Venezuela quer ampliar exportação de petróleo à China

Em missão pela América Latina, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, firmou com o governo de Nicolás Maduro o compromisso de aumentar os investimentos no setor de petróleo da Venezuela – um dos maiores produtores mundiais, e caminhar no sentido de se tornar o maior comprador de óleo daquele país. Segundo Maduro, a intenção é vender à China mais de 1 milhão de barris por dia.
 
No ano passado, os chineses importaram 626 mil barris de petróleo venezuelano por dia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que compraram 800 mil barris. Ao contrário das relações diplomáticas tensas entre Caracas e Washington, o governo venezuelano considera a China como um parceiro. Em setembro do ano passado, quando Maduro visitou Pequim pela primeira vez, o governo chinês prometeu investir mais de US$ 20 bilhões em petróleo e cooperação social.
 
“Vamos juntos numa grande aliança estratégica, civilizacional, humana e além disso procuramos dois objetivos: a multipolaridade e a integração econômica”, disse Maduro ao fim do encontro com Wang Yi, na noite de segunda-feira. Segundo ele, o modelo de cooperação entre os dois países  “demonstrou o sucesso de um novo tipo de relação que se baseie não no saque econômico dos países e na subordinação a condições leoninas”.

Antes da Venezuela, Wang Yi esteve em Cuba, onde começou a missão latino-americana. Hoje, o ministro chinês está na Argentina e à noite se encontra com a presidenta Cristina Kirchner. Na sexta-feira (25), terá encontros de trabalho em Brasília, durante 1ª Sessão do Diálogo Estratégico Global, em nível de chanceleres. Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil.
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novas moedas

    Nassif,

    Operações de compra e venda de petróleo certamente em yuan e bolivar, nenhum U$ na história – este é o tendão de aquiles de Tiko Sam.

  2. É o dragão chinês…….

    Excelente esta abertura dos mercados dos paises da AL a outros países, que não  os EUA.

    Durante décadas, ficaram a mercê da politica imperialista que só lhes trouxe atraso!

    Meu receio contudo, é que eles não deixem isto por menos, e partam para a desestabilização deste governos rebeldes, segundo eles!

  3. Daqui a pouquinho aparecerão

    Daqui a pouquinho aparecerão os comentaristas Brucheta e Leônidas Risonho pra tentarem desqualificar mais esta união comuno-bolivariana (rsss) .

    Em 10,9,8,7,6…..

  4. Sao uns imbecis mesmo, só

    Sao uns imbecis mesmo, só pelego para ver isso com bons olhos

    A China nao esta nem ai com a Venezuela e muito menos preocupada com o que aquele loko varrido do Maduro pense dela oou mesmo dos EUA

    O que é bom para China na america do sul é RUIM para o Brasil

    O interesse da China e reduzir esse continente de paises governados por imbecis em fonte de commodities e mercado cativo para suas quinquilharias

    Nada diferente ( em que pese a demencia esquerdista afirmar o contrario ) do que tem sido desde sempre…rs

  5. Nassif, sempre que vejo

    Nassif, sempre que vejo notícia Venezuela e petróleo desde a ABreu lima fico pensando, sem checar os números, tinhamos a mesma e a Eloy Alfaro com Equador, que deveria estar pronta em 2013, mas segundo a firma brasileira contratada para terraplanagem só agora começou o serviço.

    Só a do Equador seria 300.000 barris dia, mais a parte que seria de Caracas na Abreu Lima de uns 100.000 barris dia (para capacidade total de 230.000), me parece que caso não aumente a prospectação dos campos de Maracaibo, Abreu Lima não usará qualquer barril de petróleo da PDVSA.

    Por que não diminuir dos EUA, bem primeiro por que era tido até agora como um bom negócio que eles tem no país do tio Sam, eles têm acredito ainda uns 10.000 postas da  CITGO e  8 refinarias, além de duas ou três usinas de asfalto, quem compra acredito que todo o Petróleo é a CITGO.

    Se não estou enganado, Nassif, era exemplo de Case para investimentos de fundos soberanos. Só lembrando que a própria lógica de Pasedena vem deste negócio anterior ao Chaves.

    Retornando ao problema existe um teto na diminuição de vendas de Petróleo da PDVSA para Washington, se fizer isso vai levar a perder valor um ativo importante que é a  CITGO.

    Quanto aos chineses, ele só compram petróleo, portanto pensando no plano de expansão da Petrobrás é menos lucrativo vender os derivados, a questão aí estar em trocar um negócio consolidado e mais lucrativo por um geo-político, deste angulo entendo, mas dizer que é melhor a troca do ponto de vista financeiro pela notícia não, Nassif. 

     

     

  6. Se os EUA pararem de comprar

    Se os EUA pararem de comprar aquele asfalto da venezuela, vai sobrar pra quem?

    Aquela porcaria vai emporcalhar mais ainda o meio-ambiente chinês.

    Mas, tá valendo, eles não ligam.

  7. Eles estão se ………

    Os aliciados pelo império, estão se rasgando, e por mais que façam, não estão conseguindo convencer!

    Que tal mudarem de tática, pois as que estão usando, estão por demais manjadas!!!!!

    Chegou a vez da Águia dar o podio ao dragão e urso!!!!

    E não adianta chiar!!!!!, e os ônus pela defesa podem estar acabando!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador