A incrível evidência de honestidade dos banqueiros brasileiros, por J. Carlos de Assis

reais_marcos_santos_usp_imagens_3.jpg

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A incrível evidência de honestidade dos banqueiros brasileiros

por J. Carlos de Assis

Aparentemente temos o sistema bancário mais honesto do mundo. No meio da avalanche de corrupção por compra de parlamentares envolvendo grandes construtoras e o maior conglomerado de carnes do mundo, ninguém surgiu, até o momento, para apontar o menor deslize moral dos bancos brasileiros. A bem da verdade, houve apenas uma suspeita. Trabuco, presidente do Bradesco, envolvido na operação Zelotes, foi inocentado por unanimidade pelo Tribunal Federal de Recursos da 1ª. Região.

Há dois tipos de justificativa para isso. Ou os banqueiros brasileiros se contentam em roubar o povo, pressionando pelas taxas de juros mais altas do planeta como se fosse uma coisa natural, ou simplesmente operam a corrupção com mão de gato, colocando terceiros – por exemplo, a FIESP – como operadores de suas maracutaias. Lembro-me bem como, na constituinte, um operador da FIESP e da CNI, Rui Figueiredo, tendo por trás os bancos, percorria com uma mala preta os corredores do Congresso comprando parlamentares.

Podemos perguntar, diante dessa segunda hipótese, por que as empreiteiras foram pegas por Moro e os banqueiros conquistaram tanta condescendência na Justiça, como é o caso do TRF-1. Acho que a única explicação para isso é que são tremendos profissionais, protegidos pelo competente cartel da Febraban e sob a proteção generosa do Banco Central.   Caso fossem colocados nas mãos de Sérgio Moro, é possível que, depois de meses a fio de prisão temporária, acabassem abrindo o bico em profusão de delações premiadas.

Há ainda a razão segundo a qual os bancos brasileiros não são exatamente nacionais, mas braços operativos de um sistema bancário internacional que funciona em rede. Nessa situação, mexer com Itaú e Bradesco é mexer com a banca mundial, conforme se poderia escrever em camisetas. Os políticos corrompidos estão protegidos indiretamente pela regra que protege os bancos segundo a qual são “grandes demais para quebrar”. Qualquer ameaça nesse campo e o Banco Central entra no jogo para acobertar seus protegidos.

É muito curioso, também, que a atividade empresarial mais odiada pelos brasileiros, por causa dos altos custos de crédito que recaem sobre a sociedade, é extremamente bem protegida pela mídia. Isso, porém, dispensa maiores explicações: basta somar o tempo de publicidade que os bancos ocupam na grande mídia para concluir que sabem muito bem comprar discrição, mais do que apoio. Quanto a compra de parlamentares, ora essa… eles são os melhores operadores de caixa dois e lavadores de dinheiro.

Entretanto, há um único risco para o sistema bancário brasileiro: a eventual delação premiada de Antônio Palocci. Ele se ofereceu para isso e sugeriu que tem muita, muita coisa para contar. Na verdade, diante do esgotamento de delações nas áreas de empreiteiras e de carne, há pouca coisa para Palocci contar como novidade capaz de lhe atenuar a pena. Restam os bancos. É significativo que Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato ainda não se manifestaram a favor dessa delação. Curioso. Afinal, seria a mais alta autoridade dos governos do PT a prestar esse serviço à Nação.

Assine
Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Febraban…

    E a Operação Zelotes não conseguiu ir muto além de indiciar o Bradesco. Ja Henrique Meirelles parece que esta bem tranquilo. Dai vê-se o poder da Febraban e o quanto, talvez, a delação de Palocci seria muito mais util e importante ao Pais, do que as constantes ameaças de Eduardo Cunha de abrir o bico. Coisa que não faz porque sabe a mafia em que esta metido.

  2. Democracia Já = Dilma já! Prá ontem

    O cara tinha uma quitanda, e de vez em quando dava uns horti-frutis de presente pros fiscais. A mercadoria dos bancos não é horti-frutis.

    Resultado de imagem para DILMA ROUSSEFF POSSE 2015 IMAGENSResultado de imagem para DILMA ROUSSEFF POSSE 2015 IMAGENS

  3. os profissionais

    O itaú é um tremendo profissional mafioso, conseguiu o perdão de 25 bilhões dos impostos na operação da compra do Unibanco.

    Sempre e desde sempre a ausência de qualquer indicio de falcatruas no sistema financeiro e na mídia é mais intrigante que o mistério da Trindade da Igreja Católica.

  4. Segundo o Romulus…

    A delação de Palocci não vai rolar (a não ser que isso seja deixado nas mãos dos golpistas imbecis de Curitiba). Aí – em não rolando – para ele salvar a pele, só sobraria delatar o Lula. O Romulus dá a entender (pelo menos foi isso o que entendi do texto dele) que o Palocci teria alguma coisa de contcreto contra o Lula.

    Agora, gostaria de saber qual é o segredo secreto da podridão dos bancos que levaria a uma corrida aos bancos? Descobrir que o dinheiro que supostamente detêm os bancos, na verdade, não existe? Que é só um monte de uns e zeros? Que só existe em planilhas? Ora, esse é o princípio desse sistema: os bancos funcionam como minicasas da moeda (só que virtual). Por isso que, a partir de um determinado montante de saque, você precisa avisar ao banco (a não ser, claro, que você tenha acesso àqueles “bancos” sem placa, casas insuspeitas lotadas de dinheiro pra lá de suspeito).

    Se for para foder com os bancos e o sistema financeiro bucaneiro e sanguessuga, quero mais é que taquem fogo em Roma. Eles são os principais responsáveis pelo golpe e pelas merdas que acontecem no país.

    1. Eles todos tem dinheiro fora do BR. Vc nao!!

      Eu nao “acho” que Palocci tenha algo contra Lula.

      Eu nao ~sei~

      O que eu digo é que isso é irrelevante: ele sempre pode ser coagido a inventar.

      E os Paloccis – casal que frequentava o casal Lula – inventarem tem muito mais valor – no tribunal politico-midiatico – do que “rascunho de GMAIL registrado em cartorio”, ticket e pedagio e pedalinho.

      É isso que eu disse.

      Nao queria ver ~essa~ Roma queimar.

      Eles todos tem dinheiro fora do BR. Vc nao!!

      1. A irresponsabilidade da

        A irresponsabilidade da lava-jato já destruiu a cadeia de óleo e gas do país.  Já destruiu a construção pesada.  Não se enganem, não vai surgir do vácuo nada nessa “destruição construtiva”.  

        Destruiu (junto com a incompetência inigualada e corrupção pesada) o estado do RJ (particularmente dependente da cadeia de oleo e gás).

        Corridas aos bancos acontecem por qualquer razão.  O banco VIVE da APARENCIA de solidez.  Qualquer desconfiança em relação a essa solidez pode levar a uma corrida, e no momento que há uma corrida.. não quero lembrar o que aconteceu quando faliu o banco econômico né? 

        1. Muito boa aquela referência

          Muito boa aquela referência que um de vcs da equipe de analistas do Romulus fez sobre delatores/bancos:

          “eles (os delatores) falam de bancos como se fossem parentes distantes de quem só ouviram falar”.

          Genial.

  5. “ACORDÃO”: COMEÇA O FIM DA LAVA JATO (“TOO BIG TO FAIL”)

    “ACORDÃO”: COMEÇA O FIM DA LAVA JATO (“TOO BIG TO FAIL”, ESTÚPIDO!)

    Por Romulus & Núcleo Duro

    – A Medida Provisória que permite ao Banco Central celebrar acordos de leniência – secretos! – com os Bancos muda o jogo.

    – Esvazia sobremaneira o poder de chantagem da Força Tarefa da Lava a Jato – e de Palocci! – sobre o Mercado: a “bomba atômica” está em vias de virar uma…

    – … biribinha (!)

    – Esse fato – tomado isoladamente – é ruim para o PT. E para Lula (!)

    – Mas…

    – Sempre se pode contar com a estupidez dos Procuradores de Curitiba. Eles que – até agora! – ainda não entenderam que o Acordão é…

    – … I-NE-VI-TÁ-VEL!

    – Por quê?

    – Ora, “é o too big to fail, estúpido!”.

    – No caso, literalmente “estúpidos” M E S M O.

     

    LEIA MAIS »

     

  6. LAVA A JATO: “VISITA DA SAÚDE” (ANTES DA MORTE)

    LAVA A JATO: “VISITA DA SAÚDE” (ANTES DA MORTE) – A DELAÇÃO DOS BANCOS POR PALOCCI

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Aí vocês me perguntam:

    – Mas então você está tranquilo, Romulus?

    E eu respondo “tranquilamente”:

    – Não: estou APAVORADO!

    Enquanto o Dallagnol e cia. não entenderem que em Banco não se mexe (e eles não entenderam ainda, como verão mais abaixo…) e não aprenderem o que é “too big to fail”, “risco sistêmico”, corrida bancária e “alavancagem” de instituições financeiras (falidas contabilmente “de fato”), estamos correndo um ENORME risco.

    Imagina quantos novos seguidores o Dallagnol não pensa que vai ganhar no Twitter falando que “prende e arrebenta”…

    – … os Setúbal/ Aguiar/ Safra/ Dantas/ Esteves??

    Bancos:

    – Ruim com eles…

    – … HOLOCAUSTO NUCLEAR sem eles!

     

    LEIA MAIS »

     

  7. E parece que também temos a

    E parece que também temos a mídia mais honesta do mundo. Nenhuma delação atingiu o PIG, em especial a rede globo, a maior destinatária das verbas de publicidade da Petrobrás. Um filão desses e o juizeco investigando Ipads de crianças.

    1. Muito bem lembrado

      Grande parte do dinheiro arrecadado em campanhas vai exatamente para o PIG, principalmente a rede Globo. É justamente o PIG quem faz da campanha entre Zé mané e o Zé ninguém como se fosse uma disputa nacional entre “estadistas”. A propaganda é a alma do negócio……e da corrupção. E é justamente a mediocridade a que precisa de melhor apresentação.

  8. TRF1 tem história a

    TRF1 tem história a zelar.

    Foi nele que começou o desmonte da Castelo de Areia, junto com STJ, e mais tarde a aposentadoria (“remoção para cima”) do magistrado da Satiagraha.

    Graças a esse pessoal é que Temer chegou ileso, honrado e em posição privilegiada, a ponto de se cacifar como vice em 2008.

  9. Bancos mais honestos e a mídia mais imparcial

    Incrível como nosso mar de lama preserva alguns Santos intocáveis:

    -se não fosse a JBS estaríamos diante de um partido isento de corruptos: o PSDB! Mesmo que escândalos de corrupção abundem nas gestões tucanas… nunca há políticos envolvidos. Incrível. 

    -a mídia também é um milagre! Logo nesse país tão desgraçado… surgiu a melhor rede de TV do mundo: a Globo! Consegue ser imparcial na política mesmo dominando o mercado de opinião, produz novelas brilhantes que educam a população e dominam também o futebol brasileiro sem exercer nenhum força unilateral ou nebulosa em suas ações. Junto com a TV temos as melhores revistas e jornais… com capas e matérias baseadas em fatos totalmente independentes do governo. Uma mídia tão excelente se autorregula que é uma beleza!

  10. A delação de Palocci pode não

    A delação de Palocci pode não resultar em prisão de banqueiro, mas pode colocar mais gente para engrossar as manifestações nas ruas e a luta por Diretas Já e isso é o mais importante. 

  11. Mas neste caso, não vem ao

    Mas neste caso, não vem ao caso e portanto não será aceita e não haverá delação. Evidente e simples assim.

  12.  Quanta injustiça! Todo o

     Quanta injustiça! Todo o mundo sabe que os bancos nada têm a ver com corrupção! O dinheiro enviado ao exterior não passa pelo sistema financeiro; por isso não tem nenhum sentido investigar os bancos. Está mais do que provado que os corruptos viajam com alguns bilhões no bolso do paletó. A culpa é, evidentemente, dos funcionários (funcionários públicos, é bom ressaltar) da alfândega. Um dos pilares do sistema financeiro sempre foi a ética.

  13. Esse pessoal da banca são

    Esse pessoal da banca são lobos travestidos de cordeireos. Atuam às escondidas.

    Eles estão entre os maiores inimigos do Brasil.  Assim penso pois, escrevem em jornais do pig apoiando as reformas e a política do ladrão.

    Todos sabem quem são eles, qualquer jornalista pode escolher um desses ditos formuladores de política econômica que pregam a destruição do Brasil e investigar, pode ser que encontrem algo ou talvez não.

    Sugestão para uma vaquinha, esse tal crown sei lá o quê. Para contar a história deles. Que Nassif?

  14. Dinheiro

    É simples, os bancos lidam com o vil metal e os que estão sempre à disposição dos corruptores agradecem… Além disso o suborno das pessoas-chave em todo o mundo é uma atividade secular dos bancos e por isso adquiriram todo este profissionalismo para agir nas sombras. Não sei quem foi, mas quem inventou o termo “BANKSTERS” (uma junção de banqueiro com gângster) disse tudo sobre o que faz a maior organização criminosa já criada no mundo.

    Quanto à eventual foco da Farsa a Jato sobre bancos, basta ver o que aconteceu com o Caso Banestado, presidido pelo mesmo juizeco, o “imparcial de Curitiba”, segundo PHA:

     

    watch?v=qyC6A6up04

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador