Igreja argentina declara preocupação com rumos econômicos

Reprodução/ Clarín

Jornal GGN – Como se a crise em terras americanas e o default não fossem o bastante, Cristina Kirchner também precisará equilibrar outros pratos em seu país. Sem rodeios, a cúpula da Igreja argentina declarou-se publicamente preocupada com a deterioração do mercado de trabalho e da crise econômica do país. O anúncio foi feito pouco antes das chamadas deliberações da Conferência Episcopal Argentina, que começou há três dias.

O porta-voz episcopal, padre Jorge Oesterheld, afirmou que ” os bispos estão preocupados com a instabilidade laboral crescente mostrada nas demissões, suspensões e fechamentos de fábricas recentes”. De acordo com a imprensa argenina, foi um pronunciamento curto, porém de grande impacto no país.

Os vinte bispos, reunidos para participar da reunião 168 do Comité Permanente da Conferência Episcopal, presidido por Dom José María Arancedo, também discutiu o que chamaram de “níveis preocupantes de insegurança e dependência de drogas” entre a população.

A preocupação dos bispos argentinos reflete uma declaração dada pelo Papa Francisco no mês passado a jovens universitários na Itália, sobre situações críticas como as que a Argentina atravessa na atualidade. Segundo o pontífice, “o problema de não trabalhar não é para ganhar dinheiro para comer, porque podemos nos aproximar de organizações que nos darão comida. O problema está em perder a dignidade”.

 
O Observatório da Dívida Social da Universidade Católica da Argentina divulgou no mês passado um relatório indicando que o medo de ficar sem trabalho subiu dois pontos em 2013 e passou para 26,1% da população em condição de trabalho.
 
De acordo com o jornal Clarín, o discurso eclesiástico não está em sintonia com o do governo: para “adoçar” a situação e sem medições oficiais, divulga pesquisas que mostram que o desemprego atingiu a marca de 20%, o que considera estável. No entanto, esta conta ignora as centenas de milhares de argentinos que recebem planos de assistência oficial. O Ministério do Trabalho, ainda segundo o veículo, chegou a falar sobre o crescimento do emprego em setores como transportes, bancos e manufatura.
 
A União Industrial Argentina, por sua vez, tem números mais relacionados às preocupações da Igreja. No Relatório industrial atual, divulgou ontem que “no que diz respeito ao emprego industrial, no segundo trimestre, as horas trabalhadas caíram 3,4% em relação ao mesmo período em 2013 , enfatizando a tendência iniciada em últimos meses do ano passado”, além de indicar um baque notável que afetou o setor automotivo, com o corte de vários turnos de trabalho. Segundo o sindicato dos mecânicos, Smata, isso significou cerca de 10 mil suspensões no setor .
 
A UIA declarou também que o nível de trabalhadores ocupados no segundo trimestre caiu 2% no ano.
 
 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Igreja católica e a sua intenção

    Ah, sei não, desconfio muito das intenções dessa instituição, porque assim me ensinaram eles mesmos. A história prova e comprova e assina embaixo. Mesmo que o país esteja passando por um momento complicado, porque disso nao tenho dúvidas, o problema é a intençao dessas declaraçoes..sei nao. E já tinham saído notícias com previsoes desse tipo, há seis meses, dizendo que poderiam começar a despedir trabalhadores, que haveria algum aumento do desemprego…enfim, 2015 é ano de eleiçoes presidenciais, a coisa aqui estará complicada, quem sabe ainda mais, ano que vem. É o que escuto dizer. Vamos esperar.

  2. sempre desconfiei…

    não dorme nunca, mas só aparece em tempos de crise e princípios de revoluções por descontentamento

    não para consolar ou fazer com que a população entenda, somente para atacar justamente quem tem as melhores ferramentas para resolver, o próprio governo

  3. Ingerência……………

    Bom, falar da atuação dos bispos da ICAR, não é surpresa para os que acompanham seus métodos!

    Quando da eleição do Papa Francisco, vários expecialistas disseram que ele foi eleito com o propósito de barrar o avanço dos governos progressitas na América Latina.

    Verdade ou não, vejo que o Papa, quase nada falou sobre o massacre dos palestino, perpetrado pelo estado nazisionista de Israel, que todos sabemos faz o tripé de Poder Planetário, juntamente com os Anglo-Americanos.

    Assim, devemos esperar até as eleições presidenciais do próximo ano, que muitos fatos ainda ocorram!

    Principalmente na órbita dos países que compõem o  Mercosul!

    É só ficarmos atentos!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  4. Fiquem de olho…………………

    Porque ao ficar preocupada com a situação economica e o desemprego na Argentina, eles não se manifestam sobre o comportamento da justiça norte-americana e a atuação dos bancos com os papéis chamados “ABUTRES’.

    Seria mais ético e moral da parte deles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    OUT

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador