A inaptidão para o usufruto pleno do poder

Por JB Costa

Comentário ao post “Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

Vivenciamos um verdadeiro estado de anarquia. Vamos deixar de pudores: o governo simplesmente PERDEU O CONTROLE. Não só dos órgãos de segurança, mas de todas as estruturas que o suportam. Deve existir a mesma animosidade em forma de indisciplina na Receita Federal, no Itamaraty, na PRF, no ABIN etc etc etc. Só nas forças armadas, suponho, ainda se preza a disciplina e a hierarquia. Não fossem elas talvez já tivessem apeado a presidente na marra. 
 
O que sempre deplorei nos governos do PT, nos quais sempre votei, foi a inaptidão para o usufruto pleno do Poder via-à-vis a seu apanágio maior, o exercício da autoridade. 

Mas, há quantos “séculos” se denuncia, alerta, deplora isso? Quantas demonstrações de fraquezas, amareladas, titubeios, serão necessárias para esse ministro da Justiça ser defenestrado? 
 
A propósito, a culpa final não é dele, mas da presidente da República. Só dela e mais ninguém. 
 
Nada pior que um estado de exceção na “normalidade”. Numa ditadura se age às claras. O arbítrio é assumido e os excessos admitidos. 
 
Nossa democracia está aleijada. Se acha suprida apenas com eleições periódicas. O equilíbrio dos Poderes inexiste. A imprensa, que deveria ser livre, desvinculada de compromissos políticos, nunca este tão mancomunada com a política e a ideologia. Se tornou, não de direito, mas de fato, a grande e incontestável super estrutura que se impõe pela chantagem, consequentemente pelo medo. Igual a uma víbora, mesmo ferida de morte ainda continua picando e espalhando seu veneno. 
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Verdades!

    José Eduardo Cardozo, a quem me recuso chamar MINISTRO, é a prova cabal da inoperancia e malemolencia do PT quando seria sua OBRIGAÇÃO: MANDAR E COMANDAR.

  2. O historiador Evaldo Cabral
    O historiador Evaldo Cabral de Mello acredita que nossa história ensina que o problema do Brasil pode ser resumido em duas palavras: incompetência e mau-caratismo. O PT, em quem sempre votei, infelizmente não foge à regra.

    1. Nassif , nao entendo pq a

      Nassif , nao entendo pq a dilma deixa o cardozo como sinistro da justica , sera que ele sabe algo dela ou ja to na teoria de conspiracao .

  3. Perfeito

    JB COSTA. 

       Perfeito seu comentário. Sinto exatamente a mesma coisa. E assola-me um sentimento ruin de impotência diante desse cenário de caos anarquico. Creio que se defenestrar a Dilma possa  não melhorar o quadro com a quadrilha completa do PMDB no controle. Votei a vida toda no PT , mas esse PT atual não é oque eu pensava conhecer. É um time de zumbi´s. O unico que se escapa é o Lula. 

  4. Excelente texto que merecia virar post.

    Fico muito abalado vendo a presidenta Dilma perder todo o poder em 6 meses do seu 2º mandato.

    No ponto que está ela virou uma rainha da Inglaterra, assistindo á execução politica do partido e do estado. Nem precisa mais um impeachment. 

  5. Caro Costa, Dilma e sua

    Caro Costa, Dilma e sua equipe de “homens meigos”, como ela disse ao Jô, vestem essa carapuça. Ela é uma tecnocrata de esquerda. Não sabe ser presidente, que deveria ser a autoridade máxima da república. O que não tem nada a ver com autoritarismo

    Lula não veste essa carapuça. Soube escolher as pessoas certas para seu minstério (quase todas). E exercer liderança democraticamente. Só não soube escolher sua sucessora.

  6. Severas críticas. Mas não cabais.

    Ao desqualificar o Governo Democrático qualifica-se a oposição. Eu não recomendo. Antes em pé de guerra, do que derrotados. Vejo um lado tentando regularizar a política, as questões sociais, direcionar os investimentos, construir um país enquanto outros além de atrapalhar todo processo, deveriam estar na cadeia. Acho um tanto precipitado criticar o governo dessa forma, que pra mim o normal seria elaborarmos estratégias politicas e juridicas. E foi que a odebrecht fez. Seus advogados tomaram um decisão corajosa e expôs mais ainda o mal caráter do mequetrefe juiz Moro. As críticas deveriam ser dia e noite pra essa quadrilha PiG, Psdb, judiciário. Por mais fundamento que tenham, esse tipo de crítica é sinal de fraqueza assim como esses ataques dos tucanos usam a mentira, a imposição, a violência e o ódio , pois são fracos e tudo o que querem é controlar e explorar o trabalhador.

  7. Texto ruim, um devaneio ou irracionalidade febril, mas aplaudido

     

    JB Costa,

    Se fosse outro o autor eu até passava batido. Agora ver você aprontar um comentário como este que virou este post “A inaptidão para o usufruto pleno do poder” de quarta-feira, 24/06/2015 às 09:38, deixa-me estupefato. E me admirou mais ainda ver que seu post está sendo aplaudido por comentaristas que eu tenho em alta conta.

    E não é só o seu comentário junto ao post “Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente” de terça-feira, 23/06/2015 às 23:08, aqui no blog de Luis Nassif que me pareceu ter perdido a cabeça. Há lá também um comentário do Rogério Maestri que também me parece um despautério e que também foi transformado em post aqui no blog de Luis Nassif recebendo o título “Os desvios da legislação na Lava Jato” de quarta-feira, 24/06/2015 às 10:40. O endereço do post “Os desvios da legislação na Lava Jato” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-desvios-da-legislacao-na-lava-jato

    Talvez haja algo a mais no ar além de aviões de carreira que justificariam tanto disparate, pois hoje saiu também um post com dose aguda de irracionalidade e que recebeu o título “Sobre a revolução iminente” de quarta-feira, 24/06/2015 às 12:09, aqui no blog de Luis Nassif e com texto de Gustavo Gollo, até então um ilustre desconhecido. O endereço do post “Sobre a revolução iminente” é:

    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/sobre-a-revolucao-iminente

    Você pega um texto quase apócrifo que nem é assinado ficando só com o nome JornalGGN, com palavras de advogados que não se identificam e que mais parecem serviçais da ditadura e me faz comentário sem o menor sentido. Algum delírio por causa de febre comum no inverno?

    Quanto é que a União vai arrecadar no mês de junho de 2015? Não é preciso saber o valor exato, a pergunta é só para lembrar a você que em uma anarquia não há arrecadação.

    O post “Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente” que traz a assinatura apenas do Jornal GGN é um convite a ilegalidade. O seu comentário é de um disparate sem tamanho.

    Um partido que é minoria em uma sociedade e que consegue manter-se no poder por já quase treze anos é considerado como um partido que tem inaptidão para o usufruto pleno do Poder, não me parece argumento com resquícios de racionalidade. É imaginar que após os quase treze anos nada mudou. Para pensar assim é necessário esquecer que nos quase treze anos o partido impôs um bolsa família e aumento do salário mínimo acima da inflação.

    Esse seu texto é uma tolice e me parece que deveria vir como um acréscimo ao post “Sobre a revolução iminente”. O autor, Gustavo Gollo, não me parece conhecido e você não, mas desconhecido ou não, o texto dele não fica a dever nada ao seu.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 24/06/2015

  8. “O que sempre deplorei nos

    “O que sempre deplorei nos governos do PT, nos quais sempre votei, foi a inaptidão para o usufruto pleno do Poder via-à-vis a seu apanágio maior, o exercício da autoridade.”

    Esse parece ser o ponto básico para se entender o governo e, por extensão, o Brasil de 2015.

    Entendo que temos apenas 2 graves crises:

    – crise de autoridade;

    – crise de significação;

    A crise de autoridade — não de autoritarismo, por favor não confundir — está bem descrita na citação que colei do texto do JB Costa. Uma vez que a presidenta não exerce sua autoridade perde-se a hierarquia e todos passam a achar que podem qualquer coisa. Daí a confusão. Qualquer um assume. Aliás o Nassif já escreveu um excelente artigo sobre o vácuo do poder e da oposição.

    Vale lembrar que sempre tivemos problema com autoridade e some-se a isso a confusão que se faz com autoritarismo.

    A crise de significação, dialoga com a crise de autoridade e permeia toda a sociedade brasileira. Uma presidenta que não age como presidenta, um ministro da justiça que não age como tal, um delegado a PF que age como bem entende, um juíz que passa por cima da lei e da Constituição e por aí vai. Poderia continuar com exemplos na sociedade civil, mas basta observar um pouco para ve-los.

    A crise de significação é antiga no Brasil mas até há pouco tempo tinha um certo controle pois havia, de qualquer maneira, alguma hierarquia e alguma autoridade.

    Hoje, com a crise de autoridade, perdemos ainda mais a significação das coisas.

    Talvez seja bom, pois pode surgir (já está surgindo) um outro país, mais comleto, mais profundo, mais interessante

    Talvez seja ruim, pois pode surgir um tirano qualquer (já está surgindo) e tomar o poder como o salvador da pátria.

    A ver …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador