A japanização do mundo, por Paulo Gala

O que aconteceu com o mundo? Será que o Brasil vai pelo mesmo caminho?

A japanização do mundo
por *Paulo Gala

No Japão a base de moeda impressa pelo BOJ já vai a 100% do PIB. Os juros curtos e longos estão em 0 há vinte anos. A dívida pública já passa dos 250% do PIB. As políticas de super estímulo mal conseguem deixar o PIB japonês acima de zero. Na Europa algo parecido acontece. Juros zeros há muito tempo, BCE imprimiu muito dinheiro e o crescimento não vem, nem a inflação. O EUA são a exceção (por enquanto?). A economia retomou o patamar de 2007, a inflação subiu um pouco e o desemprego caiu muito. Mas a qualidade dos empregos gerados não foi lá essas coisas. O FED levou juros a 2,5% mas já parou com medo do futuro. O que aconteceu com o mundo? Será que o Brasil vai pelo mesmo caminho?

.

*Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas FGV/EESP de São Paulo, onde é professor desde 2002. Foi gestor de fundos multimercado e renda fixa, hoje CEO e Economista da Fator Administração de Recursos/FAR

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Da a impressão de que enquanto a força de trabalho resto do mundo não ganhar o mesmo salário dos trabalhadores chineses e indianos iremos continuar assim. É uma espécie de igualitarizacao dos salários de todo mundo. São os efeitos da globalização nos salarios.

  2. texto demonstrou apenas exemplos de países desenvolvidos que já atingiram a produtividade maxima, o brasil ainda é uma merá colônia de exploração.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador