Eleição: O governo argentino escondeu os resultados para fazer um show

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Página 12

Para Moreau, o governo escondeu os resultados para fazer um show

Na Argentina, o candidato a deputado nacional pela Unidad Ciudadana Leopoldo Moreau, denunciou que o governo “seqüestrou cerca de 300 mil votos” dos bonaerenses para fechar a contagem provisória sem contar com 1.500 mesas em um território onde as pesquisas oficiais mostraram uma diferença de décimos entre o candidato de Cambiemos Esteban Bullrich e a ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner. “Eles fizeram aparecer um resultado e o congelaram por quatro ou cinco horas para fazer um show em horário nobre da televisão, quando, na verdade, eles perderam em 14 províncias argentinas. Eles sequestraram os votos de 300.000 bonaerenses”, denunciou Moreau.

“Temos certeza que houve uma manipulação ‘marqueteira’ que significou que, durante quatro, cinco horas, sequestraram os votos da província de Buenos Aires, o colocaram em uma caixa e deixaram lá congelada até que o presidente (Mauricio Macri) e a Governadora (Buenos Aires María Eugenia Vidal) pudessem terminar o show em Costa Salguero “, ironizou o histórico líder radical.

Para Moreau, o partido no poder “começou a soltar os votos” depois de lançar os rojões do festejo por um primeiro resultado que lhe dava uma tendência favorável. “Quando chegou o empate voltam a congelar e há 1.500 mesas da província de Buenos Aires que não estão na contagem; não estão computadas, desapareceram. Umas 1.500 mesas significam cerca de 300 mil votos”, disse o candidato pela Unidad Ciudadana. O líder também enfatizou que a diferença entre Bullrich e CFK foi de 6,690 votos, algo que poderia mudar com a contagem das mesas restantes.

A frente que integra a ex-presidenta argumentou que quando “eles lançaram” os votos na província houve um aumento dramático no número de votos obtidos na cédula que levava Cristina Fernández encabeçando a lista de senadores. “Por que foi espetacular? Porque eles tinham retido”, reiterou Moreau à Rádio La Red e C5N.

A contagem provisória dos resultados da província de Buenos Aires terminou às 6:55 com 95,68% das mesas de votação, segundo indicou o sitio oficial resultados.gob.ar. Os resultados foram bastante diferentes daqueles celebrados no bunker do Cambiemos, até às 22:00,  quando Bullrih conseguira uma diferença de cinco pontos da ex-presidente. Esta manhã, a imagem foi rotundamente diferente: com 34,19 por cento e 34,11 Esteban Bullrich para Cristina Fernández de Kirchner, a diferença entre os dois candidatos foi reduzida para décimos.

“Das mesas não analisadas existem mil na região metropolitana, onde Unidad Ciudadana  ganhou a primeira e terceira seção”, disse o candidato, que acusou o partido no poder de “não saber como disfarçar” possível derrota na província. Apesar de qualificar a contagem dos votos como “vergonhosa” e “desrespeitosa” a todas as forças políticas, Moreau disse que eles estavam muito animados e satisfeitos com a eleição da Unidad Ciudadana. “Nós fizemos uma campanha muito austera. Há uma nova maioria está sendo feita com a participação dos cidadãos “, concluiu o candidato.

O Secretário de Assuntos Políticos e Institucionais do Ministério do Interior, Adrián Pérez, disse esta manhã que o resultado das eleições primárias na província de Buenos Aires, que obteve temporariamente um “empate técnico” entre Cambiemos e Unidade Cidadão, deve ser definido na “contagem final” pela Justiça. “Pode ganhar Cristina (Kirchner), pode ganhar (Esteban) Bullrich”, afirmou Perez, que confirmou que não foram computadas 4 por cento das mesas, disse. “Vai para a final”, disse Perez, que considerou a cifra como “normal” em toda a contagem provisória de qualquer eleição.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caso Proconsult de 1982

    Nâo lembra o caso Proconsult da eleição para governador do Rio de Janeiro em 1982, ganha por Leonel Brizola e que a Globo tentou fraudar?

    1. Caso Proconsult de 1982

      Não por acaso a funesta Rede Golpe está envolvida no caso de sonegação de impostos e sumiço do processo de dentro da Receita Federal.

      Os grandes sonegadores tem sua vida tranquila pois estão acima da lei e não vem ao caso a apuração de seus delitos. Vá sonegar alguns merréis e logo vem a cobrança, CPF/CNPJ sujos e tudo o mais.

      Como de hábito, nada se apurou contra os sonegadores.

      O CARF, ninho das malandragens, segue a rotina.

      Itaú livre de módicos 25 bilhões de impostos.

      Enquanto isso o arrojo pega os pequenos salários e o marajás ainda dão discurso, escândalo após escândalo, na maior tranquilidade.

      E a boiada segue com a canga no pescoço.

      Inacreditável a alienação do povo, nunca conscientizados da real condição em que vivem.

      Uma tragédia.

       

  2. A pior ditadura…

    …é a do Judiciário !

    Vamos nos preparar, pois, ano que vem, teremos uma “justiça” eleitoral a todo vapor para referendar as urnas “eletrônicas” brasileiras…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador