Por que a crise argentina, onde há saques a supermercados, não é notícia no Brasil?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Notícia que chega ao Brasil evita críticas ao presidente

Notícia que chega ao Brasil evita críticas ao presidente

do Conexão Jornalismo

Por que a crise argentina, onde há saques a supermercados, não é notícia no Brasil?

A severa crise econômica do governo argentino é praticamente ignorada pela mídia brasileira. O motivo? Seu presidente, Maurício Macri, foi vendido pelo mercado como o modelo do que o sistema financeiro e o liberalismo quer para a região – após mais de uma década de fortalecimento de governos progressistas. Daí a esconder o alto índice de desemprego, aumento da fome e da pobreza e saques em supermercados. Este vídeo é um registro de um caso ocorrido na semana passada.

Os principais jornais do país, Página 12 e Clarin, registraram saques nas cidades de Mendoza e Comodoro Rivadavia. Os grupos se organizaram através da rede whatsapp e usaram para isso o código “Saqueos hambre de Macri” (Saques fome de Macri). Em Comodoro Rivadavia, nove pessoas foram presas, quatro jovens menores de idade. Assista o vídeo do saque em Mendoza.
Macri acredita estar diante de uma bifurcação que se abre à sua frente. Não sabe se atende o mercado, que exige mais ajustes e arrochos, ou a população que teme medidas de austeridade que provocam desemprego. Enquanto isso diverte-se vendo a Justiça fustigar Cristina Kirchner. 

Em agosto optou pela maxi desvalorização do peso que perdeu 35% do seu valor e, no ano, 104%. Ou seja: vale metade do que valia em janeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=-NChJjupfS8

A crise argentina é tão grande que até mesmo venezuelanos que buscaram refúgio no país por conta da crise no país de Maduro começaram a retornar.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo simples motivo que os

    Pelo simples motivo que os golpistas não querem fazer propaganda de bebidas sem receber pela publicidade: É por causa do efeito Orloff.

  2. Medo do povo brasileiro seguir o exemplo

    Esse é o primeiro motivo. O segundo motivo é que supermercados são grandes anunciantes, principalmente na programação local e horário da manhã. O terceiro motivo é que Macri é o Paulo Guedes/Bozo daqui, é o Alckmin, é o Meirelles e o Amoedo. E os bancos e financeiras são também grandes anunciantes, além de credores das empresas de mídia.

  3. Ces tão de brincadeira

    Crise?? Fiz questão de ir no Estadão atrás das notícias internacionais. Está lá com todas as letras: Julgamento de Cristina Kircrner por corrupção. Macri, Juros, Dívida, Saques, Dólar???? Isso não existe

  4. GIGANTE QUE CRÊ SER UM NANICO

    A Crise da Argentina não é notícia na Argentina, assim como a Argentina não vinha sendo notícia desde a chegada de Macri. Diferente do período de sua antecessora, quando a Imprensa Brasileira transmitia de lá diretamente, todos dias. Quando o Governo Macri mostrou para que veio e começou a fazer merda encima de merda, então a Mídia Internacional baseada nos EUA, Grupo Clarín e aqui no Brasil RGT, lembraram da Presidenta Cristina Kichner. Fácil assim. A Argentina está derretendo e o que vemos é a Justiça Argentina tentando achar o “Apto” ou “Sitiozinho” de Dona Cristina. Mas qual a Maior Potência do hemisfério Sul que permite que tudo isto aconteça nas suas fronteiras ou área de influência e fica assistindo bovinamente? Um tal Gigante Adormecido? Pobre país rico. Terra do Estadismo Medíocre.   

  5. Alguém teria fonte em sites

    Alguém teria fonte em sites internacionais ou da própria argentina sobre essa notícia? Não achei no google e assim fica meio difícil de comprovar.

  6. A grande mídia brasileira fez a narrativa de que Macri era ótimo candidato, que seria o melhor presidente para a Argentina, que colocaria o país no rumo certo, simplesmente porque era o candidato do mercado, neoliberal, de direita, simpático aos EEUU. A sua concorrente, Christina Kirchner, mais ligada às reformas sociais, parceira no Mercosul dos presidentes Lula, Dilma, Mojica, considerados de esquerda e nada simpáticos aos EEUU. Era tudo como a mídia queria para fazer a propaganda de um candidato perfeito, de direita, um grande exemplo para as eleições do Brasil pôs impeachimint. Foi tanto elogiu, tanta propaganda, que parentes e conhecidos meus, bradileiros, residentes no Brasil, portavam nas suas páginas fotos e todas as qualidades do candidato Macri, como a dizer, queremos aqui, um candidato como ele. Como a mídia agora vai falar que estava errada?

  7. Saques ocorreram até aqui, no Espírito Santo, na greve dos policiais. Ainda que seja real, não se compara, pelo menos até agora, a querida Venezuela

  8. Aí se postar sites argentinos, muitos dirão q não “vale” pois está em espanhol e não compreenderão oq está falando (??)…
    Mas, a diferença de lá para cá é simples, eles não tem medo de para rua e ainda usam a gente como piada: “Esto no es Brasil, no somos brasileños”
    Se referindo a falta de ação popular contra o governo

  9. Há saques porque a fome e ampla e não tem pena do povo menor. Não é notícia no Brasil porque não querem o mesmo aqui, mas se sabe que antes do Lula Psesidente houveram saques diversos em vários lugares. A distribuição ampla de renda diminuiu senão parou com a coisa. Lá é ao contrário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador