Matias Spektor: O Brasil que tinha peso na América do Sul acabou

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em julho de 2010, em encontro com Daniel Ortega, então presidente da Nicarágua, Lula estava no auge de sua “influência pessoal” e o Brasil estava no auge de sua “capacidade para moldar seu ambiente externo”. O petista até ironizou o que a imprensa mundial diria daquela reunião.
 
Essa influência na América do Sul não tinha a ver com recursos militares para “impor sua vontade” sobre os vizinhos, como faz a Rússia, ou com custeio de “institutições regionais densas”, como faz a Alemanha na Europa.
 
Tinha a ver com a estratégia política do governo Lula e o desempenho do Brasil na economia desde FHC, avalia Matias Spektor em artigo na Folha desta quinta (19).
 
Na parte econômica, o colunista destacou que “o ABC paulista virara o centro de gravidade da atividade industrial na América do Sul, e o país gozava da posição de principal comprador, vendedor e investidor em seus principais seus vizinhos.”
 
Além disso, o Brasil estava com as contas razoavelmente arrumadas, gerando capacidade de alinhar as moedas dos vizinhos com o real, abrindo portas para uma “interdependência econômica que é sempre benefícia aos interesses brasileiros.”
 
Na parte política, era objetivo do governo Lula montar uma parceria com os vizinhos. Essa integração regional “ocorria por meio de grandes obras de infraestrutura com capital e tecnologia do país”, permitindo ao Brasil “jogar seu peso em favor das regras do jogo que mais lhe convinham”.
 
Mas esse mundo acabou e o hoje o Brasil não é mais um influenciador na região.
 
“A norma democrática está rachada e novos conflitos pipocam por toda a vizinhança, mas o Brasil não mais funciona como âncora da estabilidade regional.”
 
Leia a coluna completa aqui.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Artigo que passa pano pra desestabilização Made in USA

    É o bilionésimo artigo que fala em desestabilização de países latinoamericanos sem sequer citar o seu principal responsável, os EUA.

    Deve ser condição sine qua non para conseguir emprego ou publicar em revistas acadêmicas da área.

  2. Papagaio
     

    Disney cunhou o papagaio, ave nativa e vistosa das nossas matas, como símbolo do brasileiro.

    Bonito, alegre, falastrão e bem humorado o Brasil é mesmo como um papagaio.

    Aquele que, quando capturado , a primeira coisa que o dono faz é cortar as suas asas pra ele continuar bonito, falastrão e ciscando no quintal, sem vôo, só repetindo o que o dono diz.

    O Brasil se foi mas o peso ficou.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador