A hora da longa resistência, por Wanderley Guilherme dos Santos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

no Segunda Opinião

A hora da longa resistência, por Wanderley Guilherme dos Santos

Por ação e omissão o Supremo Tribunal Federal é a mais recente instituição recrutada pelo cronograma do golpe de Estado patrocinado pela coalizão satânica entre o Legislativo e o Ministério Público. A expressão “satânica” não é arroubo retórico nem irritação partidária. Não custa repetir, reconheço no surgimento e crescimento do Partido dos Trabalhadores a mais importante novidade na história brasileira, fazendo com que a classe trabalhadora estreasse no mercado de consumo de bens de segunda e terceira necessidades e, por sua própria conta e risco, na competição política. O argumento de que sua liderança natural foi substituída em grande parte por oportunistas da classe média tradicional – médicos, advogados, professores, funcionários públicos – não passa de esplêndida ignorância de advogados, professores, médicos e funcionários públicos que interpretam e representam esplendidamente as classes dominantes. Vai aí de graça: um projeto político não se define pelo nome dos que o servem, mas pelo de seus senhores.

Como partido, o PT absorveu as taras e virtudes dos partidos nacionais, que são diferentes das que afetam os partidos gastronômicos franceses, gêmeos vitelinos americanos, fleumáticos e escandalosos ingleses ou come-quieto alemães. Quem não tem paciência ou talento para o jogo, em que me enquadro, escolhe um lado e acompanha a partida. Mínima alfabetização no esporte permite distinguir entre falta dura e entrada desleal, entre equívoco de arbitragem e roubo escancarado. Revoltantes em especial quando comprados por “cartolas” assíduos no setor de camarotes dos estádios em benefício de pernas de pau contra times de melhor qualidade. Zagueiros rombudos a cometer penalidades máximas não marcadas, gols em impedimento e justos pedidos de prorrogação indeferidos desmoralizam o esporte e afastam os admiradores. Pernetas e sopradores de apito perdem carisma e enlameiam as túnicas celestes. Transformam-se em anjos decaídos, satânicos.

Legislativo, juízes e promotores, procuradores e servidores públicos, para nada dizer de grandes conglomerados econômicos, agentes do endeusado sistema capitalista, enfezaram-se sem remissão em conluio pela delinquência contra os bárbaros que vieram da senzala e seus intérpretes. Primeiro serão estes, depois aqueles. A extraordinária imobilidade muscular da face do deputado que presidia a Câmara e a do senador- relator do pedido de impedimento da presidente Dilma Rousseff, enquanto ouviam as mais desconcertantes demonstrações de inépcia do processo, transmitiam olímpico achincalhe, sem faltar um sorriso de vitória e tripudio no fundo dos olhos do senador-relator. Faltava o Supremo Tribunal Federal entrar no minueto farsesco. Mudo, solene e borrado, presidiu com cara de paisagem ao mais violento estupro constitucional assistido da história recente. Aí, em descarada confissão, desfaz-se do sócio minoritário da empreitada, o deputado-ex-presidente, assim obtendo no câmbio negro passaporte aviado para a cerimônia final de linchamento. Tudo conforme a lei, a soberania e o funcionamento normal das instituições.

Toda resistência é legítima. Hora de começar.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lama

    Dona Dilma não deve arredar pé. Aos golpistas deve afirmar: Não contavam com minha resiliência e astúcia!

    já entraremos nas Olimpiadas ganhando: Enquanto os demais paises tem apenas um presidente, nós mostraremos ao mundo que temos dois! Um assistirá o jogos encastelado em prisão preventiva no palácio da Alvorada e o outro será, direto da tribuna, desprezado pelos demais dirigentes mundiais e pelo seu próprio povo. Vai que é tua Temer, dirá o galvão.

    Se agora o supremo de phrango se cala atordoado (ou golpista), será chamado a justificar o seu salário e mordomias mais adiante. Com a diferença que o time adversário da democracia (PIG) crescerá ainda mais e ganhará músculos.

    O pepino não torcido na infância se mostrará forte e vigoroso.

    Enquanto isso, o Brasilzão velho vira piada e vê seu nome arrastado no lixo.

  2. Temos que ser olimpíacos.

    Até o fim das Olimpiadas, como fizeram o governo nazi-fascista em 1936 a repressão ser´mais branda e razoavelmente civilizada, os grandes símbolos ficaram escondidos e não houve maiores manifestações porque ainda a mentira do fascismo de ser um sistema para o povo mantinha o povo alemão sob controle.

    Já no Brasil como este provável futuro governo Temer não tem a mínima proposta para as classes populares a resistência será muitas vezes maior do que em 1936 e os direitistas sem um líder e desorganizados, logo até o fim das Olimpíadas pode ser o prazo final deste provável futuro governo.

    Vamos mostrar que este país não é uma piada.

  3. Meu caro Professor,

    Resistência, eis a grande palavra. Se há uma coisa que aprendemos ao longo de nossa longa vida de 68s foi resistir.  Resistir no trabalho, na universidade, nas ruas.  Não foi fácil. No caminho muitos dos nossos cansaram, alguns morreram, outros desistiram e ergueram a bandeira da rendição.  Mas como soe acontecer neste rondó, todos ficamos velhos, nós e as estruturas físicas e mentais que construímos.  Agora só nos restaria o livre pensar. Mas muitos insistem em ocupar o espaço da polis, impedindo que uma nova geração surja. Eles detem posições importantes nos aparatos partidários, sindicatos e associações. Resistir, sim, mas Renovar é preciso. 

  4. “…o mais violento estupro constitucional…”: PERFEITO.
    Mudo, solene e borrado, presidiu com cara de paisagem ao mais violento estupro constitucional assistido da história recente. Aí, em descarada confissão, desfaz-se do sócio minoritário da empreitada, o deputado-ex-presidente, assim obtendo no câmbio negro passaporte aviado para a cerimônia final de linchamento. Tudo conforme a lei, a soberania e o funcionamento normal das instituições.

  5. Os loucos agem com loucura!

    Eles precisarão imprimir as ações do golpe!

    Colocar suas digitais na economia, na sociedade!

    Assim como agiram por se mesmo na câmera quando proferiram seus votos, o farão em nosso cotidiano…

    Vão querer privatizar petrobrás, mecher com direitos dos trabalhadores, vão virar o país de cabeça para baixo…

    Ai, ENTRARÁ A INFORMAÇÃO!

    QUE TENHAMOS CONDIÇÃO DE OFERTAR AOS DESAVISADOS DO POVO, QUE VÃO SENTIR NA PELE AS MUDANÇAS, A NOÇÃO DO TODO ARBITRIO QUE FOI ESSE PROCESSO DE IMPEACHEMNT – O QUE FOI, POR QUE FOI E COMO FOI ENGENDRADO ESTE GOLPE!

    SEJA EM LINGUAGEM SIMPLES PARA O POVO E EM LINGUAGEM DOUTA PARA OS LETRADOS!

    O TEMPO DO GOLPE SERÁ O TEMPO DA INFORMAÇÃO DA VERDADE ALCANÇAR O POVO!

    Foi assim em 64!

    Quando se esgotou o dinheiro, a miséria aumentou e informação cresceu, o governo caiu – NÃO FOI A GUERRILHA QUE DERROTOU O GOLPE DE 64!

    FORAM AS INFORMAÇÕES DE DESVARIOS ADMINISTRATIVOS, DE INCONGRUÊNCIA ENTRE PALAVRAS E ATOS DOS GOLPISTAS!

    ESTE GOLPE DURARÁ O TEMPO DA INFORMAÇÃO ALCANÇAR A MAIORIA DO POVO!

  6. Professor, excelente!

    Fui sua aluna no Iuperj. Foi um privilégio.

    Não nos abandone nesta hora escura.

    Continue escrevendo textos como este.

     

     

     

  7. Excelente, professor!

    Excelente, professor! Excelente! Bora resistir, pessoal. Dilma aguenta a pedreira e, por isso, é a melhor comandante que poderíamos ter. Vambora, gente! não chegamos até aqui pra jogar a toalha! Nenhum passo atrás; nenhum direito a menos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador