No Uruguai, Dilma reafirma que sofreu um golpe e diz que governo Temer é um retrocesso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A ex-presidenta Dilma Rousseff foi homenageada no Uruguai, nesta sexta (4), com a entrega das chaves da cidade e o título de “cidadã ilustre” de Montevideo, capital do país. Deposta por um impeachment que o PT chama de golpe parlamentar, Dilma está recebendo uma série de homenagens do povo uruguaio e da Frente Ampla (FA), partido atualmente no governo do país. Ela também se reuniu com o vice-presidente uruguaio, Raúl Sendic, e às 19h participará de um ato público batizado de “Yo defiendo la Democracia, Dilma en Uruguay”.

Do portal Republica, do Uruguai

Tradução do GGN

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que “a democracia está correndo risco em nossa região.”

Durante seu discurso na cerimônia realizada sexta-feira pelo Pit Cnt, a ex-mandatária acolheu o convite do Sindicato dos Trabalhadores e considerou “uma honra” participar “neste ato para a democracia, confirmando a solidariedade entre nossos povos e movimentos”.

O evento teve uma primeira parte centralizada na paralisação das negociações dos conselhos de salários e, em paralelo, no âmbito do Dia Continental para a Democracia e contra o Neoliberalismo. O discurso foi dado pelo presidente Cnt Pit, Fernando Pereyra.

Na segunda parte, teve o discurso da presidente recentemente deposta no Brasil, Dilma Rousseff, que teve de deixar o cargo após um impeachment. A ex-mandatária disse, em referência a nosso país, que “a partir daqui foram exportadas grandes conquistas para a humanidade. Um país com Pepe Mujica como um grande líder, é um país que pode dar muito para o mundo.”

Rousseff destacou que o Uruguai tem condições de ajudar a transformar a realidade latino-americana, colocando Mujica novamente como um exemplo. “Este é um pequeno grande país com a força da solidariedade mais emocionante.”

A ex-presidente disse que “não é verdade que não há um golpe de Estado” em seu país. “A árvore da democracia está sendo atacada por fungos e parasitas que entram nas instituições”, disse ela. Ela considerou que o governo do presidente Temer está marcando um retrocesso no direito dos trabalhadores e nos direitos sociais conquistados durante as administrações do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ela observou que uma situação semelhante está ocorrendo em outros países da região. “Temos visto atacarem frontalmente os governos populares do hemisfério sul”, disse ela. “Sem democracia não há como lutar pela igualdade, como ser solidário”, disse.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. (texto contradiz chamada:  “A

    (texto contradiz chamada:  “A ex-presidente disse que “não é verdade que há um golpe de Estado” em seu país”)

  2. Dilma cometeu um suicídio

    Dilma cometeu um suicídio quando em 15 bancou Levy. O blog do Nassif foi provavelmente o primeiro veículo de mídia independente que descreveu a tragédia para qual o Brasil foi lançado – enquanto a midia falava que o plano Levy era o correto. Ela mesmo preparou a arma com a qual ela foi alvejada pela corja política de Brasília. E como novamente frisou o Nassif, chegou um momento em que Dilma tratou de salvar sua biografia – e o fez de maneira soberba no senado e culminando com a manobra espertíssima de Levandovski ( foi a retribuição à Renan por este ajudar a dar o aumento ao pobre do judiciário, que ganha que nem professor de periferia) – mas deixou o país na mão dessa camarilha. E o que aconteceu hoje no Rio é uma amostra do que está acontecendo no Brasil. Hoje ela não passa de um fantasma vagando por aí. 

    1. Levy derrubou Dilma

      Quem dera que o curto período de Levy, comandando mal a economia, (Talvez) fosse responsável por tirarem Dilma num golpe sujo e manchando o Brasil. Dilma foi covardemente arrancada do poder por grupos de bandidos e corruptos a serviço de Wall Street e Israel. Está sendo comum no mundo. Mas o vento mudou. Dilma volta. Vão saber o porquê.

  3.  
    … Se parte significativa

     

    … Se parte significativa da esquerda brasileira, boçal e preguiçosa, continuar preguiça e boçal, e sem enfrentar o esforço de levar o debate para o seio da população, o resto será enxugar gelo, a nossa derrocada frente à direitona!

    E manter o ‘Zé Tucano Cardoso’ no ‘miniSTÉRIO’ da “Justiça” explica, em parte, a tragédia que nos assola!

    ***

    Obama critica duramente o FBI. Vamos discutir a polícia, o MP e a Justiça por aqui também?

    Por Pedro Lorenzi Breier – 03/11/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2016/11/03/obama-critica-duramente-o-fbi-vamos-discutir-policia-o-mp-e-justica-por-aqui-tambem/

  4. Tófoli tenta venezuelizar o STF pedindo vistas ajudando

    o  Governo Temer.

    Quê mudança:

    Fizeram  Diabo pra desetabilizar o Governo Dlma adiando  o processo contra Cunha, impedindo a posse do Lula e deixando Moro livre , leve e solto pra cometer todo  tipo de ilegalidades ilegalidades com as escutas e divulgação das conversas Dilma-Lula em açoes concatenadas e macomunadas com  a Globo , com a LIDE e com  o PSDB de João Doria.   Moro viroufuncionário daLIDE dand várias palestras pra turma seleta das elites empresariais e financeiras . Não fquei sabend se algum dessa turma deu alguma palestra pra organizalç~es ppulares( de Índis,  quiloombolas, LGBT pde pequenoos prdutres rurais, ou dee micro e pequenos empresároios de organiações d mviment negr ou de Mulheres.

  5. Dilma Ex Presidente

    Falta julgamento final do STF. E o MPF arquivou o processo de Impeachment. Não se deve chamar Dilma de ex presidente. Ela está afastada por um processo sujo, imoral e de procedência golpista internacional com corrupções em várias esferas. Com eleição de Trump. O vento mudou e eles sabem. PSDB emendar alguém indiretamente. Povo não aceita jamais!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador