China exige respeito diante da decisão do povo venezuelano

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto: Diário do Povo/China

do Portal Vermelho

China exige respeito diante da decisão do povo venezuelano

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, disse que “todas as partes envolvidas devem respeitar a decisão do povo venezuelano”, referindo-se ao resultado das eleições no país da América Latina 

Diante dos resultados das eleições presidenciais do último domingo (20) na Venezuela, nas quais o presidente Nicolas Maduro foi reeleito, a China pediu para que a decisão do povo seja respeitada, uma vez que a população se pronunciou em um processo eleitoral que transcorreu de forma muito tranquila e com grande civilidade. 

“As partes envolvidas devem respeitar a decisão do povo venezuelano”, afirmou o representante do ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang. 
De uma conferência de imprensa em Pequim, Kang pediu que qualquer disputa sobre os resultados seja resolvida por meios legais.

Além disso, lembrou que a posição da China sempre foi a de não interferir nos assuntos internos de outros países; além disso, seu país acredita que o povo venezuelano e seu governo tem capacidade de cuidar dos assuntos internos do país. 

“A China abordará os assuntos relevantes de acordo com a prática democrática”, adiantou. 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é o vencedor das eleições presidenciais desse domingo (20) com mais de 5 milhões de votos. 

Fonte: TeleSur

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto a nós, nada?

    Muito boa a resposta da China aos capitalistas que querem desestruturar a Venezuela. Uma grande potência não se fazendo de morta é bom para equilibrio de forças, ainda mais quando há em jogo grandes reservas do óleo preto que todos querem.

    Mas, será que me faltou alguma informação? Puxo pela memória e não lembro da China defender o Governo brasileiro com este afinco quando atacado pelo golpe. Apesar de fazerem os dois parte fundamental dos BRICS e, diga-se de passagem, serem líderes!

    Onde está a relação da China com o Brasil progressista? Por que não interviu para salvar os interesses dos projetos do bloco?

    Isso só reforça a tese de que o Brasil é tratado como uma republiqueta desprezível, muito rica na sua matéria prima e muito pobre no seu capital humano, joguete nas mãos da guerra comercial do oriente (Russia e China) X EUA e explorada como depósito de riquezas, tanto pelos de fora como pelos de dentro, estes, sem explicação inteligível.

     

    1. E por que a China iria

      E por que a China iria intervir pra ajudar Dilma se no lugar dele ficaria um governo que conseguiu apoio do rentismo internacional por deixar claro que iria fazer uma liquidação do país, vender tudo o que estiver na terra (literalmente) na água (o pré-sal) e no ar ( a embraer ) ? Num tweeter do Sérgio Augusto, vi um trecho de jornal em que o Delfim Neto disse sem meias palavras que hoje o Brasil é uma colônia da China. Do mesmo jeito que a China vai ajudar a Venezuela não pelo princípio da autodeterminação dos povos (kkkkk) , mas por ver uma chance de ouro de ter sob sua influência um dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo e localizado numa região que, comparada ao oriente médio, tem a estabilidade de uma Suíça. Paiseco é assim = bate no peito sua ideologia enquanto país de verdade tem um projeto pra ficar cda vez mais forte e faz até o contrário do que prega sua ideologia na hora que o bicho pega – vide a injeção de dinheiro do governo americano em 2008 pros bancos e a indústria de carros naõ falirem; vide a China que adota o capitalismo mais cru e nu quando é do seu interesse. 

      País forte não tem aliados, tem interesses. O aliado de ontem, se for do interesse dele, vira o inimigo público n´mero um hoje ( que o digam Sadam Russein) 

       

  2. Desculpe o trocadilho, mas

    Desculpe o trocadilho, mas será um negócio da China. O governo chinês, que tem um projeto de poder, vê esse isolamento da Venezuela por parte dos seus vizinhos latinoamericanos, mais uma vez demonstrando o viralatismo da região para com os EUA, uma chance de, ao ajudar a Venezuela a se manter, de ter uma fonte de petróleo numa região muitíssimo menos instável que o Oriente Médio. E enquanto isso, o Brasil, por ideologia de oitava categoria, ao invès de ter se colocado como mediador entre governo e oposição pra que os dois chegassem a um mínimo de entendimento – e assim evitar que a crise gere até uma guerra civil que atingiria em cheio o Brasil, seja no aumento exponecial de refugiados, seja no aumento do preço do petróleo. 

    Aqui se vê claramente a diferença de paiseco e de país de verdade = o primeiro segue a ferro e o fogo ideologias; o segundo, tem projeto de país. 

  3. Que diferença ( ou Geopolítica aplicada 101)

    Esta é a diferença que faz voce possuir uma duzia de ICBM’s , algumas ogivas termonucleares, e um governo focado nas necessidades nacionais. E de quebra ser o maior credor (e financiador) de uma economia que promove um discurso de austeridade , mas gasta mais do que tem e consome muito mais do que pode!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador