Relatório sobre morte de Neruda causa impacto no Chile

Jornal GGN – Um relatório do Ministério do Interior do Chile, que falava em um provável assassinato do escritor Pablo Neruda, provocou um grande impacto no país, chamando a atenção de familiares, da imprensa internacional e também das autoridades chilenas.

Parte da biografia escrita pelo historiador Alicante Mario Amorós, o relatório afirma que a injeção de um calmante teria provocada uma parada cardíaca, que seria a causa de sua morte, ao contrário da versão oficial de que ele teria morrido de câncer de próstata. O documento também diz que o “estado de saúde de D. Pablo Neruda piorou rapidamente após essa injeção, e que sua morte ocorreu somente 6 horas e 30 minutos depois da mesma”. Neruda morreu em setembro de 1973, pouco tempo depois do golpe de Estado contra Salvador Allende.

Do El País

Chile se aproxima da verdade sobre a morte de Neruda e pede cautela
 
Relatório do Ministério do Interior causa um grande impacto no país sul-americano
 
Quarenta e dois anos e um mês depois da morte de Pablo Neruda, oChile se aproxima da sentença sobre o falecimento de seu Nobel da Literatura, em 23 de setembro de 1973. As reações à informação do EL PAÍS que revelou que o Programa de Direitos Humanos do Ministério do Interior chileno, em um relatório do sumário declarado secreto, mostrava um possível assassinato de Neruda, chamou a atenção de familiares, autoridades chilenas, especialistas em Neruda e a imprensa da Europa e América.

 
O documento oficial faz parte da biografia escrita pelo historiador de Alicante Mario Amorós, de nome Neruda. O Príncipe dos Poetas. De acordo com o relatório oficial, “injetaram calmante no poeta, que produziu uma parada cardíaca que seria a causa de sua morte”. O documento acrescenta: “O que se sabe é que o estado de saúde de D. Pablo Neruda piorou rapidamente após essa injeção, e que sua morte ocorreu somente 6 horas e 30 minutos depois da mesma”. Até agora, sem uma sentença, a história indica que o poeta morreu de um câncer de próstata, 12 dias depois do golpe de Estado contra Salvador Allende.
 
Um dos sobrinhos do poeta, Rodolfo Reyes, querelante na investigação, afirmou à rádio Bío-bío: “Está prevalecendo a nossa tese. Essa revelação mostra que o atestado de óbito de Neruda na prática é falso”.

O magistrado Mario Carroza Espinosa, encarregado da investigação da morte de Neruda disse ao EL PAÍS que não é absurda a teoria do Governo sobre o poeta não ter morrido “em consequência do câncer de próstata que sofria” e que é “muito possível e altamente provável a intervenção de terceiros”. Segundo Carroza Espinosa, “não é uma teoria tão disparatada, mesmo que ainda precise ser completamente comprovada a versão dada pelo chofer de Neruda, Manuel Araya, responsável pela abertura da investigação em 2011”.

Continue lendo

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chegando mais perto

    Quem como eu pôde conversar com parentes e auxiliares de Neruda, sobre sua morte, teve conhecimento do fato de que Neruda tinha sido assassinado pela ditadura de Pinochet.

    Obviamente, é muito dificil provar isso, pois a ditadura deu fim a todas as provas. Imaginem, saber que eles assassinaram um Premio Nobel. 

    Hoje, por tudo que se sabe do Bandoleiro Pinochet, escroque, que roubou seu povo e armazenou uma fortuna no exterior, ninguem,  a nao ser saudosos do bandido, pode cogitar que isso fosse impossivel. 

    Neruda era comunista declarado, amigo de Allende, e seu apoiador intelectual. Alem de um simbolo nacional. Porisso, devia ser eliminado.

    So mesmo a Tatcher, a que definitivamente colocou a Gra-Bretanha sob a administracao americana, poderia apoiar tal figura. 

     

  2. Os dias finais

    A autobiografia de Neruda, “Confesso que vivi”, vai até as vésperas do fim da vida dele. O poeta faleceu, ou foi assassinado, 12 dias depois do golpe. O último parágrafo do livro é um canto de protesto contra o golpe e de lamento pelo que estavam fazendo com o Chile e com seu amigo Allende. Ora, se Neruda estava morrendo de câncer, não seria razoável que falasse da doença pelo menos nas páginas finais? Ele não fala. Não estava contando com a morte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador