A caixa preta dos programas nucleares

 
Por André Araújo
 
Cinco países do mundo tem armas nucleares autorizadas, são os membros do Conselho de Segurança, três tem não autorizadas, Índia, Paquistão e Coreia do Norte, Israel tem mais não declara e não discute a questão, a África do Sul chegou a ter, mas desmantelou a parte bélica de seu programa, cerca de 11 paises tem programas nucleares em diferentes estágios, o Brasil é um caso especial e mais adiantado que os demais países, é o único fora dos cinco do C.S. que está fabricando um submarino nuclear.
 
Desde o primeiro programa, Projeto Manhattan, de 1944 até os atuais, todos os programas nucleares tem grande parte de sua atividade tratada de forma sigilosa e em muitas etapas de forma clandestina.  Há um mundo científico oficializado e há um mundo clandestino de espionagem, contrabando, compra de cérebros, de fórmulas, de pesquisas, de materiais controladíssimos, mas que também se compram por baixo do pano.
 
O Iraque, ao tempo de Saddam, operou um programa nuclear, mas talvez o caso mais descarado de operações clandestinas tenha sido o do Paquistão, que comprou no varejo e no atacado tudo que estava à venda na área, gastou bilhões de dóares nessa tarefa, toda ela clandestina. Em seguida, o Irã, gastou cerca de 36 bilhões de dólares no seu programa, parte semi-oficial, parte completamente clandestina, escondida em cavernas de montanhas, comprando tecnologia onde estivesse à venda, importando cientistas, contrabandeando material para seu ciclo, existe um vasto mercado clandestino de todo o ciclo nuclear, na praxe do “pagando, acha”.
 
O Brasil é um caso único, porque desde a década de 40 teve cientistas e centros de pesquisas, a partir de César Lattes, Mario Schmberg e muitos outros esteve à frente da maioria dos paises na pesquisa e no desenvolvimento e na continuidade com o Almirante Alvaro Alberto, pioneiro da Marinha no programa nuclear brasileiro, dos mais respeitados e acompanhados do mundo, infelizmente paralisado no governo Collor e quase liquidado no de FHC.
 
Lembremos que o programa nuclear americano, concentrado no laboratório de Los Alamos, foi intensamente espionado pelos soviéticos, que conseguiram detonar sua bomba em 1949 com a ajuda da trinca de espiões ingleses como Kim Philby, Donald Mac Lean e Guy Burgess e muitos outros como Alger Hiss, Klaus Guchs, o casal Rosenberg.
 
No submundo dos programas nucleares existem em todos os programas contas secretas para comprar materiais sem documentação, para trazer cientistas sem visto e sem autorização, para comprar conhecimento científico que não pode ser vendido. Todos os programas nucleares tiveram graves problemas gerenciais e financeiros, começando pelo Manhattan. No caso do Irã e do Paquistão a maior parte dos gastos foi pago em malas de dinheiro, uma vez que transferências bancarias não se usam para programas clandestinos intensamente combatidos, como o do Irã.
 
O Brasil teve contas secretas para pagar esses gastos que não deveriam deixar rastro. Tem um cientista na Romênia que pode ajudar muito em um elo do ciclo mas não podemos trazê-lo oficialmente, então vamos mandar dinheiro por doleiro para a Holanda, lá um portador arranja passagem para ele e a esposa, ai ele embarca de Bucareste a Paris e depois Rio. Isso aconteceu muitas vezes, o dinheiro vem de conta secreta. No caso do programa brasileiro a conta era gerida pelo Almirante Othon. O valor merreca (em termos de um programa nuclear) que se alega que ele recebeu (com nota e recibo)  em seis anos e que justificou sua prisão pode ter tido destinação desse tipo mas evidentemente que ele não pode colocar na mesa para toda a mídia ver onde gastou o dinheiro de uma conta desse tipo.
 
Na já longa história dos programas nucleares que surgiram no mundo a partir de 1944, o Brasil tem a primazia em um ponto: pela primeira vez na história dos programas nucleares a Polícia entra no assunto, prende o responsável pelo programa e escracha tudo para a mídia. Nunca antes no mundo se viu semelhante coisa, em um campo que em todo o planeta é coberto por um manto de sigilo e proteção que é da própria natureza do atividade.
 
Não é a toa que o New York Times está se deliciando com o escândalo, era tudo o que os EUA mais gostariam de ver.
 
Os EUA são inimigos históricos do programa nuclear brasileiro e tudo de ruim que pode acontecer com ele atende aos interesses dos Estados Unidos.
 
http://www.world-nuclear.org/info/Country-Profiles/Countries-A-F/Brazil/
 
Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que é isso mesmo?

    No caso do programa brasileiro a conta era gerida pelo Almirante Othon. O valor merreca (em termos de um programa nuclear) que se alega que ele recebeu (com nota e recibo)  em seis anos e que justificou sua prisão pode ter tido destinação desse tipo mas evidentemente que ele não pode colocar na mesa para toda a mídia ver onde gastou o dinheiro de uma conta desse tipo….pela primeira vez na história dos programas nucleares a Polícia entra no assunto, prende o responsável pelo programa e escracha tudo para a mídia. Nunca antes no mundo se viu semelhante coisa, em um campo que em todo o planeta é coberto por um manto de sigilo e proteção que é da própria natureza do atividade. O articulista do blog está dizendo que um segrendo de segurança nacional está sendo exposto de forma inresponsável por um grupo de messiânicos presente no judiciário juntamente com a grande mídia golpista fascista? É issmo mesmo? Se for isso é traição à pátria Cadê o pronunciamento da comandante chefe da nação sobre esse crime, em?

    1. Se é ou não é …..

      nunca saberemos, pois isto implica em segredos de estado. Mas que é provável isto é.

      O que o Governo precisa fazer é alegar questão de segurança nacional e tirar este processo da primeira instância e trazer para instâncias superiores.

  2. Muito bem Alexandre,

    Isto mostra o caráter antinacional da atual oposiçao no Brasil.  Também reflete como ainda não temos uma identidade nacional firmemente estabelecida, que se colocaria acima destas disputas pelo poder.  Penso que talvez, por parte desta elite atual, isto nós nunca teremos, pois eles so declaradamente entreguistas.  Vejo que quem pode fortalecer esta identidade ( nacionalista, porque não?) são setores das Forças Armadas e os empresários de pequeno e médio porte,  junto com a massa de trabalhadores e agricultores.

    No caso das FFAA parece que há setores que o tempo todo lutaram contra os projetos do Almirante Othon. Hoje pode-se encontrar facilmente na Internete comentários contra o Plano de Defesa Nacional.  Isto vem não somente de setores entreguistas como de pessoas ligadas às esquerdas,  que dizem que este dinheiro está mal empregado, etc e tal.

    Bem, quanto à nossa Imprensa nem preciso dizer nada.

  3. Bobagem. Quando Brasil e

    Bobagem. Quando Brasil e Argentina chegaram ao acordo, descobriu-se que eles dominavam o ciclo completo de enriquecimento do urânio e os brasileiros não.

    Até hoje não dominamos o ciclo completo, necessário pra fazer uma bomba.

  4. Depois da esquerda (petismo)

    Depois da esquerda (petismo) defender o grande capital, agora são defensores do programa nuclear da ditadura.

    Vale qualquer coisa para defender o projeto de poder petista.

    1. Energia e interesse militar.

      Senhora dona Oneide, não custa muito observar quanto o assunto energia interessa as organizações militares. Nenhum país pode ter sucesso nas atividades militares sem atendimento em quantidade e qualidadede recursos energéticos. Isto explica geupolítica do petróleo e da energia nuclear.Nestes dois campos todo desenvolvimento nacional contou com a mais efetiva participação das nossas FAs. Explica porque o Japão destruiu Pearl Harbor, porque Hitler corria atrásde meios de destruição em massa, do uso de vetores tipo V-1 e V-2 e de combustíveis sintéticos . Nossos militares tiveram liçao amarga na 2ª guerra e argentinos na  perda de seu icone naval Cruzador Gen. Belgrano. Lula e Dilma por certo concordam com tais preocupações. 

    2. Ô animal, o Brasil não vai

      Ô animal, o Brasil não vai construir bombas atômicas.

      O Brasil pretende construir um submarino com propulsão nuclear para a defesa de nossos mares e não com misseis nucleares, entende ou preciso desenhar?

      O que está em jogo é o conhecimento que o Brasil detém, do enriquecimento do urânio a baixo custo.

      É isso o que está em jogo, imbecil.

      Não se usa urânio só para bombas, mas sim, para usinas que geram energia elétrica, coisa que há cada vez mais demanda, além de uso na medicina oncológica.

      Mas explicar uma coisa dessa para um beócio feito você, é como jogar pérolas aos porcos.

  5. E tem gente que quer nos

    E tem gente que quer nos fazer acreditar no contrario,

    que hoje a energia nuclear não é tão importante, que procuram por energias mais limpas e bla bla bla, que o pre-sal não é importante, que a matriz energética está mudando e bla bla bla, se isso é verdade por que a gasolina não cai de preço? Por que há um controle rigido da atividade nuclear?

  6. DEPOIMENTO

    O autor menciona o cientista brasileiro Cesare Lattes no programa nuclear brasileiro.

    Me permitem um depoimento pertinente?

    Em 1965 eu era repórter da Revista Manchete e por determinação no Justino Martins fui até a residência do Césare para acompanhá-lo até a redação, então na Frei Caneca, onde ele iria ser entrevistado numa mesa redonda. A reportagem foi publicada sob o título O UNIVERSO É MUITO BEM BOLADO.

    Bom, no trajeto fiz uma pergunta direta (em off porque não era uma entrevista formal, embora jornalista é sempre jornalista):

    “Em quanto tempo o Brasil construiria uma bomba atômica?

    “O Brasil não está desenvolvendo bomba atômica!

    “Mas, se for necessário, quanto tempo levaríamos para desenvolver a bomba?

    “Nenhum cientista brasileiro aceitar trabalhar num projeto de bomba atômica!!!!

     

    Embora estivéssemos nos primórdios da ditadura miliar, vejo com reserva a colocação de Césare Lattes ligado a qualquer pesquisa atômica, o que não signifique que ele não trabalhasse em algum projeto de desenvolvimento nuclear do tipo Atomos para a Paz.

     

    (a) VANIO COELHO

    1. Cesar Lattes assim como Ernst

      Cesar Lattes assim como Ernst Oppenheimer e Bruno Pontecorvo era um pacifista e politicamente controverso.

      Mas assim com outros cientistas, não cabia a Lattes definir a politica nuclear do Pais, ele não era Governo mas sim cientista, então o que ele achava não contava, O regime militar de 64 teve planos de bomba atomica, tanto que o Brasil nunca assinou o TNP apesar da super pressão americana, veio a assinar no govrno FHC (um mega erro).

    2. Engraçado seria um cientista
      Engraçado seria um cientista admitir para um jornalista que estava participando do desenvolvimento de artefatos nucleares. O jornalista atentou para o fato que ele falou nenhum cientista? Como garantir algo desse tipo?

    1. Qua! Qua! Qua!
       

      o pessoal não deixa passar uma.

      por falar na India, eles tiveram problema com a Franca e incrível como a nossa marinha vem costurando subs!

      Ha! a mecânica pesada da nuclear eh participante na construção de subs convencional pela marinha.

       

  7. Casal Rosenberg?

    André, você poderia dar mais detalhes sobre a participação do casal Rosenberg no desenvolvimento da bomba atômica soviética? Ao meu conhecimento o casal foi executado nos EUA sob a acusação de espionagem para os soviéticos, mas posteriormente considerado inocente. Hoje, a execução é considerada um erro somente possível em função do clima de caça às bruxas ocorrido durante o famigerado Mccarthismo. Algumas das personalidades mundiais que se posicionaram, na época, contra a execução do casal Rosenberg chegaram a ventilar, inclusive, uma possível componente antissemita no processo contra Julius e Ethel Rosenberg.

     

    1. Insólito

      Acho que é a primeira vez que alguém recebe uma estrela por um pedido adicional de esclarecimentos.

      Talvez por ter me mostrado ignorante sobre o assunto na sua integralidade expondo apenas aquilo que chegou ao meu conhecimento em função de leituras já muito antigas.

      Será?

       

      1. Inocencia póstuma ?

          Nunca foi comprovada a ” inocencia ” do casal, ou culpa sem reservas, mesmo se considerarmos o aspecto politico do julgamento deles a época, mas com a abertura pelo FSB dos arquivos da KGB, a “possivel inocência” do casal foi abalada, a solução seria a abertura dos arquivos russos do GRU – que NUNCA serão abertos – ,  se vc. quiser saber mais sobre o caso Rosenberg, não consulte os nomes do casal, mas de: David Greenglass, Alan Nunn May e Klaus Fuchs.

        1. Obrigado

          Valeu junior. Vou pesquisar, embora eu preferisse ter a resposta diretamente sem ter o trabalho extra. Um pouco de preguiça acrescida de muitas tarefas para serem executadas. De qq. forma, agora já há uma pista para o prosseguimento da pesquisa.

           

        2. Agradeço ao Junior e ao André

          Fui pesquisar e comecei pelo irmão de Ethel Rosenberg, David Greenglass, morto no ano passado.

          Qual não foi a minha surpresa ao verificar que seu depoimento ao Grande Juri, efetuado em 07 de agosto de 1950, sete meses antes de seu julgamento, acaba de ser tornado público no último dia 15 julho.

          Esse depoimento, agora revelado, contrasta com aquele efetuado sob juramento durante o julgamento.  No depoimento recém tornado público, ao contrário do que afirmou em seu julgamento, não existe a menção ao envolvimento de sua irmã datilografando suas notas manuscritas.

          Essas revelações acrescentam um pouco mais de mistério ao caso.

          Para mais detalhes:

          http://www.nytimes.com/2015/07/16/nyregion/david-greenglass-grand-jury-testimony-ethel-rosenberg.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&module=mini-moth&region=top-stories-below&WT.nav=top-stories-below&_r=0

    2. Meu caro,, na época da

      Meu caro,, na época da execução houve um movimento nos EUA para evitar a execução por falta de provas. Mas o FBI tinha uma delação premiada de David Greenglass, irmão de Ethel, que foi induzido pelo Procurador a acusar o casal.

      Com a  queda da URSS descobriu-se nos arquivos sovieticos que Julius era um correio do circulo de espiões a serviço da União Sovietica mas que nada havia sobre Ethel. que foi executada porque acusada pelo irmão em delação premiada.

  8. André, mais uma razão para o

    André, mais uma razão para o Zé arruela que pinta de ministro da justiça pedir o boné e ir embora. A incompetência do governo é grande. A dona Dilma simplesmente é uma decepção, uma arrogante que não encherga o próprio nariz e quer bancar a “republicana”. Em outro país toda essa cúpula safada da PF estaria presa por conspiração. Nos Estados Unidos seriam presos e simplesmente fuzilados como traidores. Mas no Brasil, isso não é levado a sério. E tem mais, esse zé arruela tem rabo preso e por isso é um omisso.

  9. Esse país de fato não vai pra

    Esse país de fato não vai pra frente. Questões de interesse nacional é um assunto muito complexo para entrar na cabeça de juizes e procuradores.

    Acho que essa estoria toda ainda tem haver com aquela viagem do pgr ao departamento de justiça dos eua. Ta pintando conspiração ou infantilismo das autoridades brasileiras.

    O que faz o assessor especial da presidencia da republica? snoring….

    1. Reconduzir o procurador Janot

      Reconduzir o procurador Janot será um absurdo, depoisa da viagem aos EUA e encontrar-se com a dita sra (concorrente da Eletronuclear)  e departamento de Justiça. Estes são os nacionalistas brasileiros.

  10. Lembra desta ?

     Tipo: ” amigos amigos, interesse e soberania nacional, são negócios a parte “

      Década de 70/80, Israel cooptando ( subornando ) e espionando o governo americano, com fundos ( Rands-Ouro em bancos de paraisos fiscais ) de seu aliado nuclear, o regime do “aparteid” da Africa do Sul , visando reformar suas instalações de Dimona, tanto o reator como a planta de enriquecimento, que os franceses secretamente forneceram a Israel após a “Crise de Suez” ( 1956 – um anexo frança – israel do Protocolo de Sevres ).

        Já Paquistão, é falar sobre a “rede Abdel Khadeer Khan ” , só não fornece a “ogiva” , o resto ele vende e da assessoria.

  11. Otimo artigo. Faltou o André

    Otimo artigo. Faltou o André Araujo lembrar que este é tambem um campo minado onde há muitos assassinatos. Vide a quantidade de fisicos e matematicos que trabalhavam no programa nuclear e que foram assassinados no Irã. Que o Almirante tenha alguem zelando por sua integridade fisica. É facil, facilimo mandar alguem para a cadeia. Basta ser aprovado em concurso.

  12. Conclusão

    1° Dilma age como uma Tucana infiltrada.

    2° Provavelmente não vai ter golpe, pois com Dilma no poder, os tucano já tomaram posse. Aliás a direita nem precisa ganhar eleições, com uma equipe como Dilma, Serra, Cardozo, etc, o golpe já foi dado e ninguém nem percebeu.

    3° Já era de se esperar que os EUA iriam conseguir desmontar o programa nuclear brasileiro. Nós estamos no “quintal” dos Estados Unidos e ele mandam nesta parte do Globo. Provavelmente isto foi encomendado por alguém de lá.

    4° O Brasil não será destruido se continuarmos com a Lava Jato. Só será destruida a parte que não interessa aos tucanos, à elite e aos EUA, ou seja, os projetos de soberania nacional. As multinacionais por exemplo serão preservadas. Se tivermos sorte em mais três anos de Dilma, ficaremos como o México, cheio de multinacionais e com muita miséria social; sem sorte, seremos como a Grécia, sem industria e com mais miséria ainda.

  13. Bom…………..

    O AA deve ter boas fontes para nos relatar abordagens que a meu ver são sigilosas, mas……

    “Os EUA são inimigos históricos do programa nuclear brasileiro e tudo de ruim que pode acontecer com ele atende aos interesses dos Estados Unidos.”

    Estas afirmações, mesmo para quem como eu, simples mortal, merecem crédito, pois  a pressão para que o dominio dos ciclos nucleares fiquem somente nas mãos das potencias, é mais que verdadeiros.

    Por outro lado, vejo que os brasileiros em sua grande maioria, não estão nem aí para nossa segurança e soberania, e so faltam ficar de joelhos implorando migalhas do império.

    Aos militares e civis nacionalista, alerto – façam um chamado a este sentimento, e todos nós, os que amam este País agradeceremos.

    Nós,  nossos filhos e netos !!!   

    1. Sabe porque?
      Ser nacionalista
      Sabe porque?
      Ser nacionalista é quase nazismo para às esquerdas.

      Agora, não sabem o que fazer além do tudo pelo social…
      Ou veste a camisa ou sai fora!

  14. Como tem imbecis…um

    Como tem imbecis…um programa desses trata de interesse nacional, não se pode estar discutindo aqui, em hipótese nenhuma…este programa vale tudo, não se trata de soberania nacional, se trata de ultrasoberania…me diga qual país que discute energia nuclear, esquece. A presidente tem que evocar pra ela toda responsabilidade sobre este ser, e não por se tratar de uma pessoa, mais de um cérebro. A presidente não tem ideia se o almirante resolve trabalhar para outro país. Ganhará muito mais do que essa bagatela que está sendo acusado de receber.

  15. Já discordei do AA em vários
    Já discordei do AA em vários posts, mas nunca questionei a sua capacidade intelectual. Mas nesse post o meu pensamento vai ao encontro dele. Já disse e repito, acho estranho que lava jato ( para mim operação Espanador, pois não vai lavar nada, vai no máximo levantar poeira) ataque justamente em áreas que demonstramos alguma eficiência.

  16. “O Brasil teve contas

    “O Brasil teve contas secretas para pagar esses gastos que não deveriam deixar rastro. Tem um cientista na Romênia que pode ajudar muito em um elo do ciclo mas não podemos trazê-lo oficialmente, então vamos mandar dinheiro por doleiro para a Holanda, lá um portador arranja passagem para ele e a esposa, ai ele embarca de Bucareste a Paris e depois Rio. Isso aconteceu muitas vezes, o dinheiro vem de conta secreta. No caso do programa brasileiro a conta era gerida pelo Almirante Othon. O valor merreca (em termos de um programa nuclear) que se alega que ele recebeu (com nota e recibo)  em seis anos e que justificou sua prisão pode ter tido destinação desse tipo mas evidentemente que ele não pode colocar na mesa para toda a mídia ver onde gastou o dinheiro de uma conta desse tipo.”

    Se isso estiver correto, o MORO FEZ UM TRABALHO PARA A CIA!

    Há leis de segurança Nacional para enquadrá-lo?
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador