A crise econômica e os governos de esquerda

Há cerca de duas décadas o mundo assistia a ascensão de partidos de esquerda tomando os governos da América Latina. A primeira década de trajetória da esquerda na Venezuela, Brasil, Argentina, Equador e Bolívia resultou na redução da miséria e aumento de políticas de inclusão e do Produto Interno Bruto.

Todos eles foram reeleitos e conseguiram fazer seus sucessores. Mas algo deu errado e a curva de crescimento se inverteu. Atualmente a maioria dessas nações enfrenta crises de cunho político-econômico.

E, em 2014, a América Latina registrou a menor taxa de crescimento dos últimos cinco anos, conforme avaliação da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Os países que prejudicaram esse crescimento foram, principalmente, Brasil, Argentina e Venezuela.

Por outro lado, Bolívia e Equador continuaram a expandir o crescimento, recebendo, inclusive, elogios da comunidade internacional, mas ainda assim enfrentam crises políticas internas. 

Para compreender os fatores que resultaram nesse cenário, o apresentador do Brasilianas.org, Luis Nassif, recebeu o doutor em sociologia e professor da EACH-USP, Wagner Iglecias; o professor do curso de Relações Internacionais da UFABC, Igor Fuser e o doutor em ciência política pela UnB e colunista do portal Carta Maior, Antônio Lassance. 

https://www.youtube.com/watch?v=3uahtbH5FmM

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador