Venezuela se autoproclama presidente do Mercosul

Da Télam e Agência Brasil

Governo da Venezuela se declara presidente pro tempore do Mercosul

O governo da Venezuela proclamou-se hoje (5) presidente pro tempore do Mercosul, ao içar a bandeira do bloco na capital, Caracas, e reiterou que Argentina, Brasil e Paraguai pretendem “tomar de assalto” o comando da associação em uma manobra que as autoridades locais consideram idealizada pelos Estados Unidos.

O bloco está “à beira de um abismo sem retorno”, advertiu a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, referindo-se ao mais delicado momento que o Mercosul enfrenta desde sua criação há 25 anos. De acordo com a diplomata, “a tripla aliança”, formada pelos governos da Argentina, do Paraguai e interino do Brasil, “pretende, sem motivo, destruir um acervo histórico de união e integração”. 

Foi nesse contexto que as autoridades venezuelanas içaram a bandeira do Mercosul em Caracas e anunciaram ter assumido plenamente a presidência do bloco, contrariando as resistências, expressas em caráter público e privado pela Argentina, pelo Brasil e pelo Paraguai.

“Estamos surpresos com a forma com que se pretende atropelar os tratados internacionais. As normas são muito claras: a presidência pro tempore corresponde de pleno direito à Venezuela”, afirmou a chanceler em declaração pública. Segundo Delcy Rodríguez, existem forças econômicas interessadas “em implodir” o Mercosul.

No dia 29 de julho, o Uruguai deixou a presidência do Mercosul por ter concluído seu turno semestral de condução do bloco, que deveria passar para a Venezuela. Porém, a oposição da Argentina, do Brasil e do Paraguai levou ao cancelamento de uma cúpula de presidentes ou chanceleres, como é de praxe para essas transferências. Por essa razão, a Venezuela anunciou que assumia a presidência automática do bloco, mesmo sem o reconhecimento de seus sócios.

O assunto foi discutido ontem (4) em uma reunião de coordenadores do Mercosul em Montevidéu sem que se chegasse a um acordo sobre o que fazer com a direção do bloco.

Os presidentes da Argentina, Mauricio Macri; do Paraguai, Horacio Cartes; e o interino do Brasil, Michel Temer, teriam oportunidade de analisar o caso no Rio de Janeiro, onde se encontram nesta sexta-feira para a abertura dos Jogos Olímpicos, mas nenhuma fonte oficial confirmou a organização de um encontro entre os três chefes de Estado.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Mercosul é uma associação

    O Mercosul é uma associação voluntaria. Só funciona mediante mutuo consentimento. Ninguem pode ser Presidente do bloco sem ser aceito por todos. Não existe Presidente “na marra”. Se Argentina, Brasil e Paraguay não aceitam a Venezuela o bloco se dissolve. É simples assim.

    1. Não é tão simples

      Seria como admitir que um Governo interino, como agora no Brasil, pudesse rasgar acordos costurados durante anos, entre países soberanos e que, em tese, deveriam prescindir dos humores políticos que todos incorrem com eleições de 4 em 4 anos. Da forma como você coloca AA ficaria muito frágil este tipo de acordos, que são relacionados a comercio principalmente e, obviamente, em beneficio dos seus povos e não dos seus governantes ocasionais.

      1. O atual Governo da Venezuela

        O atual Governo da Venezuela é INDEFENSAVEL sob qualquer ponto de vista e fere todas as clausulas democraticas do Mercosul, não depende de ideologia, é uma realidade com Serra ou com o Barão do Rio Branco., nenhum parceiro do Mercosul está vinculado a aderir esse tipo de Governo.

        Não há tratados internacionais em vigor onde dos cinco membros, tres não querem fazer o que outros dois querem.

        1. Por que é mesmo que o atual
          Por que é mesmo que o atual governo venezuelano “fere todas as cláusulas democráticas do Mercosul”? Poderia citar ao menos um exemplo?

  2. Isso até Serra,em transe

    Isso até Serra,em transe psicótico, saber.A Venezuela deve ser invadida por tropas brasileiras a qualquer momento.

  3. E aí Serra vai deixar barato

    E aí Serra vai deixar barato ? Vai deixar esse negócio ficar assim ?

    Não vai mandar o exercito invadir a Venezuela e dá umas porradas no Maduro ?

    Esse Maduro é marrento Serra, ele fez isso para te sacanear.  Não deixa esse negócio ficar assina não,  ele passou por cima da sua ordem.

    Dê o troco, vai lá pessoalmente e rasga aquela bandeira na marra, você tem o apoio dos coxinhas

    1. rs………….essa eu também gostaria de ver acontecer

      mas certamente dirá: não vou porque Venezuela pode ser tudo aquilo que mandaram dizer

      considerar Serra como sendo um livre pensante, por si só, é o fim da picada

      e não só ele, os outros 2 também

    1. a não ser, é claro…

      que não apresentem uma alteração interna muito forte para terem mudado a relação de amigável para agressiva

      e os 3 apresentam

  4. Pra que ?

       Esta picuinha de certos governos, auxiliada pelas costumeiras declarações de Maduro em seus delirios persecutórios, faz todos parecerem ridiculos, infantis, pois este ” cargo” não serve para nada, no máximo é honorofico, afinal qualquer descisão do Mercosul, obrigatoriamente é por consenso.

        Caso Serra fosse inteligente, ele e seus “pares” de conluio adolescente, deveriam apoiar esta “presidência bolivariana”, para derruba-la aos poucos, pois é sabida a incompetencia administrativa e externa de Maduro, portanto a “presidência” seria emparedada legalmente pelos outros membros, claro que o Uruguay sempre votaria “em branco” ou manteria-se em abstenção.

         E cara Lic. Delcy Rodriguez, seu recente encontro de trabalho ( junho 2016 ) com John Kerry, ao que se saiba não foi para trocar receitas de “arepas”, nem Thomas Shannon vai a Venezuela para passar férias.

    1. Doutor sabe tudo já deu sua aula ?

      Como é extraordinária a sua capacidade em política internacional. Kkkkk Percebe-se quem é infantil.

  5. Consideram idealizadas pelos EUA ?

    Ainda existe alguma dúvida ? Vamos falar sério não é, estamos sob intervenção americana. A embaixadora “coordenadora de golpes” realizou seu trabalho com eficiência. O resto é conversa fiada, análise pra distrair “estudiosos”.

  6. Estamos sob intervenção americana, o resto é blá blá blá

    Para que perder tempo com análises que não se adequam numa situação de exceção como vivemos. No Brasil e no Paraguai temos governos ilegítimos, frutos de golpes, sob a batuta da mesma embaixadora americana. O Mercosul está em estado terminal porque este é o projeto americano. A presidência é da Venezuela porque já havia acordo para tal e acordos são feitos para serem cumpridos. A não ser por governos golpistas como os atuais. Então não há o que se discutir, é GOLPE no Mercosul também, simples assim.

  7. não entendo mais nada…

    se ficou escrito em algum ponto que era para ser Venezuela, demais tem mais é que deixar que seja

    por outro lado se traem redondamente os que consideram Mercosul um lixo, uma porcaria que não serve para nada por ser, como alegam, de simples associação voluntária, quando em verdade começou como associação amigável e que agora, com a mudança de governo dos 3, passou a ser agressiva

    vão enganar outro! se é lixo, por que se preocupar tanto?

  8. Assim como os militares

    Assim como os militares argentinos, quando sentiram que pederiam o apoio da população, CRIARAM A GUERRA DAS MALVINAS, no afã de que povo despertasse seu NACIONALISMO EM TORNO DE PRESIDENTE, AINDA QUE MILITAR…

    Aviso aos navegante: Se o interino criar QUALQUER TIPO DE CRISE COM NOSSOS VIZINHOS ELE QUE OFEREÇA SEU PEITO E ENTRE NA FRENTE DAS BALAS!

    Por que o que eu quero é este triador da pátria FORA!

    Vê se pode: fuxicador das coisas do Brasil para os EUA, milhões em corrupção! Pelas informações, se somar tudo já passou de 20 milhões!

  9. Simples, é mais uma ação

    Simples, é mais uma ação contra a Venezuela do petroleo apoiada pelos EUA (O Brasil de Temer jamais faria isso sem a proteção do Tio Sam).  A Venezuela está respeitando os contratos e acordos, o Brasil de Serra está criando caso achando que os brasileiros vão entrar nessa roubada.

  10. Mercosul devia ser esquecido

    Esse Mercosul nunca vai dar em nada. Desde sua criação, gerou oportunidades medíocres de negócios. Somente as automobilísticas aproveitaram para fazer negócios, os demais jamais conseguiram realizar negócios realmente interessantes. Não tenho certeza mas parece que até a importação de peixes do Chile (para quem não sabe todo o peixe enlatado que se come por aqui vem do Chile) é negociado através de um acordo bilateral, extra Mercosul. Da Argentina, pouco se importa, e o que se exporta eles demoram uma vida para pagar.

  11. mercosul.

    Mercosul serviu para quase nada, como dito tirando um ou outro setor, notadamente dominado por multinacionais e para parlamentares receberem um “jeton” a mais por comparecer as reuniões.

    A Venezuela acredito que até agora nem unificou os procedimentos de fiscalização sanitários para mercadorias vindas dos parceiros, e quem vendeu está sem receber etc.

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador