A economia no país: “Houston, we have a problem!”, por Walter Sorrentino


Foto: Expedição de Apollo 13 à Lua – Arquivo/NASA

Por Walter Sorrentino

As análises sobre o PIB do 3º trimestre na grande mídia não são análises, apenas afirmações apologéticas. Pura disputa de narrativas sem amparo na realidade. Mais honesto seria utilizar a célebre oração que imortalizou o drama do retorno da Apollo 13 em 1970, em sua viagem à Lua, abortada por uma explosão do tanque de oxigênio.

O Globo mancheteou: “PIB indica recuperação consistente”. O gráfico principal apresentado sustentou que o consumo das famílias se manteve inalterado (1,2%) – logo ele que é considerado o “motor da retomada” – e o investimento, depois de 15 trimestres consecutivos, cresceu 1,6%. O governo usurpador com cabeça de planilha, inibiu fortemente e de modo pró-cíclico as despesas públicas – a PEC do teto os congelou por 20 anos – quando se sabe que o teto de gastos acabou inibindo despesas públicas e que as compras do Governo têm um peso de, em média, 20% do PIB.

É o primeiro problema. Até para o IBGE, dono das estatísticas sobre o assunto, expansão do PIB brasileiro é modesta e classificada como estabilidade. O jornal espanhol El país, que não é estúpido, crava: PIB de 0,1% no terceiro trimestre mostra economia em recuperação fraca. E mostra o gráfico-síntese fundamental: em 2017, crescimento do PIB trimestral no 1º trimestre de 1,3%, caindo no 2º para 0,7 e, no 3º, com crescimento de 0,1%. Tudo somado, 0,6% no ano.

Zeina Latif foi mais ousada com um cálculo rápido: nesse ritmo e as projeções do “mercado” para o futuro, o Brasil só vai atingir o mesmo PIB (corrigido) de 2013 – quando a economia ainda estava em crescimento – se o PIB se elevar em 3% ao ano por 5 anos… consecutivos.

O segundo, é que não combinaram com a opinião pública as manchetes. Renato Meirelles, ex-Data Popular e hoje do Instituto Locomotiva, afirma: “no País, 84% não sabem hoje quem poderia tirá-los da crise”; e acrescenta: dos 16% restantes, a maioria cita o Papa Francisco. E 92% acham todos os políticos corruptos!

Mas o mais insuspeito veio do IBOPE. Por incrível que pareça o Estadão teve que noticiar: “o otimismo dos brasileiros em relação ao desempenho da economia teve uma queda significativa e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos oito anos, segundo série histórica de pesquisas Ibope”. Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano – metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016.

Para o IBOPE, no ano que vem os 76% dos brasileiros apostam que 2018 será de maior dificuldade econômica ou permanecerá igual. Quanto à situação geral do país, 56% consideram que 2018 será pior ou igual que este: só 12% conseguiram guardar dinheiro este ano e 96% consideram que Temer é corrupto e não está levando o país no rumo certo.

É dura e teimosa a realidade. Pensando bem, os panegíricos sobre a recuperação da economia pode se parecer com a célebre “visita da saúde” em doentes terminais, uma certa lenda urbana que, como diz o poeta, “se non è vero, è bene trovato”. 

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os golpistas sempre atuaram

    Os golpistas sempre atuaram assim,vendendo  o crscimento futuro que nunca chegou e nem nunca chegará enquanto eles estiverem no  comando.

    Não estou falando de agora.Isto é histórico.Essa gente vem sempre com a mesma ladainha de que agora as coisas irão. Mas não irão.

    Era só derrubar a presidenta legitimamente eleita e surrupiar mias de 54 milhões de votos que a economia entraria nos eixos no dia seguinte. Pois bem,os golpista já estão há quase dois anos surrupiando o poder e continuam prometendo o amanhã.

    A história é e mesma mês a mês e é a mesma de antes do presidente Lula e da presidenta Dilma governarem este país.

    Larápios!

    1. pelamordedeus  ..se DILMA

      pelamordedeus  ..se DILMA tivesse feito 1/5 do que LULA fez, já tava bom  ..lembre-se de LEvy, da SELIC a 14,5% antes de exaltar essa presidanta

      1. Dilma errou muito na condução

        Dilma errou muito na condução da economia. Mas quem erra pode mudar de opinião. Cometer erros na economia não é motivo para impeachment, senão nenhum precisente terminava o mandato.

        Tiraram quem errou querendo acertar e colocaram um que não comete nenhum erro, afinal de contas, quem faz de propósito não erra.

      2. Jorge  ..tb acho que nenhum

        Jorge  ..tb acho que nenhum presidente pode cair pq errou, pra isso temos eleição  ..por outro lado tb acho que nenhum presidente eleito pode descumprir seus compromissos  ..e pra isso deveríamos ter o recall

        falei dos erros na condução da política econômica  ..DILMA não estava corrigindo coisa nenhuma ..com LEVY ela estava errando MAIS ainda, entregando a rapadura e posanda de administradora

        ..fora de ter traído a vontade e a confiança do eleitorado  ..tal qual THC com sua reeleição, ou Collor com o confisco, DILMA deu um passa moleque no país  ..e isso tem que compor a sua biografia

        Mas vdd, acima de tudo, a democracia e O BRASIL não mereciam o golpe que receberam do PSDB, do PMDB e dos demonistas, PPB, PTB,, PSB e PSD principalmente

  2. Eu vou tentar explicar pra

    Eu vou tentar explicar pra quem ainda não entendeu  ..2013 marcou o ano da RESSACA LULA

    Foi o ano em que a ficha caiu  ..ano que, além da crise das commodidites, foi o ano em que o povo, de todos os matizes, foi pra rua ..foi o ano que a nação brasileira se deu conta do que era sem seu Grande Líder, que era um país órfão sem seu GRANDE TIMONEIRO  ..o doutor Luiz Inacio Lula da Silva

    Líder que nos fez crer que podíamos, que conseguiríamos, que nós tinhamos valor  ..ele que pagou o FMI, que instalou um programa de proteção social exemplo pro mundo  ..ele que fez o POBRE virar um agente e o Brasil um personagem mundial, um Bric

    E convenhamos, sinceramente, pra chegarmos ao nível que um dia já fomos com LULA, vai dar um trabalho danado, pois o servicinho porco de desconstrução do orgulho nacional que golpistas fizeram foi hercúleo (golpistas partidos dos EUA, com apoio da NATA das Forças Armadas, dos nababos do judiciário, e da nossa elite expatriada na Florida e Europa, claro)

    https://www.youtube.com/watch?v=alJpU-sKMOQ

  3. Economia do país

    A questão, apesar de todos os discursos higiênicos, é que não há solução para  economia do país sem os 70% pobres. Ou seja: B,B,B,B + p,p,p e quem mais estiver por aqui. 

  4. A pior não é fazer

    A pior não é fazer malabarismo para forçar uma retomada de crescimento que pode ser pífio. O pior são os grandes grupos de mídia e analistas de gabinete com ar condidionado cravar que a essa “retomada” da economia vai levar um caditado deles a bater lula!

  5. 0,1% não é nada,
    0,1% não é nada, principalmente considerando que o fim de ano se aproxima, indústria e comércio deveriam estar se preparando para as vendas de Natal.

  6. Na ultima sexta feira um show

    Na ultima sexta feira um show no Jornal das Dez da GLOBONEWS, no Balanço da Semana, Sardenberg fez um antologico CONTORCIONISMO para dizer que 0,1% é muito bom, devemos todos estar muito satisfeitos com essa vitoria.

    O impressionante é a necessidade de elogiar essa equipe economica de mediocres que não sabe operar uma economia

    com o potencial de recursos do Brasil, não conseguem fazer um caminhão sair do atoleiro mesmo com 20  tratores.

    E o mais impressionante é o Mreirelles querer ser Presidente por causa de seu “sucesso na economia”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador