A patranha paraguaia, por Diogo Costa

Foto – Sputinik

A patranha paraguaia, por Diogo Costa

UMA GRANDE PATRANHA 

O que aconteceu ontem no Paraguai, e que gerou distúrbios em várias cidades do país, não tem outro nome que não seja o de uma patranha.

Em 25 de agosto de 2016 o Senado paraguaio deliberou contra a reeleição – no país de Francisco Solano López não existe reeleição e o mandato é de cinco anos – e a matéria foi devidamente arquivada.

O tema da reeleição só poderia ser retomado um ano após o arquivamento – em agosto de 2017 – como manda a Constituição.

No fim do mês passado o Partido Colorado, do atual presidente Horácio Cartes, entrou em conluio com a Frente Guasu de Fernando Lugo e a patranha bananeira avançou de forma surreal.

O presidente do Senado é o senador Roberto Acevedo, do Partido Liberal. Os coloradistas insistiram com o tema da reeleição, que não poderia ser analisada antes de agosto deste ano, e deram o golpe.

O senador colorado Julio César Velázquez, inconformado com a correta recusa de Roberto Acevedo em reabrir a discussão da matéria, simplesmente subiu na tribuna da casa e se autoproclamou como o novo presidente do Senado paraguaio.

Feito o golpe dos Colorados, com o apoio da Frente Guasu, os passos seguintes foram reabrir a discussão da matéria e alterar o quórum para a aprovação de Emendas Constitucionais.

O quórum caiu de 2/3 para maioria simples.

Na noite seguinte, na calada da noite e em sessão secreta feita à portas devidamente fechadas e lacradas, os senadores golpistas do ‘senado paralelo’ aprovaram a patranha da reeleição com 25 votos.

Foi a partir dessas patranhas feitas em sequência quase cinematográfica, e com a rapidez de um velocista olímpico, que a população, incensada pelos liberais e de maneira correta, se manifestou.

A quebradeira e o atear de fogo no parlamento, além do trancamento de ruas e de pontes não surgiu do nada e sim como resposta à patranha descrita nessa postagem.

A matéria aprovada ilegalmente pelo ‘senado paralelo’ ainda tem que passar pelo crivo da Câmara dos Deputados onde os Colorados contam com mais de metade dos parlamentares.

Ou seja, além de desrespeitarem o prazo de um ano para retomar uma matéria que foi vencida em agosto de 2016, os golpistas paraguaios ainda destituíram o presidente do Senado no grito e mudaram o quórum para aprovar Emendas Constitucionais!

É evidente que tudo isso só poderia gerar revolta entre os populares.

O que é de se admirar é que certos setores da esquerda de Pindorama insistam em dar guarida a esse tipo de patranha bananeira. O saldo dessa patranha é, até agora, de mais de 200 presos e de um jovem morto pela polícia dentro da sede do Partido Liberal. 

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao entendi a participação da

    Nao entendi a participação da Frente Guasu, esquerda paraguaia, nisso. Alguem me explica isso, uma vez que o golpista Horáico Cortes concorrendo com Lugo, não é vantagem para este, face ao uso da máquina administrativa por Cortes.

  2. PATRANHAS

    Lembrando ‘a patranha paraguaia’ que guardadas proporções da imagem internacional dos dois países e o liberalismo que trava luta de morte a social democracia em todos os cantos do mundo, não difere em nada a patranha brasileira no golpe contra Pres Dilma, senão por terem sinais trocados. Afora isso o fato que patranhas da direita via de regra, chegam a política depois de noites regadas a scotch para convidados ‘seletos’, e ninguem da direita vê nada de surreal nisso como no ‘exemplar’ impeachment relâmpago do ex-presidente Lugo. Claro que ‘patranhas’ nunca serão solução. Mas diga quem souber, qual a solução do eterno embate quando como no caso brasileiro que nem contando os mais de 54 milhões de votos se conseguiu dessuadir a direita de levar a cabo o golpe ?

    1. Rapaz, esquece essa narrativa

      Rapaz, esquece essa narrativa de golpe, isso só existe dentro da bolha da qual vc faz parte, fora da bolha ninguém mais lembra quem foi a ex-presidente de triste memória. Por muito menos das estripulias e crimes de responsabilidade praticados por Dilma, a presidente da Coreia do Sul, foi destituída e está presa.

       

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. um piadista!

        Em julho de 2016:
        “A permanência do presidente interino Michel Temer até o final do mandato em 2018 é vista como melhor alternativa para o país por apenas 16% dos brasileiros. A maioria prefere novas eleições em outubro deste ano, seja esse pleito convocado pelo presidente interino Michel Temer (38%) ou após um eventual retorno da presidente afastada Dilma Rousseff (14%). J

        á para 20% dos entrevistados a melhor opção é a volta de Dilma e o cumprimento do mandato da petista até 2018. É o que revela pesquisa Ipsos realizada entre 1 e 12 de julho em 72 cidades brasileiras. O estudo entrevistou presencialmente 1.200 pessoas e a margem de erro é de três pontos percentuais.”

        Em abril de 2017: http://www.ocafezinho.com/2017/04/01/ipsos-aprovacao-de-dilma-e-duas-vezes-superior-de-aecio/

        Procure ler, se informar e acima de tudo pensar (mesmo que doa), antes de falar besteiras…

  3. a…

    Neste caso explicito duas evidência do nosso preconceito quanto aos vizinhos latino americanos: achamos que são desorganizados e não politizados como em grande parte nós acreditavamos que éramos. Queimaram o Congresso apenas por uma tentativa de golpe na Constituição através da reeleição. Aqui, além de jurarem ser contra a tal reeleição, ainda mudaram a Constituição para se beneficiarem comprovadamente comprando o Congresso Nacional. Naquela época nossa Justiça não era tão Justiça, não é mesmo Protógenes? Agora nosso padrão judiciário nórdico começa a aflorar a partir de Curitiba.    

  4. Situação e oposição se unindo

    Situação e oposição se unindo contra a população do Paraguai.

    A mesma coisa é a lava jato, situação e oposição contra ela.

     

  5. Diogo Costa, a coisa que mais

    Diogo Costa, a coisa que mais me chama a atenção neste caso no paraguai é a mobiliização do povo. Enaquanto lá o povo age, aqui o povo sabe de tudo do campeonato reginal, da libertadores, da novela das seis, sete e nove, menos do que interessa. Ninguém sabe, por exemplo, que mais de setenta testemunhas inocentaram o presidente Lula. Mas quendo o nazista de cutiriba o condenar, todos ficaram sabendo do tempo de prisão e das acusações. Agora pergunta a esse mesmo povo sobre as provas. O povo não tá nem aí. O negócio dessa gente  é meter fogo no circo com jo palhaço dentro. E ,nesse caso, o palhaço, é o próprio povo. Certo está o Mano Brown, quem vota num cara como o Dória, pensa como ele. E não intereesa se mora na favela, porque, ou é uma aspirante a buguês ou é um alienado que não se interessa por nada, inclusive pelos seu próprios direitos. Se o Mano está correto, quem está errado é o Lula. É muita inocência dar a cara à tapa por um povo tão mal agradecido. Depois de tanto que fez pelo povo, este o abandona deixando para que a sua defesa fique apenas com os movimentos sociais e os blogs progressistas. Estou com muita inveja e admiraçao peo povo paraguaio, e espero que um dia este povo daqui acorde pra realidade. 

  6. “é de se admirar é que certos

    “é de se admirar é que certos setores da esquerda de Pindorama insistam em dar guarida a esse tipo de patranha bananeira.”

    Como por exemplo…???

    1. Logo acima tem um dos representantes

      O caro Breno Altman, por exemplo, é um deles. Fazer vista para a patranha que ocorre no Paraguai é um erro colossal. A esquerda brasileira que se presta a isso não poderá dizer absolutamente nada se os golpistas do Brasil resolverem, numa atitude golpista e casuísta, estender o mandato de Temer ou de qualquer outro até 2020 ou até 2022.

      Como iremos nos manifestar contra uma patranha aqui se estivermos a aplaudir uma patranha lá no Paraguai?

  7. Diogo

    A mim, parece que o mundo todo se tornou uma PATRANHA. Alguns diriam : É ao fim dos tempos !!!

    E já estou acreditando piamente.!  SODOMA E GOMORRA .

  8. No grito!

    Exemplo brasileiro. Nem precisou de ttanque, cavalo e fuzil.

    Lá no Paraguai devem estar dizendo “golpe ‘brasileiro'”, “brasilianada!”

  9. Totalmente descontextualizado

    Totalmente descontextualizado o texto, tem que se lembrar que os Liberais se uniram aos corados para dar um golpe parlamentar em Fernando Lugo, que não pode se candidatar pois seria reeleição.

    O que deve fazer a Frente Guasu? Gritar que sofreu um golpe, perdeu o poder e em consequência não pode o líder disparado nas pesquisas concorrer no próximo pleito, mas não usar artimanhas parlamentares contra os golpistas e deixá-los manter o poder que tomaram por meio de um golpe?

    Nāo estou dizendo que está certo, apenas que é assunto complexo para simplificações banais como essa, não há mais estado de direito desde o golpe foi dado, tudo se torna cinzento e não há como simplificar a questão.

    Os colorados, espécie de PMDB paraguaio estão nos 2 golpes, mas quem o pensador de esquerda quer que sempre se lasque, sendo vítima de um golpe ilegal e depois tendo que atuar na legalidade que não mais existe é a Frente Guasu.

    1. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      Não tem nenhuma descontextualização. O ex presidente Fernando Lugo se elegeu em 2008 tendo o Partido Liberal como vice através de Federico Franco. A Constituição paraguaia tem um mandato fixo de 5 anos desde 1992 – e não permite reeleição e nem que um ex presidente volte a se candidatar. 

      Essas regras vigiam já ao tempo do mandato golpeado de Fernando Lugo e o que querem fazer agora é empurrar goela abaixo da população uma Emenda de reeleição similar ao que FHC e o PSDB fizeram no Brasil em 1997 – em benefício próprio, evidentemente. Mas com o agravante de que a matéria já havia sido derrotada e arquivada em agosto de 2016 e, portanto, não poderia ser retomada antes de agosto deste ano de 2017. Pior ainda, como o texto diz com todas as letras, foi a forma golpista com que fizeram passar a patranha da reeleição. 

      Não há nenhuma simplificação no texto e sim um relato fiel do que se tem passado no Paraguai – e pelas palavras de alguém que abomina tanto o Partido Colorado quanto o Partido Liberal (ambos golpistas responsáveis pela derrocada de Lugo em 2012). 

      1. Tem muita

        Tem muita descontextualização, não há referências ao que aconteceu em 2012 no seu texto, portanto você não contextualiza! 

        Quando vai contar uma história e afirmar sua verdade que não pode ser contestada e que considera quem pensa diferente ignorante, precisa contextualizar, se não fica um texto sem sentido. Parece que estamos falando de um país que sempre segue as regras do jogo, respeita à constituição e malvados agora fazem algo inédito.

        Se o Temer cair aqui no Brasil, caçado pelo Congresso, por pedaladas fiscais será um golpe, mas alguém vai achar injusto? 

  10. Se golpe fosse bom para um

    Se golpe fosse bom para um pais, os EUA teriam golpes todos os anos!

    Então essa conversa que golpe melhora um país, veja por você mesmo!

    Democracia é sempre a melhor escolha!

    As patranhas não são auto geradas!

    Elas surgem do interesse financeiro que corrompe judiciário, legislativo e executivo!

    Não há mais politicos com credibilidade na oposição que façam com que os trouxas pagadores de impostos voltem a pagar para serem roubados lá na frente!

    Podiam tentar com o faustão!

  11. Será?

    Altman: conflito no Paraguai não é revolta popular nem tem caráter democrático

    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/288248/Altman-conflito-no-Paraguai-n%C3%A3o-%C3%A9-revolta-popular-nem-tem-car%C3%A1ter-democr%C3%A1tico.htm

    2 de Abril de 2017 às 06:54

     

    Por Breno Altman, no Facebook

    Desesperados e eufóricos, o que é compreensível, setores da esquerda brasileira caem na esparrela da mídia monopolista e vibram com os ataques incendiários de ontem ao parlamento paraguaio.

    A emenda que dá direito à reeleição de Horacio Cartes é a mesma que permitiria o ex-presidente Lugo, da Frente Guasu, de esquerda, se candidatar.

    Houve, sim, um acordo entre o Partido Colorado, do atual presidente, e a coalizão progressista, para candidatos de ambas formações poderem disputar as próximas eleições sem os atuais entraves.

    O Partido Liberal, uma espécie de PSDB local, enlouqueceu, pois estava seguro que, sem Cartes e Lugo no páreo, sua hora triunfal chegaria.

    Com o acordo, quebrou a cara. Seus parlamentares e dirigentes, furiosos, atiçaram militantes e capangas para cima do Congresso.

    Não se trata de nenhuma revolta popular e não tem qualquer caráter democrático. Resume-se à política de confrontação patrocinada por uma corrente política conservadora, sequiosa por suceder outro conservador, Cartes, e que não aceita de forma alguma a participação de Lugo, atualmente líder em todas as pesquisas.

    Portanto, vamos devagar com o andor. Nem sempre quando o parlamento queima a coisa é boa. Ou vamos nos esquecer do incêndio no Reichstag?

     

    1. CASUÍSMO PARAGUAIO E A ESQUERDA EM PINDORAMA

      O que houve no Paraguai é que aprovaram uma Emenda de reeleição (igual ao que fizeram no Brasil o FHC e o PSDB em 1997) a toque de caixa e à portas fechadas.

      Isso revoltou parte da população que partiu para o quebra quebra contra a medida casuísta.

      A medida casuísta partiu de um acordo entre a Frente Guasu e o Partido Colorado, alijando o Partido Liberal. Mas isso pouco importa pois é evidente que as regras do jogo estão sendo mudadas no meio da partida, o que deveria ser motivo de revolta em qualquer lugar do mundo (o PT e os movimentos sociais se esgoelaram de tanto denunciar – com toda a razão – a casuísta Emenda da reeleição de FHC).

      Do mesmo modo que o Partido Liberal é uma espécie de ‘PSDB paraguaio’, é preciso dizer que o Partido Colorado, do atual presidente Horácio Cartes, é uma espécie de ARENA.

      Urge relembrar que o Partido Liberal ocupou a vice presidência de Fernando Lugo e da Frente Guasu até o golpe de 2012 (quando liberais e colorados se uniram para dar o golpe).

      O casuísmo na tentativa de aprovar a reeleição de Horacio Cartes é evidente e é incrível que certos setores de esquerda queiram defender este mesmo casuísmo somente por que Lugo e a Frente Guasu resolveram aderir à patranha.

      Foi um casuísmo no Brasil em 1997 – corretamente denunciado – e está sendo um casuísmo também no Paraguai.

      Por fim, também é bom relembrar que o Partido Colorado, com o qual Lugo e a Frente Guasu fizeram o acordão casuísta, é o partido da última e sanguinolenta ditadura militar paraguaia, comandada com mão de ferro pelo General Alfredo Stroessner durante quase 35 anos consecutivos.

      Amanhã ou depois, se os golpistas brasileiros resolverem impor uma Emenda casuísta – suspendendo as eleições de 2018, estendendo o mandato de Temer ou de qualquer outro até 2022 ou alijando o PT da disputa – estes setores de esquerda que não denunciam o casuísmo atual no Paraguai não terão como denunciar o mesmo aqui no Brasil.

      Esse negócio de mudar as regras do jogo no meio da partida, instrumentalizando processos ao sabor de conveniências de ocasião, é uma espada apontada para a esquerda e não está com nada.

       

      1. Tendo a concordar contigo, Diogo

        Trouxe aqui a visão do Breno Altman por que, além de me parecer conter fatos que eu desconhecia, poderia suscitar algum debate.

        Mas, de fato, o casuísmo paraguaio não deveria ser louvado.

        Resta, entretanto, outro casuísmo que precisa ser combatido: o de impedir a candidatura de Lugo, atualmente o preferido nas pesquisas.

         

        1. Errei, outra vez

          Só agora li o comentário do Diogo, aqui abaixo, no qual ele nos informa de que a legislação que impede Lugo de se candidatar é antiga e que, portanto, o veto à sua candidatura não seria outro casuísmo.

          Tá difícil de compreender tudo isso.

           

    2. A explicação de Breno Altman é uma pérola de contorcionismo.

      Então vejamos, a “esquerda” de Lugo, juntou-se com a direita do partido de Strossner (já falecido), para com “um acordo entre o Partido Colorado, do atual presidente, e a coalizão progressista, para candidatos de ambas formações poderem disputar as próximas eleições sem os atuais entraves.”

      Ou seja, a direita e a esquerda se uniram para dar um golpe contra o centro pois este “pois estava seguro que, sem Cartes e Lugo no páreo, sua hora triunfal chegaria.”

      A ultima frase faltou dizer, ” sua hora triunfal chegaria através do voto popular.”

      Ou sejam se não tivesse Lugo nem Cartes na votação o candidato do Partido Liberal  se elegeria com o voto do povo, este ator inconsequente, que não sabe votar direito e que só pode votar num candidato com o apoio dos intelectuais e burocracias partidárias.

      Poderia acrescentar:

      Como o Partido Colorado e a frente progressista sabem o que é melhor para o povo paraguaio resolveram violar a constituição.

      O último grande contorcionismo de Altman, e o mais surpreendente é exatamente a última frase.

      “Portanto, vamos devagar com o andor. Nem sempre quando o parlamento queima a coisa é boa. Ou vamos nos esquecer do incêndio no Reichstag?”

      Usando neste trecho a nova falácia reconhecida por todos os intelectuais a chamada falácia “reductio ad hitlerum”, que pega muito bem em meninas de colégio de freiras (ainda existe isto?) ou para militantes do PSOL.

  12. O problema do Brasil se

    O problema do Brasil se resume a uma só palavra: Rede Globo de Televisão. Derrubem a Globo e o resto cai como um castelo de cartas.

    O Brasil tem tudo para fazer algo parecido com isso e invadir o Congresso, se necessário. Mas a citada rede televisiva, por meio do seu imenso aparato de comunicação e de entretenimento, simplesmente neutraliza os ânimos brasileiros. E o grosso da manipulação, ao contrário do que a maioria acha, não se dá nos seus inúmeros noticiários.

    Ela se dá pelo resto da grade da programação, nas suas novelas, nos seus programas de auditório e pelos formatos e opções visuais que usa. É ali que a lavagem é feita. Espalham falsos valores, mentiras, mitos e distraem a população.

    Quando ligamos num Jornal Hoje e vemos um cenário que parece uma nave espacial, aí tem mais conteúdo manipulatório e distrativo do que o próprio conteúdo em si. 

    É este o grande problema. A Rede Globo é a “sala estendida” do brasileiro. É como se ela própria fosse o Brasil, em substituição àquele real. Num programa tocando Daniela Mercury e o seu “canto da cidade”, ali está aquela noção vaga e neutra de brasilidade que eles impõem. Isso manipula mais que dez telejornais deles. 

    A Rede Globo é uma espécie de calmante do país. As pessoas, é verdade, não acreditam em nada do que eles falam. Mas elas sentem e agem a partir desses sentimentos. 

  13. Lugo, ausência de notícias nos blogs alternativos.

    Quando a violenta reação do povo paraguaio ocorreu achei que daria um motivo para uma ampla discussão sobre as ações violentas do povo paraguaio.

    Porém um urubu preto pousou sobre a notícia encobrindo totalmente tanto na grande mídia como por todos os blogs alternativos, estranhei a reação, pois a região conurbada de Asuncion onde ocorreram os eventos tem 2,6 milhões de habitantes, ou seja, dos 6,8 milhões de habitantes do país vizinho esta região corresponde aproximadamente 40% de toda a população.

    Porém enquanto o parlamento paraguaio pegava fogo, cenas bem mais dramáticas do de um automóvel da polícia francesa pegando fogo em Paris, recebeu das grandes mídias um tratamento usualmente utilizado para pequenos eventos no país e no mundo. Pensei que isto era propositalmente escondido para não dar más ideias ao povo brasileiro.

    Para meu espanto, percebi também que todos os blogs progressistas mais importantes deram a mínima relevância ao ocorrido. Certo que a “imparcial” veja no mesmo período havia colocado a foto de Aécio Neves na capa, com as suas famosas reportagens que foram repetidas “ad nauseam” com as fotos e reportagens mentirosas sobre Lula e Dilma, porém como agora era contra Aécio Neves que todas as pessoas que leem estes blogs sabem há muito tempo das propinas do mesmo e da sua irmã-operadora. Mas agora ele que era a vítima! Logo os comentários e as reportagens deveriam ser intensas.

    Durante os eventos a polícia comandada pelo atual presidente paraguaio, o direitista e capitalista paraguaio, Horácio Cartes, invadiu a sede do principal partido de oposição e fuzilou claramente um dos militantes deste partido (as imagens das câmaras de segurança deixam claro o fuzilamento). Na descrição desta morte vários sites progressistas colocaram a primeira versão da polícia paraguaia que o jovem que era o presidente da juventude do partido de oposição havia sido causada por um tiro de bala de borracha que tinha entrado por azar do rapaz no seu olho, ou seja, um acidente de percurso durante a repressão aos “tumultos”.

    Achei estranho isto tudo, logo coloquei-me a pesquisar. Primeira coisa que saltou aos olhos que o partido do presidente Cartes é o mesmo Partido Colorado do famigerado ditador paraguaio Alfredo Strossner, que governou o país vizinho de 15 de agosto de 1954 até 3 de fevereiro de 1989, sendo reeleito várias vezes por eleições fraudadas e nada democráticas. Como os paraguaios estavam ressabiados pelas reeleiçoes sucessivas de Strossner acharam por bem impedir a reeleição do presidente da república e colocaram isto na sua constituição.

    Num golpe parlamentar completamente irregular, que contraria a legislação paragaia, o congresso paraguaio modificou a constituição permitindo que com uma maioria simples dos presentes nas votações pudessem modifica-la, ou seja, num senado de 45 com 25 votos dos presentes, numa sala fechada tendo sido eleito por estes 25 um novo presidente do senado foi aprovado a possibilidade da reeleição!

    O cenário é típico de um golpe parlamentar contrariando toda a constituição Paraguaia. Porém mesmo que este golpe tenha sido levado principalmente pelo partido do ex-ditador Strossner as vozes “democráticas” brasileiras não fizeram um coro contra este golpe ainda mais vergonhoso do dado na Presidente Dilma. Fiquei atônito com a aparente anuência dos chamados blogs “progressistas”, porém ao pesquisar um pouco mais verefiquei algumas nuances.

    A primeira nuance é que o golpe dado pelo Partido Colorado foi dado apoio pela “Frente Guasu”, simplesmente porque o partido de extrema direita, o Partido Colorado tem somente 19 senadores e precisava do apoio dos 5 senadores da “Frente Guasu” para passar a “reforma constitucional” no senado. A Frente Guasu, para quem não sabe é liderada por o ex-presidente Fernando Lugo deposto por um golpe parlamentar anterior, e pela constituição Paraguaia ele não poderia ser reeleito.

    O segundo detalhe é que o principal partido de oposição é o que insistentemente os blogs “progressistas” denominam de Partido Liberal.

    Ops, um partido Liberal! Isto é perigoso. Porém vamos voltar no passado. Diferentemente os paraguaios tem uma tradição que não se sonharia ter no Brasil, o Partido Colorado, que foi fundado pela oligarquia fundiária paraguaia e militares foi fundado em 11 de setembro de 1887 e o outro partido o Partido Liberal Radical Auténtico em 10 de julho de 1887, ou seja, era a oposição ao partido Colorado, e durante a ditadura Strossner abrigou socialistas e democratas em geral. É bom lembrar que Fernando Lugo foi eleito por uma frente em que o Partido Liberal Radical Auténtico fazia parte.

    Logo, analizar a situação do Paraguai substituindo direita por esquerda e vice-versa é um belo erro, pois o que aconteceu é que mesmo proibido pelo golpe que sofreu Lugo se lançou a candidato e está aparentemente bem a frente nas pesquisas eleitorais.

    Parece que há diversas contradições que deveriam ser analizadas, a primeira delas é a união da Frente Guasu com o Partido Colorado para golpear de novo a constituição para permitir a reeleição a varrer de qualquer presidente que se eleja daqui por diante, mesmo que este seja um novo Strossner.

    Agora a simpatia que levou a apatia dos blogs ditos progressistas em ficar quietos sobre o novo golpe Paraguaio é que neste momento parte da esquerda participa deste golpe, e como Lugo durante meses a fio foi utilizado como um mártir das forças reacionárias do Paraguai, capitaneando estas forças o Partido Colorado, agora é lícito participar com este mesmo partido golpista, o Colorado, de outro golpe, pois neste momento é possível que um representante da “esquerda”, Lugo, se eleja e mesmo que por um motivo ou outro com a constituição mutilada possa outro representante das forças reacionárias se perpectuarem no poder por 30 anos como Strossner.

    Ou seja, como a capa do lixo da imprensa brasileira, a revista Veja, vale para Aécio e não para Lula e Dilma, o golpe vale para Lugo e não contra ele.

    É muito relativismo e oportunismo, e não é desta forma que se constrói qualquer coisa.

  14. Há duas saídas para a esquerda, ou entra na lógica …….

    Parece que as pessoas simpatizantes da esquerda não entendem que há simplesmente somente duas saídas, ou se entra na lógica revolucionária e se modifica o sistema através de uma revolução popular ou se entra na lógica da democracia burguesa e a mantém mais linear e sem sobressaltos possíveis.

    As duas alternativas são baseadas em diferentes pressupostos, um baseado numa ação das massas trabalhadoras, que com uma evidente maioria impõe as reformas necessárias, ou se toma como base a chamada democracia burguesa, e dentro desta (com as  leis existentes) procura através de um reformismo alterar tanto as leis como a situação objetiva da classe trabalhadora.

    A forma de escrever, os termos e as ideias são antiquados e ultrapassados para muitos, assim como a dialética empregada, porém não vejo outra forma de escrevê-los, porém se não for dentro deste raciocínio a regra fica a modificação casuística das leis e dentro desta lógica golpista a esquerda sempre se dá mal!

    1. Perfeito Maestri.

      Perfeito Maestri. Infelizmente ou felizmente voltamos novamente nessa discussão de mais de 100 anos atrás. Porém hoje a situação é muito mais complicada para optar pela via revolucionária, de forma que não chega a ser uma alternativa viável…

      1. Cleber, este é o ponto, se a alternativa revolucionária carece..

        Cleber, este é o ponto, se a alternativa revolucionária carece de viabilidade então que se fique na constitucionalidade e na negação de qualquer tipo de golpe.

  15. elite brasiguaia

    O mesmo dilema: Lula e Lugo concorrem ou não. Lá, o Partido Liberal, o PSDB paraguaio, querendo ser candidato único.  

  16. Não sei.
    A imprensa

    Não sei.

    A imprensa brasileira chama o pessoal que ateou fogo no Senado paraguaio de “manifestantes”, não de “baderneiros”. Como eles não pregam prego sem estopa, isso significa que eles apoiam o incêndio do parlamento pararguaio. E se eles apoiam, é por que tem caroço nesse angu.

  17. Olha, o que parece é que a

    Olha, o que parece é que a coxinhada paraguaia incendiou o parlamento, indignada com o fim da candidatura única dos liberais, que agora têm de enfrentar o Lugo e o atual presidente na eleição.

    Que é casuísmo dos colorados e da Frente Guasu, é evidente. Que a reação dos baderneiros visa defender a democracia, é outra história, bem diferente, e com forte cheiro de… patranha.

  18. O que se passa é que ninguém no Brasil pensa mais nada além…..

    O que se passa é que ninguém no Brasil pensa mais nada além do seu umbigo.

    É interessante: 

    Há um violento protesto num país vizinho, praticamente nada é discutido.

    Há uma eleição importante na França onde uma esquerda que sai da lógica neo-liberal cresce, nada.

    Há importantes eleições no Equador, aí nada mesmo.

    Agora ficamos o dia inteiro comentando o choro da irmã de Aécio, somos piores que o chineses que consideram a China o o centro da Terra, nós achamos que somos o centro do universo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador