Argentina: o caso Nisman e a ação da imprensa blindando Lagomarsino

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Marcus Vinícius Coelho

Ref. ao post: Apenas o DNA de Nisman foi encontrado em arma

Estou em Buenos Aires desde 26/01 e venho acompanhando o caso Nisman, mesmo porque a imprensa argentina, além de tendenciosa, é monotemática e o caso da moda, atualmente, é esse. Acompanhei, inclusive, uma coletiva de Lagomarsino, cujas declarações vou usar neste comentário.

Antes de mais nada, me espanta que seja publicado, sem maiores comentários, um texto de Ariel Palacios, da Globo. Ambos, indivíduo e empresa, são altamente tendenciosos. Tanto isso é verdade que o tuíte postado por Lagomarsino, mencionado por Ariel, e altamente ofensivo a Cristina Kirchner (“andate a la reconcha de tu putísima madre”) foi confirmado, hoje, por La Nación, que também é de oposição.

Se esse caso tivesse acontecido num país de justiça e, principalmente, imprensa sérias (portanto não é o caso da América Latina, em geral) Lagomarsino seria, unanimente, considerado o principal suspeito e já teria sido submetido a interrogatório e, possivelmente, indiciado, devido aos seguintes fatores, todos amplamente noticiados pela própria imprensa opositora:

1 – Lagomarsino foi a última pessoa a estar com Nisman, como ele mesmo admite e os registros do condomínio fechado onde Nisman morava indicam. Ele esteve com Nisman às 16 e às 20 horas do sábado 18/01/2015 e, posteriormente, nem os registros, nem os guarda costas do procurador indicam qualquer outra visita externa ao condomínio.

2 – A arma usada na morte era de Lagomarsino, como ele admitiu e foi comprovado pela perícia. Segundo afirmou na coletiva, Nisman, que dispunha de 2 armas próprias, pediu-a emprestado na primeira ida de Lagomarsino a sua casa e recebeu-a na segunda. Ainda segundo Lagomarsino, a arma não seria capaz de disparar, pois não era usada há muito tempo. Mas disparou!

3 – Lagomarsino também admitiu ter manuseado a arma e instruído Nisman como usa-la, mas só havia DNA de Nisman na mesma.

4 – Nisman não tinha resíduos de pólvora nas mãos, que comprovariam, junto com o DNA, o disparo de suicídio. Lagomarsino não foi submetido a qualquer tipo de perícia forense.

5 – Na segunda ida ao apartamento de Nisman, Lagomarsino saiu pela porta da frente, que foi encontrada fechada; aliás o acesso pelo elevador social ao andar depende da digitação de código na saída do elevador. Já a porta dos fundos foi encontrada fechada, com a chave por dentro, o que impedia a abertura da mesma por fora; para abri-la, foi necessário empurrar e chave, pela fechadura para dentro do apartamento.

Inicialmente, a Presidenta Cristina Kirchner manifestou suspeitar de suicídio e foi ridicularizada pela imprensa. Depois que foi descoberta a presença de Lagomarsino na cena do crime a Presidenta apresentou suas suspeitas quanto a esse indivíduo, em rede nacional. À medida que mais indícios foram sendo revelados, a imprensa, pouco a pouco, foi passando a “gostar” da hipótese de suicídio.

A imprensa aceita tudo que diz Lagomarsino, sem qualquer questionamento, demonstrando a cumplicidade entre ambos.

Concluindo, como dizia Brizola: “se tem rabo de jacaré, barriga de jacaré e focinho de jacaré, deve ser jacaré”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O comportamento da imprensa

    O comportamento da imprensa latino-americana é basicamente o mesmo. Oriunda da época dos regimes ditatoriais no continente elas continuam na mesma toada. A verdade não é o que interessa. Criam-se versões, martelam-se mentiras e ficções.

    Ao menos na Argentina, os K encararam esse “poder” de frente. A batalha será longa mas já está em campo. No México a regulação de mídia também já está sendo feita.

    No Brasil nada. O monstro continua sendo alimentado e botando pavor em um governo apavorado e mudo com a posibilidade de ter que enfrentar as Famiglias.

    A esperança que resta é que o próprio mercado e os grandes players internacionais continuem quebrando de fora para dentro esses monopólios familiares e provincianos. Mesmo que sejam por outros monopólios…

  2. Lagomarsino seria empregado de Nisman?

    http://www.infobae.com/2015/01/28/1623473-el-abogado-lagomarsino-pedira-que-citen-declarar-la-presidente-y-anibal-fernandez

    Maximiliano Rusconi, abogado de Diego Lagomarsino, repasó la versión de los hechos del empleado de Alberto Nisman que horas antes de la muerte del fiscal ingresó al complejo Le Parc de Puerto Madero con un arma de fuego. Ratifica la crónica que publicó Infobae el martes. El letrado adelantó que pedirá que la fiscal Viviana Fein cite a declarar a la presidente Cristina Kirchner y al secretario general Aníbal Fernández por los dichos que involucran a su cliente.

    Falam de Lagomarsino também no link abaixo:

    http://www.diarioveloz.com/notas/138438-maximiliano-rusconi-ex-abogado-menem-defendera-lagomarsino-el-caso-nisman

  3. Logomarsino gozava da

    Logomarsino gozava da intimidade de Nisman,certamente ,sabe mais do que revela. Falta entusiasmo  investigativo da polícia e certamente da mídia…

  4. a grande mídia adora esse

    a grande mídia adora esse tipo de caso meio obscuro

    que permirte a ela manipular os fatos com a versão que melhor lhe interessa.

  5. A evolução do caso Nisman no

    A evolução do caso Nisman no noticiário, hoje, mostra que, independente de ter sido suicídio ou assessinato, o objetivo principal da oposição ao governo argentino foi alcançado: a criação de um clima de suspeição quanto ao governo e a queda de sua popularidade em um ano eleitoral.

    Esses efeitos são comentados (quase diria festejados) por La Nación em 2 artigos publicados hoje:

    http://www.lanacion.com.ar/1764830-ya-nada-sera-igual-para-la-presidenta

    http://www.lanacion.com.ar/1764863-el-caso-nisman-un-duro-golpe-para-la-imagen-del-gobierno

    Por outro lado, Lagomarsino, depois de realizar uma entrevista coletiva onde não respondeu a perguntas, mas apenas fez um pronunciamento, deu uma exclusiva ao The Guardian, da Inglaterra. Novamente, La Nación não cirtica nem os ataques ao governo , nem a concessão de privilégio à imprensa estrangeira, conforme podemos comprovar no artigo abaixo:

    http://www.lanacion.com.ar/1764882-lagomarsino-critico-al-gobierno-yo-era-todo-lo-que-tenian-y-se-aprovecharon-de-mi-silencio

    Concluindo, não posso afirmar, mas suspeito que tenha sido um movimento tramado pela oposição, sobretudo a midiática, que tem vários outros crimes na bagagem. Mas, mesmo que não tenha sido assim, soube aproveitar, muito bem, a oportunidade criada pelo eventual suicídio de Nisman.

  6. A mídia está dazendo o papel
    A mídia está dazendo o papel da justiça. Ao seu estilo. Cim patrocinadores, horário nobre, artistas, dramas e ficção. Juízes, advogados, promotores não significam quase nada para sociedade. Aliás significa: bons salários pagos pelo contribuinte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador