuais em que suco de laranja ocupa o noticiário da corruptela do tucanistão, como andam os laranjais do campo? Não estou dizendo os da Mossack Fonseca, que são urbanos. Para estes há a necessidade urgente de Humanossanitários. 

    1. Marcelo,

      bem lembrado. Os citricultores brasileiros precisavam sobreviver de geadas na Flórida, Quando não tinha, era ferro. Abraço.

    1. Pois é Fernando,

      Quem sabe da importância da agropecuária só pode aplaudir. Mas a vontade é que Dilma deixassem eles se ferrarem à míngua. Abraços.

    1. Incredulidade,

      caro Álvaro, é o meu sentimento, ao perceber que o próximo objetivo deles é colocar um presidente como Lula na prisão. Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador