A ‘lição de casa’ e a mexicanização do Brasil, por Danilo Sartorello Spinola

O projeto defendido por teóricos de orientação liberal como o único correto e possível pode nos levar à situação do México, que aprofundou seus problemas econômicos e sociais em benefício de interesses de curto prazo

do Brasil Debate

A ‘lição de casa’ e a mexicanização do Brasil

por Danilo Sartorello Spinola

Uma frase constantemente repetida na mídia político-econômica é a de que devemos fazer a “lição de casa”. Creio que é natural, inicialmente, aceitar tal afirmação, mas deve-se questionar do que de fato ela se trata.

Tentarei resumir seu significado. A “lição de casa” consiste em um discurso cuja base reside em ideias tecnicistas associadas a um determinado projeto de inserção no cenário internacional. Tal projeto é defendido por teóricos de orientação liberal, muitas vezes como o único correto e possível. Seus argumentos se baseiam em elementos econômicos – alocação de fatores, incentivos econômicos de mercado e respeito a preferências de agentes econômicos.

À parte o economiquês, coloco enumerado em perspectiva crítica seus principais elementos.

(1) Com privatizações e desnacionalizações vem a legitimação de um projeto que traz roupagem de capitalismo moderno, mas que deste pouco tem de fato, sendo defendido e desejado por agentes que se beneficiam de estruturas de mercado oligopolizadas e pouco dinâmicas.

(2) Padrão de concorrência internacional que demanda avançar em acordos de livre comércio e flexibilização trabalhista.

(3) Legitimação política realizando alianças (e lobbies) que logram permitir reformas no sentido desejado aos grupos interessados. Como se tem visto recentemente, forças progressistas com plataformas alternativas são radicalmente enfrentadas.

Se fizermos a “lição de casa”, para onde isso nos levará?

Aqueles mais entusiastas dizem que a um desenvolvimento capitalista virtuoso, gerador de negócios, empreendedor e empregador. A experiência histórica, no entanto, nos diz que isso nos levará a aproximar-nos de outro tipo de sociedade.

Atual bode expiatório das eleições americanas, o México foi, sim, o melhor aluno a fazer a “lição de casa”, nela tirou dez. Foi um país que conseguiu com louvor seguir adiante nas reformas modernizadoras. Mantendo um controle oligárquico e tradicionalista, realizou a almejada flexibilização trabalhista, associou-se a acordos bilaterais e de áreas de livre comércio e conseguiu legitimar o projeto sobre um partido centrista (PRI) que garante a manutenção de um projeto com pequena oposição progressista.

A reflexão que quero colocar não é uma crítica a nossos vizinhos, os quais merecem grande respeito, infinitamente maior do que lhes tem sido dedicado recentemente. O ponto central é que a propostas da “lição de casa” mais operaram contra a construção civilizatória tão almejada pelo mestre Celso Furtado do que a favor. Os problemas de violência não foram solucionados, a desigualdade não diminuiu (ainda que segurada pelo programa de transferência condicionada) e se elevaram as disparidades regionais.

A capacidade de geração de inovações manteve-se muito baixa e a inserção no comércio internacional, longe de gerar ganhos sistêmicos ao trabalhador, comprimiu os salários e tem resultado em grandes incentivos à população aventurar suas vidas na busca de cruzar, legal ou ilegalmente, a fronteira do vizinho Estados Unidos. À parte o muito baixo crescimento observado desde a adoção das medidas e a baixa presença de oposição, com um governo que seria analogamente próximo ao controle total do PMDB.

Os ganhos capitalistas estiveram longe das promessas de levar ao país um padrão de desenvolvimento à la Suíça, mas, sim, reproduziram uma situação de dependência e aprofundaram os problemas econômicos e sociais em benefício de interesses de curto prazo, com muito baixo comprometimento com o desenvolvimento do país.

Assim sendo, o que quero alertar é sobre o projeto em curso no nosso país. Parece-me claro que as últimas medidas observadas, tanto PECs quanto medidas provisórias, têm avançado significativamente em direção ao projeto modernizante. Logo leremos com frequência que o Brasil está fazendo corretamente sua “lição de casa”. O que quero destacar é que, se conseguirmos realizá-la com êxito, no melhor dos mundos, em um futuro próximo, estaremos não no caminho do pungente desenvolvimento capitalista, mas, sim, seguindo o triste caminho do nosso irmão México.

 Danilo Sartorello Spinola – É doutorando em Economia no Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology (UNU-MERIT) e pesquisador colaborador no Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Unicamp. Economista e sociólogo pela Unicamp, mestre em economia pela Unicamp, foi consultor na CEPAL-UN

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vocês NÃO querem virar um

    Vocês NÃO querem virar um México, acreditem em mim. A sua mídia não conta nem a metade do desastre que é o México.

  2. Gostaria de complementar o

    Gostaria de complementar o raciocínio do autor Danilo Spínola, com alguns comentários:

    1) Descendemos de uma cultura mercantil que se manteve quase pura (sem a posterior evolução industrial de fato, como nas economias do Hemisfério Norte). Portugal descobriu o Brasil, mas não estava muito interessado em sua nova propriedade, pois por aqui não foram encontrados o ouro e a prata que a Espanha lograra se apoderar com muita facilidade. O baixo orçamento, o castigo dos juros de uma dívida impagável e a população limitada a cerca de um milhão de pessoas, levou o rei a optar pelo restabelecimento de uma rota marítima alternativa à rota da seda, que havia sido interrompida pela queda de Constantinopla frente aos turcos. A alternativa que restou ao Brasil foi a privatização de seu território através das Capitanias Hereditárias, que se dedicaram, em grande parte, ao cultivo da cana de açúcar.

    2) A energia usada para mover a “máquina de produção de açúcar” foi a tração animal, pequenas quedas d’água, e, é claro o braço humano escravo. Primeiramente, tentou-se usar o índio, que estava mais perto, mas não deu certo explorar a rivalidade entre tribos, porque estes logo compreenderam qual seria destino e opuseram séria resistência armada em guerras de guerrilha e muitos dos poucos portugueses que para cá emigraram foram parar na panela…Aí a opção imediata foi olhar para a África, pobre vítima da colonização europeia (tão perto da Europa e sua ganância e tão longe da decência humana). Afinal de contas, necessitava-se, urgentemente, de energia para mover a “máquina de produção de açúcar. Desta vez, a escravização dos povos negros foi feita com grande “competência” : fez-se uma “salada de frutas” de povos que falavam línguas diferentes, de forma que eles só podiam se entender através da língua portuguesa. Dessa forma os negros não teriam a menor condição de se organizarem e tornar-se-iam dóceis à escravidão. Este estigma de povo mais dócil que os índios permanece até hoje em livros de história.

    3) Por outro lado, os EUA e a Europa (Inglaterra, França e Alemanha) descobrem, através do estudo de seus solos, imensas reservas de carvão.O carvão é o redutor do óxido de ferro na produção do aço (ferro quase puro com algum teor de carbono). Ora, com o carvão abundante como combustível para as fornalhas (o minério só é reduzido a Fe em temperaturas acima de 1000ºC) e como redutor do minério, a revolução industrial deslanchou, com ela veio a inovação e o poderio econômico-militar. A guerra civil norte-americana ilustra bem esse fato : o norte industrializado destroi a economia rural do sul dependente do braço escravo (a era do petróleo ainda não havia começado, o carvão estava em pauta e não havia reservas de carvão no sul). Algumas décadas a frente o poderio do Império Britânico destroi o tráfico de escravos (principal fonte de renda de Brasil e Portugal) para impor a venda de suas máquinas. Enquanto isso, o Brasil ignorante (por falta de estudos apropriados) de suas poucas reservas de carvão continua completamente dependente do braço escravo para tocar sua monocultura. Mais, os EUA e a Argentina foram brindados pela natureza com cerca de um milhão de km quadrados, cada, de terra super fértil e os campos menos adequados à agricultura do Brasil foram destinados à criação estensiva de gado.

    4) Na virada do século XIX para o XX, surge a indústria do petróleo nos EUA. Nisto a Europa perde uma vantagem, pois suas reservas são muito menos significantes que as dos EUA. O petróleo está na Ásia e norte da África. Logo se inicia a corrida dos europeus a esta nova fonte de energia. Para variar, o ignorante Brasil não sabia onde havia petróleo em seu solo e nem mesmo haveria tecnologia para prospectá-lo onde ele dormia a grandes profundidades no oceano…Começamos, muito lentamente, desenvolvendo uma tecnologia de barragens, de forma a utilizar a única energia abundante que dispunhamos : a energia gravitacional embutida nas quedas d’água. Só aí, já bastante tardiamente, começamos a nos industrializar, através de governos progressistas, que tiveram que enfrentar enome resistência das classes dominantes avessas à qualquer mudança em seus hábitos.

    Espero, nestas poucas linhas, ter resumido meu ponto de vista sobre a atual luta que se processa em nossa sociedade entre os que querem um país moderno e os que querem manter seus egoísticos privilégios. Muita coisa explicar-se-ia pensando-se nessas linhas : A obstrução aguerrida da construção de novas barragens, a pressa em retalhar a Petrobás, a venda de poços do pré-sal na bacia das almas, os entraves à educação plena de nosso povo e assim por diante…É claro que nossa apodrecida elite (que NUNCA será empreendedora) jamais substituirá o poder de inseminação do Estado Brasileiro, de onde surgiram e surgiriam, TODAS as iniciativas de progresso. A destruição do poder do estado significará, irremediavelmente, a favelização do país. A aposta na iniciativa privada nacional (e muito menos estrangeira) para nos levar a um país melhor, me faz lembrar um certo ditado nordestino : desse mato não sai coelho, só suru do cu vermelho…

     

     

     

     

  3. Lembro que quando a Argentina

    Lembro que quando a Argentina era a queridinha dos mercados, na época em que 1 peso comprava 1 dólar a mídia brasileira todo o dia inundava de elogias a política econômcia da Argentina. A mesma política que destruiu a economia em 2001, com o fim da convesão e a quebra do país. VAi se dar o mesmo com esse PEC dos gastos do teto. 

  4. Equação
     
    Mexicanização é

    Equação

     

    Mexicanização é igual a:

    1) Maquiladoras de baixa especialização, pois estamos bem longe dos centros de consumo do mundo e o transporte sem a infraestrutura adequada é muito caro. Logo, salários bem baixos e jornada extenuante de trabalho. +

    2) Trabalhadores e trabalhadoras voltando tarde da noite para casa sendo vítimas de crimes em cidades mal-iluminadas e sem policiamento. Aquelas sendo vítimas de estupros e assassinatos (ver filme com Antônio Banderas no papel de jornalista mexicano investigando esses crimes). +

    3) Aumento do consumo de crack, jogatina desenfreada e prostituição de nossos jovens especialmente aqueles que revelarem melhores atributos de “mercado”. +

    4) O estado falido e os empreiteiros desinteressados em prestar bons serviços, abandonam a manutenção de seus equipamentos sem abandonar a cobrança pelo deserviço. +

    5) Os endinheirados e talentos naturais do país desertam e se transferem para os países ricos. +

    6) O país se transforma em imenso favelão onde impera o escambo. +

    7) As Forças Armadas, sem nenhuma necessidade num país deste tipo, a não ser matar seus próprios cidadãos, se corrompem profundamente e sua hierarquia é totalmente destruída (lembram do desmantelo da antiga URSS?).

    Não consigo entender o que está acontecendo com nossas FAs que assistindo a esta sabotagem que está sendo praticada com nosso Brasil, não se juntam ao povo brasileiro na verdadeira luta por nossa independência. O povo brasileiro foi desarmado e não pode assumir esta luta sosinho, mas se nossos militares irromperem do quartel para dar um BASTA  a essa loucura, e convocar eleições gerais para uma nova Constituição, representantes e juízes, tenho a certeza que se irmanarão a todo este povo nessa luta. Se há algum segredo que nos submeta e que não foi ainda revelado, que se torne público, para que nos unamos em defesa da pátria. Não acredito que uma simples pirraça com alguns aspectos de governos trabalhistas irá comprometer o futuro de todos nós, que como demonstrei, está aniquilado. Não consigo pensar que ainda não caiu a ficha de alguns dos nossos militares, será que vão querer de novo fazer o serviço sujo para essa corja de patifes?

  5. Interessante. Até a pouco
    Interessante. Até a pouco pensava -se que mexicanizacao referia-se ao domínio total da maquina do governo por um partido corrupto , com ares de socialismo, mas que na realidade era nada mais que popularismo barato e expoliador, cujo único objetivo seria a auto perpetuação. Calma militontos, refiro-me ao PRI. Ou não?

  6. A MEXICANIZAÇÃO DO BRASIL, PELA DEMOCRACIA DIRETA JÁ!

    TEMER TRAZ A MESMA PROPOSTA DO FERNANDO HENRIQUE / PSDB! O sonho do FHC, Serra, Alckmin, e Aécio, era aderir à ALCA, acordo firmado entre os Estados Unidos e suas colônias. O México, que seguiu todas as orientações neoliberais dos americanos, e aderiu à ALCA, hoje vive situação igual ao Brasil da época do FHC, enfrentando a FOME, e uma dívida externa impagável. Tanto que acabou de fazer mais um empréstimo ao FMI, dessa vez de 88 bilhões. Confiram:

    http://www.oparana.com.br/noticia/fmi-libera-nova-linha-de-credito-flexivel-de-us-88-bi-ao-mexico/7809/

    FOME NO MÉXICO!

    http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FInternacional%2FO-Nafta-espalha-a-fome-no-Mexico%2F6%2F27250

    CRIANÇAS MORREM DE FOME NO MÉXICO!

    http://www.pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1018%3Amexico-criancas-morrem-de-fome-alerta-igreja&catid=26%3Ainternacionais&Itemid=76

    http://www.tvi24.iol.pt/videos/mexico/fome-no-mexico-indigenas-saltaram-para-a-morte/53f4fdc83004540d1c4e081f

    http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/100000480073/indígenas-se-suicidam-por-fome-no-méxico.html

    MAPA DA FOME NO MUNDO:

    http://www.20minutos.es/noticia/2758712/0/mapa-paises-mundo-hambre/ 

    O QUE QUEREMOS?

    Esse estudo é APARTIDÁRIO. Trazemos inúmeras informações de órgãos e sites confiáveis, que podem até ser processados, se estiverem mentindo. Queremos mostrar o rompimento dos compromissos assumidos com o povo em 2014, sem nos consultar para isso, e as consequências de uma nova política neoliberal ao Brasil. Não queremos salvar a Dilma, queremos sim um PLEBISCITO POR NOVAS ELEIÇÕES!

    COMO ERA O BRASIL DE FERNANDO HENRIQUE / PSDB:

    Fome, miséria, pobreza, falta de renda para o povo consumir, vendas reduzidas no comércio e na indústria, com quebradeira generalizada de empresas e desemprego de 18%. Mas com os grandes grupos EXPORTADORES ganhando horrores com o arrocho salarial, que reduzia seus custos, sem afetar a venda de seus produtos, feita no exterior. Confiram como não é uma simples coincidência:

    https://www.youtube.com/watch?v=vvvG1O7T4o4

    O QUE SIGNIFICA A MEXICANIZAÇÃO DO BRASIL?

    Significa que, em vez de fazermos o que fizeram os países desenvolvidos, no início de seu desenvolvimento; acabamos fazendo o contrário, e nos submetendo aos seus interesses de explorar nosso país. Imaginem o que rola de PROPINA com isso para políticos corruptos! Confiram como estamos indo nesse caminho com o Temer e seu golpe:

    http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2015/04/pl-4-330-aponta-para-mexicanizacao-do-brasil-diz-bresser-pereira-3445.html

    http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos/2010/09/05/o-brasil-a-caminho-da-mexicanizacao/

    Os americanos tinham leis extremamente protecionistas no início de seu desenvolvimento, para garantir o sucesso de sua indústria NACIONAL! Até mesmo hoje, quando bancam e exigem o liberalismo total na economia, sabendo que levarão vantagem em cima dos outros; eles, ainda assim, não permitiram que a Embraer montasse uma filial nos Estados Unidos; exigindo, para isso, que se associasse a uma empresa americana. Já cancelaram licitação do governo para fabricação de fibra óptica, porque uma empresa japonesa venceu; e depois fizeram outra, contemplando uma empresa americana. O governo da Coreia do Sul interviu para que a Asia Motors fosse comprada pela Hyunday, e não pela Ford; a Itália fez esforços para que sua empresa de telefonia não fosse comprada por estrangeiros, etc…

    Por que fazem isso? É muito simples! Empresas multinacionais enviam seus lucros para os acionistas que são do exterior. Os quais vão gastar o dinheiro lá fora, movimentando a economia deles, e não a nossa.

    MULTINACIONAIS DEVEM SER BEM VINDAS, porque aumentam a concorrência, e os lucros que mandam pra fora são compensados pelos das nossas multinacionais como Embraer, Gerdau, Friboi, Vale, Randon, Tramontina, Marcopolo, etc. Entretanto, não podem dominar a economia a ponto de romper o equilíbrio entre essas remessas de lucro, e muito menos entrar em setores estratégicos, que movimentam muito mais dinheiro, como o de comunicações, militar, energia, mineração, petróleo, etc. O governo Temer anda na contra mão, faz o contrário, não porque isso é bom para o Brasil, mas sim porque faz bem ao bolso deles, e deve render muitas propinas, inclusive em forma de ações dessas empresas para as quais quer entregar a produção de petróleo. Confiram que absurdo: 

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/esmaelmorais/249347/Temer-doa-barril-de-petróleo-aos-gringos-por-menos-de-uma-garrafinha-de-água-mineral.htm 

    Vejam a diferença entre um país independente e uma colônia:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/689467454522253/?type=3&theater 

    O QUE SIGNIFICOU NO PASSADO A DERROTA DO PSDB PARA FORÇAS MAIS NACIONALISTAS?

    O PT tem muitos erros, e também o criticamos! Principalmente por inexplicavelmente não apoiar a PEC 21/2015, onde o próprio povo convoca o PLEBISCITO DESTITUINTE e o VETO POPULAR com seus ABAIXO ASSINADOS. 

    Não podemos ser ingênuos, não existe papai noel, coelhinho da páscoa, salvador da pátria, ou político perfeito; se mantivermos os melhores no poder, já estamos fazendo muito! E, é claro, também é preciso apoiar novas propostas. Aliás, vejam como os povos mais desenvolvidos debatem muito mais sobre política, possibilitando o surgimento de novas ideias:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/801715819964082/?type=3&theater

    Uma democracia evolui aos poucos, e em cima de acertos, não de erros. Substituir o PSDB pelo PT foi um grande acerto naquela época, pois evitou que o governo aderisse à ALCA, como queria o PSDB. Tanto que o Brasil subiu 10 posições no ranking mundial de padrão de vida, a partir de uma política mais independente e nacionalista; desenvolvendo a Petrobrás, e favorecendo as empresas nacionais em torno dela. Confiram os resultados:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/767314406737557/?type=3&theater

    COMO EVITAR O ERRO?

    Participe! Faça sua parte. Para quem não gosta da Dilma e do PT, temos diversas outras opções, sem precisar aguentar mais um governo submisso ao imperialismo internacional. Vá pras ruas, e exija o PLEBISCITO POR NOVAS ELEIÇÕES e a PEC 21/2015. Pois o povo deve ter direito de aprovar nas urnas um novo programa de governo, e não pode ser obrigado a engolir o programa feito posteriormente pelo Temer, atolado até o pescoço na Lava Jato, e que rompeu todos os compromissos assumidos com a sociedade em 2014:

    https://youtu.be/x_ZbmgmMTBc

    https://youtu.be/RMPih7oZkX4

    Enviem emails aos senadores, pedindo que votem contra o impeachment, e convoquem o PLEBISCITO POR NOVAS ELEIÇÕES. Lista emails:

    https://goo.gl/0UxZbt

    Nossa denúncia sobre a MEXICANIZAÇÃO DO BRASIL, publicada há alguns meses, acaba de ser respaldada por Danilo Sartorello Spinola, doutorando em Economia no Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology (UNU-MERIT) e pesquisador colaborador no Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Unicamp. Economista e sociólogo pela Unicamp, mestre em economia pela Unicamp, foi consultor na CEPAL-UN. Confiram:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-‘licao-de-casa’-e-a-mexicanizacao-do-brasil-por-danilo-sartorello-spinola

    LINKS RELACIONADOS:

    __Nossas previsões são respaldadas por professor de economia canadense:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/253093/“Queda-de-Dilma-foi-ordenada-por-Wall-Street.htm

    __Porque viraremos um mero quintal dos Estados Unidos, como o México:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/250991/Eleonora-golpe-fará-o-Brasil-voltar-a-ser-quintal-dos-Estados-Unidos.htm

    __Redução da renda do trabalhador já começou:

    https://jornalggn.com.br/noticia/mercado-de-trabalho-esta-em-circulo-vicioso-de-reducao-de-renda-e-emprego-diz-ibge

    __TEMER VENDERÁ GASODUTO DA PETROBRÁS A ESTRANGEIROS, O CUSTO DISSO TUDO SERÁ BEM MAIS ALTO DO QUE A MAIORIA IMAGINA!

    Será nossa própria mexicanização:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/253717/Segue-feirão-da-Petrobras-Parente-vende-gasoduto.htm

    __Temer acaba com programa de turismo para idosos! Matemática simples: QUANTO MENOS SE GASTA, MAIS SOBRA PARA ROUIBAR…

    http://www.brasil247.com/pt/destinos/gestao/254355/Temer-acaba-com-programa-de-turismo-para-idosos.htm

    __TEMER EXTINGUE DEPARTAMENTO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA COMBATE À FOME

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/255084/Itamaraty-extingue-departamento-de-cooperação-internacional-para-combate-à-fome.htm 

    __Ministro de Temer, José Serra, sofre outra delação na Lava Jato:

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/255725/Léo-Pinheiro-delata-propina-no-governo-Serra.htm

    __TEMER DESTRÓI A DEFENSORIA PÚBLICA!

    Justamente quem atende a parte mais carente da sociedade…

    https://jornalggn.com.br/noticia/temer-acaba-de-dar-mais-passo-no-sucateamento-da-defensoria-diz-associacao

    __COSTA RICA divulga nota, colocando em dúvida a “democracia” brasileira:

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/256299/Após-Costa-Rica-protestar-contra-Temer-Serra-convoca-embaixador.htm

    __OS NOVOS LADRÕES DA PETROBRÁS:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/256232/Tijolaço-aponta-“os-novos-ladrões-da-Petrobras”.htm

    __TEMER QUER MANDAR FABRICAR AS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO NO EXTERIOR:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/256134/Parente-corta-investimento-em-25-e-pede-para-comprar-plataformas-fora-do-Brasil.htm

    __Pedro Parente vende gasotudo para empresa canadense. Ele vendeu um patrimônio construído por todos os brasileiros, com dinheiro dos nossos impostos, e sem nos consultar:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/256834/Petroleiros-a-Parente-crime-de-lesa-pátria.htm

    __Ex vice presidente do Banco Mundial denuncia o PLANO MEXICANO do Brasil com a PEC 241:

    http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=95335&refgo=0

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador