Direita chilena propõe castigar quem enaltecer Salvador Allende

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Mariana Serafini

Em apenas 3 anos o presidente Salvador Allende nacionalizou 91 empresas básicas e beneficiou mais de 200 mil camponeses com a reforma agrária

Do Portal Vermelho

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (4) pelos deputados do partido de direita União Democrática Independente (UDI) Jorge Ulloa, Gustavo Hasbún e Ignacio Urrutia. De acordo com o documento, o objetivo é “castigar” qualquer pessoa que “enalteça” governos que “feriram o Estado de Direito”, “como o de Salvador Allende” e “neguem ou minimizem os efeitos” destes governos. 

Os deputados alegam que o governo de Allende “feriu o Estado de Direito” e “rachou a sociedade” ao aplicar medidas consideradas por eles prejudiciais, entre elas a reforma agrária que expropriou os latifúndios do Chile e dividiu as terras entre mais de 200 mil camponeses. Para os parlamentares, esta ação “prejudicou famílias” que sentem os efeitos “até hoje”. 

“É possível indicar que sob o regime de Allende, garantias constitucionais de grande valor foram transgredidas, como o direito à propriedade, liberdade de associação e outros direitos constitucionais que causaram perdas irreparáveis que até hoje prejudicam as vítimas e suas famílias”, afirma o documento. 


Em outro trecho os parlamentares afirmam ainda que a “forma de fazer política” da “esquerda radical” fortaleceu movimentos e associações de esquerda “terroristas e extrainstitucionais” como o Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR, na sigla em espanhol). O MIR foi um grupo de jovens socialistas e comunistas criado em 1965 com o objetivo de apoiar a revolução no Chile que mais tarde, durante a ditadura de Pinochet, teve um importante papel na resistência. 

Os parlamentares acusam ainda o governo de Allende de dar abertura para os partidos Socialista e Comunista se tornaram “mais radicais”, e introduzir “inimizade” na política chilena, “transformando a atividade pública em uma trincheira na qual os chilenos se encontravam alheios”.


A ditadura de Pinochet transformou o Estádio Nacional do Chile em um verdadeiro campo de concentração onde centenas de chilenos foram assassinados por defender a democracia 

Esta sociedade unida e cordial idealizada pelos representantes do UDI coincidentemente é a mesma que três anos depois da posse de Allende apoiou o golpe militar do general Augusto Pinochet. A ditadura chilena durou quase 20 anos e causou mais de 40 mil vítimas, entre elas 3.225 mortos ou desaparecidos. 

Já o presidente Allende, que após ter sido eleito democraticamente nas urnas foi assassinado no Palácio La Moneda, promoveu uma série de mudanças positivas durante seus três anos de governo. Além da reforma agrária, que beneficiou mais de 200 mil camponeses, ele nacionalizou o cobre, o ferro, mais de 91 indústrias. Além disso, ampliou em 89% o acesso de indígenas à universidade, em 80% o programa alimentar do país e construiu uma unidade de saúde para cada 40 mil habitantes. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É dose!

    Quando pensoa que já ví tudo, me aparece mais isso.

     

     

    “Esta sociedade unida e cordial idealizada pelos representantes do UDI coincidentemente é a mesma que três anos depois da posse de Allende apoiou o golpe militar do general Augusto Pinochet. A ditadura chilena durou quase 20 anos e causou mais de 40 mil vítimas, entre elas 3.225 mortos ou desaparecidos.”

    40 mil vítimas com 3225 mortos, são números oficiais contra pinochet, quais são os números apresentados pelos direitosos contra Allende? 

  2. E o nazismo avança novamente

    E o nazismo avança novamente pela mente infantil desses seres cheios de capital.

    só pode ser piada!

    Coitadinho das eamilias latifundiarias….

    snif, snif. Sofreram tanto que tiveram que matar 3.225.

  3. quem pode gostar deles?
    Esses absurdos logo chegam ao Brasil.
    Logo vão querer reescrever a Historia (se é que não o fazem já).

    O que me espanta é que tem gente que bate no peito e diz: sou de direita !!!
    Quanto cinismo! Qunata mediocridade!!!

  4. Em nada me surpreenderia se

    Em nada me surpreenderia se nesta autal composição da Câmara dos Deputados, composta por uma maioria de ignorantes a seviço do capital, algum beócio propusesse algo semelhante em relação a, digamos Getúlio, JK ou Lula. É que a estultice perdeu a modéstia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador