MAS e governo interino chegam a acordo para novas eleições na Bolívia

Partido de Evo Morales retoma controle do Parlamento; ex-presidente diz que voltará ao país caso renúncia não seja aceita

Jornal GGN – Os parlamentares do Movimento para o Socialismo (MAS), partido de Evo Morales, e o governo interino da Bolívia conseguiram fechar um acordo para realizar novas eleições no país, em uma tentativa de colocar fim à crise no país.

Informações do site Sputnik News mostram que o entendimento para uma nova eleição foi anunciado pela presidente do Senado, Mónica Eva Copa Murga, integrante do MAS que foi recentemente confirmada no posto. O partido de Morales também assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, representado por Sergio Choque.

A presidente do Senado deve convocar uma sessão bicameral para a Assembleia Plurinacional reconhecer oficialmente a renúncia de Morales, apresentada no último domingo (10). Exilado no México, o ex-presidente disse em entrevista ao jornal El Universal que pode voltar à Bolívia caso o Congresso não aprove sua carta de renúncia.

A autoproclamada presidente interina, Jeanine Áñez, declarou que queria dialogar com os representantes do MAS, mas ressaltou que Evo Morales não poderia disputar das eleições para tentar um quarto mandato – fato que, segundo ela, gerou a atual crise na Bolívia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador