Vaticano tenta diálogo entre opositores e Nicolás Maduro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a Unasul e até o Vaticano anunciar a intermediação de um diálogo entre oposição e o governo de Nicolás Maduro, em meio à grande crise política atual na Venezuela, imediatamente após a Assembleia Nacional aprovar julgar Nicolás Maduro por responsabilidade política, o presidente reafirmou que o país não sofrerá um “golpe parlamentar”.
 
“Não vamos permitir um golpe parlamentar na Venezuela”, disse Maduro, na sede do governo, o Palácio de Miraflores. Diante das manifestações de milhares contra e a favor de sua permanência, o mandatário aproveitou para convocar uma reunião nesta quarta-feira (26), para falar sobre a situação política do país.
 
A reação popular tomou as ruas da Venezuela, nesta quarta. A marcha dos opositores que pedem a retomada do processo de referendo para revogar o mandato de Maduro teve início pela manhã, enquanto que milhares de pró-governo e chavistas encontraram-se por volta das 15h, em frente ao Palácio.
 
Os defensores de Maduro ecoavam palavras de ordem e expressões como “o povo o quer, dissolva a Assembleia” e “Venezuela não é Brasil”, referindo-se ao processo de impeachment contra Dilma Rousseff, considerado um golpe parlamentar. 
 
O Legislativo venezuelano foi destituído de seus poderes pelo Tribunal Supremo Judicial do país em setembro deste ano. Por isso, além de movimento polêmico, a decisão de o Congresso julgar Maduro por responsabilidade política é questionada, mas não impediu que a maioria da Câmara, dominada pela oposição, aprovasse a tentativa de revogar seu mandato.
 
Dessa forma, no dia 1º de novembro, Maduro deverá comparecer perante a Assembleia Nacional para responder às acusações de violação à democracia e à Constituição. Ao contrário do Brasil, a legislação venezuelana não prevê processos de impeachment.
 
No discurso, Maduro disse que o que está ocorrendo na Assembleia “está se transformando em um espaço de maldade e de amargura” e que “nem [o presidente dos Estados Unidos Barack] Obama, nem a direita e nem nenhum império poderão com a força do povo chavista bolivariano”.
 
Mas antes que Nicolás Maduro compareça ao julgamento marcado pelos parlamentares, o Vaticano pretende tentar ajudar a solucionar a crise do país. Isso porque a Santa Sé anunciou para este domingo (30) um diálogo entre o governo e oposição, na ilha caribenha de Margarita.
 
Maduro visitou o papa no Vaticano, que o auxiliará nos diálogos
 
Na ocasião, estarão presentes o clérigo Emil Paul, representante do Vaticano, os ex-presidentes Leonel Fernández, da República Dominicana, Martín Torrijos, do Panamá, e José Luis Rodríguez Zapatero, da Espanha, além da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
 
O objetivo do encontro é “busca da criação de um clima de confiança, superação da discórdia e promoção de um mecanismo que garanta a convivência pacífica. Esse processo tem como objetivo a superação das conjunturas econômicas, políticas e sociais”, afirmou Paul.
 
Entretanto, os líderes oposicionistas ainda não mostraram que pretendem participar do diálogo e afirmaram que não foram consultados sobre dar início às conversas. “Uma reunião em Margarita jamais foi considerada. Soube disto pela televisão”, disse um dos líderes da oposição encabeçada pela MUD (Mesa da Unidade Democrática).
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vimos esse filme em junho de

    Vimos esse filme em junho de 2013. Guenta firme, Venezuela. As porradas vem fortes mas a Patria Grande sobreviverá.

     

    Ô Janaína, tu não disse que Putin tava chegando? Até agora, não pintou nem mandou a tinta. Apressa ele, Jana!

    1. Quem “guenta firme”? O pior

      Quem “guenta firme”? O pior governo da historia recente da America Latina? Um fracasso total e absoluto?

      A população na sua esmagora maioria quer esse governo fora, em nome de quem ele deveria “guentar firme”?

          1. Nas eleições parlamentares o

            Nas eleições parlamentares o povo já deu seu voto contra Maduro e a oposiçãose tornou a maioria na AN.  foi uma derrota acachapante para ele. Inflação a 180%, a maior  do mundo, nós já passamos por isso e sabemos o que é.

  2. Leiam e interpretem

    http://www.mindefensa.gob.ve/mindefensa/2016/10/25/comunicado-de-la-fuerza-armadanacional-bolivariana/

     Vai esquentar, fecharam o espaço aereo até 31/10 para a aviação geral e privada, só os comerciais após autorização de rota poderão operar , mas com restrições, tb. o fechamento inclui “drones” e helicopteros de empresas de comunicação.

      P.S. : Não olhem só para Caracas, mas tb. para Maracaibo

  3. Se bobear a globo invade a

    Se bobear a globo invade a Venezuela, ou então provoca os Brasileiros e lutarem contra Maduro…

    As guerras têm tensões que as antecedem e depois qualquer motivo se torna um pretexto para a luta…

    Guerra da globo, coloca a globo para lutar – ela que vá lá levar balas…

     

  4. Taca-lhe pau

    Danem-se. Maduro é a Dilma do Chávez. Uma potência em petroleo que desistiu do crescimento e industrialização e se tornou um Estado falido pelo assistencialismo esquerdista, demagógico e populista.

     

    1. Foi avisado

          A esquerda irá negar até o infinito, mas o Coronel Chavez cometeu um erro grave com Maduro, o ideal teria sido o Diosdado Cabello, o qual tinha capacidade para coordenar a situação que já se avizinhava na época, como isto não foi feito, o PSUV é rachado.

           E tem outra coisa importante, no PSUV – Maduro, tentar entabular alguma negociação com ele é inutil, não se fala com Nicolás, quem resolve é a mulher dele, a Dra. Cilia Flores, que é rachada com Cabello.

           Como já vendi Venezuela, securitizei e cobrei, sinto muito.

      1. Meu caro Junior, a ideologia

        Meu caro Junior, a ideologia não pode negar a realidade. Esse Maduro é um fracasso absoluto, é insustentavel, a sua incompetencia não tem paralelo historico, um ditador precisa ser minimamente eficiente para manter o regime..

        Veja o caso do Equador, tambem bolivariano mas o Rafael Correa opera razoavelmente o governo, o Pais não afunda.

        O Maduro é hoje execrado em todas as classes e só se mantem por milicias de rua e apoio envergonhado do Exercito.

        1. O ” Padriño “

               As FANB, pelo que eu conheço, tb. estão no caminho de um “racha” sério,  não por motivação ideológica, mas por dinheiro , exsitem muitos generais e oficiais superiores que estão fazendo fortuna, mas outros não compartilharam das vantagens que Maduro ( uma anta ) e sua esposa ( Dra. Cilia é ideologizada, mas “não prática” ), cederam a uma casta, da qual o General Padriño (MinDefesa) é o “Patrono”, uma pessoa bem formada, um patriota, bem profissional, mas ligado ao grupo de Cabello.

                E nem precisa pesquisar muito, Cabello um chavista de 1a hora, que comanda há anos uma ala do PSUV, não é corrupto, mas meu caro AA , no passado recente, quando o oleo estava nas alturas, para fazer negócios na Venezuela, a “rota” pasava, obrigatoriamente, pelo irmão dele, José David Cabello.

  5. Pato Amarelo

    Faltou apenas o pato amarelo na foto acima, dentro dessa massa cheirosa, que nem a av. paulista, turbinada com “a Globo” de lá, com o PIG caribenho.

    Não é Venezuela, Brasil ou Argentina ou qualquer um da região, é a ofensiva única e geral que vem do Norte.

    40/50 anos atrás foram na forma de golpes militares, com a frota dos EUA perto. Hoje é diferente, mas com a mesma mão balançando o berço da América Latina. Sou Maduro, por uma américa latina soberana e altiva.

  6. O caso da Venezuela é bem

    O caso da Venezuela é bem diferente do Brasil, como Maduro insinua:  lá, nas eleições parlamentares, a oposição conseguiu, através das urnas, a maioria na Assembléia Nacional.  Sendo maioria, a Constituição assegura mecanismos para uma solução política, mas o Judiciário, controlado por chavistas, dá o golpe bloqueando e bsrrando as soluções constitucionais. Há uma semana o TSJ reduziu drasticamente os poderes do Legislativo, eliminando a possibilidade de supervisionar os poderes judiàrio, eleitoral, cidadão e dos comandos militares.
     

  7. Só há uma maneira de conter

    Só há uma maneira de conter as “revoluções coloridas”, “primaveras árabes e “jornadas de junho” que pipocam justamente onde existe petróleo e outros bens que os ianques querem tomar na mão grande usando traidores locais: usando a força para “tirar do ar” a mídia controlada por quintas colunas que manipula os analfabetos políticos para derrubar governos que, bem ou mal, tentam implantar um projeto de soberania nacional. Aproxima-se o tempo em que os países latino-americanos deverão proclamar uma nova independência e lutar por ela.

  8. comentario amordacado?

    meu comentario nao teve o privilegio de publicacao, sei la!!( Vaticano tenta dialogo em Venezuela).

    Eu achou magnifico seu trabalho de resistencia democratica, antes e depois do golpe 16.

    Obrigado por tudo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador