A Guerra dos Turbantes, por Mário Maestri

mulheres_negrras.jpg

Enviado por Almeida

Do Diário Liberdade

A Guerra dos Turbantes

por Mário Maestri

Já tivemos a “Guerra das Laranjas”, no período colonial, com diversos mortos e, século mais tarde, já em plena República, a “Guerra das Lagostas”, essa felizmente apenas folclórica.

Vivemos agora, quando o mundo do trabalho conhece no Brasil ataque de intensidade inaudita, um novo e estranho confronto, a “batalha dos turbantes”, de conteúdo sobretudo ideológico e sentido não desprezível, já que expressa e alimenta a fragilidade do movimento social no Brasil. 

Em geral, os termos da declaração de guerra foram os seguintes. Eu sou negra, uso turbante. Tu é branca e necessariamente racista, mesmo quando não sabes. Portanto, tira a mão de meu turbante. Se não o fizeres, serás liquidada com a acusação de “apropriação cultural”, ou seja, adesão simbólica  à exploração racial e econômica que teus ancestrais realizaram aos meus, no passado, e que sigo sendo objeto, por parte dos brancos, no presente. 

O que talvez mais impacta na presente “guerra dos turbantes” não é a verbalização de tal disparate, mas a repercussão que ele alcança nos meios da esquerda e progressistas aos quais é dirigido, meios vinculados e comprometidos com a luta anti-racista.  Nesses segmento, alcança, não raro, ampla adesão, em geral acompanhada de não sempre verbalizada desconfiança para com o sentido real de tal proposta, que anatematiza com a acusação de racista a todos os que não o aceitam. 

História e Memória 

Dizem que o Diabo sabe por que é velho, não por que é Diabo.  Assisti no Rio de Janeiro, em inícios dos anos 1980, a chegada do talvez primeiro missionário negro estadunidense da Fundação Ford – rosto gentil do Departamento de Estado USA – oferecendo bolsas para estudar o escravismo e a África Negra naquele país. A proposta chamou-me a atenção pois, apenas chegado de sete anos de exílio, era então um dos poucos africanistas em um mercado universitário que desprezava aquela formação. O que me ensejou indiscutível espanto e compreensível apreensão foi o fato de que o formulário de candidatura exigia foto, já que o financiamento era, ainda que não explicitamente, exclusivo para candidatos negros. Se isso hoje pode parecer normal, naquele então causava ampla e geral surpresa e, até mesmo, indignação. 

Naqueles anos finais da ditadura militar, dominava o movimento negro que se organizava as tendência de esquerda revolucionária, com destaque para a Convergência Socialista, onde militara, havia até poucos meses. Na CS, conheci grandes companheiros e militantes negros, como o João, no Rio Grande do Sul, o Flavinho, o Hamilton e muitos outros, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todos eles vinculavam estreitamente as lutas anti-racista e social, vistas como indissoluvelmente imbricadas. Impunha-se  matar o dragão da maldade racista, que oprimia sobretudo os trabalhadores e populares negros,  na luta contra suas modernas raízes de classe capitalistas. 

Eram anos em que, junto com os Panteras Negras estadunidenses, as direções negras gritavam: – Nada de cotas! – Nada de migalhas, para alguns poucos privilegiados. Escola de qualidade, pública e universal para todos os jovem negro. Mesmo que no início se obtivesse pouco, e não tudo, deveria ser para todos, sem privilégios e exceções. Naquele então, pouca atenção se dava às propostas inaceitáveis que chegavam diretamente dos Estado Unidos de consolidar a  sociedade capitalista e a exploração, pondo na vitrine algumas caras negras.

Por esses paradoxos da história, defendi desavisado, em reunião da regional rio-grandense da Convergência Socialista, a política das cotas, na primeira vez que a discutimos, em 1979, creio.  Quase apanhei. O João, operário metalúrgico negro, muito respeitado, liquidou minha frágil defesa, explicando, com exemplos de seu cotidiano, a exigência de que a população negra mais explorada fosse contemplada e jamais esquecida, desde o primeiro momento. Apontou aquela proposta como própria dos segmentos médios negros colaboracionistas.

Luta Racial, Luta Social

A fusão da luta racial e social era antiga e tradicional política da esquerda comunista. Ainda que muito transitoriamente, nos anos 1930, comunistas brasileiros discutiram e enunciaram a proposta de um Estado negro independente na Bahia, certamente em tentativa de transplantação apressada para os Trópicos das repúblicas autônomas soviéticas. Em 1929, o primeiro operário candidato à presidência do Brasil foi um comunista negro, o marmorista Minervino de Oliveira, como lembra sempre o historiador Muniz Ferreira. José da Silva, comunista, foi o único “negro retinto” eleito à constituinte de 1945 e, como tal, destratado pela imprensa burguesa. Carlos Maringhella, dirigente tradicional do PCB, era filho de operário italiano e neto por parte de mãe de trabalhadores escravizados. Em geral, esse passado é desconhecido pelos militantes de esquerda, que assimilam, por ignorância, a acusação de “insensibilidade marxista” à questão racial. 

Em verdade, a própria consciência teórica da importância singular e, em alguns casos, da dominância do escravismo em nosso passado foi em grande parte obra de intelectuais e de militantes comunistas, marxistas e esquerdistas, de todos os sabores. Entre os mais destacados podemos citar Astrogildo Pereira; Duviano Ramos; Benjamin Perret; Clóvis Moura; Jorge Amado; Édison Carneiro; Décio Freitas, Emília Viotti da Costa. Alguns deles propuseram desde sempre as formas de resistência dos cativos contra a escravidão como formas fundamentais da luta de classes no Brasil. Ou seja, o âmago de nossa história seria, para eles, a saga da oposição  inquebrantável do escravizado ao escravizador.

Em inícios de 1980, anos gloriosos, o movimento negro em organização e a luta contra o racismo sofriam a forte influência positiva das classes trabalhadoras em ofensiva e dos segmentos político-ideológicos que se reivindicavam do mundo do trabalho. Em 1979, vivemos verdadeiro “Ano Vermelho”, com vastíssimo renascimento das lutas sindicais do Brasil. Nos anos seguintes, fundavam-se o PT aguerrido e anti-capitalista e a CUT classista e combativa. Foi nessa conjuntura de ofensiva do movimento social que nasceu o Movimento Negro Unificado, sob o forte influxo positivo assinalado. 

Maré Neo-Liberal 

 Tudo isso, porém, faz já parte da história. Em inícios dos anos 1980, em derrota epocal, que pesa até hoje sobre o mundo do trabalho e a sociedade mundial como um todo, a vitória da maré contra-revolucionária mundial fez retroceder as organizações, as lutas e a consciências das classes trabalhadoras e subalternizadas. Triunfaram e tripudiaram as visões pró-liberais, conservadoras, colaboracionistas, irracionalistas, anti-operárias, sociais-democratas. Eram os tempos do “fim da história”, em que refluiu nas ciências sociais o estudo resistência dos trabalhadores escravizados, das lutas dos operários, das mulheres populares, dos camponeses, etc.
 

No novo contexto, socialismo, revolução, solidariedade, fim da opressão e exploração, uma sociedade sem racismo e opressão, etc. transformaram-se em verdadeiras aberrações indecentes, naturalizando-se a opressão. O individualismo e o  social-darwinismo transformaram-se em axiomas social. O sucesso pessoal passou a ser o norte fixo da bússola de legiões de políticos, ativista, sindicalistas. No PT e na CUT, triunfaram as propostas colaboracionistas que transformaram a militância política em caminho – direto ou torto – para o sucesso individual. 

No PT, pôs-se fim ao partido dos núcleos em prol do partido dos parlamentares, dos administradores, dos capas-petras. Em nome da ascensão social jamais realmente vista de segmentos populares, no seio e sob o império da sociedade de classes,  regou-se com a abundância a a horta do grande capital industrial e sobretudo bancário. No frigir dos ovos, militantes e sindicalistas metamorfosearam-se em carreristas, intermediário e agenciadores do grande capital. Alguns terminaram fazendo milhões, apenas conferenciando! Apenas hoje temos a dimensão jamais imaginada de um processo de corrupção em geral já conhecido desde os primeiros momentos.

Negros de Sucesso 

Acompanhando a debacle das idéias e lutas sociais, triunfaram igualmente no movimento negro organizado, dominado agora por seus segmentos médios, as propostas racialistas, pró-burguesas e antisocialistas, com seu corolário de integração à sociedade de classe e racial. Em forma sumária, propunha-se que o racismo não era expressão e reprodução da sociedade de classe. Não haveria exploradores e explorados. Havia apenas negros, explorados, e brancos, exploradores. Tout court!  Esse movimento foi acompanhado de forte deslocamento da proposta de representação identitária. Abandonou-se como figura paradigmática e referencial o trabalhador feitorizado que, com seu trabalho e luta construíram a nação, sem gozar do produto de seu esforço, pelo negro de sucesso, mesmo se, no passado, se transformava em escravizador. No frigir dos ovos, trocava-se Zumbi por Pelé. E, muito logo, procedeu-se literal encobrimento da história da escravidão, como algo vergonhoso, procurando-se concatenação do passado do negro brasileiro diretamente com uma sociedade africana imaginada e idealizado. Nos últimos anos, os estudos sobre a escravidão desapareceram tendencialmente enquanto os sobre a África multiplicaram-se, em geral desconectados da experiencia escravista colonial.

Havia que criar, a todo custo, uma consciência, uma organização e uma representatividade racial destacadas e em oposição ao resto do movimento social. Agora, o que imperava era o “nós” e o “vocês”! Havia que parir, nem que fosse a forceps, consciência racialista anti-branco multitudinária por sobre as determinações de classe. Com ela, construiria-se a autoridade de direção negra que negociasse com o Estado, em nome do racismo e de suas sequelas, não a emancipação da população negra explorada, mas a promoção de indivíduos singulares. Não se tratava, jamais, de por fim à sociedade de classes branca, mas apenas de integrar alguns negros privilegiados a ela. Não se queria virar a mesa dos privilegiados, mas apenas alguns lugares no ajantarado dos bem servidos.

Um ministro, um general, um juiz, um burguês negro eram propostos como uma conquista histórica para o movimento, mesmo que nesse processo se consolidasse a exploração social e racial geral. Lutava-se para que, também no Brasil, tivéssemos os nossos Colin Power, as nosssas Oprah Winfrey e Condoleezza Rice e, sonho dos sonhos, algum dia, um Barak Obama! Tudo igual ao proposto pela cartilha dos segmentos negros integrados e pró-imperialistas  sobretudo do Partido Democrata estadunidense.

Tudo pela Auto-Estima

As promoções isoladas e a conta-gota, enquanto a massa negra vegetava submergida na miséria material e espiritual, foram defendidas como imprescindíveis à promoção da “auto-estima” da população brasileira com afro-ascendência. Era como dezenas de milhares de operários negros, apinhados nos transportes coletivos, em direção do trabalho duro e enfadonho, gritassem de orgulho, ao verem um burguês afro-ascendência sentado no banco de trás de um mercedes! O PT satisfez parcialmente essa expectativa com, entre outras iniciativas, a nomeação de alguns ministros, com destaque para a indicação de Joaquim Barbosa ao Superior Tribunal Federal, devido apenas ao fato de ser indiscutivelmente negro. E deu no que deu!

A reconversão pró-burguesa e anti-operária do movimento negro organizado foi toda ela comandada pelo imperialismo estadunidense. As ditas elites brasileiras não estavam, definitivamente, a altura de uma operação tão refinada. Em fins dos anos 1970, Abdias do Nascimento chegava ao Brasil de um pretendido auto-exílio, de dez anos, nos … USA! Em verdade, ele viajara aquele país a convite de universidade, ali permanecendo nos anos seguintes devido às oportunidades oferecidas. Jamais participara de organização de esquerda ou de oposição à ditadura militar. 

 
No passado distante, entre outras atividades políticas secundárias, Abdias aderira ao fascismo tupiniquim, tendo sido, inclusive, amigo de Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira. Apenas desceu do avião, ele começou a disparar contra a esquerda marxista, acusando-a de racista. Para a alegria dos ditadores de plantão. No seu retorno, foi acolhido e apadrinhado por Leonel Brizola, que, diga-se de passagem, mais branco não podia ser. O caudilho rio-grandense tudo fez para promovê-lo como parlamentar. Principal líder das propostas racialistas e socialmente assimilacionistas, Abdias morreu aos 94, militando no PDT.
 

Os Anos Dourados 

O movimento negro organizado, sob o controle e influência dos segmentos médios, conheceu verdadeiros anos dourados, nos quais consolidou suas políticas racialsitas e social inegracionistas,quando o PT, já na presidência da República, abraçou plenamente as propostas de promoção étnica seletiva e restritiva como parte de sua demagogia social-liberal. De certo modo, o lulismo colhia o que o Brizola plantara! Sob o reino petista, as “cotas” e as “políticas compensatórias” transformaram-se na bandeira triunfante da promoção exemplar e seletiva , enquanto a imensa maioria dos jovens brasileiros, com destaque para os negros, era mantida na ignorância, na exploração, na pobreza, na alienação. Nos anos de reino petista, prosseguiu o massacre dos populares jovens, com destaque para os negros. 

O resultado dessas políticas foram pífios, a não ser para os contemplados. Em nosso país de 200 milhões de habitantes, apenas número escasso de médicos negros cotistas, quanto muito, foram formados, anualmente, como demonstração maior do conquistado. – Não é melhor isto do que nada? – respondiam as lideranças negras e petistas à pergunta sobre os  milhões de jovens brasileiros de todas as cores marginalizados. Talvez a resposta tenha chegado nas asas dos aviões que derramaram sobre o Brasil borbotões de médicos negros cubanos, formados em um país de extrema pobreza de recursos, se comparado ao Brasil. Um pequeno país pobre que garante o ensino, não para alguns, mas para todos os jovens que desejem.

Resultados Pífios

Nesses quase quarenta anos envolvido em tais questões, três momentos paradigmáticos da hegemonia da política de racialização neo-liberal me golpearam fortemente. O primeiro foi o literal ostracismo político em que morreu Clóvis Moura, por parte do segmento dominante do movimento negro organizado, reconvertido ao neo-racialismo pró-burguês e pró-capitalista. Ele, que por primeiro iluminou, já nos anos 1950, a dominância da escravidão na antiga formação social brasileira, e realizou talvez a obra mais completa sobre a questão negra no Brasil, amargou com a dignidade que era sua o literal arquivamento a que sofreu. 

Uma vez perguntei-lhe: – Clóvis, meu velho, por que nunca te propuseram para a Fundação Palmares? – o que sabia ter sido sempre um seu desejo, ainda que jamais verbalizado. – Maestri, não confiariam em um velho militante comunista como eu – foi a resposta que recebi. E jamais confiaram, efetivamente. Destaque-se, a bem da verdade, que, até além de sua prematura morte, Clóvis Moura recebeu o agradecido reconhecimento solidário do MST, em geral, e de Pedro Stédile, em particular.

O segundo momento foi certamente a visita ao Brasil de Hillary Clinton, secretária de Estado dos USA, em dezembro de 2013. Ela proferiu badalada palestra-debate, na Faculdade Zumbi dos Palmares, universidade privada para negros, fortemente inspirada e apoiada pelos estadunidenses. Com a mediação de William Waack e Maria Beltrão, da indefectível Globo, Hillary pontificou sobre as maravilhas das políticas de “compensação” estadunidenses e de suas cópias caboclas. Os elogios e salamaleques à dama de mãos ensanguentadas foram incessantes e  sequer um entre as dezenas de estudantes e lideranças negras presentes levantou uma palavra, um cartaz, uma faixa, em solidariedade às centenas de milhares de jovens negros enviados para a prisão, como forma de contenção social, sobretudo durante a administração  Bill Clinton. Ou para pedir a liberdade de presos políticos negros nos USA, alguns encarcerados há décadas.

O terceiro e último fato que muito me impactou foi o enorme silêncio, da imensa maioria das lideranças dominantes do movimento negro incrustado no PT ou fora dele, sobre a miserável ocupação militar do Haiti comandada pelo Brasil, às ordens do imperialismo estadunidense. Agressão inaugurada precisamente no segundo centenário da vitória gloriosa da insurreição haitiana, em 1804. Revolução negra que resultou no primero estado americano livre da escravidão! Até hoje, as tropas de ocupação brasileiras lá seguem, sem praticamente oposição nacional consistente a sua ação criminal. 

Um Balanço Geral

A política de racialização procurou sempre a divisão radical do movimento social. Para tal, mobilizou-se por uma divisão inverossímil da sociedade brasileira em dois campos. No primeiro, estariam os “brancos” exploradores. Seriam, todos eles, descendentes de escravistas, criados e amamentados por mães-pretas. Ou trabalhadores imigrantes europeus, chegados após o fim da escravidão, também privilegiados pelo racismo, em verdade, não se sabe como ou por quê. Uma descrição desrespeitosa de milhões de brasileiros não negros que viveram e vivem apenas de seu trabalho explorado.Do outro lado se encontrariam os “negros”, todos eles explorados, e jamais exploradores, totalmente desterrados em sua própria terra, ou seja, o Brasil, pois incapazes de reconstituírem suas raízes africanas. “[…] seres sem um pertencimento definido, sem raízes facilmente traçáveis, que não são mais de lá [da África] e nunca conseguiram se firmar completamente por aqui [no Brasil].” Como se a existência social dependesse das raízes étnicas distantes e não da vida no aqui e agora da existência social. 

Procura-se incessantemente divisão da sociedade brasileira em facções étnicas incomunicáveis, cada uma encastelada em suas tradições, como já assinalado. Uma proposta amalucada que fatia o Brasil artificialmente em descendentes de italianos, de alemães, de judeus, de portugueses, de africanos, de asiáticos e assim vai. Cada etnia com seus representantes raciais, negociando com o Estado e entre as diversas etnias as reivindicações de seus nacionais. Um projeto que nega de per si a possibilidade de uma nacionalidade comum, mesmo assentada no mundo do trabalho e não da exploração. 

Teríamos, portanto, simplificando, uma cultura negro-africano e uma cultura branco-européia. A pizza seria dos italianos; o turbante, dos afro-descendentes. Se a apropriação da primeira não traria problemas, pois produzida por população “branca” que se pressupõe ter sido e ser racista, a segunda deve ser monopólio intocado, já que expressa simbolicamente a resistência anti-racista, exclusiva e necessariamente negra, contra todos os brancos. Tudo isso no reino das fantasias ideológicas. A pizza, nas suas raízes mais recentes, é bom lembrar, não é produção cultural italiana, mas das classes populares napolitanas, o que é muito, mas muito diferente. Assim como a proposta de uma cultura africana unitária é produto de uma síntese falsa nascida da manipulação ideológica ou da ignorância sobre a história e a realidade da África Negra.  

Unidade Cultura Contraditória

Esse proposto fatiamento social étnico, verdadeira abstração fantasiosa, talvez seja possível de ser imaginada, em forma forçada e manipulada, para algumas regiões dos USA ou da África do Sul. Ele é totalmente artificial entre nós. Sobretudo, no Brasil, fora imigrantes europeus e africanos muito recentes, a imensa maioria dos ditos “brancos” tem um pé na África e na “maloca”, assim como os mais insuspeitos “negros” possuem raízes étnicas européias e indígenas. 

Procurar encontrar as raízes e locais de proveniência dos ancestrais, para multidões de brasileiros, é se abrir em um leque vertiginoso de origens africanas, européias, americanas, asiáticas, etc., nenhuma delas possíveis de serem apreendidas fora de suas diversidades internas.  Em apenas quatro gerações, cada um de nós possui nada menos do que quatorze ancestrais! Mas, em verdade, a verdadeira manipulação não se dá na construção de uma população brasileira imaginária de raízes raciais puras quando, em sua imensa maioria, são resultado de inúmeros cruzamentos étnicos.  

As propostas racialistas pró-burguesas e pró-capitalistas procuram sobretudo o encobrimento das verdadeiras raízes de nossa sociedade, operação empreendida por praticamente todos os ideólogos das classes dominantes brasileiras, do passado e do presente. As origens basilares da nossa nacionalidade não são européias, africanas, americanas. Esses e outros aportes culturais menores foram metabolizados e recriados por mais de três séculos de ordem escravista colonial, resultando desse processo sociedade nacional determinada pelas fortes contradições sociais despóticas da organização escravista e de suas sequelas. Entre elas, a cultura e a tradição racista anti-negro. 

É sandice maior propor a separação do afro e do europeu na cultura brasileira. Nos fatos, é o mesmo que pretender separa o hidrogênio do oxigênio e ainda beber água. Da simbiose escravista, terrível em suas contradições, nasceu nossa forma de falar, de comer, de dançar, de amar, de socializar. Da escravidão dependeu a própria unidade nacional brasileira. Se temos Brasil, para o bem e para o mal, devemos a ela.  A sociedade escravista foi a casa que nos coube, onde fomos infantados. O berço que conformou as raízes que temos que defrontar, para superar o que o passado teve  e nos legou de terrível iniquidade, retomada  pelo presente. 

Por além das múltiplas ascendências étnicas que portamos todos nós, algumas dominantes, outras subordinadas, somos, todos os brasileiros, descendentes de trabalhadores escravizados ou de escravizadores, segundo nosso pertencimento atual ao mundo do trabalho ou do capital, objetiva ou subjetivamente. Nesse sentido, podemos dizer que é, efetivamente, a cor do turbante que todos nós portamos, em forma consciente e inconsciente, que define nossa alma social.

Um Novo Período

Entretanto, mesmo os poucos privilégios permitidos pelas políticas racialistas já fazem parte também de um passado em superação. O capital imperialista pôs fim às concessões sociais pontuais que acompanhavam as políticas liberais. Políticas que justificaram e alimentaram em boa parte a era  petista. Com elas estão sendo enviadas para as calendas as propostas “compensatórias” e as promoções sociais exemplares. Ato inicial do governo Temer foi pôr fim ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Muito logo, o financiamento nas universidades privadas serão feitos a juros de mercado, entregando-se com o diploma ao formado dívida que jamais poderá pagar, como habitual nos USA. Já se iniciou, também, o desmonte das escolas universitárias públicas, em perspectiva de privatização das mesmas.

Aquelas iniciativas e concessões pontuais, criadas para favorecer a dominação pacífica do movimento social, através da cooptação dos seus segmentos superiores e direções, são desprezíveis para gestão do Estado e da sociedade que abre confronto direto com os núcleos centrais do mundo social e do trabalho. Uma política, na procura desenfreada de lucro crescente para o grande capital, despreocupada com o literal processo de canibalização da sociedade. Hoje já nos defrontamos com uma nova ordem que, ainda mais do que ontem, golpeia a todos, com destaque indiscutível para os setores mais frágeis, entre eles, as populações negras marginalizadas. A união dos oprimidos segue sendo, mais agora do que antes, o único caminho a ser trilhado. A divisão social é criminal.

https://www.youtube.com/watch?v=P-dBqYH-xfc                                                           Cena explícita de “Alopração Cultural”: ativista que prefere atacar pessoas em vez do sistema assedia o estudante Cory Goldstein, por causa do seu cabelo.

0gif-tarja-na_integra.jpg

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O video eh um disservico

    O video eh um disservico mostrando uma radical enchendo o saco de alguem.

    Gabi Oliveira, irritada com o assunto -que tambem nao se digna a abordar- teria feito mais justica ao topico:

     

      1. Sim. Ivan,

        também fui ao Youtube ouvir as mulheres negras. E sim,  elas pouco se importaram com brancas de turbante. Elas, inteligentes e vividas como são, sabem que o racismo é mais embaixo.

        Essa história do turbante acabou virando papo de branco.

          1. Lavou minha alma!

            “Pra fazer valer seu racismo de merda” pagou TODOS os comentarios que eu fiz ate agora!  A mulhler me lavou a alma:  eu tou dizendo com todas as letras que a branca “se tratando de leucemia” inventou ou grandemente fantasiou o acontecioriginal.  Essa conclusao me levou varios e varios dias.  De mind-set acquisition.

            Se eu aparecesse aqui com o hashtag tirem-as-bichonas-loucas-do-governo-de-cima-de-mim voce veria instantaneamente meu aliciamento da plateia.  (segredinho:

            No entanto a muieh sendo tratada de leucemia foi relatar um caso corriqueiro de encontro com desequilibrado na rua e ja apareceu com apelo social de apoio a si mesma e apelo social de condenacao aas PRETAS.

            Desde o primeiro post!

            Isso eh comportamento normal?

            Minha uniuca conclusao eh que ela inventou o incidente inteiro.

          2. Lava a alma mais uma vez!

            “Eu nao vou assinar conta de fato isolado”!

            “Fato isoladio nventado”.

            “Fato isolado” nao chega de sopetao com auto-atribuida-hashtag!!!  Quem fez isso mesmo?  Quem clamou ser defendida pelas “massas” mesmo?

            Entenderam agora?

            A muieh foi perguntada uma pergunta especifica a respeito da geometria de seu turbante por uma mulher negra que nao a conhecia.  O resto foi tudo inventado pela branca.  Nao, eu nao tenho pena nenhuma dela a esse ponto.  Que morra.  A mulher sai dos putos quintos dos infernos com uma declaracao de Guerra A Todas As Negras, apelos sociais varios, e ainda quer MINHA simpatia?  Que morra mais rapido.

            Note se que eu ja tava falando de geometria do turbante ha varios dias atraz sem entender exatamente o que eu estava falando.  Agora sim, eu entendi.

            A conversa da branca com a “negra” (impossivel;  no maximo era uma brown mais pra branca que pra preta) envolvia ate mesmo a mae da “negra” cujas geometrias de turbante nao eram as mesmas.

            Mas nao foi absolutamente NADA do que voces ouviram falar.

          3. Cara, quando eu acabei de assitir a essas moças,

            me deu uma sensação boa, sei lá, algo como aquele orgulho que a gente sente quando o filho passa de ano na escola.

            Acho que o assunto está bem encaminhado com elas. Fiquei bem mais tranquilo. Temos nada para ensinar a elas.

      2. Maravilha d vídeo q poe toda essa questao no seu devido lugar

        Lugar de absoluta irrelevância… Nao que eu ache que a discussao sobre apropriaçao cultural seja irrelevante. Tendo a ser favorável à antropofagia, mas é necessário considerar os sentimentos das pessoas que sao mais diretamente atingidas por ela. Nesse caso específico dessa discussao sobre o turbante, foi feita uma exploraçao sensacionalista de um episódio tolo para desmerecer toda a questao da apropriaçao e das identidades específicas, e com isso nao concordo.

    1. O que me assusta.

      o que me assusta, Ivan, é alguém se autoproclamar patrulheiro de alguma causa e se autoconceder o poder de interditar outras pessoas com o uso da força física se necessário.

      E não estou falando apenas de possíveis patrulheiros da causa negra agindo para que brancos não usem turbantes ou cabelos rastafari.

      Há pouco tempo, brancos de classe média perseguiam pessoas com roupas vermelhas. Acreditavam que estavam defendendo a causa da pátria.

      Não, não pode haver isso. E o que menos me importa é a cor da pele do patruleiro.

      1. Então, se quiseres entender, compre uns dez …..

        Então, se quiseres entender, compre uns dez livrinhos de história das dezenas que o Mano escreve, a família agradesce.

  2. Irretocável, que bom que

    Irretocável, que bom que temos cidadãos lúcidos capazes de vocalizar o que muitos gostariam de dizer, sem talento comparável.

  3. Brancos, pretos e a encruzilhada.

    Na América, por força de nossa história, formamos populações multiétnicas.

    Brancos e índios e pretos e imigrantes orientais próximos e extremos. No Brasil e talvez e talvez em Cuba, mas por certo não nos EEUU, não sei de outros países de cultura espanhola e francesa, houve ainda o fator da miscigenação.

    Continuaremos a ser assim, multiétnicos.

    Vou deixar a discussão da convivência entre brancos e índios para os amigos da América hispânica.

    Entre brancos e negros, temos dois modelos de convivência e de busca da igualdade. Dois mitos, mas o homem se move mais pelo mito do que pela realidade fática.

    No Brasil, a utopia da democracia racial o cultuado “tudo junto e misturado”.

    É uma mentira que a nossa vaidade quer. Mas sem dúvida torna a experiência brasileira única. Somos todos juntos e misturados em várias áreas de convivência, mas não, por certo, da porta para dentro de casa.

    Vivemos bem assim? Os negros, com certeza, não. Mas, cordialmente, vamos evitando conflitos abertos.

    Nos EEUU, o multiculturalismo ou racialismo do “iguais, mas separados”.

    Tão utópica quanto a democracia racial, mas muito mais prática. Jamais negros e brancos foram iguais, mas separados com certeza.

    Os EEUU vivem bem assim? Claro que não. Basta ver as explosões populares rotineiras a cada assassinato de um negro por um policial branco.

    No Brasil vivemos um momento de crise de modelo. O que afeta diretamente a todos, não apenas ao movimento negro.

    Ao negarmos a democracia racial como uma realidade acabamos por abandonar a sua busca como uma utopia válida. E, aparentemente, parte do movimento negro está adotando o racialismo.

    Nos dois modelos, há riscos e concessões a serem feitas pelos dois lados.

    Se adotarmos o “tudo junto e misturado” não há por que falarmos em apropriação cultural e as cotas raciais se justificam porque corrigem um aspecto onde não está tudo junto e misturado, mas, corremos o risco de insistir em um modelo disfarçado de segregacionismo.

    Se adotarmos o “iguais, mas separados” flertaremos com o racismo explícito.

    Não, não tenho as respostas.

  4. correção

    Onde se lê

    ” Tudo isso, porém, faz já parte da história. Em inícios dos anos 1980, em derrota epocal, que pesa até hoje sobre o mundo do trabalho e a sociedade mundial como um todo, a vitória da maré contra-revolucionária mundial fez retroceder as organizações, as lutas e a consciências das classes trabalhadoras e subalternizadas. Triunfaram e tripudiaram as visões pró-liberais, conservadoras, colaboracionistas, irracionalistas, anti-operárias, sociais-democratas. Eram os tempos do “fim da história”, em que refluiu nas ciências sociais o estudo resistência dos trabalhadores escravizados, das lutas dos operários, das mulheres populares, dos camponeses, etc.”

    acredito que seja dos anos 90…

    1. Catorze ancestrais em quatro gerações?

      Pois é. E onde se lê

      “Em apenas quatro gerações, cada um de nós possui nada menos do que quatorze ancestrais!”

      creio que o autor quis dizer “dezesseis”. A menos que…

      1. Nao Ou 14 (contando a origem como uma geraçao) ou 42 nao contand

        X (1 geraçao) tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, ou seja, tem 14 antepassados em 4 geraçoes contando-se ele mesmo como uma geraçao. Ou X tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós e 16 tetravós, num total de 42 antepassados em 4 geraçoes se nao contarmos o próprio X como uma geraçao. A cada geraçao é acrescentado o dobro de antepassados que já havia na geraçao anterior, já que cada antepassado tem por sua vez 2 pais…

          1. Tb achei estranho, mas contando assim dá o resultado dito

            Já 16 nao dá de jeito nenhum.

            E na verdade eu me expressei mal no final, embora tivesse feito a conta certa. Em cada geraçào nao é adicionado o dobro do total dos antepassados que já havia antes, mas apenas o dobro dos que haviam sido adicionados na geraçao anterior.

  5. Poderia concordar com boa parte das posiçoes do autor MAS

    Em primeiro lugar é revoltante esse “idealismo revolucionário” que nega toda a luta por conquistas parciais sim, mas nem por isso desimportantes em nome de uma pura luta contra o capitalismo. Luta como? armada? de novo? com os previsíveis massacres que ensejaria? desprezando lutas por direitos específicos,  e eleitorais tb, quando ainda era possível conseguir alguma coisa com elas? diminuiçao da desigualdade é irrelevante? diminuiçao da desigualdade regional tb? aumento do salário mínimo? etc, etc, etc, conquistas conseguidas sim durante os governos petistas? (O fato de lutas eleitorais agora fazerem menos sentido — menos, nao que nao façam sentido — é outra questao).

    Mas abstraindo disso, ficando mais no próprio tema específico do tópico, eu concordaria com a necessidade de lutas setoriais serem englobadas numa luta pelos direitos da populaçao em geral. ENGLOBADAS sim, mas nunca abandonadas em nome de um discurso unitário que facilmente esqueceria problemas de grupos específicos. Nao só negros, mulheres e  homossexuais tb. Esse discurso de que elas “atrapalhariam” a esquerda é uma falácia conservadora, que quer apresentar como menos importante a opressao específica que esses grupos sofrem. Homens negros sao mais presos, estao enchendo cadeias. Mulheres MORREM por causa de abortos clandestinos mal feitos ou de violência doméstica, isso sem falar nas questoes “menores” (menores para quem?) de serem diminuídas pelo machismo vigente dia após dia. Homossexuais tb sofrem violência e sao espancados e mortos. Uma esquerda que nao lute contra essas opressoes específicas nao merece o nome de esquerda. 

    1. Né por nada nao, mas esse vídeo nao tem nada a ver c/ a questao

      Vc tá reduzindo toda a questao da identidade a besteirinhas. Aliás, nao deu para ver o vídeo até o fim, quem sabe nos últimos minutinhos ele trate de algo relevante. Mas esse tipo de linguagem e maneirismos, nao dá para aguentar. Nada a ver com português correto ou nao, e sim com esse tipo de “tom”, de gente falando como se todos fossem imbecis.

      1. Você é mais sensível do que isso.

        A moça foi para o Japão aos 3 anos. No ensino médio teve a oportunidade de escolher sua identidade. Assumir-se como japonesa ou brasileira. Escolheu ser brasileira. Por que? Porque lhe agradou mais pertencer a uma cultura onde tudo era misturado.

        Assista o vídeo até o fim, ela trata da influência do hip hop na sua forma de falar o português.

        E, não, o vídeo não tem você como publico alvo, professora. Mas tente identificar as várias culturas que se entrelaçam na formação desse ser humano.É um bom exercício de sociologia. Além do que, aquestão da língua como traço indentitário é a sua praia.

        É sobre apropriação cultural que estamos falando, não é?  

        Então, existem muitos tons de cinza entre esse seu preto e branco.

  6. MEU preto e branco? Caraca, donde vc tirou isso q me atribui?

    Achei o vídeo intolerável de ouvir, isso é opiniao pessoal. Reconheci que nao fui até o fim porque nao suportei. Linguagem do tipo de aulas de “professores modernosos” para alunos de cursinho. Acho um desrespeito com o interlocutor. Mas o que critiquei foi sua colocaçao desse vídeo como um exemplo de algo que DISCUTA apropriaçao cultural. Nao é desse tipo de apropriaçao cultural que a questao dessa discussao fala — nesse vídeo, trata-se apenas da situaçao comum a todo mundo que está “entre”, problema típico de imigrantes e exilados. Nao há nenhuma opressao envolvida, ela pode escolher livremente entre sentir-se japonesa ou brasileira sem que isso envolvesse qualquer desvalia.

    E céus, Sérgio, que história é essa de sair atribuindo opinioes aos outros do nada? Tenho uma visao super matizada sobre essas questoes, como disse em outro comentário sou favorável a uma certa antropofagia, mas ao mesmo tempo reconheço que símbolos importam, e que, mesmo quase sempre sendo mais imaginários que reais, sao imaginados porque correspondem a uma necessidade subjetiva, e eu jamais desprezaria de fora o que os próprios interessados falem sobre suas questoes; é importante aquilo que importa para as pessoas envolvidas. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador