Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A meta da loucura e os juros que não vão cair, por André Araújo

Por André Araújo

A META DA LOUCURA – OS JUROS NÃO VÃO CAIR

Quando se espera o pior, a realidade pode ser ainda pior.

As informações e declarações que vem hoje do Banco Central e seus arautos na midia são de que só se atingirá o fatídico “centro da meta” em 2017 e que, portanto, sem chance de que os juros básicos caiam. Bingo. Cantamos essa bola aqui em dois artigos, o primeiro no dia da posse de Goldfajn. Essa equipe das trevas das sombras escuras da  economia, com uma receita do tempo da Dona Benta, não tem capacidade, criatividade, competência ou imaginação para algo minimamente diferente, a fórmula deles é uma só: JUROS ALTOS CONTRAEM A DEMANDA E VALORIZAM O REAL E COM ISSO A INFALAÇÃO BAIXA por efeito aritmético.

É de uma indigência unica. Mas Sardenberg, no alto de sua genialidade, deu uma porta de saída: “Mas se houve forte redução dos gastos do Governo aí poderá haver uma chance, quem sabe, dos juros caírem”  Ora, ora, Sardô, como é que os gastos do Governo vão cair se o MAIOR de todos os gastos são os juros pagos pelo Tesouro sobre uma divida pública que cresce mês a mês pelo efeito dos juros compostos? A carga de juros do Tesouro é a MAIOR DESPESA DO ORÇAMENTO, 600 BILHÕES de Reais, com a Selic no alto a conta dos juros pagos pelo Tesouro jamais irá cair, as demais despesas são 70 milhões de cheques por mês, gastos que dificilmente qualquer governo pode reduzir, são incomprimíveis porque depois dos juros vem salários do funcionalismo, agora aumentados, e transferências de renda nos programas sociais e aposentadoria e pensões, há muito pouco a cortar, mesmo desvinculando educação e saúde.

Então o Plano Meirelles-Goldfajn consiste EXCLUSIVAMENTE em manter os juros onde estão, 14,25%, pelo tempo que demorar a inflação chegar no diabólico CENTRO DA META, o que fica para quando Deus quiser e, para tentar fazer, vão destruir o que resta da economia produtiva. Gente medíocre para uma situação dramática e rara no mundo, dois anos corridos de recessão e desemprego crescente, a única preocupação dessa “”equipe”” é atingir o centro da meta e depois, o que vão fazer com os escombros da economia? Atingiu o centro da meta e daí, qual é o segundo capítulo do Plano?  O segundo capítulo, segundo Sardenberg, é fazer baixar a meta, invés de 4,5%, vai para 4,2% em 2018, depois vão tentar chegar a 0%, mas aí o Brasil já não existirá mais, nem o Japão delirou tanto e os EUA então dão mais importância ao emprego do que a inflação, por isso mantém juros no chão.

Não tem outro objetivo nem para fins políticos, nem falam em crescimento, nem tocam no assunto desemprego, acham que baixando a inflação vão chover investimentos, algo que é mero “wishful thinking”, não há indicativo algum que isso faça algum sentido na realidade brasileira de hoje, onde só para sair da crise política vai precisar de no mínimo três anos e, enquanto isso, não virão investimentos produtivos mesmo porque a primeira coisa para isso acontecer é haver mercado, o que não se cria porque atingiu o “centro da meta”. Nada tem isso a ver com as razões pelos quais alguém vai fazer uma nova fábrica ou loja ou abrir uma firma, o motor do crescimento é DEMANDA, sem freguês não tem balcão.

O País precisa é da REATIVAÇÃO IMEDIATA DA ECONOMIA com mega investimentos públicos em GRANDE ESCALA, o País NÃO ESTÁ QUEBRADO, quebrada está a cabeça de bagre dessa turma, o País tem SUPER RESERVAS, tem imensa capacidade ociosa na economia, a agricultura pode aumentar RAPIDAMENTE, valorizar o REAL É UMA DEMÊNCIA, pois já estão fazendo isso desde o 2º dia após a posse de Goldfajn, o BC voltou a oferecer swaps cambiais para derrubar a cotação do dÓlar, precisamos exatamente o inverso, dane-se a meta, precisamos é de ATIVAR A ECONOMIA, ninguÉm come meta, esse não é um objetivo lÓgico para um PaÍs em recessão, pode até ser tentado com a economia aquecida mas, agora, as mÁquinas precisa ser ligadas, os caminhões precisam ter frete, os shoppings precisam de clientes, as construtoras precisam vender seus apartamentos, as loJas de carro precisam espanar a poeira.

Com o PaÍs caminhando para a depressão, com o seguro desemprego de milhões acabando, vão viver do que esses doze milhões, de assalto? RECUPERAR O EMPREGO É A GRANDE META, depois se cuida da inflação, se houver.

 
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nunca muda.

    Nosso país nunca muda, é uma coisa ridicula. Sai governo, entra governo e sempre os mesmos erros. Mas o que mais me espanta é ver o povo sem reação, aqueles que mais sofrem com isso não reclamam, se acomodam. As vezes acho que até merecemos isso. Outra coisa, como uma pessoa normal deseja ser presidente disso? É óbvio que é tudo por poder, que se dane o resto. O fato de exercer autoridade, mandar e desmandar, exatamente como “House of Cards”. E ainda tem casos como o Goldfajn. Como uma pessoa que tem cargo de diretor no maior banco nacional sai pra ser presidente do BC teoricamente ganhando muitas vezes menos e também teoricamente tendo muito mais trabalho e dor de cabeça? Ego? Desejo de ajudar o Brasil (pausa para rir)? Pra mim isso não tem sentido se pensar logicamente mas na prática a única conclusão é que ele está lá para representar os interesses do Itaú, simples assim. Ele nunca vai decidir nada que prejudique os bancos, nunca. Abaixar os juros, nem pensar, vai usar qualquer retórica ou desculpa para não fazer. E depois que sair do BC volta pro Itaú e ainda ganha um bom prêmio por bons serviços prestados (digo, bom mesmo, na casa de milhões). Estou enganado?

    1. Não somos todos trouxas! O PT teve erros sim, mas…

      ” Outra coisa, como uma pessoa normal deseja ser presidente disso? É óbvio que é tudo por poder, que se dane o resto. O fato de exercer autoridade, mandar e desmandar, exatamente como “House of Cards”. ” (sic)

      Não penso que tirar DEZENAS DE MILHOES da miséria, que criar dezenas de Escolas Tecnicas e Universidades Federais seja só desejo de poder. Fez/faz um bem REAL e incomensurável que muitos, da classe media acomodada moralista hipócrita insistem em jogar no mesmo saco da LADROEIRA SAFADA IMPUNE que grassou na Era FHC e no mando deste PMDB do MAL.

       

      Faça-me o favor!

       

      1. Falei indiretamente do Temer.

        Falei indiretamente do Temer. Não tiro o mérito do Lula por ter ajudado os mais pobres mas ele fez vista grossa para muita coisa e a Dilma foi extremamente medrosa e inocente na área política e econômica. Aliás, para dizer bem a verdade a culpa da atual crise econômica por enquanto é da Dilma que falou uma coisa e fez outra. Com tudo isso acabou dando de bandeja o governo pros ratos. Tudo bem que o Congresso e oposição bloquearam muitas coisas mas ainda assim é culpa dela que não soube tratar com uma situação dessas. Colocar o Levy foi outro erro dela (“para agradar o mercado”) e vai custar caro agora pois com o Temer só vai piorar via dupla dinâmica Meireles/Goldfajn.

  2. Qualificações

    Gente medíocre, AA? Creio que não. Eles representam interesses dos rentistas, e vão tomar do Tesouro tudo quanto puderem tomar. Afinal, estamos em um País que considera crime o furto de um pão, e considera legal juros de 400%.

  3. O povão e até a classe mérdia

    O povão e até a classe mérdia só começam a se coçar quando a água bate na bunda. Foi assim até durante a ditadura: enquanto o “milagre brasileiro” funcionou às custas de afundar o “país do futuro”, estava tudo bem, quem lutava contra o “governo” era subversivo e ponto final. Quando o sonho acabou e a dura realidade teve de ser encarada, é que a classe mérdia se voltou contra a ditadura. Portanto, apesar das desgraças que irão acontecer, estes golpistas sem vergonha estarão cavando a própria sepultura. Mas isso não significa que a crasse mérdia e até parte do povão vão deixar de ser burros, eles são até capazes de eleger um aventureiro picareta, um novo caçador de marajás fabricado pela mídia para tomar o lugar dos golpistas. O Brasil se tornará ruína antes mesmo que esteja concluída sua construção.

  4. Repito aqui

    Fico curioso ao ver a Coreia do Norte lançar foguetes, pesquisar armas nucleares e mobilizar mais de 1 milhão de soldados nas suas FFAA, sem Banco Central, sem metas fiscais, sem tripé. Fico curioso de ver Cuba levando medalhas nas olimpíadas e mandar excelentes médicos pelo mundo afora salvando vidas de outras nações. Fico curioso de ver uma nação como China, que optou pelo comunismo (pelo menos durante um tempo), fazendo programas espaciais, levantando a sua economia para hoje ser a primeira do planeta, e outras conquistas.

    Não será um sujeito de gravata, com experiência em bancos ou em bolsas de valores quem irá fazer o milagre de converter o Brasil numa potencia, mas sim o seu povo, mobilizado e caminhando junto para uma determinada direção, liderado por um Governo que aposta nisso. Brasil é rico em todos os seus aspectos, mas pobre no espírito das suas elites entreguistas.

    Minha empresa, como muitas outras, passa sérios apertos econômicos, mas vou indo. Tenho uma assessoria excelente em contabilidade/laboral/ jurídica, mas, nem por isso um funcionário “cabeça de planilha” dessa consultora vai vir aqui e levantar a minha empresa. No máximo, ele fará que os procedimentos contáveis e financeiros sejam seguidos. Faria uma boa “gestão”! Gestão de que? De qual dinheiro? Apenas eu mesmo, com a minha liderança técnica e comercial, junto com os meus fieis técnicos remanescentes, consigo trazer projetos e gerar algum dinheiro para dentro de casa, com o meu trabalho duro, com o máximo de qualidade e bons contatos.

    Brasil segue o caminho equivocado: Não há liderança técnica/política; pretendem que um cabeça de planilha administre um dinheiro que deixou de entrar e, pior ainda, botaram Serra na área comercial externa do Brasil e, convenhamos, só sabe perder bons Clientes e ficar na mão de apenas um, justamente aquele que torce há muitos anos pelo nosso insucesso.

  5. “…como é que os gastos do

    “…como é que os gastos do Governo vão cair se o MAIOR de todos os gastos são os juros pagos pelo Tesouro sobre uma divida pública que cresce mês a mês pelo efeito dos juros compostos? A carga de juros do Tesouro é a MAIOR DESPESA DO ORÇAMENTO, 600 BILHÕES de Reais,…”

    Quer acabar com o pacto da Nova República? Ou você acordou achando que coxinhas, trouxinhas e fascistas em geral querem ouvir isso que é falado há uns trinta anos?

    “Vai pra Cuba”, AA!

     

  6. Como não tem lógica?

    O André Araújo pirou de vez! A crise global está chegando nos seus neurônios…

    Tem toda a lógica os rentistas e sistema bancários extrírem o máximo que puderem AGORA, com os juros nas alturas.

    Tem toda lógica as corporações (juízes, promoteres, deputados e cargos de alto escalão) terem, AGORA, um aumento que impactará as despesas correntes num país em recessão.

    Tem toda lógica o abandono dos BRICS (último reduto dinâmico da economia) e do Mercosul (único mercado para nossa manufatura) em favor do alinhamento automático com os EUA.

    Tem toda a lógica jogar todas as contas nas costas do povo.

    É, simplesmente, a lógica da rapina, da divisão do botim entre os vencedores ea escravização dos perdedores (povo).

    Isso tudo vai quebrar o país? Vai arrastá-lo para o caos? E daí? O negócio é o AGORA!

    Aliás toda esta turma tem uma fé inabalável que, mesmo com o país no caos, eles vão se safar. E desconfio que estão certos.

    Você, caro André, é que precisa repensar a sua lógica…

     

    1. Isso tudo é tática
      Isso tudo é tática manjadíssima. Fizeram IGUALZINHO no governo FHC.

      1) Quem estabelece os juros é amigo, parente ou sócio de quem ganha com os juros altos.

      2) Você joga os juros lá no teto – ou os mantêm assim – por qualquer motivo. Vale até preço de fruta ou legume.

      3) Quando abaixa, é pouco, por pouco tempo e de má vontade.

      4) Corta tudo quanto é rubrica, mas nem admite falar dos sacrossantos juros.

      5) Quando a crise é tão brava que os impostos passam a não mais financiar o pagamento de juros, aumentam-se os juros para “chamar dinheiro” para pagar os juros. A isso chamam dar um “choque de confiança”.

      Em suma, o único mistério é o motivo pelo qual o André Araújo faz de conta que essa ciranda ocorre por ingenuidade dos envolvidos. É tudo coincidência, imaginem só. Eu quase me sinto pessoalmente ofendido com esse raciocínio.

  7. Minhas sugestão para esses dinossauros

    (tenham má fé ou não):

    1) Estabelecer forte controle cambial e de importações, só entra sem tributos a mercadoria absolutamente necessária e impossível de ser obtida no mercado brasileiro e só entra bufunfa voltada diretamente para investimento.

    2) Criar uma agencia nacional de concessões, com metas como: interligação de todas as cidades com renda per capita acima da média nacional por meio de ferrovias eletrificadas e autobahns, criação de portos em todas as baías das costas brasileiras, criação de aeroportos distantes um dos outros em até uns 150 km, criação de rede de fibra ótica inetrligando todos os municípios brasileiros, etc. Essas metas seriam transformadas em concessões e ganha quem oferecer a menor tarifa; este vencedor fica encarregado de realizar o projeto, promover as desapropriações e construir o que for necessário. Ao fim de 30 anos, todos os aitvos revertem para o estado, as dívidas ficando com o concessionário. Na primeira rodada de concorrência das concessões só participariam empresas brasileiras; em caso de ausência de vencedores, a segunda rodada seria aberta a empresas do exterior.

    3) Solicitar ao Tesouro Nacional que disponibilize em contas nos bancos públicos o valor total da dívida pública brasileira em conta separada para cada credor, sendo que os credores tenham no máximo 30 dias para sacarem; não o fazendo a dívida seria extinta.

    Consequencias:

    os tais rentistas seriam obrigados a investir seu montante nestas empresas concessionárias, para voltarem a usufruir de renda, o estado brasileiro se livraria de metade (repito: metade) das despesas realizadas atualmente com juros, dando espaço de sobra para reduzir ou até elminar alíquotas de impostos sobre os mais diversos produtos, podendo inclusive investir nos serviços públicos, como saúde, defesa, escolas, etc., e com as concessões sendo “obradas” desapareceria o desemprego em questão de semanas. (Copyright: HAlmar Schacht, se não me engano).

    Quando se apresenta isso, obviamente iremos escutar que isto provocaria uma hiperinflação, conforme as tais “teorias” de teóricos de economia, que normalmente nada entendem de prática. Em contraposição a isso: o FED pinta papel de verde, “empresta” esses papéis sem juros para estrangeiros, que acham que se protegem da inflação de seus países, o mesmo FED cria o tal QE, que nada mais é do que o item 3 acima, e nenhuma dessas medidas fez a inflação estadunidense subir. O Banco Central Europeu segue na mesma linha. Ou seja, a teoria da hiperinflação deve estar errada. 

    Que venham as contestações. Sei, sou leigo em economia e por isso não tenho a tal “cegueira profissional” que acomete os especialistas. 

  8. triste

    O que manda no mundo independentemente da ideologia politica e economica é a ganancia, a indiferença e a crueldade com os mais fracos, os desvalidos.

    Esta caracteristica da maldade humana predomina nas ditaduras e no nosso caso na america latina e no Brasil em particular.

    Historicamente como um pendulo, o Poder esta num ponto do espectro, ora noutro. Acontece que no Brasil o povo jamais participou de medidas que influenciam sua vida. Sempre decidiram por ele. E assim a ganancia age com muito mais desenvoltura, indiferença e crueldade, porque não existem contra ponto aos desmandos.

    Triste povo brasileiro.

    A sociedade por sua vez se desenvolveu induzida e condicionada por este viés social, gerando uma classe média elitista e preconceituosa.

    Não se pode negar que houve uma mudança de paradigma.

    Acontece uma mudança.

    A solução para a retomada docrescimeneto economico que favoreça a população é simplesmente fechar o gargalo do rentismo. A questão é… Assim como a reforma politica a reforma economica necessariamente meche com interesses daqueles mesmos que devem patrocinar com as reformas. Assim…

    Enquanto isto quem sofre é o povo. Aganancia corre solta.

    O povo?

    Oras o povo.

  9. Olá pessoal,
    eu acho que

    Olá pessoal,

    eu acho que eles,  os economistas de escol de meia tigela!, estão certos. Senão vejamos.

     

    Quanto à inflação:

    Ora, a inflação é sempre de demanda inercial para todo o sempre. E a  “criatividade” dos economistas de escol e de meia tigela é também “inercial”…

    Em minhas “pesquisas” econômicas ( coeteris paribus, sempre coeteris paribus, o resto dane-se! ) um desempregado,  por exemplo,  “demanda”  bebidas alcoolicas por que demanda bebidas alcoolicas., coeteris paribus.  Nesse sentido,  estará disposto a pagar qualquer preço por elas. 

    Uma bebida alcoolica nessa condição se enquadra naquele tipo de bem econômico que pode sofrer  qualquer variação do preço que a demanda ( ou quantidade demandada, enfim, aquelas BABOSEIRAS ECONÔMICAS!)  não cai de jeito nenhum!  exceto, claro, quando o demandante morre.

    Esse tipo de bem, todavia, encontra “substituto” no “mercado(*) qual seja,  as drogas mais fortes e “ilegais”.

    Nesse caso, segundo os economistas de escol e de meia tigela, há um risco sistêmico  de redução da demanda em curto prazo, haja vista a morte certa do demandante, o qual não terá assistência social, tampouco atendimento médico pelo SUS.

    (*)mercado= monstro sagrado que vive em algum lugar escondido. Só  os economistas de escol conhecem esse esconderijo misterioso do monstro sagrado.  

    Quanto aos juros:

    Juros estes da dívida ( não auditada), ou do  “serviço da dívida” devidamente protegido pela lei de responsabilidade fiscal,  ou , talvez, o  pagamento do impitiment , ou quem sabe, a retribuição pelo golpe  aos  aliados alienígenas disfarçados de autóctones  entre outros, vejamos.

    Analisando os 600.000.000.000  reais, fruto da “produtividade” latino americana, “com carteira assinada” ou “pagando-se por fora( via pessoa jurídica);

    Analisando a  exploração da mais valia,  uma meritocrática e herdeira, outra  barata sem educação, sem médico, escola, sem moradia, agora sem bolsa família, sem saneamento básico, mas com “congresso” e demais “instituições sólidas” ( como prego no angu quente), cuja equipe de alto nível teve agora  , inclusive,  seu  merecedor “aumento” salarial “nessa época de crise de interesses orçamentários;

    Analisando a necessidade do aquecimento da demanda,  por parte daqueles que tiverem seus aumentos garantidos no orçamento em crise, sobretudo dos outros bens( por exemplo, vida digna,  vinho e viagens internacionais com dolar caindo);

    Vem comigo, senta na lisa, ou melhor, analisando,  a “fraternidade dos  “contrários que se harmoniSam ( com o tio) e vivem em paz, também com igualdade e solidariedade, dentro ou fora das penitenciárias, enfim;

    Analisando todos esses “aspectos” econômicos em prol do “crescimento” da “nação” (*)etc;

    (*) Nação= papo furado para manter a “harmonia entre os contrários estúpidos”.

     

    Pode-se extrair a seguinte conclusão:

     

    -600 bilhões de unidades monetárias é pouco!

    Cabe no “orçamento” como se fosse um  “carnê de pagamentos” com parcelas fixas mensais e sucessivas até a morte.

    Exemplo: compra de  fluxo de caixa travestido de eletroeletrônico ( tabela price que para alguns é juros simples!)

    Isso porque:

    600 Bilhões / 12 = 50 Bilhões;

    50 Bilhões / 30 =  1,667 Bilhões;

    1.667 Bilhões / 201 Milhões( população dentro da qual encontra-se o povo que é bobo e avante a … que já pode negociar sua concessão pública oligopolizada – de acordo com a constituição –  meritocraticamente hereditária e eterna,  forever and ever…)  =  8,30, só isso!

    Ora, só $ 8,30 por dia pra cada um é pouco!  Fala que não “Cabe no orçamento”? Caaabe!! Vai que dá.

    Portanto, dá pra tirar 9 conto  do “orçamento” vai. Ou melhor, dá pra tirar esse 9 conto do seguro desemprego( enquanto ainda existe) para pagar a dívida diária justa e solidária devidamente auditada, para aqueles que possuem um “DNA” superior ” de nascença , e souberam “investir” suas heranças meritocráticas  junto ao monstro sagrado “conservado”  que vive naquele lugar, isto é,  lá na pqp… 

     

    Portanto, agora sim. Estamos no caminho certo!

    Viva Brasil! Avante! 

    “Esse é um país que vai pra frente, ou, ou, ou, ou, ou!”

    Estou feliz  e não vejo a hora de comprar minha bebida de hoje para comemorar mais tarde.

    Viva!

     

  10. Vem mais 7 x 1 por ai…

    Este é problema dos corruptos…

    Não pode abaixar os juros pela fidelidade do sistema financeiro…

    Não pode aumentar impostos pelo apoio dos empresários…

    Não pode deixar de aumentar as carreiras que prendem – ou seja – judiciário, policia federal e Ministério público…

    Não pode deixar de fora os amigos do legislativo, salvas de palmas não bastam…

    Tem que atender o roberto marinho, senão os podres viram capas de jornais…

    Mas para tudo tem um jeito…

    Os petralhas, os petistas, o maldito, o ultrapassado e decadente lulo-petismo deixou dinheiro em caixa…

    Uns 70 bilhões das reservas internacionais pagam as contas do golpe e dá para fazer bondades com governadores e generais em troca da cabeça da Petista…

    Mas, não pode abaixar os juros, nem aumentar os impostos e em pouco tempo a outra turma que ficou só espiando, vai entrar no jogo…

    O Soros e seu brasileiro adestrado vão fazer o banquete com o restante das reservas…

    Ah, o povo…

    Esse absurdo do aumento do bolsa família, dos aposentados…

    E ciência sem fronteiras para quê?

    Basta um computador e a internet para navegar pelo mundo a fora…

    O povo viveu mais de 50 anos na miséria, a mercê do tráfico, da violência, da falta de saúde, de educação, esperar mais uns 20 anos passa rapidinho…

  11. caro Mota Araujo, já ouviu

    caro Mota Araujo, já ouviu falar em estagflação? inflação alta com recessão? É o que teremos caso o BC não mire o centro da meta, e acredite, é o pior dos mundos. Depois de todo o descontrole fiscal dos últimos anos, não existirá saída dessa crise sem suor e lágrimas, pena que a esquerda não compreende.

    1. Estaginflação é exatmente o

      Estaginflação é exatmente o que está ocorrendo, estamos numa RECESSÃO mas os preços nos supermercados estão subindo NÃO POR EXCESSO DE DEMANDA, não tem excesso de compradores para coisa alguma, os preços sobem a despeito dos juros altos porque a inflação NÃO É DE DEMANDA, a unica inflação que é sensivel a juros altos. Estes podem chegar a 100% ao ano que não atingem este tipo de inflação, que vem de preços administrados e ipreços indexados, por

      exemplo o IPTU de São Paulo aumentou 15% para a maioria dos contribuintes, nenhuma taxa de juro derruba esse aumento  combustiveis, energia, telecomunicações, alugueis não são afetados por qualquer taxa de juro.

      Estamos em estagninfalçao e não adianta como vc diz “”mirar o centro da meta”, vão chegar no centro da meta e ESTE TIPO DE INFLAÇÃO continuará do mesmo jeito só que para atingir o centro da meta o BC vai derrubar o dolar a 3,00 (já está em plena operação), DEMOLIR A EXPORTAÇÃO, baratear a importação e prejudicar o que restou da inustria nacional e essa INFLAÇÃO INDEXADA vai continuar, é o pior dos mundos, inflação com depressão. o que vc aponta já acontece e sua receita, que é a do Goldfajn,  SÓ VAI FAZER PIORAR A SITUAÇÃO.

      1. Caro Mota Araujo,
        Estamos no

        Caro Mota Araujo,

        Estamos no início de uma estagflação, que se não for freada pelo BC, aí sim será transformada em grande problema. Acredite, deixar a inflação solta agora só aprofundará a recessão, o mundo mudou, e não é o Estado que irá induzir o crescimento, e sim o empresáriado, e esses não gostam de inflação.

        1. Infelizmente foram feitas

          Infelizmente foram feitas tantas coisas erradas na economia nos últimos anos, que só mesmo que acredita em coelinho da pascoa poderia acreditar que é possível sair dessa crise sem suor e sofrimento, principalmente das classes c, d, e e.

        2. Com esses juros

          Vão pegar o capital próprio e investir. Aumentar e diversificar a produção, contratar mais, aumentar salários, etc e sem fazer obras capitaneadas pelo governo. Devem ter muita bala na agulha. 

          1. esse é o problema econômico

            esse é o problema econômico principal do Brasil, a ideia da esquerda de que o governo vai capitanear os investimentos e a economia. é por isso que temos petroloes, eletroloes, etc, é uma mina de ouro.

  12. quase já é

    Excelente artigo. Concordo plenamente. O importante agora é reativar a economia e gerar empregos. No entanto eu acho impossível que isso ocorra com o governo golpista. Se não for retabelecida a normalidade democrática teremos apenas essa política de aperto fiscal e contenção de despesas. E pior, será contenção de despesas na área social e nos investimentos públicos pois a porteira da gastança com a elite do funcionalismo e a corrupção desenfreada está arrombada para pagar a conta do GOLPE.

    E como o objetivo dos patrocinadores do GOLPE, que não estão no Brasil, é realmente quebrar o País, não há esperança sem a volta de Dilma, seja para convocar novas eleições ou completar seu mandato.

    A resistência ao GOLPE e à DITADURA DOS LADRÕES que tomou o poder de assalto é um questão de sobrevivência. Espero que as pessoas percebam isso antes que seja tarde demais (e quase já é).

  13. A estratégia ja esta

    A estratégia ja esta definida.

    Vão apertar o torniquete em 2016 até o limite da resistencia do pobre povo brasileiro, começam a afrouxar em 2017 e volta a festa em 2018. Ano de eleição.

    Esta é velha. Manjada.

  14. Esta equipe econômica é um comitê pró-guerra

    Afinal, quando não puderem mais extrair riquezas do Brasil conflagrado, continuarão lucrando vendendo armas. Guerra é sonho molhado de financista.

    Quando um perde, outro ganha e os que nos exploram não querem perder nunca.

    Vivemos em tempos interessantes.

  15. http://www.telegraph.co.uk/bu

    http://www.telegraph.co.uk/business/2016/03/25/japan-still-cant-generate-inflation/

    O Banco Central do Japão vem tentando de todas as maneiras PRODUZIR INFLAÇÃO para reativar a economia.

    A INFLAÇÃO, assim como o conhaque, as vezes pode ser remedio.

    Uma INFLAÇÃO MORENA, caprichosa, dengosa, as vezes ajuda muito as empresas pobres, os encostados, os aventureiros com iniciativa, os que estão devendo muito, os cavadores, no final levanta a economia, não sempre mas em determinadas circunstancias quando parece que a economia está morta e precisa de um empurrão.

    1. caro Mota, fica a lição…

      caro Mota, fica a lição… deflação é péssimo (semelhante à hiperinflação, mesmos efeitos), e inflação entre 0 e 1% também não é bom.. entre 2 e 3% estaria num nivel bom.. ou seja, o Japão tem mesmo que buscar inflação, e nós temos que diminuí-la… se o Japão tivesse inflação a 7-10% ao ano, o BC de lá produziria uma nova hecatombe nuclear, ao aumentar juros, tenha certeza.

  16. Mobilização

    Quando penso nessa calhordice da banca no BC, acho que só teria uma maneira de reagir a isso: o que ainda resta de movimentos sindicais (não os do Paulinho) e movimentos sociais deveriam esquecer todas as suas demandas e focar neste tema específico, a Bolsa Juros. O assunto tem que ser massificado, levado a todos os brasileiros diuturnamente. Tem que ser objeto de passeatas, reuniões, anúncios em jornais, palanques, escracho, o que seja. Pois se não for resolvido, esqueçamos o resto, a vaca vai mesmo para o brejo.

  17. Caro André Araújo, tirando

    Caro André Araújo, tirando umas polêmicas que você solta, como   “Milton Friedmann foi o maior economista do século 20”, e outras questões menores, seus textos e sua linha de raciocínio que simplifica no sentido do que realmente importa, os recebo com imensa empatia.  Pelo que percebi, o golpe, no aspecto econômico, é conduzido em duas frentes:  A primeira é um script de chavões datados que se consideram o resgate da  “direita”, que pode ser definido como “vamos fazer o contrário do que estava sendo feito pelo “PT” “; A segunda frente é a oferenda em sacrificio do Estado Brasileiro na expectativa de seduzir os capitais internacionais , para que os gringos se apresentem como locomotiva do crescimento. Obviamente que os gringos sabem que o Brasil está sob prolongado ataque especulativo e crise institucional, e não vão aportar um real “pelo fortalecimento das expectativas”, além de ter suas próprias crises caseiras para entubar. Por outro lado o fortalecimento da direita não identifica qual direita é essa que se fortalece, quem é o protagonista privado que será gerador de empregos. A única industria que prospera é a da segurança privada. Até a mídia golpista está fundando no buraco que ajudou a cavar. Numa definição de outra coluna, é a galinha sem cabeça correndo a esmo, até cair.

  18. O Ciência Sem Fronteiras

    O Ciência Sem Fronteiras gerou uma miríade de profissionais recém-formados em áreas técnológicas e científicas com expecialização no exterior.  Esses jovens se especializaram num cenário de escassez de mão de obra qualificada. E agora? Os fornecedores da Petrobrás passaram por uma curva de aprendizado, amadurecendo a industria naval, a tecnologia do pré-sal, de sondas, geologia,etc. E agora?  O Brasil firmou parcerias estratégicas e comerciais para reconstrução da infraestrutura da África, rivalizando com a invasão da China naquele continente. E agora? E o corredor para o pacífico? E o banco dos Bricks? E a tão necessária autonomia estratégica das transmissões via satélite, mediante a colocação em órbita dos nossos e do programa VLS? e os cabos submarinos que bypassam os EUA, onde ficam? E a industrialização do Nordeste, que vinha sendo um sucesso? Cadê o governo? Apertem os cintos, o piloto sumiu!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador