Em nota, Forças Armadas da Venezuela se diz indignada com retirada de imagens

Da Carta Maior

Alarme na Venezuela
 
A América Latina não merece ver uma Síria ser criada no seu território – isso seria o pior dos mundos.
 
Jeferson Miola
 
A Nota Oficial das Forças Armadas da Venezuela, que adiante publicamos traduzida para o português, pode assumir uma dimensão histórico -jornalística de grande alcance. Não se pode desprezar que a evolução dos acontecimentos na nação bolivariana poderá trazer desfechos indesejáveis. 
 
A Nota tem a linguagem e o tom que são próprios do apaixonado debate político-ideológico na Venezuela, com chavistas e oposição [da moderada à fascista] duelando em elevados decibéis.  
 
O texto, duríssimo na mensagem, é escrito por um ator cujo poder está gravado na Constituição Bolivariana e nas Leis do país. O poder da República Bolivariana, é bom lembrar, é sustentado pela “coalizão cívico-militar” bolivariana.   
A oposição recém empossada para dirigir a Assembléia Nacional do país pretende converter o Parlamento no contra-poder à Revolução Bolivariana; na própria Contra-Revolução. Nos primeiros gestos, agride os valores, símbolos e imagens que, goste-se ou não, estão escritos na Constituição promulgada em 1999.  
 
Aparentemente, por essa razão os militares venezuelanos se manifestaram com indisfarçável gravidade. O texto pode ser tomado como o prelúdio de escaramuças no país vizinho. Melhor seria a oposição exercer sua legitimidade na plenitude, porém no marco da mais absoluta constitucionalidade e legalidade.  
 
Do contrário, a temperatura política e a conflitividade social poderão aumentar, assumindo padrões preocupantes. No curso da história, quando o embate evolui para a violência, o impasse pode desembocar em situações de guerra civil.  
 
Oxalá não seja esta a evolução dos acontecimentos na Venezuela, porque de outro modo estaríamos ingressando numa etapa perturbadora da geopolítica regional e também mundial. Os Estados Unidos, como a história ensina, não ficariam indiferentes à crise na Venezuela, assim como não são indiferentes hoje – vide as intromissões e desestabilizações diretas ou apoiadas/financiadas que promove no país petro-caribenho.  
 
A América Latina não merece ver uma Síria ser criada no seu território – isso seria o pior dos mundos.
 
Comunicado da Força Armada Nacional Bolivariana em desagravo ao ultraje da memória do libertador Simón Bolivar, à memória do comandante supremo Hugo Chávez, ao presidente constitucional da República como personificação do Estado e Comandante da Força Armada Nacional Bolivariana e à honra militar
 
A Força Armada Nacional Bolivariana, em inquebrantável unidade, e consciente do momento histórico que vive nosso país, expressa a todo o povo venezuelano sua profunda indignação pela forma desrespeitosa, carregada de desprezo e soberba, onde se ordenou a retirada das imagens de nosso libertador Simón Bolivar, do comandante supremo da revolução bolivariana Hugo Chávez e do cidadão Nicolás Maduro Moros, Presidente Constitucional da República Bolivariana da Venezuela, das instalações do Palácio Federal Legislativo, onde ocorreu a recém instalada Assembleia Nacional.
 
Simón Bolívar é o pai da pátria, homem de altíssima honra, um símbolo sagrado para todos nós e de especialíssimo valor para a América Latina. Sua gigantesca obra emancipatória deu a independência a cinco nações e permitiu a fundação de outra, epopéia heróica reconhecida no mundo inteiro que permanece incólume na consciência coletiva de todos os seres humanos amantes da liberdade, por tal razão, as representações materiais que dele foram feitas, de qualquer natureza e origem, serão sempre objeto de admiração e respeito de quem orgulhosamente somos herdeiros de suas glórias. A nova imagem de seu rosto sendo usada oficialmente nas dependências públicas, é o produto de uma investigação científica com com participação de atores nacionais e internacionais, cujo objetivo não foi outro além de exaltar sua memória

A história de Bolívar é a história da Venezuela, e a história da Venezuela é a história da América!
 
Nossa Carta Magna, que nasceu de um processo constituinte sem precedentes, invoca o exemplo histórico do libertador e por tal motivo, neste mesmo processo, a República adquiriu ser caráter bolivariano; continua sendo hoje a República Bolivariana da Venezuela, a transformação política, social e econômica que ocorre na Venezuela surge destas raízes, desta mesma doutrina instituída pelo próprio libertador; é indefectivelmente a Revolução Bolivariana. Como consequência, os soldados e soldadas da Pátria estamos orgulhosos de ser, de sentirmo-nos e de nos chamarmos bolivarianos, e agora sermos a Força Armada Nacional Bolivariana.
 
De outro lado, o Comandante Supremo Hugo Rafael Chávez Frías é um filho desta nação, forjado no calor de nossas academias militares.
 
Em sua Carreira militar, desde onde, sempre embasado no ideário e ação de Bolívar, empreendeu a colossal transformação dos destinos do País, para resgatar um povo oprimido pela oligarquia que promovia o sistema de capitalista de exploração, para colocar sua visão de um mundo multipolar, da necessária integração latinoamericana, socialista, anti-imperialista e profundamente humanista, transcendeu nossas fronteiras para levar benefícios aos mais despossuídos e vulneráveis em distintas latitudes, colocando os pobres em um altar, suas conquistas do ponto de vista social são inumeráveis: milhões de compatriotas foram beneficiados, orientados sempre a garantir a maior soma de felicidade possível. Tal como fez Bolívar, dedicou e ofereceu sua vida a serviço de sua nação, à sua defesa e desenvolvimento, despertando a consciência nacionalista de todos os venezuelanos e venezuelanas que habitam esta terra graciosa.
 
Da mesma maneira, o presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela, Comandante da Força Armada Nacional Bolivariana, Nicolás Maduro Moros é a máxima autoridade do Estado, eleito pelo voto popular, enfrentou complexos obstáculos, adversidades de todo tipo e seguindo os passos de Bolívar, hoje defende o interesse nacional, pelo qual reiteramos nossa absoluta lealdade e irrestrito apoio.
 
Agredir a memória eterna daqueles que já não estão mais fisicamente entre nós é um ato decadente e nojento que acaba com o princípio da honra militar, que se materializa diante da tomada de consciência no contexto de uma sociedade que se rege por princípios cidadãos. Ultrajaram a honra militar! Por tudo isso, a Força Armada Nacional Bolivariana, cujos integrantes somos de irredutível vocação bolivariana e consequentemente chavista, rechaçamos categoricamente qualquer ato no qual se desrespeite e se manche a memória de homens tão destacados, defensores da justiça e da igualdade, pois ao fazê-lo se ofende também a dignidade e as mais puras tradições venezuelanas e de toda América. Exigimos que acabem imediatamente com atos desta natureza, que em nada contribuem com a harmonia, e entendimento e a paz entre nossos conterrâneos.
 
“Chávez vive, a Pátria segue”
“Independência e Pátria Socialista…”
“Viveremos e venceremos”

Vladimir Padrino Lópes
General
Ministro do Poder Popular para a defesa e comandante estratégico operacional

 

Redação

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Forma desrespeitosa, carregada de desprezo e soberba.

    Sintética e irretocável a definição da direita venezuelana que não é diferente da direita latino-americana.

    Mas poderia ser dito de outra maneira: a direita se lambuza.

     

  2. Os valores bolivarianos ou as imagens ?

    Está escrito na Constituição que as imagens estão proibidas de serem retiradas, ou seja, têm que permanecer na AN até o fim do mundo ? Aqui e lá os DERROTADIS não se conformam e vão procurar sempre uma desculpa para darem o golpe.

  3. A “direitta” venezuelana teve

    A “direitta” venezuelana teve 3/5 dos votos populares para as eleições legislativas, só por delirio é possivel dizer que esses votos foram “todas da direita venezuelana”. Há um claro esgotamento politico-economico do governo chavista, porque não fazer a analise correta, mesmo quem ideologicamente defende ideias progressistas? O governo é muito ruim, ponto.

    Há governos progressistas pelo menos mais eficientes, como o do Equador e Bolivia mas o da Venezuela conseguiu liquidar com o Pais, como defnde-lo? Estatizou 2.300 empresas, algumas negocios simples, sem qualquer valor estrategico, como lojas de produtos de jardinagem ( a rede “Agro Isleña”), em cda empresa estatizada quintuplicou o numero de empregados, estão todas quebradas e semi paralisadas, qual a logica desse processo? As refinarias de petroleo, outrara das mais eficientes do mundo, estão todas em ruinas, a maior parte da gasolina é importada dos Estados Unidos, a produção agricola desapareceu,

    alface e tomate vem da Colombia, como defender esse simulacro de governo, até o socialismo exisge alguma eficiencia.

    As Forças Armadas da Venezuela NÃO tem historicamente o qualitativo institucional e operacional de grande envergadura,

    parte da cupula foi cooptada por Chavez com cargos na PDVSA, o escalão médio está inquieto e pode ser decisivo.

    1. A meu ver, o grande erro do

      A meu ver, o grande erro do Chavez foi não ter mudado a dependência econômica que a Venezuela tem do petróleo. Um pequeno exemplo, absurdo para nossos padrões: anos atrás, foram reformados veículos blindados das Forças Armadas Venezuelanas. Mas um pequeno detalhe acabou escapando: esses veículos, equipados com aquelas torretas com armamentos, simplesmente NÃO GIRAVAM, NÃO TINHAM MOBILIDADE suficiente, que é esperada de veículos desse tipo. Oras, não adiantam falarem que estão modernizando a Força Aérea com equipamentos russos, se a Venezuela não tiver capacidade própria para sua manutenção básica. E quanto à oposição, na minha percepção, são mais do que atrasados. Só obtiveram sucesso nas eleições legislativas porque o atual governo está deixando à desejar

      1. Meu caro é até um milagre que

        Meu caro é até um milagre que exista oposição na Venezuela, a maioria dos empresarios há muito tempo já foi embora para a Florida e para o Texas, a classe media alta tambem emigrou, no bairro em que minha irmã mora na região de Dallas a maioria dos vizinhos são familias venezuelanas de classe media alta, ficaram em Caracas só pessoas bem idosas que não querem ou não podem se mudar. Alem dos problemas economicos o indice de assassinatos é o maior do mundo, sequestros no anos

         passado foram mais de 1.800, há uma tolerancia do chavismo com a marginalidade  por motivos obvios.

        Acho realmente milagroso que ainda exista alguem lutando na Venezuela, a situação é horrivel e qualquer um arrisca a vida sendo contra o Governo.

          1. Me refiro dentro do contexto,

            Me refiro dentro do contexto, ou seja, pessoas idosas da classe media alta, pais e avós dos que emigraram.

      1. Como no Brasil, lojas desse

        Como no Brasil, lojas desse tipo vendem produtos para jardinagem, piscina, canis, enxadas, regadores, ancinhos,

        ração, chapeu de palha, mangueiras,  na minha cidade tem uma que vende tudo isso e muito mais, lá chamamos

        loja caipira, a Agro Islena vendia tudo isso, são ramos proximos e os clientes são proprietarios de chacaras, casas de campo,

        etc. Qual a duvida?

    2. André há outro fator, o desabastecimento.

      Há algumas décadas, visitei o Chile exatamente na época do fim do Governo Allendre, na época eu era um tabagista militante que consumia duas carteiras de cigarros por dia e era um verdadeiro pavor encontrar uma carteira de cigarros, como eu havia passado no vestibular e haviam raspado a minha cabeça (gentilezas dos veteranos de 1971!), os chilenos me confundiam com um Russo (???0 logo chegando em qualquer boteco nunca havia cigarros. Prestando atenção vi que um cliente usual do boteco e de direita conseguia comprar cigarros e eles apareciam do fundo do balcão em local escondido. Pedi um maço de cigarro e me disseram que não tinha mais, mostrei com o dedo falando um espanhol arrevesado que parecia de um russo mesmo, a proprietária tremendo da cabeça aos pés enrolou três maços e até não me cobrou!

      Ações propositais de desabastecimento, vascularizada até em pequenos estabelecimentos comerciais são clássicas durante épocas em que governos de esquerda começam a radicalizar a sua política, isto aliado ao contrabando de produtos básicos subsidiados dão realmente uma enorme sensação de desconforto para a população. Ocorreu no Chile e ocorreu na Venezuela, onde depois das eleições legislativas apareceram nas prateleiras dos supermercados quantidades imensas de produtos vencidos (que estavam estocados).

      Logo, aliado a muitos erros de gestão há realmente grandes setores patronais que fazem os seus próprios boicotes.

      Políticas de contensão de preços são realmente uma distorção dentro da lógica capitalista, e por mais bolivariana que seja a Venezuela (e o Chile da época) ainda estão num regime de livre mercado controlado em parte e não é possível controlar preços. Se alguém quiser fazer políticas sociais deve procurar agir na capacidade de compra da população e não no controle dos preços e isto não foi o que ocorreu no Chile e Venezuela.

      Quanto a PDVSA o problema é pior, porque esta era gerida e administrada dos Estados Unidos, não havendo como aqui uma administração centralizada no próprio país, logo é mais sujeita a boicotes e outras ações.

      Eu digo que não adianta em países pequenos como o Chile e Venezuela quererem ter eficiência na implantação de políticas socialistas, pois a cada ação que o governo toma há dez ações contra promovidas pelas camadas que antes governavam os países l (não esqueça do plano do Funaro), isto é extremamente difícil de se fazer, diria praticamente impossível, mesmo na URSS no início dos governos Bolcheviques foi tentado isto contra toda uma classe dirigente, e a famosa ditadura do proprietariado de Lenin foi mais uma resposta ao que ocorria do que uma política prévia à ação governamental, conseguiram com todas as distorções burocráticas que houveram manter o país, porém quando o consumo se sofisticou, vem a Pestroika.

      Deu e dá no que deu ou dá.

      1. O governo da Venezuela

        O governo da Venezuela IMPORTA tudo que significa abastecimento, usando o credito da PDVSA e distribuindo através dos MERPOL – Mercados Populares, uma grande rede de supermercados do ESTADO, portanto se há desabastecimento o unico culpado é o Estado, os comerciantes privados NÃO TEM DOLARES para importar nada, a fila da Comissão que distribui divisas é de 3 anos. Não há nenhuma possibilidade de sabotagem privada nesse mecanismo que é todo ESTATAL, desde a importação até a distribuição, é o Estado que importa papel higienico, ervilha, macarrão, etc.

        Não tem NENHUMA semelhança com o Chile de Allende, nem o Pais, nem a economia, nem a politica.

    3. Você não é tolinho para

      Você não é tolinho para comparar sem mais nem menos eleições para o executivo e legislativo em países de educação não completamente disseminada. O PT tem historicamente 30% dos votos, por que não elege 30% da Câmara e do Senado? Você sabe perfeitamente que eleições legislativas se dão num microcosmo, enquanto as executivas são fenômeno macro. Corrupção de varejo e troca-troca local efetuado com o poder dos prefeitos garante certa manutenção de poder na Câmara Federal. Por que será que o PMDB trabalha para manter o máximo de prefeituras?

    4. Só a PDVSA ?

          Uma das maiores, senão a maior empresa responsavel pela sangria de “moeda forte” e petroleo a baixo custo ( acordos com Russia e China ), foi resultante da expansão desmensurada da CAVIM ( http://www.cavim.ve), tanto ela e suas subsidiarias completamente um “cabide de empregos” para militares, de varias patentes.

  4. Legislativo e poder econômico

    Existe aqui, na turma de oposição ao chavismo, e que fez maioria no congresso, uma dose de desejo de “mostrar” a quem os financiou e patrocinou, algum serviço ou atitude equivalente ao forte apoio recebido.

    A ofensiva de mídia foi muito forte e decisiva para mudar a composição do congresso.

    Por outro lado, devemos entender que as eleições para cargos legislativos são mesmo direcionadas pelo poder econômico, como ocorre no Brasil, com congresso majoritariamente conservador, se bobear, com os mesmos 2/3 da Venezuela, ou mais.

  5. As forças Armadas

    As forças Armadas Venezuelanas não tem que falar nada.

    A funçao dela não é se meter em politica, o rgime Chavista corrompeu toda a sociedade e o comando das mesmas , como muito possivelemente o anterior tambem era conivente com a corrupção militar porem s/ viés ideologico.

    O que o texto fala é apenas a reação DESAVERGONHADA de militares que se acham em condições de querer intervir no processo POLITICO da nação venezuelana.

    E como a esquerda é SEM PUDOR tenta através da valorização desse texto RIDICULO E GOLPISTA dar credito a essa palhaçada.

    O comando das forças armadas Venezuelanas tem que se preocupar com a institucionalidade quando o poder judiciario, o parlamento e demais orgãos foram TRANSFORMADOS EM MERAS INSTANCIAS CHAVISTAS

    Texto SEM VERGONHA DAS FORÇAS ARMADAS VENEZUELANAS e esta sendo levado a sério apenas pelos ESTELIONATARIOS DA ESQUERDA de todo o continente sulamericano.

    Imaginem se nossas forças armadas desse opinião sobre a retirada de bustos ou nomes de militares brasileros em anvenidas, os mesmos desavergonhados que estao aqui achando isso dgno de nota estariam falando abobrinha até dizer chega na blogsfera.

    PATÉTICO… 

    1. Se a esquerda é sem pudor,

      o que falta à direita que fez e faz coisas piores? Ou vais dizer que a ditadura brasileira  a partir de  1964 foi de esquerda? A oposição que sabota a nação, rouba e grita “pega ladrão” de hoje é de esquerda? Quanto preconceito, Leônidas. Sem risos, por favor.

    2.  
      Pô leonidas! Recruta aquela

       

      Pô leonidas! Recruta aquela Brigada Brancaleone de senadores liderados pelo tucano ex-guerrilheiro Aluysio Nunes e reedita a patacoada de ir a Caracas cobrar satisfações do governo daVeneezuela. Agora então, com essa indevida interferência do chefe das Forças Armadas da Venezuela em assuntos do próprio país, e, o mais grave, sem anuência prévia dos tucanos e, sobretudo de Washington. Os bolivarianos ultrapassaram qualquer limite suportável para um verdadeiro udenista brasileiro fiel às tradições legadas pelo grande Carlos Lacerda.

      Lacerdistas, tucanos, e democratas herdeiros da Arena. Uni-vos e derrotemos as forças de Simon Bolivar. Avante! Brigadistas brancaleônicos! Ou isso não vem ao caso?

      Orlando 

  6. ERRO!

    “Forças armadas” é uma locução (sintagma) plural. E como tal se comporta. Assim, quando Forças Armadas estiverem como sujeito de uma frase, o verbo e eventuais predicativos do sujeito devem condcordar em número. Portanto, “Forças armadas da Venezuela se dizem indignadas com retirada de imagens”. 

    1. Obrigado Emilson.

      Poderias enviar algumas correções via e-mail dos meus erros mais grosseiros principalmente em concordância e pontuação?

      O leitor vai agradecer!

  7. Essa gente está fazendo

    Essa gente está fazendo provocações ao povo venezuelano. Quando o circo pegar fogo,assim como a direita brasileira,irão todos para Miami e os incautos que os seguiram é que ficarão com todo o ônus de defender o indefensável.

    1. Não existe provocação

      Não existe provocação nenhuma

      O lider das forças armadas é o governante de plantão, e ele não é dono dela ou da nação

      Esse negocio de lider ETERNO  É COISA DE GENTE MAL INTENCIONADA e sem compromisso algum com o povo…

  8. Vladimir, chega junto na

    Vladimir, chega junto na direita conservadora e escravocrata venezuelana! Eles não terão pudor, vão destruir a democracia bolivariana e seu povo humilde voltará às favelas! Vladimir, o nome promete!

  9. A direita é absolutamente

    A direita é absolutamente previsível. Na Venezuela, se pôs a retirar imagens de Bolívar da Assembléia Legislativa, seu espaço de poder. Na Argentina, “expulsou” os médicos cubanos. Quando esteve no poder no Chile, perpetrou ataques a inúmeros progrmas de cunho social, inclusive e principalmente na educação, o que redundou no fim de seu curto e trágico período. No Brasil, na remota hipótese de voltar ao poder, a direita não há de fazer diferente.

    O que é diferente no caso da Venezuela, é que a direita não ganhou o Executivo e quer apear Maduro do poder na marra, desconsiderando que há no conjunto da sociedade, inclusive nas Forças Armadas, o sentimento de defesa da revolução Bolivariana, algo que pra nós, educados para sermos cordeiros, é inimaginável.

    1. A direita não ganhou o

      A direita não ganhou o Executivo porque as eleições foram só para o Legislativo mas pela votação dá para ver para onde o Pais se inclina. E porque isso aconteceu? PELO ABSOLUTO DESGOVERNO da “”Revolução Bolivariana”, não é só pela ideologia,  de esquerda é tambem o governo do Uruguai mas todo mundo respeita esse governo.

      A PDVSA nasceu em 1982 com a nacionalização das tres majors do petroleo na Venezuela, a Shell, a Exxon e a Texaco,

      a PDVSA incorporou as refinarias, a engenharia e todo o know dessas grandes e tradicionais empresas de petroleo.

      A PDVA era então considerada a mais BEM ADMINISTRDA petroleira estatal do mundo.

      Quando Chavez chegou ao poder em 1998 havia na PDVSA 9.300 engenheiros de petroleo, a maioria com cursos na Univerdiade do Texas e no Institut Français du Petrole, escolas de primeirissima linha, as tres  refinarias eram das maiores e melhores do mundo. Na greve geral da PDVSA de 2002, foram demitidos por Chavez 90% dos gerentes e engenheiros

      com curriculos de alto nivel. Emigraram a maioria para o Canada e Oriente Medio, ficaram muito poucos, Chavez encheu a PDVSA de cupinchas sem qualquer qualificação e pela primeira vez colocou militares no Board, nunca antes a PDVSA teve militares no Conselho. A partir de 2002 sob a presidencia de Ali Rodriguez começou vasta roubalheira, especialmente

      por parte de dois filhos de Ali, um revolucionario idoso e de alta reputação, respeitado por Chavez mas o problema eram os filhos. Com esse crise e como Chavez manteve Ali, sairam outros vice-presidentes de altissimo nivel, como Jose Rojas,

      que depois foi despachado para Washington como diretor executivo do FMI representando 10 paises.

      Ali permaneceu, todo petroleo exportado pela PDVSA passava por tradings como Glencore para gerar comissão, inclusive petroleo despachado para sua propria subsidiaria nos EUA, a CITGO. A PDVSA tinha credito maior que a propria Republica e passou a ser usada para compra de alimentos, remedios, automoveis, material de limpeza, pasta de dente, tambem passou-se usar seu caixa para pagar as primeiras estatizações, como a EDC, empresa eletrica de Caracas, comprada pela PDVSA por 782 milhões de dolares. Hoje a PDVSA, outrora um modelo de empresa, a maior petroleira da America Latina, maior que a PEMEX e Petrobras, é uma ruina, de 21.000 empregados em 1998 hoje tem 140.000.

      Não há Pais que sobreviva com tanto desgoverno, portanto não é um problema só de “”direito má””, a coisa é mais complexa, os votos para a oposição são majoritariamente de pobres que não veem mais nenhum futuro na Venezuela bolivariana, qualquer coisa parece melhor do que esse troupe de idiotas dirigindo um Pais de outrora grande riqueza.

  10. Milicos, sempre eles,

    Despertam paixões à direita e à esquerda também. Hehehe

    Só colocando os pingos nos is :

    As imagens que foram retiradas não são quadrinhos, são o que eles chamam de gigantografias. Enormes molduras de 2 ou 3 metros com fotos de Chávez e Maduro em diversas situações. Exemplos clássicos do culto ao personalismo espalhados por todas as dependências da AN.

    Mesmo que fossem quadrinhos, não há nenhuma previsão constitucional para isso.

    Já quanto ao Libertador, também foram retiradas as gigantografias que exibiam a nova face de Bolivar, aquela ridícula que Chávez apresentou ao mundo a uns anos atrás, feita por computador, e foi [reservada a velha e conhecida imagem centenária do Bolívar narigudo.

    E, lógico, os milicos não tem nada que se meter com o que acontece no prédio da Assembléa Nacional.

     

    1.  
      Se vosmecê que não é

       

      Se vosmecê que não é venezuelano quer cagar regras para o povo da  Venezuela cumprir. Como pretendes negar aos militares daquele pais, agir em conformidade com suas convicções e seus compromissos constitucionais com a pátria que juraram defender. Quem conferiu à vossa pessoa tamanho e pesado encargo? Por ventura, prestas serviços ao poderoso Pentágono, CIA ou alguma outra agência dessas que distribuem democracia pelo mundo?

       

      Orlando

       

  11. Não tem cabimento

    A constituição Venezuelana não tem o princípio da impessoalidade como a nossa?

    Fotos de indivíduos em locais públicos é algo ridículo, digno da Bahia de ACM e do Maranhão de Sarney.

    As forças armadas deveriam se calar nesse assunto.

    1. Ou dignas de São Paulo, o
      Ou dignas de São Paulo, o Tucanistão, onde qualquer coisa por aqui recebe o nome de Mário Covas ou algum patriarca das famílias da grande mídia.

  12. Eles estão provocando uma
    Eles estão provocando uma reação forte o suficiente, que permita aos meninos de Tio Sam desembarcarem na Venezuela, em mais uma de suas
    adoráveis missões de “paz”, em
    que destituem um governo mau, e inimigo deles, e entregam o país a
    a um governo “do bem”,submisso
    aos EUA.

    1. Obama vai mandar soldados

      Obama vai mandar soldados para a Venezuela? Voce não acompanhou o governo Obama nos ultimos oito anos?

      Não percebeu que ele não manda nem escoteiro para o exterior?

      Se os EUA quisessem derrubar Chavez ou Maduro era muito mais facil deixar de importar petroleo da Venezuela pod ois meses no entanto os EUA são o maior parceiro comercial da Venezuela desde 1923 e continuam sendo até hoje.

      Sabe quem opera os campos de petroleo da Franja do Orinouco, a maior reserva do mundo?

      É a  Chevron Venezuela, se quiser conferir acesse o website de CHEVRON VENEZUELA.

  13. Retratos e a foto

       A retirada dos quadros de Chavez, em definitivo, pois o de Bolivar retornará o quadro original, com ele mais branco e retocado, significa para Aslupp uma tomada de posição dele próprio, não de todos os eleitos pela coligação MUD, Aslupp deixa claro que objetiva o confronto direto com o “chavismo”, uma atitude com a qual liberais mais modernos, como Caprilles, não desejavam de imediato.

        A manifestação do Gen. Padrino procura, alem de contentar seu publico interno, algo que era exigido há dias, que estourou com a “retirada ” dos quadros, mostrar a atual  assembléia, principalmente a Aslupp ( um ex-golpista que tentou utilizar o exército para derrubar Chavez , há mais de uma década ) que as FANB aceitam até certo ponto modificações no governo.

         Padrino, assim como toda sua cupula de comando, sabe que tem um problema bastante explosivo em suas mãos, caso a situação se deteriore ainda mais, pois apesar de seu pomposo “titulo ministerial”, o comando/controle de seu ministério, sobre a Milicia Bolivariana é no minimo relativo, quem manda mesmo neste corpo de 235.000 pessoas é o PSUV. ( o numero de “milicianos” mais confiavel, fornecido pelos russos, baseados na entrega de armas/munições, é de 100 – 125.000, incluindo territoriais, sindicais e reserva imediata ).

         A foto que ilustra esta matéria, não são militares profissionais, são “milicianos” de alguma “célula” ( em cada vila, cidade, fabrica, departamento de governo, existe uma ou mais de uma ) do chamado ” Corpo Combatente Operário” , são muito bem armados, ( armas leves, algumas coletivas, veiculos blindados leves) disseminados por todo o território venezuelano.

          Quem estiver interessado em saber como está o “animo” destes milicianos : http://www.milicia.mil.ve

  14. o mesmo final de todas as imposturas

    Quinze anos de governo foram o bastante para o bolivarianismo arruinar inteiramente a economia da Venezuela. Boa parte da população profissionalmente mais qualificada deixou o país, as empresas privadas e a agricultura foram dizimadas, mas por um bom tempo Chávez pôde abastecer a população de bens de consumo importados com dinheiro do petróleo. Mas a própria PDVSA foi arruinada, e com a queda do preço do petróleo a crise se agravou a ponto de não mais haver comida nas prateleiras dos supermercados. Pela enésima vez, vemos repetir-se o mesmo final dos regimes socialistas não democráticos: “a fartura, a farta de tudo”, que precede a queda final. O socialismo sectário permanece incapaz de qualquer autocrítica, problema que comunga com todas as seitas. Sempre há um culpado, um bode expiatório responsável pelo seu fracasso. O socialismo sectário fracassa infalivelmente por basear-se em uma visão equivocada da natureza humana. Não há, na opinião desses impostores, nenhuma natureza humana de origem biológica, o homem é fruto unicamente da cultura, e portando infinitamente maleável. Fala-se que Stalin teria procurado Pavlov em busca de uma reengenharia do homem soviético. Na falta de um Pavlov, Mao criou ele próprio uma revolução cultural.

    O único socialismo que funcionou foi a social democracia, e funcionou especialmente bem na Escandinávia, onde é praticado sem qualquer proselitismo, sem nenhum nós contra eles, com o que a social democracia acabou se tornando um inteiro consenso da população. 

  15. As FANB e “boicotes”

        Mandamento da industria de defesa ( qualquer país do mundo ): ” Boicotes só funcionam contra pobres,  governos e regimes politicos indesejaveis, algum dia terminam/mudam, portanto mesmo com boicotes diplomáticos ( dos inuteis ), continue próximo a seu cliente, inclusive utilize as medidas de boicote a seu favor ( impeça outro concorrente de se estabelecer como fornecedor ) caso seja necessário, sempre é possivel auxiliar a seu cliente por intermédio “não direto”, manobras heterodoxas, principalmente ao nivel de manutenção, são facilmente realizaveis – basta ter dinheiro para o Estado que intermediará a negociação.

         Exemplos venezuelanos, de como a “banda toca ” 

         1. ” com dinheiro e acesso ao “grey market * ” : Apesar das pesadas aquisições de armamento russo/chinês, em 2013 na Cruzex a ” Aeronautica Militar Bolivariana”, chegou em FZ ( Fortaleza – CE ), com seus LM F-16 A/B Block 15, com quase 30 anos de idade, plenamente operacionais, na engenharia e na avionica, superiores aos nossos, a época Mirage 2000, comparaveis em “up grade”, aos F-16 A MLU chilenos, e pouco a dever, aos F-16 C / 30 da USAF/ANG que tb. participaram deste exercicio – Como a AMB conseguiu tal “proeza” : dinheiro e acesso ao grey market , principalmente aquele oriundo de empresas israelenses, como ocorreu, na própria Venezuela, com o sistema de misseis navais Barak.

         2. ” Sem dinheiro ” e sem acesso ao “grey market” : Com aeronaves a modernização ou mesmo a atualização parcial dos sistemas, até do motor, é mais simples em logistica, tipo uma caixa de softwares acompanhada de placas, de menos de 50 kg , dá para “fazer o serviço” , mas com navios é diferente – são grandes, vistosos, então pois :

          No final de 2011, no exercicio VenBras o PC-22 Warao ( classe Guaiqueri ), uma Corveta, mas classificada pela Armada Bolivariana como uma Patrulha de ZEE Oceanica, por incompetencia total de seus oficiais, encalhou próximo a FZ , com severos danos, foi transferida em 2012 para o Rio de Janeiro ( AMRJ ) para conserto, e até hoje lá se encontra, pois a Navantia ( espanhola ), a construtora do navio, recusa-se a assumir o apoio ao conserto, pois não tem a garantia venezuelana de pagamento para a assessoria.

           O Comando da Armada Bolivariana, fala aos quatro ventos que se trata de um “boicote burgues imperialista”, tremendo papo furado, trata-se apenas de falta de dinheiro, tanto para a Navantia, como para o AMRJ.

            Chavez, gastou muito com as FANB, jogou muito dinheiro, quando o petroleo estava em alta, na modernização delas, o problema não é adquirir, o maior problema é manter.

             * grey market : No mercado de produtos de defesa, somente são noticiados e interessantes, os grandes contratos, realizados pelos governos e grandes empresas diretamente efetuados, mas a parte destes, inclusive advindo das práticas economicas de terceirização da produção, muitos equipamentos e/ou partes destes, são classificados como “dual use” e negociados no mercado, um exemplo clássico é dos acelerometros japoneses fornecidos ao Irã nos anos 90/00, solicitados pela Republica Islamica ” no papel “, para serem utilizados na industria petrolifera, e acabaram sendo instalados em aeronaves e misseis.

  16. ISSO É UMA LIÇÃO DE VIDA AO MADURO!

    O sujeito é arrogante, radical, intransigente, autoritário, e não tem a menor sensibilidade política; mas ele já percebeu que quem paga por suas intrigas e guerrinhas políticas é o próprio povo e seu partido. Na Venezuela o presidente também pode convocar PLEBISCITOS. Se o congresso fizer algo contra o povo, basta que ele convoque um PLEBISCITO ou REFERENDO. Entretanto, esse sujeito é tão autoritário, que não é capaz sequer de consultar a população para que dê aval às suas políticas públicas. O cara vai só socando goela abaixo suas resoluções autoritárias nas pessoas. A Venezuela tem uma excelente democracia, muito melhor que a nossa; mas um péssimo presidente, que em todos esses anos, jamais soube estimular uma maior participação popular na política; que, ao contrário dos brasileiros, os venezuelanos já têm direito…

  17. Elite é uma bosta em qualquer País.

    Essa elitinha da venezuela provou seu total amadorismo cpara a conjuntura de poder  na venezuela.

    Por não querer ver o que acontecia eles ignoraram as transformações sociais .

    Hoje lá não tem um povo bovino , nem pra tolerar má gestão e nem pra serem comandados pela elite .

    As eleições foram uma aposta do povo a reconciliaçã e união nacional , mas parece que a leitura da elite foi de retorno a apropriação do estado e o desdem ao cidaão comum.

    Perceberam que Maduro aceitou o referendo?

    Ninguém comenta isso. Não tem um Jornalista tupiniquim analisando isso.

    Hoje Maduro já ascultou a sociedade e sabe que as oposições já estão desacreditadas a apenas um mês após as eleições.

    a Elite venezuelana se auto-revelou e o povo não gostou .

  18. Os problemas da Venezuela

    OS problemas da Venezuela, são pouco analisados porque se tem poucas informações, ( não se pode basear nas notícias da mídia) que  aqui neste post foram  usados para criar  associaçoes completamente espúreas  para apimentar as nossas disputas politicas. Me parece que muitos aqui acreditam em tudo que Willian Waack afirma. Seja como for, a Venezuela vai encontrar o seu caminho, e apenas gostaria que fosse  sem interferência externa, embora não creia nisto.  Alguns falam em paranóia, mas o Iraque e Oriente Médio são exemplos de que a cobiça pelo petroleo gera interferência. Snowden não nos deixa dúvida , a interferência já existe. Pessoalmente não gosto e nunca gostei de intervenções militares sejam internas ou externas, mas só o futuro vai nos dizer o que vai ocorrer.  

     Quando as medidas na Venezuela incomodaram as grandes petrolíferas é claro que ela se tornou aliada do eixo do mal. Obviamente Tio Sam tem muitas formas de interferência, mas a mais presente delas é a cooptação de uma classe política para representar seus interesses. Esta classe política é  representativa de  uma oligarquia latino americana que nunca fez sua revolução burguesa, nunca usou o petroleo para diversificar sua economia, para desenvolver tecnologia  nem mesmo para se tornar uma classe empresarial. Ela viveu do petroleo e da aliança com as grandes petrolíferas. Jamais se preocupou com a sua população, e sempre  teve ojeriza de políticas sociais.

    Sem dúvida boa parte dos problemas da Venezuela se devem a sua maior riqueza. Quando o preço petroleo cai  mais de 60% é óbvio que uma economia baseada no petroléo vai sentir o baque. Este baque vem de outros erros, mas não das políticas sociais,  o que alguns chamam pejorativamente de populismo.   Talvez o maior erro tenha sido a não diversificação da economia. Mas eu temo que a Venezuela nunca tenha tido uma classe empresarial criativa . No Brasil as estatais tiveram este papel a Embraer nasceu estatal, a Petrobrás que tanta teconologia e inovação desenvolveu gerou também ramos da industria que tambem são inovadores. Poderia citar outras mas vou parar por aqui. Mas na Venezuela não sei, mas gostaria de saber:   Qual o patamar da indústria antes de Chavez?  Qual o patamar da  educação e da  saude antes de Chavez? Qual o patamar hoje? 

    Com certeza  Chavez e Maduro não conseguiram estabelecer um novo patamar mais estavel para a economia Venezuelana, mas isto não se deve às políticas socias e duvido sinceramente que esta nova classe que parece ter maioria no parlamento seja capaz de levar a Venezuela a outro patamar.  Como já disse as medidas sempre apregoadas por estes levam apenas a recessão   e submissão a interesses internacionais e ao mercado. Me parece que este grupo está interessado sobretudo em destruir os simbolos, que chamam pejorativamente de  populismo. Pretendem  lutar contra qualquer política que objetive favorecer mais do que apenas 20% ( se tanto ) da população. Querem afirmar que a economia sustentável necessita de desempregados, que trabalhem por qualquer miséria. Há não muito tempo em programa televisivo uma economista que é sempre chamada num certo PAINEL  chegou a afirmar que o problema no Brasil era o pleno emprego e a legislação trabalhista. E na epoca onde vicejava as desonerações fiscais ela falava de carga tributária. Acompanhada de outro economista que falava sem pejo os problemas que isto causa ao preço das ações.   Curiosamente o mercado  criou a crise economica mundial,ao manipular  a crise imobiliária e os fundos de pensão. Trabalhando virtualmente num jogo de  banco imobiliário ( Bolsas de Valores)  paralisaram o mundo até hoje.  E nossos comentaristas, lendo e relendo as subidas e descidas das bolsas nos  dizem que o problema do mundo é o populismo.

    Eu  não gosto de fotografias nem de icones, mas esta oposição Venezuelana não quer destruir  a fotografia de Maduro ou de Bolivar, querem sim destruir o que representam  e se possível colocar uma outra fotografia  em seu lugar.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador