Embaixadores de 12 países apoiam Parlamento venezuelano

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil com EFE

Embaixadores de 12 países compareceram hoje (19) à sede do Parlamento venezuelano, de maioria opositora, para expressar apoio após a Assembleia Constituinte ter assumido as competências do órgão para legislar.

Compareceram à sede da entidade em Caracas representantes das embaixadas da Espanha, Holanda, Chile, Itália, Alemanha, Áustria, Argentina, Polônia, México, França, Reino Unido e Portugal.

Esta é a maior presença até o momento de embaixadores no Parlamento venezuelano, que já recebeu a visita de apoio de diplomatas de vários países críticos à Constituinte instalada pelo governo.

A Constituinte aprovou na sexta-feira (18) a permissão para assumir as competências do Parlamento, o qual acusa de trabalhar para prejudicar o país.

A reunião dos diplomatas com a direção do Parlamento foi anunciada pelo Legislativo venezuelano em sua conta no Twitter, com uma foto do encontro com no Palácio Federal Legislativo.

O Parlamento realiza neste sábado uma sessão para adotar uma resolução sobre a medida tomada na sexta pela Constituinte, órgão que os opositores consideram “fraudulento” e veem como um instrumento do governo de Nicolás Maduro para consolidar uma ditadura no país.

Mediante um decreto, a Constituinte aprovou na sexta-feira “assumir as competências para legislar sobre matérias voltadas diretamente a garantir a preservação da paz, segurança, soberania, sistema socioeconômico e financeiro, objetivos do Estado e os direitos dos venezuelanos”.

Os deputados opositores veem no decreto uma “dissolução” do Parlamento, embora o órgão possa continuar a reunir-se e seus membros sigam nos cargos.

Esta decisão provocou uma nova onda de críticas internacionais contra o governo da Venezuela. Doze governos do continente denunciaram a nova medida do oficialismo contra o Parlamento, que também foi condenada pelos Estados Unidos e vários países europeus.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não acham absolutamente nada,

      Não acham absolutamente nada, nem esses e nem nenhum governo do planeta, nem Cuba , Nicaragua ou Venezuela acharam

      que o impeachment de Dilma foi um golpe de Estado e que houve quebra da regra democratica no Brasil, tabto que não houve protesto  algum, nota diplomatica, chamada de embaixadores, nada. O mundo inteiro achou a substituição regular.

      Já no caso da Constituinte venezuelana não há um unico pais , com exceção da Nicaragua, que achou regular a jogada de Maduro, todos acharam um golpe grosseiro  contra a democracia, representada pela Assembleia Nacional eleita por voto direto e dentro da Constituição em vigor, com resultados reconhecidos até pelo Presidente Maduro.

      1. Claro que acham, só não

        Claro que acham, só não admitem o alinhamento.

        Porém, cinco países, incluindo Cuba, denunciaram o impeachment de Dilma como golpe. A Unasul também se pronunciou neste sentido. Acho estranho o “esquecimento” de tal informação.

        Bastante interessante, dentro da lista dos países que se manifestaram contra Maduro, há a Polônia. E, como se sabe, a Venezuela possui boas relações com a Rússia…  a Polônia (a OTAN, no fundo) não mantém boas relações com a Rússia. Um xadrez mais complicado em nivel europeu. 

        Lendo o raciocínio a respeito de “aqui não há golpe, na Venezuela há golpe”… Maduro está correto, na medida em que está usando todos os meios que forem necessários para não deixar a direita e seus sabujos subirem ao poder para fazer da Venezuela um Brasil.

        Afinal, o Congresso do Cunha fez o que fez para derrubar Dilma. Regado a dinheiro… Isto é legal e legítimo, pelo visto.

        É uma boa discussão sobre a relação entre legalidade e legitimidade. Quando penso que, em nossas paragens, o povo mais vitimado pelo governo atual, inclusive pela fome, não usa também todos os meios necessários para retirar este governo e cai na esparrela de achar que a violência (sic) gerada teria o mesmo peso e valor que a violência gerada pelas elites, só resta como atitude reclamar e jogar pedra no vizinho que tem culhão de fazer o que é preciso.

        Maduro não é um tolo.

         

      2. Venezuela

        Não é verdade que nenhum país tenha achada nada do impeachment (golpe) que houve no Brasil. Os governos podem não ter se manifestado oficialmente, mas os golpitas foram cobrados e hostilizados em várias ocasiões e em diversos paízes, a opinião pública mundial repudiou o que ocorreu aqui.

      3. O colunista de direita do Nassif!

        Impressionante como o senhor André Araújo consegue fazer uma crítica pela direita de todas as questões relevantes da atualidade, principalmente tratando da Venezuela! O golpe contra Dilma foi denunciado, sim, por dezenas de países, centenas de grandes veículos sérios da imprensa internacional e até pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que hoje, inexplicavelmente, apoia a violenta oposição venezuelana. Pode até haver algum excesso na Venezuela, mas isso deve  ser interpretado  dentro do contexto venezuelano. Não é possível desconsiderar que foi a própria oposição venezuelana que, percebendo a dificuldade de vencer o chavismo nas urnas, jogou às favas qualquer escrúpulo e qualquer resquício de obediência ao ordenamento jurídico. Logo, o que deveria fazer o governo de Maduro, legítimo e com apoio popular? Entregar o poder à oposição, de mão beijada, ver os líderes chavistas irem para a cadeia (o que ocorreria, idubitavelmente, ante  a truculência da oposição) e assistir pela TV as riquezas minerais sendo entregues para as multinacionais e o povo venezuelano sendo massacrado pela miséria e pela polícia? É isso que, inapelavelmente, ocorrerá, se o governo de Maduro cair. É melhor ter o chavismo no governo, aprendendo com seus erros, do que entregar o poder à oposição, a serviço das grandes potências imperialistas!

  1. Sempre há o outro lado e detalhes que a gente nunca sabe

    Isso é elementar. Desde segredos de Estado a os reais motivos de prisioneiros em Cuba, se são ou não são presos políticos. Mas dou meu pitaco: cheira a autoritarismo o Governo Maduro, a muito autoritarismo. E é triste (apesar de eu não me surpre-ender mais…) com a declaração de apoio pela Presidente do PT. Quem sabe ela sabe coisas que o comum dos mortais, a gente, não sabe. E por que não fala abertamente??? Assim como autocríticas, só respeito, só são válidas se feitas publicamen-te, abertamente, não nas eternas 4 paredes, que termina não sendo autocrítica coisa nenhuma, repetem-se, repetem-se.

    1. O Maduro aprendeu com o

      O Maduro aprendeu com o Brasil como é haver locaute de empresários, oposição dos meios de comunicação, fomentar crises, ter um Congresso golpista e derrubar um governo legítimo.

      Ditadura? Ora, vamos ver um pouco mais…

       

    2. Mais Sugestões mescladas c/ Críticas aos Blogs em Geral e a Este

      é de se esperar (e é altíssima a previsibilidade tornando repetitivos inúmeros posts-títulos por mais boa fé e elaboração e eru-dição que tragam) q algumas esporádicas postagens não recebam nenhuma (zero) estrelinha de apoio ou de concordância.Aqui acima não disse nada demais,nem ofendi,só acho q o Blog teria mil vezes mais sucesso (e RENOVAÇÃO, CUCAS FRESCAS MAIS PENSANTES)se não fosse atrelado ao Lulismo e ao Petismo, q o Blog e o Blogueiro estimulasse(também) questionamen-tos tb às esquerdas e centro-esquerdas,senão ficamos como já ficamos há muito tempo,externa e internamente ao Blog,como mais do mesmo. Das falcatruas, da corrupção, da nossa falta de democracia sólida e republicana já ‘tanmos carecas de saber. A Dúvida é irmã da Sabedoria, diz um antigo ditado.Nesses anos,tenho visto vários blogs q só veiculam certezas (OU ENTÃO MUITO TÍMIDAS DÚVIDAS E CRÍTICAS).Ora,o ser humano pode (pode) mudar ângulos de visão e (doloridamente) mudar de “convicções”(cito Dallagnol…). Vamos caçar e arranjar gente nova, e não os mesmos cadastrados ou visitantes, alguns bons já se retiraram há bastante tempo. E, Nassif, sugiro botar cores diversas em todo o Blog. Vermelho, sim, claro, mas tem mais cores e muito mais gente pensando que nem de longe sabe da existência deste Blog e podem sorrir diante de algumas infanti-lidades esquerdistas de cartilha e “de prática”. Ellen Meikisin Wookd foi uma teórica que escreveu entre outras coisas de que o Capitalismo não mais tolera a Democracia. Nada de falarmos mais em democracia liberal ou socialista, condicionamentos , rótulos, . Democracia e Ponto Finala, a avançar, sempre. Pois ela nunca pertenceu, nem foi pertendica… a nenhum grupo político-partidário ou assemelhado. Mais Sugestões mescladas c/ Críticas aos Blogs em Geral e a Este

  2. à toda evidência, esses

    à toda evidência, esses países estão indevidamente interferindo nos assunto de outro país. No mínimo, estão advogando em nome próprio, direito alheio. Quanto ao Brasil. por exemplo, eles não tem opinião alguma? Não há nada que lhes incomode? É tanta a ditadura na Venezuela, que esses embaixadores entraram no parlamento daquele país, e sem prurido algum e incomodo algum, lançaram impropriedades a seu bel prazer!! Eu tenho a solução para o problema: sugiro que a Venezuela adote imediatamente a democrática constituiçaão da Arábia Saudita, com a necessária presença do rei daquele país

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador