A deselegância misógina de Carmen Lúcia, por Nathalí Macedo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Por Nathalí Macedo
 
No DCM
 
A presidenta do STF Cármen Lúcia, fazendo questão de provar, mais uma vez, que gênero nem sempre tem a ver com representatividade, fez recentemente uma comparação, digamos, inapropriada para uma mulher, sobretudo na sua posição.
 
Disse, em relação à suposta revolta popular contra o judiciário brasileiro, que está “igual a mulher que apanha”.
 
“Quando a pessoa pega o chicote pra bater no cachorro, ela sai correndo” , falou, arriscando uma piada infeliz ao se referir ao que talvez chame de eminente surra do povo brasileiro no Poder Judiciário.
 
Gato escaldado tem medo de água fria.
 
Acho que as mulheres vítimas de violência doméstica não riram da piada. Tampouco ela fez sentido, porque não corresponde à realidade.
 
Onde está a descrença popular no Poder Judiciário, a não ser por parte de uma pequena parcela intelectualzóide do povo brasileiro?
 
Ou o delírio é meu ou desconfio que só a ministra veja essa descrença geral. De minha parte, continuo vendo gente, pelo contrário, vestindo a camisa – literalmente, por vezes – do apartidário Sérgio Moro, por exemplo.
 
“Foi só uma piada infeliz”, diriam alguns.
 
Piadas infelizes não são tipificadas como crimes, mas pesam muito mais no currículo da presidenta do Supremo Tribunal Federal do que no currículo de um Zé Qualquer (não digo que isso é justo, mas é assim que é).
 
“Que deselegante”, diria Sandra Andemberg, se não trabalhasse na Globo.
 
Continue lendo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Naoa entendi a referencia da

    Naoa entendi a referencia da “juiza suprema” (coff coff) pois nao ha carne o suficiente no que o item disse pra comentar.  E em ingles eh pior ainda pois ela diz “cachorro” mas arremata com “ela” -bitch?!?!

    Em ingles ela esta se referindo a “bitch”!

    A referencia aa “mulher que apanha” eh infeliz de qualquer filho da puta do mundo por seus proprios meritos.  Nem mencione um supremo.  Mas “ela” eh uma fabrica de gafes.

  2. Meu primeiro elogio do dia!

    “Onde está a descrença popular no Poder Judiciário, a não ser por parte de uma pequena parcela intelectualzóide do povo brasileiro?”:

    Obrigado.  Muitissimo obrigado.  Te devo 10 dolares!

  3. Uma legítima representante

    Uma legítima representante deste poder podre, corrupto e golpista. Faz juz ao cargo.

    Aliás, esta pestilência parece a Mortícia. Sem ofensas à Mortícia.

  4. P,P,P,PT

    Eu acredito, sim, haver uma dose de delírio em pessoas que não reconhecem essa imensa descrença na justiça brasileira. As criticas são antigas, são procedentes, são merecidas e mais atuais do que nunca. A diferença, que percebo, de hoje para ontem, está no escancaramento da parcialidade, da seletividade, da partidarização, da glamorização, da descompostura, da deselegância, do respeito e de uma seqüência gratuita de atitudes abusivas, injustas, injustificáveis, desequilibradas e de legalidade contestáveis. O perigo é que esse acúmulo de desordem e desobediência constitucional faz parecer um grande deboche contra as maiores vítimas dessa, digamos, “desorganização jurídica” e que antes eram chamadas de três “pés” e agora foi acrescentado o PT.

  5. O Judiciário só chicoteia pretos, pobres, putas e petitas

    O chicote do judiciário só chocoteia Chicos, jamais chicoteia Franciscos.

    De acordo com Leonardo da Vinci, chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.

    Nós ainda não chegamos nesse dia, pois chicotear animais não só é motivo de piadas na Corte $uprema mas também o chicoteamento de mulheres.

  6. DE “ZÉ QUALQUER” PARA MARIAS QUALQUER, QUE JUSTIÇA É ESSA?

    O que é, e quem são os “intelectualzóide do povo brasileiro”?

    Quem é ou que são o ou os “Zé Qualquer”?

    Só deselegância?

    As feministas seriam só algumas intelectuazóide do povo brasileiros, ou pelo fato de ministra ser mulher e ser presidente do STF é um ganho e não importa as Piadas infelizes? Ou soariam melhor numa MARIA QUALQUER?

    Mundos difíceis para as INTELECTUALZÓIDES, se perdem no trivial minimizando a barra das marias qualquer suprema que escrevem e não se explicam ou melhor fazem piadas infelizes e a culpa realmente é das MARIAS QUALQUER ou seria das MARIAS QUALQUER SUPREMA. Essa foi a forma que encontrei para misturar alhos com bugalho, mas sinceramente tive vontade de ouvir essa piada da boca moca do bolsonáro, minúsculo mesmo ou então do marcos feliciano, minúsculo também, aliás são todos supremos na visão desse “intelectualzóide” que comenta, pois sendo ou não “intelectualzóide” a nossa justiça é um caos, milionária, cara, parcial, partidária e sem nenhuma eficiência que não seja a GOLPES. Ai GILMAR o canguru noturno caiu no barroso domínio do fato desse agora “intelectualzóide” e “Zé Qualquer” por ver a verdade.

  7. Uma das figuras mais

    Uma das figuras mais grotescas,bizarras e causadora do riso funebre,essa Presidente do STF,Carmen Lucia,a Benta Carneiro.Que criterios foram utilizados para a escolha desta cidadã para ser Ministra da mais alta corte de justiça do País.Tragico se não fosse comico,vice versa,tragicomico.Uma das figuras mais tenebrosas dessese tempos sombrios,muito sombrios.E La Nave Va.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador