Cuba reúne grupos do mundo inteiro em um só Carnaval

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Júlia Nassif e Nacho Lemus

De Cuba – Especial para o Jornal GGN

A cidade de Santiago de Cuba comemorou na última semana a 35ª edição do Festival do Caribe. A chamada Festa do Fogo reuniu pela primeira vez mais de 40 grupos carnavalescos do mundo inteiro com mais de 1150 participantes.

O evento organizado pelo Ministério de Cultura cubano e a Casa do Caribe, homenageia Santiago de Cuba que esse mês comemora 500 anos da sua fundação. Com cerca de 500 mil habitantes, a segunda cidade mais importante do país é sede do quartel da Moncada atacado por Fidel Castro e mais 165 revolucionários no episodio que resultou na morte da maioria desses homens e na prisão e exilio do líder, marcando o inicio da revolução cubana no histórico dia 26 de julho de 1953.

Santiago é reconhecida por sua vasta miscigenação cultural e religiosa como consequência da imigração de franceses, espanhóis, haitianos e de diversas regiões da África, além dos habitantes nativos da ilha. A riqueza cultural de Santiago foi apresentada ao mundo inteiro através de músicos como Compay Segundo, Ibrahim Ferrer e Eliades Ochoa, integrantes do grupo Buena Vista Social Club. 

Entre conferências, colóquios, oficinas e apresentações sobre arte cultura e religião do Caribe, o evento deu lugar à formação da Rede de Carnavais do Caribe com o intuito de preservar, difundir e legitimar valores da cultura popular tradicional dos povos da região.  

O músico pernambucano Maestro Forró participa desde 2010 do festival e acredita que a reunião de diversos grupos culturais de tantos países, “promove a interação e o respeito entre os povos, não só do Caribe, mas também de países como o Brasil, que tem muitas coisas em comum”. Para ele, a essência cultural e politica cubana aflora em Santiago e não existe lugar melhor no Caribe para que seja realizada tamanha celebração.

Fotos: Nacho Lemus

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador